collapse

Autor Tópico: Barbelas nos anzóis  (Lida 5925 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Barbelas nos anzóis
« em: 11:39 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
Tenho uma dúvida para o pessoal de água doce que faz Catch&Release (C&R). Apesar de ter comprado uma canita para LRF, à agua doce só foi em Gramido e os releases foram tantos como os catchs e à vista dos que lá estiveram  ;) Em água salgada ainda está por desgradar.

Ora a minha dúvida é: se a intenção do C&R é desfrutar da pesca (e da luta com o peixe), para posteriormente o devolver ao seu meio natural com os menores danos possíveis, não será preferível retirar a barbela aos anzóis?
Vejo discussão saudável sobre usar ou não panos e luvas, sobre grips e formas corretas de segurar o peixe à mão para não danificar a mandíbula, mas parece-me que retirar um anzol com barbela é potencialmente mais danoso para o peixe que qualquer dessas coisas. Sem barbela ao retirar fica com uma "picadela", com barbela com um "rasgão".
Penso que um argumento pode ser que se perde mais peixes, mas se o interesse é a captura, só vai obrigar a que o pescador melhore a sua técnica, não permitindo nunca que o peixe folgue a linha.

E pensando melhor, pode-se estender esta questão ao uso de fateixas. Não era preferível trocá-las por anzóis simples (também sem barbela)?. Entendo que pode afetar o trabalhar de algumas amostras, mas nada que uma balança de precisão e uns chumbinhos calibrados não compensem. Faz-me um pouco impressão ver peixes que supostamente são para ser libertados nas melhores condições como já vi com uma fateixa cravada a fechar a boca nos dois maxilares e a outra cravada na lateral na luta. E com barbelas, não me parece que um peixe desses seja libertado nas melhores condições possíveis.

Gostava de entender quais são os argumentos dos pescadores que praticam esta pesca.
 

Offline João Pinto

Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #1 em: 12:46 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
Boas Zé Maria

Os peixes de rio são uma coisa por demais, são muito inteligentes, se apanhares um barbo ele vai direito aos troncos ou ervas, um achigã vai direito a ti a toda a velocidade e salta no ar ás cabeçadas para libertar, coisa que muitas vezes consegue como podes ver num trecho que meti especialmente para ti, este não aparece nos meus videos no meu canal e é do fim de semana passada um achigã com seguramente mais de 1Kg


Anzol sem barbela era sinónimo de raras capturas... como se costuma dizer: haaaaa $#%#$%#$ que pariu  :o :o

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #2 em: 12:57 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
mas quem se preocupa com os peixes tem de se preocupar com tudo e nao so com metade ;D
bora dar banho a minhoca
 

Offline João Pinto

Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #3 em: 13:12 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mas quem se preocupa com os peixes tem de se preocupar com tudo e nao so com metade ;D
mas eu não sou radical e contento-me com saber que o peixe que eu apanho será devolvido em condições de sobrevivência muito grandes, vais reparar que eu raramente uso amostras com anzóis triplos.


Nem tanto ao mar nem tanto á terra.

