collapse

Autor Tópico: Nunca saberei, apenas poderei especular...  (Lida 3185 vezes)

Offline caseblock

• Robalo
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Nunca saberei, apenas poderei especular...
« em: 19:14 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Boas colegas do forum, venho aqui deixar um post que para mim tratou-se de um episodio marcante. Estava eu a pesca (sozinho), levei duas canas, uma para pescar uns sargos, bezugos etc e outra equipada para pesca de fundo "heavy duty" para aquilo que quize-sse morder... Com o passar do tempo ja tinha capturado alguns sargos, e uma abrotea, quando dou conta que a outra cana (enfiada num buraco) se encontrava vergada na totalidade e o drag corria desenfreadamente, o mais rapido que pude peguei nela e dou a ferrada, parecia que entava enrochado, mas nao, o que la estava ferrado, era tao pesado e monstruoso que a direçao que leva-va era a que iria prevalecer, apos algum tempo de "batalha" cheguei a conclusao que nao iria ser possivel matar o peixe, primeiro pq estava sozinho, segundo pq o pesqueiro era um pouco alto e segundo pq nao dispunha de bicheiro, ou gata ou nada que se parece-sse, decidi entao "vou-te soltar" mas nao antes de ver do que se trata, tenho satisfazer a minha curiosidade em relaçao a este monstro, o tempo passou, e voltou a passar, e em vez do peixe ficar cansado fiquei eu primeiro, o drag quase totalmente apertado, os biceps estavam a arder...estive cerca de 50 minutos nesta "lenga lenga", e o peixe quando eu ganhava alguns metros ele voltava a afundar, por fim dei-me por vencido mt devido ao cansaço e e a unica soluçao foi a de cortar o fio. Infelismente nao consegui vislumbrar do que se tratava, posso apenas imaginar, gostaria de realçar que ja capturei congros na ordem dos 20Kgs, ratoes do tamanho de capô de carro... e nada, mas mesmo nada se aproximava desta experiencia . Provavelmente para mt gente isto nao significa nada, mas ficou-me marcado na memoria a violencia que ali se passou, deixo-vos um pequeno video com pouca ou nenhuma qualidade, que consegui fazer a mt custo com o telemovel por volta do minuto 40 de luta...Qd fiz o video ja sabia que iria ser uma treta, mas tratava-ve da unica forma de testemunhar o que se passou

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Abraço

Offline Tavares Baptista

• Marlin
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: Nunca saberei, apenas poderei especular...
« Responder #1 em: 19:23 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Boas ainda te lembras do tamanho do anzol e do isco?

o lançamento foi para perto da costa ou longe? Sentias o peixe a dar cabeçadas?
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 19:26 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Não faço ideia da adrenalina de que uma monstruosidade dessas provoca... Pena não teres ninguém contigo para tornar a luta mais equilibrada. Gostei do relato, obrigado pela partilha :fixe:
Nelson Peres

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 19:27 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
 :o :o ui que era grande ai isso era  ::)
"born to fish forced to work"

Offline Ricardo Teixeira

• Marlin
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 21:25 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Grande não, monstruoso, fogo.
pena estares só se nao iamos ver a cor do bicharoco  :'( :'(

Offline Synned

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:05 Quinta, 06 de Novembro de 2014
« Responder #5 em: 21:32 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Inicialmente parecia que estavas preso a algo. Isto ja me aconteceu , acabei por perder o material mas a distancia que lancei e o estado do mar, pode ter sido um aglomerado de lixo a arrastar tudo. Nao sei as condicoes em que estavas descreve ai a sencacao que a cana te transmitia as cabecadas etc para os entendidos tentarem identificar o que era :)

Offline JVieira

• Marlin
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
« Responder #6 em: 21:35 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Amigo Marco, esse carreto ainda funciona?    :)

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira

Offline Pedro

• Robalo
  • Se não é para comer, deixa viver!
    • Fafe
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:58 Sábado, 13 de Setembro de 2014
« Responder #7 em: 22:03 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Companheiro Caseblock, agora deixaste-me aqui a matutar no raio do bicho, dasse!!  :join:

Bem, se fosse eu na mesma situação, á noite, sozinho e com uma porra dessas a querer levar-me para dentro de água, acho que pegava na cana e a atava ao poste mais próximo até ser dia  :LooooL2:

Offline Synned

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:05 Quinta, 06 de Novembro de 2014
« Responder #8 em: 22:14 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Companheiro Caseblock, agora deixaste-me aqui a matutar no raio do bicho, dasse!!  :join:

