collapse

Autor Tópico: Espessura mínima da linha para pescar sem chicote  (Lida 5462 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5099
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Espessura mínima da linha para pescar sem chicote
« Responder #15 em: 22:32 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
Rodabreu se estás a pensar em pescar na costa oeste, na praia e mais fino, acho que deves começar com 0.25 e com um chicote de 0.45 de 8 metros. Isto se tiveres uma cana com passadores largos.

Se tiveres uma cana com passadores finos, tipo low rider, deves usar um chicote cónico (há em todas as lojas de pesca menos na Decathlon), pois o nó fica mais fininho e passa por eles sem dar a impressão que vão partir.

A medida 0,25 é boa porque já estas a pescar fino mas com muita segurança. Depois com a experiência de umas 12 pescas vais pensar: "Epá, isto dá para pescar ainda mais fino."

Vais notar uma diferença muito grande principalmente quando o mar está forte que com 0.40 não consegues pescar, que devido ao atrito que faz com as ondas, não consegues manter a pesca no sítio.

Eu também estou em fase de evolução e no primeiro dia que passei de 0.35 para 0.25 pesquei logo uma dourada porque consegui pescar mais perto do sítio onde queria.

Agora os meus carretos agora têm 0.20 e 0.23, mas já tenho uma bobine de 0.18 de Yuki Kenta para encher o carreto e aventurar-me.

Acho que toda a gente perde material de vez em quando e eu já perdi muito.

O surfcasting é complexo e ao início um pouco desesperante.

Mas se, tal como eu, postares aqui umas dúvidas depois de teres um problema na pesca vais ver que serás ajudado pela comunidade.

Foi pena só ter conhecido este forum passado mais de um ano de andar a errar...

Abraço
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Renamakui

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: Espessura mínima da linha para pescar sem chicote
« Responder #16 em: 22:34 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tens que ter em conta que as Linhas da Tubertini estão quase todas acima do que marcam cerca de 0.03mm o que é significativo.

Por acaso não sabia desses 0.03mm acima do tamanho referenciado!

Neste caso conheces mais alguma marca que tambem o numero da linha não seja real? para o pessoal daqui ter uma ideia...
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Espessura mínima da linha para pescar sem chicote
« Responder #17 em: 22:41 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Então poderás comprar um 0.30 e colocares um bocado da linha que utilizas nas outras pescas (penso que seja um 0.45 ou .050) e fazes um nó de união da linha fina à linha mais grossa (chicote) e experimentas a partir daqui, vais pescando e quando adquirires alguma pratica, poderás ir para outras aventuras mais finas.
Espero ter ajudado nalguma coisa  ;)
 
Sou da mesma opinião do Miguel mas apontando para a verdadeira questão acho que com um 0.40mm é o melhor para usares sem chicote. Um 0,35mm para mim não serve e não sou grande mostro de força nem tão pouco de tecnica a lançar mas com essa medida, adeus chumbada !!!
Nelson Peres
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: Espessura mínima da linha para pescar sem chicote
« Responder #18 em: 22:42 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
+1 mérito para o Duas da minha parte pelo testemunho da sua experiencia em relação ao tema, são estas opiniões que ajudam os novos pescadores a reflectir e a aprender. 

 :)
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19642
  • Agradecido: 1168 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Espessura mínima da linha para pescar sem chicote
« Responder #19 em: 22:50 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »
 Também não aconselho menos de 0.40 para pescar direto, em tempos experimentei o 0.35 direto, uma boa linha da Asso e não aguentava mais de dois/três lançamentos, estirava e partia logo.

 Se queres baixar a medida terás de usar chicote, que pode ser cónico ou não, depende da tua opinião, no entanto para baixares a medida vale mais baixares logo para um 0.25 como diz o companheiro anterior, porque se não também não vale a pena.

 Vai tentando baixar a medida e tirando as tuas próprias conclusões e ao mesmo tempo vais-te habituando ás pescas!

 Força, experimenta que só melhoras :fixe:
 

Offline rodabreu

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Leiria/Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:22 Sexta, 26 de Setembro de 2014
Re: Espessura mínima da linha para pescar sem chicote
« Responder #20 em: 23:52 Quinta, 02 de Outubro de 2014 »

Muito obrigado a todos, os vossos contributos estão a ser fantásticos!  ;)

Duas, costumo pescar pela Figueira da Foz e é por lá que penso ir com mais frequência. No entanto, não excluo a possibilidade de começar a pescar por São Pedro de Moel, já que durante a semana estou por Leiria.

