collapse

Autor Tópico: Que se passa com os minhoqueiros?  (Lida 2497 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Pinto

Que se passa com os minhoqueiros?
« em: 18:52 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
Digo isto em jeito de desabafo, se antigamente era vê-los com uma bóia e uma minhoca a matar a criação agora a moda e digo moda porque é impressionante a quantidade de pescadores com 2 canas ao fundo com perca viva enquanto com uma outra com boia e anzol minúsculo a apanhar percas para dentro de baldes para usar como isco, neste momento são autenticas romarias e hoje tive que ir a 3 sítios para conseguir pescar de tantos que eram, será que o lucio-perca sabe a lagosta e eu não sei? Os que não morrem da pesca vão morrer por fome que até romarias se fazem perto de árvores tombadas a apanhar percas.

Em qualquer pontão neste momento não se arranja 5m de espaço para pescar.  :o :o
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Que se passa com os minhoqueiros?
« Responder #1 em: 19:07 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
Inserir Citação (seleção)
Que se passa com os minhoqueiro?

Bem... assim de repente não me parece que se passe nada de especial! A pesca com isco vivo é um tipo de pesca como qualquer outro, aliás, é até o tipo de pesca mais praticado, seja no mar ou na agua doce (caranguejos, camarão, cavala, asticots, minhocas da terra, lagostins, foillies, verdvase etc etc).
Eu proprio uso frequentemente Alburnos no carpfishing, os grandes barbos e carpas adoram.
E, como já antes aqui referi, não vejo mal nenhum em se usar especies invasivas como as Percas-sol, os lagostins e os alburnos para esse fim, especies nativas é que já é um pouco moralmente criticavel e, convém não esquecer, ilegal.
E não, as Luciopercas não sabem a lagosta, no entanto são dos peixes de agua doce mais apreciados a nivel gastronomico, na França e Belgica chegam-se mesmo a criar em aquaculturas para consumo, eu retenho-as de vez em quando e aprecio-as bastante...
 

Offline João Pinto

Re: Que se passa com os minhoqueiros?
« Responder #2 em: 19:58 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
E usar redes para ir limpar as bogas nos riachos e levar no bidõzinhopara servir de isco? a porra toda é que já nem as perquinhas escapam e isso é o alimento base da população predadora cá de cima, nós não temos os Lagostins que existem aí por baixo, outro problema é que lucio-perca não é o único predador, os achigãs também marcham, basta terem boca para abocanhar e já eram.

Hoje numa árvore que estava no leito enquanto lá estive e foi para aí uns 45 minutos 3 foram lá com boia buscar as percas, é incrivel a romaria.

Sim, sei que o LP é bom para comer mas isto já começa a ser ridículo
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Que se passa com os minhoqueiros?
« Responder #3 em: 20:32 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E usar redes para ir limpar as bogas nos riachos e levar no bidõzinhopara servir de isco? a porra toda é que já nem as perquinhas escapam e isso é o alimento base da população predadora cá de cima, nós não temos os Lagostins que existem aí por baixo, outro problema é que lucio-perca não é o único predador, os achigãs também marcham, basta terem boca para abocanhar e já eram.

Hoje numa árvore que estava no leito enquanto lá estive e foi para aí uns 45 minutos 3 foram lá com boia buscar as percas, é incrivel a romaria.

Sim, sei que o LP é bom para comer mas isto já começa a ser ridículo

Aí já é outra conversa, sim, é ilegal e altamente criticavel! Mas, e mais uma vez tenho que colocar esta pergunta, e vocês ao verem essas situações por que não as denunciam? E não me venham dizer que as autoridades não fazem nada pois em havendo uma denuncia é obrigatorio levantar um auto de ocorrencia e deslocar uma unidade ao local assim que seja possivel... seja em que local for!
Em relação ás percas serem a base da alimentação dos predadores locais desculpa mas não é bem assim! A não ser que o unico peixe pasto que por aí existe sejam as percas. Porque em todos os outros locais as percas sol são geralmente apenas presas secundarias devido ás suas espinhas dorsais, os predadores preferem, geralmente, Alburnos, Gambuzias, e ciprinidios em geral. Não há por aí Alburnos? E carpas? E bogas? E barbos?
E em relação a não haverem aí os lagostins aqui de baixo também tenho as minhas duvidas, pelo menos a ver pelo que o Tavares escreveu no topico onde compara um lagostim com uma amostra da Savage...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá Seabra... é uma zona com muitos lagostins pois é uma zona de lama e agua rasa, ideal para a criação do lagostim, por acaso aproximei a amostra da savage e ele atacou\mordeu e ficou preso.....tambem era para fazer uma comparação de um com o outro para o pessoal ver.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Que se passa com os minhoqueiros?
« Responder #4 em: 20:45 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
boas
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Digo isto em jeito de desabafo, se antigamente era vê-los com uma bóia e uma minhoca a matar a criação agora a moda e digo moda porque é impressionante a quantidade de pescadores com 2 canas ao fundo com perca viva enquanto com uma outra com boia e anzol minúsculo a apanhar percas para dentro de baldes para usar como isco, neste momento são autenticas romarias e hoje tive que ir a 3 sítios para conseguir pescar de tantos que eram, será que o lucio-perca sabe a lagosta e eu não sei? Os que não morrem da pesca vão morrer por fome que até romarias se fazem perto de árvores tombadas a apanhar percas.