Nada de extremismos ou então mais vale deixarmos de pescar
 

Offline João Pinto

Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #4 em: 13:15 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
Já agora, na pesca ás trutas eu retiro duas das pontas da fateixa para ficar só com uma e anulo a farpela
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #5 em: 13:28 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
Não uso, nem pretendo passar a usar anzois sem barbela! Quem esteja familiarizado com a pesca ao Achigã sabe bem a quantidade de saltos que os mesmos dão durante a luta, o proposito desses salto é mesmo para se libertarem das amostras com varias sacudidelas de cabeça, mesmo o pescador com melhores reflexos do mundo não consegue aplicar logo tensão imediata na linha no momento do salto pois o mesmo pode ser dado quando menos esperamos. Em consequencia disso anzois sem barbela são muito ineficazes para este fim, á sensivelmente 3 anos atrás comprei um Crank da Jackall que já trazia de origem 2 fateixas barbless, os dois primeiros peixes que ferrei com ela no dia em que pesquei com ela primeira vez, acabaram por cuspir a amostra num desses saltos...  coloquei-a logo na caixa e nesse dia á noite troquei-as por fateixas normais!
Troca as fateixas por anzois simples também não me agrada muito ao fim e ao cabo pela mesma razão... perde-se capacidade de ferragem! O que faço muita vez, não só para facilitar a desferragem do peixe mas também para diminuir as possibildades de prisão da amostra nos obstaculos, é, com um alicate de corte, cortar o bico da fateixa que aponta para baixo quando a amostra está a nadar, não se perde quase capacidade de ferragem nenhuma e é mais facil para soltar o peixe.
Para terminar quero apenas deixar aqui a seguinte ressalva, acho que todos nós, pescadores que amamos o desporto, procuramos sempre evitar ao maximo o sofrimento que infligimos aos peixes! Se é para soltar soltamos o melhor possivel, se é para reter mata-se logo para acabar com a agonia do animal, agora...   por muitos cuidados que tenhamos vamos sempre inflingir algum grau de sofrimento no animal! É inevitavel, e aquele que pretenda causar zero sofrimento e desconforto aos peixes então que fique em casa e não vá á pesca! É a unica maneira de alcançar tal desiderato...
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #6 em: 13:33 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
entao vai de ai que cada faz o que acha melhor ;) enta nao se chama atençao de um colega porque usa luva ou pano quando as fateixas podem provocar danos maiores :tomatoma: :tomatoma:
bora dar banho a minhoca
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #7 em: 13:42 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
A conclusão do Rasta acaba por ser a conclusão que o tópico exige. Quem segue as coisas mais á extrema perde aqui alguns argumentos e na verdade, no fim disto tudo, o importante é que saibamos respeitar as opiniões de cada um. Se usa luva, pano, ou as mãos, se liberta ou não.... são coisas nossas, desde que esteja tudo dentro da legalidade.
Nelson Peres
 

Offline João Pinto

Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #8 em: 14:08 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
entao vai de ai que cada faz o que acha melhor ;) enta nao se chama atençao de um colega porque usa luva ou pano quando as fateixas podem provocar danos maiores :tomatoma: :tomatoma:
Exactamente, foi o que disse no tópico ao qual te deves de estar a referir, vai de cada um, exactamente pelas mesmas palavras, no entanto o uso de anzóis é algo que tens que usar pois a pesca implica o uso de anzóis, pelo menos o tipo de pesca praticada pelos membros deste forum enquanto um pano ou luva é algo que é redundante, usas se quiseres, não é algo necessário para capturar um peixe ou para ajudar na libertação ou em qualquer ponto, eu não sou dono da razão, no entanto se quando eu comecei a pescar em rio porque antes era pescador de mar houvesse quem partilhasse os conhecimentos evitava fazer os erros que fiz, para mim a pesca é uma aprendizagem constante, talvez por isso perca tanto tempo a ler e a ver vídeos na internet (pelo menos 4 horas diárias), só com humildade de admitir que outros possam estar certos ou saberem mais que nós conseguimos evoluir, quando digo que o uso de panos, luvas ou grips não são adequados não é para implicar com ninguém, é porque estou a partilhar conhecimentos que aprendi, cada qual é livre de usar ou não usar esses conhecimentos.

Uma coisa que aprendi é que se não tivermos humildade para ouvir não vamos longe, isto é uma máxima de pescadores de achigã, mesmo dos melhores do mundo (principalmente dos melhores do mundo).


O Quantum não "chama a atenção" quando diz Tavares deixa de usar amostras pequenas e passa a usar grandes, ele deu conselhos, como resultado temos o Tavares com finalmente grandes e bons peixes, quando eu disse ao Rui Oliveira numa loja para deixar aquela amostra que ele ía comprar e usar outra não foi para lhe chamar a atenção, foi para ele ter mais hipóteses de hoje ter o avatar que tem conseguido com essa "chamada de atenção", quando eu "chamo á atenção" para a melhor maneira de manusear um peixe é para explicar como deve de ser a maneira mais adequada de realmente pegar no peixe.

Por essa razão eu sorvo para frase de foruns nacionais e estrangeiros para aprender cada vez mais e se houver aqui alguém do "interessespessoais" um grande obrigado por tudo o que tenho aprendido.