É precisamente pela distância e para que o mar não pegue tanto na linha que pretendo baixar a espessura. Aliás, até para a foz me daria jeito baixá-la. Quando as marés são grandes, faz uma corrente que até com 180g é difícil segurar...

Muito obrigado pelas dicas. ;)
Vai ter que ser mesmo experimentar e aprender. Vou começar a ver uma cana e carreto de jeito para o surfcasting. :)

Um abraço a todos

Ps: a decathlon também tem chicotes cónicos. Não me lembro da marca, mas a loja de Leiria tem. ;)
 

Offline Abel Sousa

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 7 vezes
    • Canidelo - Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:23 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Espessura mínima da linha para pescar sem chicote
« Responder #21 em: 08:51 Terça, 28 de Outubro de 2014 »
Boas
Mais ou menos no seguimento do tópico, venho colocar uma dúvida ou melhor várias.
Sendo eu da região norte e por aqui a ondulação nesta altura do ano ser bastante forte posso pescar com p.ex. um 0.25 ou menos e depois colocar um chicote cónico?
O facto de a ondulação ser grande não prejudica a ação de pesca com linhas finas?
Eu por norma pesco com 0.35 no carreto e depois aplico uma montagem, pois já pesquei direto com 0.35 e ao fim de alguns lançamentos a chumbeira foi-se...
 A pesca com linhas finas só pode ser feita em zonas de areia não é? Se por acaso for pescar para fundos mistos então já devo de optar por uma linha mais grossa, talvez optar pelo tal 0.35 e depois montagem, certo?
Já agora podiam-me aconselhar 2as ou 3 linhas finas e os respetivos chicotes cónicos para poder comprar?
Obrigado
Abel Sousa
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Espessura mínima da linha para pescar sem chicote
« Responder #22 em: 10:27 Terça, 28 de Outubro de 2014 »
Na minha zona o mar não se compadece com linhas finas (exceto se forem multi). Aqui não é só bravo, também costuma carregar uns quilos de lixo. Com 0.25 a primeira vez que enrolar uma laminária fica lá tudo.
 

Offline Abel Sousa

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 7 vezes
    • Canidelo - Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:23 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Espessura mínima da linha para pescar sem chicote
« Responder #23 em: 10:33 Terça, 28 de Outubro de 2014 »
Pois, é mesmo por isso que estava com estas dúvidas.
Às vezes pesco com multi 0.22 e não tenho me dado mal só que fico com a sensação que a cana abana muito mais do que com mono.
As zonas não deve de diferir muito das tuas, só que mais para as zona de Gaia, Matosinhos e Leça e mais outras dentro do género.
Abel Sousa
 

Offline omagico

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 239
  • Agradecido: 9 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:23 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Espessura mínima da linha para pescar sem chicote
« Responder #24 em: 19:34 Terça, 28 de Outubro de 2014 »
no mar no minimo 0,35mm, e cana a assobiar >:D e mesmo assim as vezes trackkk :P
 

Offline omagico

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 239
  • Agradecido: 9 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:23 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Espessura mínima da linha para pescar sem chicote
« Responder #25 em: 19:41 Terça, 28 de Outubro de 2014 »
ze maria la isso e verdade,o mar aqui nao e pa brincadeiras,tem dias  O:-), e cada carrada de lixo,por isso agora utilizo 0,35mm multifi e mesmo assim ja la ficou algumas vezes. mas estes dias ate tem estado mais ou menos calmo :D
 

Offline jonnjonn

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 62
  • Agradecido: 4 vezes
    • moita
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:08 Domingo, 19 de Agosto de 2018
Re: Espessura mínima da linha para pescar sem chicote
« Responder #26 em: 17:49 Quarta, 26 de Setembro de 2018 »
Carreto com 0,22 shockleader 0,23>0,47 8) 8) 8)
 

 

* Tópicos Recentes

Okuma por Paulo1973 [Hoje às 16:28]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre estralho. por Antonio.Silva [10:28 Terça, 30 de Abril de 2024]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]