collapse

Autor Tópico: Como começou o Vicio?  (Lida 1391 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline BrunoFerreira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 87
  • Agradecido: 7 vezes
    • Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:55 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Como começou o Vicio?
« em: 20:03 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
Boas companheiros, hoje veio me á ideia criar este tópico, achei que poderia ser interessante dar mos a conhecer aqui entre nós um pouco da nossa história, neste caso, como é que este vicio pegou, como é que ficamos tão malucos com a pesca??!?

Pois é, eu vou começar por contar a minha mas seria engraçado se todos participassem no tópico e contassem as vossa história também, aqui vai.

Tudo começou por causa do meu pai, sei que em pequeno me lembro de vez em quando irmos a pesca ali até a lagoa de Óbidos, mas sei também que nunca apanhava-mos nada, ehehehe! O meu disse me a pouco tempo que ainda tentou pescar com uns colegas mas diz que nunca tirou nada e o vicio não ficou.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Lembro me que a primeira vez que senti o peixe que desse alguma luta, e que fez as pernas tremer foi uma vez que eu, o meu pai e um colega dele fomos até a lota de peniche, ainda se podia lá pescar, devo ter ferrado uma tainha, ahaha, eu agarro me a cana, e toca de puxar, ela mandava umas boas cabeçadas, até que lá ao fundo a vejo saltar ao de cima de água e se libertou, lá se foi o primeiro peixe de jeito, que não presta para nada a vida, mas na altura eu nem sabia nem ligava a isso, eeheh.

Entretanto o meu pai foi deixando de ir e eu começo me a juntar com dois ou três colegas de infância e agarrava na bicicleta e lá ia-mos até a lagoa, lembro me que tirava-mos uns robalotes e de vez em quando umas douradinhas, tudo bébe, nada de interessante, mas nós ficava-mos todos contentes, era dias bem passados, e depois era a competição do quem lança mais longe, que acabava sempre com meia dúzia de chumbadas perdidas, e eu só dizia, mas porqueeeee, pois bem o fio não dava para mais, era fino, quando se tentava puxar por aquilo lá ia tiro, ai ai que belos tempos!! Sei também que comprava-mos  sempre anzóis já empatados na loja, e eu fui o primeiro a aprender a empatar anzóis,  até que eu, todo "colhodo" me punha a pescar com os meus anzóis empatados e eles com os da loja, e só eles é que tiravam os peixitos, olha me esta agora, então mas o que se passa???!! Perguntava eu a mim mesmo, pois bem, eu nessa altura nem ligava a espessuras de fios, enquanto eles pescavam com um 0,18 ou 0,15 no estralho, eu tinha um 0,35. Aaaaa cabeças :moca:

Aqui o vicio não era muito, porque resultados não eram animadores, sempre os mesmos reguilas a serem apanhados, sei que ficava bastante tempo sei pescar, pois não batia cá nada ainda, até que um dia, aqui já tinha carro, estava a pesca sozinho, como sempre na lagoa, e estava a ser um dia anormal, a cana estava sempre a picar, sei que era cada lançamento, picava sempre, já ia na 6 douradinha, aqui lembro me que foram todas libertadas, já tinha alguma consciência, e a minhoca da lama a acabar, até que num dos lançamentos, a cana verga até ao chão, eu corri bastante empolgado, a cana era uma cana pequena talvez 1.80m, foi um dos momentos que mais me marcou, foi uma luta incrível, a cana vergava-se toda, drag?? O que é isso drag? na altura não sabia que os carretos tinham isso, e o daquele estava fechado, eu nem recolher conseguia quando o peixe investia forte, foi um adrenalida por de mais, incrível a luta daquele peixe, como eu nunca tinha sentido, lá consegui o meter a seco, era uma linda dourada de meio quilo, imaginem tirar um douradinha de meio quilo com um equipamento super leve, é uma bela sensação, e foi a partir daquele dia que disse para mim mesmo, "porra, se tiro este peixe aqui, vou começar a pescar só no mar, agora tem de ser sempre a subir"!! Ahhah

É então que eu e outro colega, o André, começamos por primeiro começar a pescar ali na aberta, lembro me que a primeira vez que la pesquei, tirei logo uma sargueta para ai de 300g, "Tas a ver André? Já esta a compensar apostar aqui!! ahahah" Sei que nesse dia estava la um velhote ao meu lado e sacou uma dourada de perto de 2kg, fiquei maluco ao ver aquilo :119:
Ia-mos experimentando ali ao lado no mar, mas na maior parte das vezes vinha tudo enrolado, ou a chumbada pa borda, sabia lá eu que que o mar tinha de cair, ou ficar mais calmo para puder haver condições para se conseguir pescar no mar, na minha cabeça dava sempre para pescar no mar, ahahah!