« Última modificação: 14:26 Terça, 21 de Outubro de 2014 por João Pinto »
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #9 em: 14:24 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
nao tenho o dao da razao mas quem disse a melhor maneira de pegar em peixe? e veterinario e biologo e o que?
eu vejo tudo o que vida selvagem em televisao e na internet e ja vi varios em que usavam panos e luvas a manusiar o peixe e penso que sabiam o que estavam a fazer se fosse prejudicial nao o faziam penso eu de que..
como ja foi explicado aqui que o muco dos peixes se desenvolve dai nao haver problema. quanto aos grip depende dos mesmo por existe os de plastico e acredito qua nao causara grandes danos no peixe. atençao eu respeito e muito com a vossa atitude de libertar hoje para pescar a amnha e acredita que ja aprendi muita coisa a ver os teus videos.
bora dar banho a minhoca
 

Offline João Pinto

Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #10 em: 14:29 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
nao tenho o dao da razao mas quem disse a melhor maneira de pegar em peixe? e veterinario e biologo e o que?
São apenas a totalidade de pescadores profissionais de achigã, deixei no outro tópico mas volto a deixar aqui:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Eu vi e revi este video á anos até perceber o porquê das coisas, claro que podemos ignorar completamente o que eles dizem, afinal o que sabem eles?
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #11 em: 14:42 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
nao quer dizer que percebam muito :-) eu continuo com a minha nao vejo problema em pegar com o grip
bora dar banho a minhoca
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #12 em: 14:51 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
Penso que mais uma vez o que aqui se está a debater é o radicalismo com que se defende o tipo de pesca e algumas teses.
Apesar de por exemplo já ter lido alguns artigos onde os mesmos defendem que o peixe não sente dor, ou que pelo menos não sente dor da mesma forma que os mamíferos, parece-se que é claro para quem pesca que o peixe quando fisgado, caso não sinta uma dor similar aos humanos por exemplo, sente claramente desconforto e stress. Quem já viu um peixe no saco a agoniar à espera da morte certamente não consegue dizer que o peixe não está a sentir nada.
Quem faz catch and release certamente terá todo o interesse em devolver o peixe nas melhores condições possíveis, disso não tenho duvidas, seja a usar pano, seja a pegar com a mão, seja a usar grip, seja a usar anzóis x ou y.
E quem não quiser causar dor, desconforto ou stress aos peixes mais vale então deixar de pescar.
Como disse anteriormente parece-me que mais uma vez este debate está direccionado para aspectos onde o radicalismo impera, ou onde as "chamadas de atenção" podem roçar o radicalismo ou serem interpretadas como tal.
 

Offline João Pinto

Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #13 em: 14:53 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
nao quer dizer que percebam muito :-) eu continuo com a minha nao vejo problema em pegar com o grip
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Vai para o minuto 1:50 , mais uma vez se eu tivesse alguém que partilhasse este tipo de informação quando comecei em rio evitava ter furado a boca daquele achigã de um lado ao outro e não é por ter pontas de borracha que deixa de furar como também eu descobri isso num peixe maior, agora vez o problema do grip?
« Última modificação: 14:58 Terça, 21 de Outubro de 2014 por João Pinto »
 

Offline João Pinto

Re: Barbelas nos anzóis
« Responder #14 em: 14:57 Terça, 21 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Penso que mais uma vez o que aqui se está a debater é o radicalismo com que se defende o tipo de pesca e algumas teses.
Apesar de por exemplo já ter lido alguns artigos onde os mesmos defendem que o peixe não sente dor, ou que pelo menos não sente dor da mesma forma que os mamíferos, parece-se que é claro para quem pesca que o peixe quando fisgado, caso não sinta uma dor similar aos humanos por exemplo, sente claramente desconforto e stress. Quem já viu um peixe no saco a agoniar à espera da morte certamente não consegue dizer que o peixe não está a sentir nada.
Quem faz catch and release certamente terá todo o interesse em devolver o peixe nas melhores condições possíveis, disso não tenho duvidas, seja a usar pano, seja a pegar com a mão, seja a usar grip, seja a usar anzóis x ou y.
E quem não quiser causar dor, desconforto ou stress aos peixes mais vale então deixar de pescar.
Como disse anteriormente parece-me que mais uma vez este debate está direccionado para aspectos onde o radicalismo impera, ou onde as "chamadas de atenção" podem roçar o radicalismo ou serem interpretadas como tal.

Este post demostra um extremo conhecimento, em primeiro lugar efectivamente existem estudos que o peixe não sente dor, e sim o principal problema é causado pelo stress, está muito bem dito.

O muco protector volta efectivamente a crescer mas é também esse muco responsável pela protecção contra doenças, pelo que o retirar só "porque sim" não faz muito sentido.

Como já disse não sou radical e quando falo de não usar grips, panos ou luvas é no questão pura de ensinamento, claro que cada um pode usar a informação ou não...
 

 

* Tópicos Recentes

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre estralho. por Antonio.Silva [10:28 Terça, 30 de Abril de 2024]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]

? acção rápida mas progressiva ? por Luisuk [21:39 Segunda, 29 de Abril de 2024]