Em qualquer pontão neste momento não se arranja 5m de espaço para pescar.  :o :o

Para este gajo parece que sabe a pato...
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline João Pinto

Re: Que se passa com os minhoqueiros?
« Responder #5 em: 21:03 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
é uma zona com muitos lagostins
quando o Tavares e eu digo muitos Lagostins referimo-nos a veres uns 5 a 6 numa manhã se estiveres a olhar para as tocas, é apenas naquele bocado e em mais lado nenhum, posso dizer que por ano devo de ver uns 10 no máximo se não contar as vezes que vou áquela marina e se contar com a marina talvez uns 20 porque não espreito para dentro das tocas, a ponto de não usar os lagostins da Savage (ou doutra marca) porque são ignorados pelos peixes.

Os alburnos que temos são muito poucos, regra geral vez no cimo da água em dias de calor pequenos grupos de 4 ou 5, mas já cheguei a ver um cardume de uma boa dezena deles, como te disse isso fritinho é também uma delicia hehehe, não te esqueças que as nossas águas são mais frias, a época aqui começa mais tarde e se os minhoqueiros respeitassem o defeso não havia problema porque quando acaba o defeso estão os nossos achigãs a ir para os ninhos...

Bogas não temos no tramo principal, pode aparecer uma mas é raríssimo, existem nas ribeiras que desaguam no rio, é aí que se coloca as redes para as levar.

Carpas é raríssimo, até hoje tirei uma no Douro e vi uma a nadar, nunca vi um pescador com uma tirada, existem barbos, tainha e percas, esta é a população de presas existentes, a titulo de curiosidade até as tainhas têm pescas orientadas a elas, a parte de cima da barragem onde começa o Tamega a maioria dos pescadores aí dedicam-se á pesca da tainha, é como te digo, por aqui vai tudo.

Como minhoqueiro não considero apenas os pescadores de cana e minhoca pois existem muitos novos pescadores de amostras que fazem o mesmo, a diferença é que trocaram a minhoca por uma amostra mas a mente é a mesma, para mim um minhoqueiro é aquele que ilegalmente mata tudo o que consegue capturar.
 

Offline Tiago Lemos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 103
    • Baião
    • PescaELiberta
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:06 Quinta, 02 de Outubro de 2014
Re: Que se passa com os minhoqueiros?
« Responder #6 em: 21:06 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
é por isso que depois para onde tenho ido nem percas se apanham.... o pessoal anda a abusar um bocado.
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: Que se passa com os minhoqueiros?
« Responder #7 em: 22:50 Sábado, 11 de Outubro de 2014 »
Joao esta semana estive a pescar ao lado de um pescador ele com minhoca á perca mas atençao, só queria percas medias-pequenas, pois as grandes e mais pequenas iam para o balde para dar ao gato!!!!! Matou cerca de 8 percas em 15 minutos!!!!! Outra cana ao fundo com perca para o lucio-perca....

"Se os outros pescam assim porque é que eu não posso pescar?! " dizia ele....

Fez me lembrar uma citação do Dr Hannibal Lecter (Silencio dos Inocentes)

- O que é que cobiça-mos?
- Cobiça-mos aquilo que vemos todos os dias.

Assim é um pouco o pescador portugues.....

Noutra situação abaixo da barragem vi um pescador com uma cana de spinning boia mais minhoca, fazia lançamentos e ia recolhendo parecia ele que estava a pescar com um senko!!!! Trazia um balde para o peixe.....ehehehehehhe mas o peixe é que não era nenhum!!!!
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline Rui Oliveira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 650
  • Agradecido: 2 vezes
    • Gondomar
    • LUXFISH
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Que se passa com os minhoqueiros?
« Responder #8 em: 16:35 Domingo, 12 de Outubro de 2014 »
João sabes como é... toda a gente tenta ir melhorando a técnica e aumentar o numero e a qualidade nas capturas.... claro que uns pescadores com "boas" intenções outros com "más".

Gostava de esclarecer que, para mim, cada um é livre de fazer o que entender desde que cumpra a lei. Quando falo de más intenções quero dizer não cumprir as regras.

Eu já comi LP (pescado no Alentejo e preparado por um alentejano) e posso dizer que é um peixe realmente muito bom.
Por isso não admira que andem todos atras deles aqui... e com perca viva o sucesso deve ser maior que com a minhoca.. lol


Ainda sobre o tema, mas em relação às percas-sol... fiquei um bocado impressionado:
a semana passada um senhor que estava na zona da barragem e pescou uma tainha e metou no saco. Eu por mera curiosidade disse-lhe se ele gostava de comer tainha, ao que ele responde todo contente, "sim são muito boas... é pena não conseguir pescar mais..."  :o completou "sabe que também as vezes venho para aqui com um canelão e levo umas percas, essas é que são boas.. aquilo frito..."  :-\
Quando assim é, fico sem saber o que pensar... e se é para matar a fome.. assim seja!


Pescar é muito mais que tirar peixes da água!! ;D
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Que se passa com os minhoqueiros?
« Responder #9 em: 11:04 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Em Gramido( sitio do convivio) ouço muitos velhos a dizer que preferem o lp ao robalo..que é mais branquinho e mais saboroso :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]