Foi ai que encontrei o sitio do pescador, onde fiz um relato, e o canudo me mandou uma mensagem em privado, a dar me uns concelhos, uns dias mais tarde pude conhece lo pessoalmente, trocamos ali umas impressões e comecei logo a tentar aprender tudo o que aquele rapaz me ensinava, ele deu sem esperar nada em troca, é uma pessoa 10 estrelas, grande companheiro, e ainda hoje continuo a aprender com ele, vi por la, no sitio, uns relatos dele, e mais uma vez fiquei maluco, tirava peixe que se fartava, entretanto também conheci outro companheiro por lá o David, companheiro de longas horas junto ao mar, desde do anoitecer até amanhecer ehehe era por de mais eheheh.

Até ter conhecido o canudo só pescava de dia, e pescar de noite ainda não tinha sucedido, na altura há sempre aquele receio para mais a noite nunca tinha ninguém para vir comigo, é então que combino com o canudo pa uma pescaria a noite, sei que eu cheguei primeiro a praia, ele liga-me a dizer que infelizmente não conseguia vir, mas que ia outro companheiro, o Gil, nessa noite tudo gradou, ehehe fiquei a conhecer mais um, e sei também nessa noite, quando estava a ir para o carro sei que passamos pelo Tiago, e la estava ele a ver gajas num tablet muita tesudo, mas nem tive a oportunidade de o conhecer, só depois de ele me ter mandado também uma mensagem privada pelo forum e la se combinou qualquer coisa para começarmos a pescar juntos.

Foi com estes senhores que pude evoluir, aprender muita coisa, acho que tive muitaaaaaaaaaa muita muita sorte em ter encontrado este pessoal, não são todos que se predispõem em ajudar um badameco qualquer armado em pescador como eles fizeram, não sei como é que algum dia lhes poderei agradecer, sei que podem contar comigo para tudo, cá estarei para os ajudar no que for preciso.

E com a presença destes mesmo fiz as primeiras pescarias noturnas, com mais capturas, maiores exemplares, grades também houve, ehehe, noites mágicas que ficam na memória, e sitios brutais, lindos mesmo, onde quando chegamos lá só pensamos, é aqui, é hoje que vai ser a pescaria da nossa vida...

E é assim que mais ou menos resumindo se entranhou o vicio, onde mais de 5 dias sem ir ao mar se começa a ficar com ressaca, e até se começa a sonhar que estamos a pesca eheheh, de mais.

Um abraço

Bruno Ferreira


 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11232
  • Agradecido: 1643 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Como começou o Vicio?
« Responder #1 em: 01:00 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
Muito bom Bruno.
O meu sou sucinto, pois acaba por não ter assim muito que dizer, tudo o resto são divagações minhas.
A minha ligação com o mar provém de eu ter familia profissional, onde dei os primeiros passos com 4 anos. Pescava com linhas de mão e nadava com as dezenas de ferreiras que na altura não fugiam ali da praia, na Ilha da Culatra.
Quando vim dessas férias, o meu avô comprou me uma cana na casa de pesca, Cacipesca, na cova da piedade. Lembor-me de ir aos fins de semana para a curva do Mónaco pescar a qualquer coisa, lol, lembro-me de ir com o Filipe João, grande amigo, companheiro, pai... tudo. Com ele gradei, gradei, via os outros a apanharem e desesperava... Lembro-me de enlear linhas, de não saber empatar um anzol e de ir pedir aos pescadores que por lá andavam... E lembro-me como se fosse hoje do primeiro peixe que tirei: uma safia, de palmo, que nesse dia, mais outra que apanhei trouxe como se fossem os maiores peixes do mundo. Sorriso de orelha a orelha, felixidade máxima, e ouvir o meu avô ( que ja não tenho), a gozar comigo e com o Filipe João pois a gente nunca apanhava nada, lol.
Momentos únicos, seguidos da pesquisa, do querer mais, de dias e dias a pesca, na ilha, na curva do Mónaco, na cova do vapor a bóia, e na minha ponta do mato. Ali cresci, e aprendi tudo, praticamente tudo o que era pesca e natureza. Aprendi a conjugar, alegria, com pesca, com liberdade, e com a forma de ser bom a capturar peixe ( vertente para mim secundária, mas que claro que quis e que gosto de apanhar bons peixes)... Esses dias foram melhores que os actuais, por muitos motivos... Jamais esquecerei.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Como começou o Vicio?
« Responder #2 em: 12:38 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Muito bom Bruno, bonita história!