Bem, se fosse eu na mesma situação, á noite, sozinho e com uma porra dessas a querer levar-me para dentro de água, acho que pegava na cana e a atava ao poste mais próximo até ser dia  :LooooL2:
ahahahah amarravas a cana ao carro e sigaaaa

Offline Trindade

• Marlin
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #9 em: 23:05 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Amigo caseblock

Presumo que a pescaria tenha sido nos Açores, e o que não falta por aí são "monstros" marinhos.
Desconheço completamente a pesca por essas zonas , e os iscos utilizados, fosse o que fosse , seria o troféu de uma vida, teria de ser algo monstruoso.

Posso apenas afirmar que um colega meu , em tempos perdeu cerca de 300 mt´s de 0,45 , sem nunca conseguir parar o peixe,.....foram cerca de 15/20 minutos em que o fio não parou de sair do carreto, até ficar a zeros.
No caso em concreto suspeita-se de uma corvina, das matulonas , a qual não deu qualquer hipótese ,.....foi ver o fio a sair e deseperar quando se percebeu que não havia a mínima hipótese de cobrar o peixe.

Um abraço, e gostava um dia de sentir essa adrenalina, mesmo sabendo que me aconteceria o mesmo,.....perdia o peixe !!!!
Trindade , o gradeiro do Oeste

Offline caseblock

• Robalo
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 23:43 Segunda, 24 de Novembro de 2014 »
Boas, obg a todos pelo feedback, realmente tratou-se de uma experiencia marcante, no entanto um bocado desesperante, acreditem que no fim ja so "rezava"para que a montagem cede-se, ja nao tinha forças para mais, e digamos que nao sou nenhum franzino, tb nao me apetecia cortar o fio visto tratar-se de multifilamento de qualidade, o que infelizmente acabou por acontecer...

Abraço

Offline Daniel Alexandrino

• Marlin
  • O som perfeito. Zzzzzzzzzzzzzz
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Sábado, 18 de Outubro de 2014
« Responder #11 em: 06:47 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Uma grande moreia que se voltou a enfiar na sua toca??? :hummm:
Daniel Alexandrino
"...quem é o homem, que é o animal..."

Offline caseblock

• Robalo
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 09:12 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Boas, como referi anteriormente, ja capturei congros grandes, ratoes, moreias, anchovas, bicudas, lirios etc... o que ali se passou, nao se compara minimamente com nenhuma experiencia anterior, nao estava enrochado, nem preso no fundo, nada disso, era apenas forca bruta da criatura, um peso tremendo, aquilo era um monstro. Ja me passou pela cabeca a hipotese de se tratar de alguma especie de tubarao  ???, nao e mt frequente mas acontece...o material que estava a utilizar poderia mt bem segurar uma criatura dessas (fio multi de 100Lbs, montagem mono 1,20mm, estralho em aco 60kgs, anzol 5/0 ou 6/0)...Nao me parece que fosse um ratao ou congro, pq estes tem uma forma de combater facilmente identificavel, para mim tratou-se de algo completamente novo...de referir tb que o pesqueiro tem uma profundidade acima de 30mts.

cumps

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #13 em: 09:47 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Uma pergunta que admito pode ser absurda: Podia ser também algum mamífero marinho, tipo golfinho ou similar?
Nunca vi nem li sobre nenhum a ser capturado ao anzol, mas deve poder acontecer, ou não?

Senão com essa força toda ou tubarão ou atum dos grandes se houverem por essa zona. Já vi no programa do Discovery atuns a dar luta durante horas a fio antes de se renderem.

Offline De La Hoya

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #14 em: 10:46 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Uma pergunta que admito pode ser absurda: Podia ser também algum mamífero marinho, tipo golfinho ou similar?
Nunca vi nem li sobre nenhum a ser capturado ao anzol, mas deve poder acontecer, ou não?

Senão com essa força toda ou tubarão ou atum dos grandes se houverem por essa zona. Já vi no programa do Discovery atuns a dar luta durante horas a fio antes de se renderem.

acho que aqui o problema era a linha aguentar, mas nunca se sabe...mas que um gajo fica a matutar uma vida...isso fica :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)

* Tópicos Recentes

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por Joaol [Hoje às 11:10]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [Hoje às 10:46]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [Hoje às 00:14]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Ajuda iniciação spinning figueira da foz por João Pontes [08:02 Segunda, 20 de Outubro de 2025]