collapse

Autor Tópico: Com e como pesco  (Lida 4856 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Com e como pesco
« em: 01:08 Segunda, 23 de Dezembro de 2013 »
Boas.

Com e como pesco é o que vou aqui descrever, apesar de já não efectuar pesca apeadar e com bóia fixa, com a frequência desejada, mas era e continua a ser como o faço.

Começo pelas canas, sendo a Pilado de 7 metros, da Barros, a que utilizo com maior frequência, dada a sua leveza, mas também a Hulk, de 6 metros, da Fly e apesar de ter outras, já não as utilizo.

Os carretos apostos nas mesmas, são dois carretos Stradic 4000 FB, da Shimano, mas tenho outros não utilizados.

Os fios na bobine do carreto, na Pilado é o 0,25 mm, fluorcarbono da Gorila, na da Hulk, para pescas mais pesadas, tenho fio multifilamento da Berkley, o Whiplash de 0,17 mm. Nos estralhos são utilizados fios de diâmetros inferiores aos das bobines, mas são todos em fluorcarbono das Seaguar, o Awa-Shima, o Berkley, Neox, etc.

Com o que pesco já está, agora vou passar a descrever como o faço sem antes dizer que se assemelha à pesca com o pião, utilizando na mesma pesca duas olivas.

O meu método consiste numa pesca com bóia fixa, à qual vamos dar como exemplo a gramagem de 20 gramas, a qual já está colocada no fio do carreto e neste introduzo uma oliva de 10 gramas, um pedaço de silicone, para servir de batente e outro pedaço, também de silicone mais fino, para sobre este meter um chumbo cortado de 4,5 gramas, estando este junto ao destrocedor.

No destrocedor liga o fio do estralho, o qual terá um comprimento que rondará o 1,5 metros de comprimento ou mais, nunca ultrapassei os três metros, mas depende da profundidade a que estamos a pescar, 5, 6 ou 7 metros, se são fundos rochosos, os tipos de isco, a espécie alvo, etc.

No estralho coloca-se uma oliva de 3 ou 5 gramas, dependendo do estado do mar, pouco ou muito agitado, a qual corre até ao anzol.

Ora bem, a nossa sensibilidade passa a ser maior, pois o peixe quando está a morder o isco nota-se mais facilmente, porque na realidade ele só puxa 4,5 gramas, mais coisa menos coisa, dado que o restante corre nos fios.

Mais uma vez refiro os anzóis e o isco, dependem da pesca que vamos fazer, mas utilizo, minhoca do lodo, minhocão, (ou tiagem), bicha, coreana, caranguejo de dois cascos e navalha, estes dois com elástico/silicone aposto sobre o mesmo e ainda camarão vivo e pilado.

Acrescento, que não me queixo dos resultados e tanto apanho sargos, como robalos, cavalas e até carapaus, além doutros peixes que para aqui não interessam, como bogas e salemas.
Alerto para o facto da sensibilidade ser muito maior e temos de ter em atenção à ferragem, pois muitas vezes podemos estar a tirar a comida da boca do peixe.

Façam a experiência e depois digam algo.

Fiquem bem.

Braga.
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #1 em: 11:27 Terça, 24 de Dezembro de 2013 »
Não faço este tipo de pesca mas por esta ajuda já me poderia iniciar. Obrigado pela partilha :)
Nelson Peres
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #2 em: 10:51 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Tenho apenas um conjunto para essa pesca á boia que raramente utilizo embora a considere das mais interessantes e engraçadas pela interacção entre peixe e pescador, o tempo disponivel tem sido mais utlizado para pesca de barco.

Reconheço, no entanto que é assim que pescam os mestres da boia, porque conheço pelo menos um aqui pela zona que pesca quase exclusivamente á boia ao sargo e farta-se de facturar e a meu pedido já me tinha dado explicação detalhada sobre o assunto fazendo á minha frente toda a montagem no caso com uma cumbadinha fixa junto ao estralho de apenas 2 Gr.

Está muito bem explicado e a meu ver é um artigo de mérito, pedia só ao companheiro Braga para quando puder falar um pouco sobre a questão das negaças no caso da pesca ao sargo.

Cumprimentos. :fixe:
 

Online ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #3 em: 18:47 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »

 É precisamente assim que pesco á boia (fixa) com as devidas adaptações em relação aos tamanhos das boias e comprimentos de estralhos (numa pesca aos carapaus é tudo mais curto e boias mais sensíveis/leves)

 Quando o pesqueiro assim o exige e tudo tem de ser maior, aí a boia é de correr para ter a isca a trabalhar á profundidade que pretendemos.