A minha também começa na infância, por volta dos 6 anos e como dizem por aí, acho que já nasci com o gene...

Comecei sozinho, nas férias de família, enquanto os primos brincavam aos castelos na areia, eu ia para os molhos da Quarteira apanhar caranguejos...
Fazia uma laçada tipo cowboy, com restos de linhas velhas que encontrava nas pedras e punha os caranguejos a brincar com aquilo, até que eles se distraíam, enfiavam a tenaz na argola e ficavam pendurados...ahah

Depois lembro-me de começar a "negociar" com os pescadores de bóia, trocar uns caranguejos por material, fios e anzóis, claro que eles não queriam os caranguejos para nada, mas trocavam só para me agradar...

Com essas linhas agarradas a um pau comecei a pescar, só assim, sem bóia nem nada, nos buracos das pedras e apanhei um peixe!!! Foi o êxtase!!!
Corri o molho com o peixe na mão para mostrar aos meus pais, perguntaram-me o nome mas eu não queria dizer...
Foi o meu irmão, dois anos mais velho, que deu a explicação...
- Chamam-lhe peixe car@lho... Porque quando o apanham dizem...  "...car@lho, só sai disto..."
Sei hoje em dia que o nome mais correcto é rascasso...

No ano seguinte, após muito "trabalho" nas férias da escola, o meu salário foi uma cana e carreto da vega!
Não era o equipamento adequado para pescar à bóia nas pedras, mas eu na altura sabia lá disso, queria era pescar! Pois o vício já lá estava!

Cumprimentos,
Roberto
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline BrunoFerreira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 87
  • Agradecido: 7 vezes
    • Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:55 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Como começou o Vicio?
« Responder #3 em: 12:53 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
Ehehehe, espectacular Beto, muito bom

Abraço
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Como começou o Vicio?
« Responder #4 em: 13:09 Terça, 31 de Dezembro de 2013 »
 ;D Como nasci mesmo à beira mar, já com 6/7 anitos, tirava 1 ou 2 sardinhas dos barcos chegados da faina, pegava numa linha de mão e um anzol, e ia apanhar Maragotas Marachombas e Lulões, para os buracos das pedras do paredão sul da minha zona. Bons tempos esses, com muita abundância e pouca tecnologia. Abraço
« Última modificação: 13:12 Terça, 31 de Dezembro de 2013 por Cabé »
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline BrunoFerreira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 87
  • Agradecido: 7 vezes
    • Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:55 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Como começou o Vicio?
« Responder #5 em: 19:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Muito engenho e perícia amigo Cabé, é assim mesmo! De pequenino se torce o pepino ehehehe
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Como começou o Vicio?
« Responder #6 em: 19:58 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
A minha ligação à pesca não sei muito bem quando começou...
Com 4 anos comprei o meu 1º kit de pesca que cravei à minha mãe numas barraquinhas de praia, cana, carreto, boia, chumbadas, e anzois, e estava lançado a tirar cabozes no cais.

Esta foto é de 1989, eu e o meu irmão, na Foz do Arelho, sempre muito ligados ao mar...



Mais a sério terá começado por volta de 1990.. sendo eu pequeno, comecei a frequentar lojas de Pesca, como uma que já fechou perto do Caís da Lagoa de Óbidos, na Foz do Arelho, e comecei a pescar com o meu Pai, primeiro com uma bateria emprestada. Depois comprámos um Tomos 4cv que ainda tenho , e mais tarde o  barco nosso.

Foram assim os primeiros anos de pesca, com carretos e canas 2.1 e outras maiores que ainda hoje tenho. Quando a minha irmã nasceu, curioso o facto que me encontrava à pesca com o meu Pai.

