collapse

Autor Tópico: Prancha com motor - distância legal da costa  (Lida 110 vezes)

Offline ricky3

• Carapau
  • **
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:56 Quarta, 11 de Julho de 2018
Prancha com motor - distância legal da costa
« em: 08:25 Sábado, 11 de Outubro de 2025 »
Estava eu descansando ontem á tarde em Sesimbra,entre a fortaleza e as rochas,com a minha Maria,a pescar a uns 60/70 metros, não mais que isso,quando passa um artista numa daquelas pranchas com motor por baixo e apanha o fio, que resultou em cana e carreto na areia,por sorte só partiu o fio,pois o carreto enterrou-se parcialmente e fez com que estancasse antes de entrar na água.
Já tinha passado para lá,mas mais longe, quando regressou vinha mais perto e parece que fez um pião para, propositadamente,apanhar o fio...foi mesmo a impressão com que fiquei.
Ainda mandei vir com ele,o gajo parou,tirou o fio que levava agarrado e nem uma nem duas, desapareceu.

Qual é a distância que estes indivíduos devem(deveriam) respeitar em relação á linha de água?

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Prancha com motor - distância legal da costa
« Responder #1 em: 11:45 Segunda, 13 de Outubro de 2025 »
Não sei se há distância legal mas devia de haver respeito para com os outros ! E que chegaram primeiro !! Infelizmente todos levamos com esse tipo de situações. Surfistas, barcos, etc, etc... Conseguem estragar o dia a um gajo. Há poucos dias, com KMS de praia uns surfistas decidiram surfar á minha frente , depois percebiam que eu continuava a lançar, lá se iam desviando mas no calor das ondas lá voltavam para a minha frente...

É um dia estragado, se um gajo acerta com um chumbo mata um gajo daqueles...mais vale abandonar.
Nelson Peres

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ricky3

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Prancha com motor - distância legal da costa
« Responder #2 em: 12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025 »
Boas,

Uma prancha a motor não sei se pode ser equiparada a um barco mas, se for, deve resguardar uma distância mínima de 1/4 milha (cerca de 450m) a não ser que pretenda efetuar a manobra de "abicar" (encalhar na praia), neste caso, deve fazer a aproximação perpendicularmente à praia.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ricky3

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [19:03 Terça, 14 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]