collapse

Autor Tópico: Robalo em Fly  (Lida 2720 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Pinto

Robalo em Fly
« em: 11:11 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
Deixo aqui a partilha que um amigo do youtube  postou hoje, regra geral ele pesca apenas em Fly

Deixo aqui alguns factos interessantes sobre a Irlanda, sei desde já que a maior parte dos pescadores de mar não vão concordar com isto e dos poucos que concordassem talvez a maioria falasse uma coisa e fizesse outra, em primeiro lugar na Irlanda desde 2006 que é proibida para fins comerciais o Robalo, o peixe não pode estar a bordo sequer da embarcação, para fins comerciais pode ser considerado tanto de terra como de mar, se for para venda não pode ser capturado e mantido.

Até aqui tenho certeza que todos gostavam de ter esta lei...

De terra o tamanho mínimo de retenção é de 40Cm e não os 36Cm como em Portugal, coisa que já por si não é cumprida, o Robalo atinge o pleno desenvolvimento para estar apto para a reprodução aos 42Cm pelo que os pescadores Irlandeses fizeram uma petição para aumentar o tamanho legal para os 42Cm.

Já fiz a retenção de alguns quando a minha filha era mais pequena para as Sopas dela, mas sempre cumpri com os meus 42Cm mas isso parte de cada um...

O limite de capturas é também de apenas 2 peças por dia, esta lei foi aplicada em 2007, existe também um defeso de 15 de Maio a 15 de Junho, altura em que as grandes fêmeas se aproximam para desovar e nós pescadores em Portugal damos caça a elas... (neste momento o pessoal já se deve de estar a espumar da boca hehehehe)

A única maneira de se comprar Robalo na Irlanda é importado, agora como curiosidade a maior fonte de receitas de Turismo na Irlanda é o turismo da pesca, engraçado não é?

Em conversa com o meu colega e apesar de ser legal levar 2 ele confessa que a grande maioria leva 2 a 3 por ano e mesmo os levados são os exemplares de 40 e picos Cm pois os grandes não sabem tão bem.

E por último a fiscalização lá é cumprida.



Para quem não percebe bem Inglês eu vou traduzir a última parte, "Vamos cuidar dos nossos Robalos"

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Robalo em Fly
« Responder #1 em: 11:28 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
Bonito video, muito porreiro, mas João relativamente ao resto, ja sabemos que as mentalidades diferem...sei o que dizes e entendo, mas cm tb ja te disse, o pensamento é...temos uma licença, pagamos um imposto, temos de levar o peixe, e muita gente e acredita que muita gente mata a fome com estes peixes.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline João Pinto

Re: Robalo em Fly
« Responder #2 em: 11:33 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
temos uma licença, pagamos um imposto
Eles também :)


Sim, eu compreendo o que dizes, como disse eu não sou dos radicais, mas metam lá a mão na cabeça e digam se não preferiam tirara dois Robalos de 40Cm  numa sessão de pesca e levar do que gradar durante meses ou tirar pequenos peixes, é como dizes uma questão de consciência.

Ps. A Irlanda também teve Troika não somos só nós
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Robalo em Fly
« Responder #3 em: 11:35 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
Eu não discordo, mas ja te dei o outro ponto de vista :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline João Pinto

Re: Robalo em Fly
« Responder #4 em: 11:48 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não discordo, mas ja te dei o outro ponto de vista :)
eu sei :)

Só meti o texto por curiosidade, um pouco de conhecimento geral nunca fez mal a ninguém e sei também que este pequeno texto não vai mudar a mentalidade de ninguém, tal como ninguém mudará a minha, é apenas algo para se pensar e reflectir, nada mais.

Ambos sabemos que isto não vai acontecer por cá nunca, porque a par de uma lei tem que haver uma eficiente fiscalização.
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Robalo em Fly
« Responder #5 em: 12:03 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
Quanto à época de defeso não será necessário porque apesar das fêmeas cá virem não é fácil apanhá-las, pelo menos para mim,  :))
Quanto à medida apesar de ainda não ter apanhado grandes robalos mas sim acho que deveria aumentar, pois pelo que já li a primeira desova é mais ou menos aos 40cm, agora disses-te que é aos 42cm, lá está deveriam realmente aumentar o tamanho mínimo, até porque por vezes acontece o peixe ter 30cm e o pessoal pensar, ohh só por 6cm vou levar na mesma (não que seja o meu caso), então se fosse por exemplo 45cm a medida minima o pessoal que apanha-se de 40 levava e não haveria grande problema nisso a não ser estar fora da lei mas em termos de conservação da espécie não haveria problema.

Também já apanhei peixe pequeno quando me iniciei da pesca encontrei um pesqueiro de douradas porta-chaves onde elas vinham as 2 de cada vez, era as 15/20 para em cada pescaria, isto em 3 pescarias deu cerca de 60 peixes pequenos na matança, até que a certo ponto ganhei cabeça e agora respeito sempre as medidas.

Quanto à quantidade máxima que se pode trazer numa pescaria não concordo, porque podes apanhar 5 hoje e nas próximas 5 pescarias não apanhar nenhum, por isso uma coisa compensa a outra.

