collapse

Autor Tópico: Iniciante no spinning  (Lida 507 vezes)

Offline Bonezor

• Boga
  • *
    • Fonte Boa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:26 Quarta, 30 de Julho de 2025
Iniciante no spinning
« em: 23:58 Quarta, 10 de Setembro de 2025 »
Boas pessoal, venho postar aqui porque vou começar a fazer spinning ao robalo com mais dois colegas e precisava de algumas recomendações da vossa parte se possivel. Tenho uma cana de 2.4m e um carrreto Dekio 7000, linha multi 0.25 e fluorcarbono 0.4 que costumo usar quando pesco embarcado ou vou para o rio.
Sei que esta cana não é a indicada para spinning e gostaria de saber canas que vocês recomendem por volta dos 60 euros, o tamanho ideal da cana, penso que deve andar pelos 3m pelo que vi. Gostaria também que recomendassem alguns tipos de amostras para pescar ao Robalo, sendo que sou iniciante.
Vamos pescar da praia de Apúlia aqui no Norte, tanto desde a areia como de paredões ou mesmo nas rochas. Vejo alguma oferta mas tenho alguma dificuldade em escolher.
Sendo assim, se me podessem recomendar algum tipo de material que acham que faça falta em especifico, assim como a cana e amostras mais comuns usadas no spinning ao robalo.
Um abraço e boa pescaria!

Offline Usersd

• Corvina
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: Iniciante no spinning
« Responder #1 em: 11:53 Quinta, 11 de Setembro de 2025 »
Para spinning "convencional" A esse preço que me recorde mais ou menos tens a daiwa legalis seabass, 2.90 ou 3.05m.

São canas razoáveis considerado o preço. Não sei se um 7000 não te vai ficar demasiado pesado e cansar o braço.

Amostras tens uma data de marcas, bassday, Shimano, daiwa, savage gear, westlab, GTbio, Rapala, Duel, IMA, YO-Zuri,

Tens também amostras boas na china (AliExpress), nomeadamente EwE, Tsurinoya, D1, Hunthouse, Noeby (mais baratas claro).

Quando se está a começar e a apalpar terreno na minha opinião é bom ter umas amostras baratas. Mesmo com prática já se perdem amostras, sem ela pior ainda.

E com isto não quero dizer que amostras baratas não apanham peixe, há delas realmente boas.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bonezor

Offline Bonezor

• Boga
  • *
    • Fonte Boa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 12:55 Quinta, 11 de Setembro de 2025 »
Obrigado pela resposta, realmente tinha visto essa "Daiwa Legalis Seabass" e a "Shimano Bassterra Seabass".
Em relação às amostras, tenho algumas quando mandei vir material da Temu, vinham com material para pesca numa caixa e realmente não sei se iram ser boas, queria mandar vir algumas juntamente com a cana, o que me podem recomendar, ou seja , minnows, jerkbait, vinis o que costumam mandar vir.

Online carlosfishcarlos

• Marlin
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
« Responder #3 em: 14:12 Quinta, 11 de Setembro de 2025 »
Para pescar em que zona? Penso que será importante
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.

Offline Bonezor

• Boga
  • *
    • Fonte Boa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 14:39 Quinta, 11 de Setembro de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para pescar em que zona? Penso que será importante

Em cima já referi, quero pescar maioritariamente da praia, para zonas perto de pedra. Em paredão também pode ser visto nesta zona ter alguns.
A zona do País é Apúlia, Fão, Esposende,  por estes lados.

Online carlosfishcarlos

• Marlin
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
« Responder #5 em: 17:35 Quinta, 11 de Setembro de 2025 »
Era a zona do país, pois se a sua pesca fosse feita na zona da Ericeira, poderia dizer algumas que comigo dão resultados
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.

Offline Cesar Dias

« Responder #6 em: 09:03 Sexta, 12 de Setembro de 2025 »
Há uns anos a trás iniciei ao spinning um pouco mais a sul (Matosinhos até Vila do Conde) com um conjunto Legalis Seabass + Legalis LT 4000, que era um conjunto em conta.
Atualmente a cana rondará os 60 EUR, e o carreto andará também na mesma ordem de preços.

No carreto tinha JBraid x8 de 0.18mm (se não me engano).
Entre o multifilamento e o clip das amostras, usava uns 50Cm a 1m de fluorcarbono de 0.30 ou 0.35!

A cana é bastante progressiva, o que pode dar jeito quando se está a iniciar!
É um pouco mais difícil partir a ponta quando temos peixe, pois ela curva toda mesmo que seja colocada demasiado ao alto :)
« Última modificação: 09:07 Sexta, 12 de Setembro de 2025 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César

Offline Bonezor

• Boga
  • *
    • Fonte Boa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 16:05 Sexta, 12 de Setembro de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Há uns anos a trás iniciei ao spinning um pouco mais a sul (Matosinhos até Vila do Conde) com um conjunto Legalis Seabass + Legalis LT 4000, que era um conjunto em conta.
Atualmente a cana rondará os 60 EUR, e o carreto andará também na mesma ordem de preços.

No carreto tinha JBraid x8 de 0.18mm (se não me engano).
Entre o multifilamento e o clip das amostras, usava uns 50Cm a 1m de fluorcarbono de 0.30 ou 0.35!

A cana é bastante progressiva, o que pode dar jeito quando se está a iniciar!
É um pouco mais difícil partir a ponta quando temos peixe, pois ela curva toda mesmo que seja colocada demasiado ao alto :)

Obrigado pela resposta, à partida vou optar por essa cana, em relação ao Carreto queria experimentar com o que tenho primeiro, e penso que não tenho problemas com a linha também, J braid x4 0.25 no carreto, e fluorcarbono 0.4 da Shimano.

Offline Pedro Prata

• Boga
  • *
    • Vila Nova de Famalicão
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:54 Quinta, 30 de Abril de 2020
« Responder #8 em: 16:54 Sexta, 12 de Setembro de 2025 »
O meu primeiro conjunto foi uma legalis 3,05 XH com CW 15-56, salvo erro, com um daixa exceler e o j-braid x8 0,18 e fartei-me de tirar peixe com aquilo  :)

Dica: O carreto que vais utilizar deve ser leve para equilibrar o conjunto. A linha a utilizar deve ser no mínimo de 8 fios dado que é mais sedosa e também mais resistente em espessuras inferiores, o que te vai permitir muito melhores lançamentos!

Em relação a amostras não sei o que resulta bem nesta zona do país. Por acaso mudei-me recentemente para cá e ainda não fui experimentar por estes lados  ^-^ A sul pescava quase em exclusivo com as silent assassin da shimano que são autênticas máquinas de matar peixe, e das melhores lançadoras. Tens as D1 e as Tsurinoya que são réplicas bastante boas, por cerca de metade do preço :)

O ideal é teres amostras de diferentes características, alguns vinis e até zagaias com pingalim e ires experimentando.

Bons lances!

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [19:03 Terça, 14 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]