 Bom artigo para a malta pesquisar!

 Boas pescarias a todos :fixe:
 

Offline Pesqueiro Alto

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 39
  • Agradecido: 3 vezes
    • Açores
    • Pesqueiro Alto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:52 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #4 em: 19:46 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Bom post  :fixe:
Pesqueiro Alto
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #5 em: 02:00 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
Boas.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Está muito bem explicado e a meu ver é um artigo de mérito, pedia só ao companheiro Braga para quando puder falar um pouco sobre a questão das negaças no caso da pesca ao sargo.

Caro companheiro, não sei se chamaria negaça, o que vou transmitir sobre a pesca ao sargo, mas vamos à minha opinião sobre o assunto e começo por dizer que o sargo como tem a boca pequena e estreita, a negaça no meu entender não funciona, portanto quando começamos a sentir o peixe, temos duas acções possíveis, ou muito lentamente esticamos a linha, até a puxar um pouco, ou, fazemos a situação contrária, damos mais linha.

Quando puxamos a linha, estamos a incentivar o sargo a agarrar o isco e a comê-lo mais rapidamente, apesar de a estarmos a puxar lentamente e em situação inversa, quando folgamos a linha, estamos a dar-lhe confiança de comer descansadamente e formular depois a captura, não sendo necessário grande força para proceder à ferragem.

Em suma e sucintamente o que entendo na pesca ao sargo, adianto que agora raramente pesco à bóia e não utilizo engodo neste tipo de pesca, apesar de pescar em zona mariscada.

Fiquem bem.

Braga   
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #6 em: 12:57 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
Já agora o que significa negaça ?!!!
Nelson Peres
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #7 em: 13:50 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora o que significa negaça ?!!!
São aqueles pequenos toques que vais dando na boia de forma a atiçar o peixe e estimula-lo a atacar o isco...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #8 em: 21:16 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora o que significa negaça ?!!!
São aqueles pequenos toques que vais dando na boia de forma a atiçar o peixe e estimula-lo a atacar o isco...
Obrigado , desconhecia esse pormenor
Nelson Peres
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #9 em: 21:18 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
 ;) ;) ;) ;)
 

Offline chicofarias

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 150
  • Agradecido: 10 vezes
  • Don't worry...be happy
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #10 em: 15:47 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
Amigo,

Eu pesco parecido mas com boia de correr, Boia(25g)+´Chumbada de 20g + 2g a morder o anzol....no final o Sargo pouca força tem de fazer.

É uma pesca gratificante, trazemos quase sempre peixe para casa, agora se não tiver lá....já fomos.

Normalmente entre 6 a 10(entre Sargos e Sarguetas)

Abraço
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #11 em: 16:50 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
Boas.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Amigo,

Eu pesco parecido mas com boia de correr, Boia(25g)+´Chumbada de 20g + 2g a morder o anzol....no final o Sargo pouca força tem de fazer.

É uma pesca gratificante, trazemos quase sempre peixe para casa, agora se não tiver lá....já fomos.

Normalmente entre 6 a 10(entre Sargos e Sarguetas)

Abraço

Ó Companheiro é o que digo na mensagem inicial, que aqui cito,

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Com o que pesco já está, agora vou passar a descrever como o faço sem antes dizer que se assemelha à pesca com o pião, utilizando na mesma pesca duas olivas.

mas continuo a achar que em profundidades de 7 metros (tamanho da cana), ou inferiores, não vejo vantagens em se usar bóia de correr ou pião.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #12 em: 14:27 Quarta, 01 de Janeiro de 2014 »
Obrigado pela partilha. Mas essa forma de pescar é para a falésia ou para os molhes?
 

Offline Ricardomf

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 32
  • Agradecido: 1 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:36 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #13 em: 11:13 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Bom post!  :fixe:
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Com e como pesco
« Responder #14 em: 11:25 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mas continuo a achar que em profundidades de 7 metros (tamanho da cana), ou inferiores, não vejo vantagens em se usar bóia de correr ou pião.

Fica bem.

Braga

Isso agora.................................. ... A ver se mais logo consigo acabar um artigozito que tenho aqui de pesca á boia  para te mostrar que os pesqueiros tb influenciam em muito a forma de pescar ;)  Pessoalmente só pesco com boia de correr ... pode é estar travada ou nao ahahaha
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]