Boas pescarias
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline João Pinto

Re: Robalo em Fly
« Responder #6 em: 12:08 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Também já apanhei peixe pequeno quando me iniciei da pesca
Todos nós fizemos isso, eu inclusive
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Robalo em Fly
« Responder #7 em: 12:31 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
A mim essas regras parecem-me perfeitamente razoáveis, compatíveis com quem gosta de apanhar peixe (40cm já é robalo kileiro, com 2 já podes convidar uns amigos para jantar). Ao estar a limitar a 2 por dia garante-se que não é razia e há mais peixe para todos, e incentiva ao catch& release para quem não se quer ir embora depois de apanhar 2 peixes ou está com a fezada que há-de apanhar um maior.
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Robalo em Fly
« Responder #8 em: 12:40 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
Já agora, e puxando um pouco a sardinha para a agua doce, já há muito tempo que defendo uma medida parecida para os Achigãs e Barbos (para as carpas não vejo, para já, essa necessidade pois os seus numeros são abundantes por enquanto). O aumento da medida minima dos ridiculos 20cm actuais para 30cm e a imposição de um limite diario de até 5 peixes no maximo.
Um achigã (e um barbo) retido com 20cm nem sequer teve a possibilidade de efectuar uma desova ainda, consequencia disto, ano após ano os seus numeros são cada vez menores...
 

Offline João Pinto

Re: Robalo em Fly
« Responder #9 em: 12:43 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A mim essas regras parecem-me perfeitamente razoáveis, compatíveis com quem gosta de apanhar peixe (40cm já é robalo kileiro, com 2 já podes convidar uns amigos para jantar). Ao estar a limitar a 2 por dia garante-se que não é razia e há mais peixe para todos, e incentiva ao catch& release para quem não se quer ir embora depois de apanhar 2 peixes ou está com a fezada que há-de apanhar um maior.
Yep... Concordo com exactamente tudo o que disseste, eu libertava porque não gosto de peixe mas comprava um Kg de camarão e enquanto comias o Robalo eu jantava camarão e faziamos uma petiscada :P

Também compreendo ao que o Abade disse temos que ver uma coisa, mais libertação= mais peixe, por cá até podes gradar 5X seguidas, mas por lá isso é muito complicado, vê o final do vídeo com Robalos por todo o lado, vê ao minuto 6:14

Num mundo perfeito se aquelas leis fossem cá aplicadas e houvesse fiscalização em questão de uns 5 anos os stocks estavam repostos, mas até a cota da Sardinha que já foi ultrapassada os profissionais querem mais e mais e depois quando acaba olha... foi o Lucio-perca
 

Offline João Pinto

Re: Robalo em Fly
« Responder #10 em: 12:44 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora, e puxando um pouco a sardinha para a agua doce, já há muito tempo que defendo uma medida parecida para os Achigãs e Barbos (para as carpas não vejo, para já, essa necessidade pois os seus numeros são abundantes por enquanto). O aumento da medida minima dos ridiculos 20cm actuais para 30cm e a imposição de um limite diario de até 5 peixes no maximo.
Um achigã (e um barbo) retido com 20cm nem sequer teve a possibilidade de efectuar uma desova ainda, consequencia disto, ano após ano os seus numeros são cada vez menores...
Eu fiz uma denuncia a um "pescador" das tuas águas á 2 anos trás, estava no OLX a vender : Achigãs do Alqueva.

Apresentei a reclamação e o anuncio foi retirado de imediato e o "pescador" bloqueado.
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Robalo em Fly
« Responder #11 em: 12:47 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
e bonito de se falar mas quem mata nao quer saber da medida agora se a fiscalizaçao fosse feita como deve ser nao havia pessoal a matar mikis eles começacem a levar coimas pesadas num estante toda gente respeitava as regras ;)
bora dar banho a minhoca
 

Offline João Pinto

Re: Robalo em Fly
« Responder #12 em: 12:49 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
e bonito de se falar mas quem mata nao quer saber da medida agora se a fiscalizaçao fosse feita como deve ser nao havia pessoal a matar mikis eles começacem a levar coimas pesadas num estante toda gente respeitava as regras ;)
O que leva a uma outra questão, será que os Portugueses só conseguem ser civilizados se tiverem policia em cima?

Eu gostava de pensar que não...
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Robalo em Fly
« Responder #13 em: 12:49 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
Boas

Não sendo a minha máxima, procuro sempre libertar o peixe que não me interessa, mesmo que esteja dentro da medida legal.
Sou completamente a favor de todas as medidas que se possam tomar no sentido de proteger um futuro sustentavel da pesca desportiva e comercial.
Essas medidas embora sejam "fáceis" de promulgar, parece que não são assim tão fáceis de fazer cumprir, pelo menos, a julgar pela parca fiscalização que temos presentemente (excepto, segundo consta, para os lados de Sines...)

Vamos criar defesos nas espécies  que nos são mais importantes!
Robalo
Dourada
Sargo

(Tem de se começar por algum lado...)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Robalo em Fly
« Responder #14 em: 12:50 Terça, 07 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
e bonito de se falar mas quem mata nao quer saber da medida agora se a fiscalizaçao fosse feita como deve ser nao havia pessoal a matar mikis eles começacem a levar coimas pesadas num estante toda gente respeitava as regras ;)
O que leva a uma outra questão, será que os Portugueses só conseguem ser civilizados se tiverem policia em cima?

Eu gostava de pensar que não...
pois nao sei joao mas que era uma boa maneira era alias e o trabalho senao levam ordenado para casa e nao fazem nehum senao ser andar a gastar gasoleo
bora dar banho a minhoca
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]