collapse

Autor Tópico: Passador descentrado - Dúvida  (Lida 6543 vezes)

Offline Daniel A.

• Boga
  • *
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:22 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Passador descentrado - Dúvida
« Responder #30 em: 12:12 Sábado, 18 de Outubro de 2014 »
Muito obrigado voron..  :fixe:
Tive agora mesmo a ver isso nas duas canas de spinning que tenho, a cinnetic ao fazer o teste não fica bem de lado mas quase... a scimitar essa fica mesmo de lado  :o e espreitando pa parte de dentro do elemento ve-se tipo uma fita que deve ir até ao topo, que provavelmente é a "espinha"..

Offline Nuno Paulino

• Carapau
  • **
    • Setúbal
    • http://canasmadeinportugal.blogspot.pt/
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:11 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #31 em: 12:39 Sábado, 18 de Outubro de 2014 »
A espinha da cana é simplesmente a zona onde a folha de carbono que é enrolada á volta do molde termina provocando uma "tendência" no blank para que este quando flectido rode para a zona onde está essa costura.
Há quem defenda que se deve montar os passadores nessa linha, há quem defenda que se deve montar os passadores na linha oposta pois vai forçar o blank a impulsionar mais a chumbada ou amostra no lançamento e há quem defenda que tanto faz.
Em termos técnicos montar os passadores nessa linha ou não em nada afecta a performance da cana. Em termos estéticos já é outra conversa. Não é agradável estar a trabalhar um peixe e verificar que a ponteira da cana parece que está torcida.
Pessoalmente nas canas que construo tento sempre colocar os passadores na linha da espinha mas também tenho canas que não estão montadas assim e nada de mal lhes aconteceu.
O que não faço de maneira nenhuma é alterar o posicionamento dos passadores numa cana que já pesca dessa forma há muito tempo.
Conclusão, se tem uma cana com passadores fora da espinha não se preocupem pois não afecta em nada a performance da cana. Já os passadores desalinhados é outra conversa.

Nuno Paulino 

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #32 em: 12:59 Sábado, 18 de Outubro de 2014 »
Obrigado Nuno Paulino pela explicação.

Considero que a tua palavra neste assunto é "Lei".

Estou mais descansado porque fui verificar e descobri que uma das minhas canas também tem os passadores desalinhados com a espinha.

Abraço
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline voron

• Marlin
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
« Responder #33 em: 14:58 Sábado, 18 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Há quem defenda que se deve montar os passadores nessa linha, há quem defenda que se deve montar os passadores na linha oposta
mas nunca vi alguém defender montagem dos passadores no meio dessas linhas

pois vai forçar o blank a impulsionar mais a chumbada ou amostra no lançamento e há quem defenda que tanto faz.
quando passadores montados na linha de "espinha" sim, não contrario

Em termos técnicos montar os passadores nessa linha ou não em nada afecta a performance da cana.
esse opinião, pelo menos, é muito estranho.. ouvir de quem ache que passadores  Micro Wave da American Tackle alteram pefomans de uma cana
Em termos estéticos já é outra conversa. Não é agradável estar a trabalhar um peixe e verificar que a ponteira da cana parece que está torcida.
Isto é que me preocupa menos quando estou tirar um barrote..
Pessoalmente nas canas que construo tento sempre colocar os passadores na linha da espinha mas também tenho canas que não estão montadas assim e nada de mal lhes aconteceu.
Há quem pesca com um pau e não acontece mal nenhum
O que não faço de maneira nenhuma é alterar o posicionamento dos passadores numa cana que já pesca dessa forma há muito tempo.
Talvez.. e se cana custou 50 paus...
Conclusão, se tem uma cana com passadores fora da espinha não se preocupem pois não afecta em nada a performance da cana.
não posso dizer o mesmo. mas apenas o meu opinião, como utilizador e não construtor de canas.
 Com todo respeito ao trabalho que amigo faz, há muitas obras feitas por si que eu não entendo em termos práticos. Não quero dar os exemplos porque por norma são montadas para um cliente, e não quero que pessoa, quem tem prazer ter uma cana personalizada, fica ofendida com meu opinião, que talvez para alguns vale =000. Sou apenas utilizador das canas. As vezes faço 3-4 pescas por semana, 5-8 horas cada e nunca montei uma cana de zero. Mas chego fazer centenas lançamentos durante pesca e posso ter uma ideia  de comportamento de uma cana em acção..acho eu..

Nuno Paulino 
[/quote]

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
« Responder #34 em: 16:00 Sábado, 18 de Outubro de 2014 »
Habituem-se a olhar para alguns detalhes das canas antes de as comprarem
verificar se os passadores são todos da marca anunciada
Apesar desta minha questão nada ter a ver com passadores descentrados aproveito o tópico para fazer a pergunta pois o assunto foi falado.
Todos os passadores fuji tem que ter a gravação"fuji" nos mesmos?
Existe alguma possibilidade de o passador ser fuji sem ter a respectiva gravação?

Offline Nuno Paulino

• Carapau
  • **
    • Setúbal
    • http://canasmadeinportugal.blogspot.pt/
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:11 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #35 em: 00:05 Domingo, 19 de Outubro de 2014 »
Todos os passadores tem a inscrição Fuji. Nos tamanhos mais pequenos monopata tem apenas um F que eventualmente pode ficar tapado pelo enrolamento.

Nuno Paulino

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
« Responder #36 em: 00:51 Domingo, 19 de Outubro de 2014 »
Todos os passadores tem a inscrição Fuji. Nos tamanhos mais pequenos monopata tem apenas um F que eventualmente pode ficar tapado pelo enrolamento.
Por curiosidade andei a ver as minhas e realmente tenho uma que nos tamanhos pequenos de monopata não vi qualquer inscrição. E noutras duas também não vi a inscrição fuji mas já fui verificar e está gravado o F.
Obrigado pela informação Nuno! :fixe:

* Tópicos Recentes

Carta nautica portugal para garmin por Bino [Hoje às 17:40]

Linha Mono Alta visibilidade por TiagoFigueiredo [Hoje às 16:55]

Aprende a fazer nós para unir multifilamento ao flourcarbono e clips por Zagaia [Hoje às 16:08]

Carreto de pesca Rocha por Andrezio [Hoje às 07:33]

Cana Hibrida por Nuno82 [19:52 Sábado, 27 de Setembro de 2025]

Spinning foz do arelho por Unlimit [21:19 Quinta, 25 de Setembro de 2025]

Quem nunca?😁 por duas [15:50 Quinta, 25 de Setembro de 2025]

Flurocarbono 100metros por duas [15:43 Quinta, 25 de Setembro de 2025]

Porta agulhas por Palacius [16:43 Quarta, 24 de Setembro de 2025]