Lembro-me perfeitamente dos 2 exemplares maiores que sairam nessa altura, um robalo de 900g cego de um olho, e uma enguia grandona... e muitas douradas, robalotes, ruivos, linguados, etc

Entretanto o meu pai perdeu o vicio... dedicou-se à paixão da vida dele, a caça, e eu deixei de pescar durante alguns anos.

Em 2004 voltei a pescar... como o meu pai não me deixava levar o barco dele, inventei e levei o da praia, em cima da Navara, e lá fui com o meu irmão... só apanhámos 1 robalote lol



Entretanto em 2008, um amigo meu pergunta-me se eu não queria ir pescar, que não havia nada para fazer... Então lá fui à Decathlon comprar uma cana de 3.6m... e lá fomos numa de beber minis e passar o tempo, e comer umas entremeadas...

Azar ou Sorte... começei a ferrar umas douradas, já tinha algum conhecimento de onde as tirar devido a ter pescado muito de barco em pequeno, e pronto lá fui a Peniche comprar uma cana 4.50m e um carreto melhor, e assim começou a sério, e nunca mais parou...

Importante no meu percurso, foi sem dúvida o meu Pai, que me pregou o vicio, o Sitio do Pescador, a Loja "O Anzol" com a qual aprendi imenso, o nosso campeão José Afonso, um dos poucos que oiço sempre atentamente, e claro todos os amigos que a pesca me foi trazendo...

Quanto a ti Bruno... vou continuar a chatear-te à pesca, tentar continuar a ensinar-te, mesmo sabendo que não aprendes nada lololol  e espero não ter de te tirar mais peixe nenhum do mar, porque já tá na altura de te "desenmerdares" bem sozinho!!!! :D Miudo simples, 5 estrelas, amigo do seu amigo, capaz de apoiar nas horas más, fazer rir, e sei que vais estar sempre ai para mim... um amigo com A que conto que seja para a vida!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Como começou o Vicio?
« Responder #7 em: 21:02 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Tiago, mais uma bonita história.
Parabéns!

Ao ler a tua história, apercebi me de uma gafe na minha...
O meu primeiro peixe, foi na verdade um caboz e não um rascasso...
Como podia eu agarrar um rascasso à mão como se nada fosse?

Cumprimentos,
Roberto
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Como começou o Vicio?
« Responder #8 em: 11:35 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Bonita ideia, vou contar aqui a minha historia.

deveria ter eu uns 10 anitos e pedi ao meu pai para me levar a pescar ao rio...mas nao tinhamos canas nem materiais...era um Sabado, nunca mais me esqueço, entao o meu pai foi a casa de um tio meu, entretanto ja falecido, mas que era pescador e caçador, e lhe pediu uma cana "sediela" e uns anzois para me levar a pescar no Domingo.E la  trouxe ele uma cana da india um bocado de linha e uns anzois,passamos ali nas "guardas barreiras(Freixo)" e compramos bixa do rio, e la fui para casa e meti a bixa no frigorifico a espera do dia a seguir para ir pescar...quase nem dormi...as 6 e tal do dia seguinte ja acordado la fui chatear o meu pai e la fomos para as pedras onde ainda hoje pesco em Gramido a procura de pescar uns tarecos e umas picas(peixe rei)...o meu pai fez me uma boia com uma rolha de cortiça...só que nesse dia so pesquei uma enguis pois os anzois que o meu tio me havia dado eram para ai numero 6...e claro os tarecos so ferravam no 16 ou 14...mas o vicio pegou, e um tio que eu tinha em França e me mandava todos os anos uma prenda perguntou o que eu queria nesse ano e a resposta foi logo uma cana, e la chegou a cana por correio com anzois boias e tudo por ai fora...que delirio...e foi assim que começaram as minhas pescas ;)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline BrunoFerreira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 87
  • Agradecido: 7 vezes
    • Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:55 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Como começou o Vicio?
« Responder #9 em: 21:46 Quarta, 08 de Janeiro de 2014 »
É isso mesmo Nuno, eheheh! Nem dormir conseguimos, eu por vezes ainda hoje me acontece isso eheheh
 

 

* Tópicos Recentes

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Rider [Hoje às 11:34]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [Hoje às 11:28]

Finalmente tempo para lá ir por duas [Hoje às 08:44]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]