collapse

Autor Tópico: Conjunto duas canas pesca achiga - opiniões  (Lida 283 vezes)

Offline CotaFilipe

• Boga
  • *
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:54 Quarta, 11 de Junho de 2025
Conjunto duas canas pesca achiga - opiniões
« em: 19:05 Quarta, 25 de Junho de 2025 »
Boas pessoal,

Directo ao assunto:
Vou adquirir 2 conjuntos de pesca ao achiga com vista a serem o mais polivalente possível (eu sei que com 2 conjuntos haverá sempre falhas, mas o dinheiro não dá para tudo e mesmo assim já estou a considerar um investimento considerável)
Então, será um conjunto de casting e um de spinning.

Casting:

Conjunto Casting (vinis pesados, spinnerbaits, topwater, power fishing, zonas com cobertura e vegetação)
Cana: Major Craft Basspara BXC‑70X
7’0” (2,13 m) – Medium Heavy – Fast – One-piece – Lure: 10–42 g

Carreto: Daiwa Zillion SV TW 1000H
Perfil baixo – Ratio 7.1:1 – Peso: 175 g – Drag: 5 kg – Sistema SV + T-Wing .

Linhas: Linha principal: Multifilamento (braid) 8 fios
Diâmetro: 0,23–0,26 mm
Resistência: 18–22 kg
Leader: Fluorocarbono 0,37–0,40 mm
Resistência: 7–9 kg
Nota: Para pesca de superfície, posso remover o leader de fluorocarbono e usar multifilamento directo direto ou leader de monofilamento

Spinning:

Conjunto Spinning (finesse, vinis ligeiros, poppers pequenos)
Cana: Major Craft Basspara BPS‑66ML
6’6” (1,98 m) – Medium Light – Fast – One-piece – Lure: 3,5–10 g

Carreto: Shimano Stradic FL 2500
Ratio 6.0:1 – Peso: 225 g – Drag: 9 kg – HAGANE Gear, MicroModule II, SilentDrive .

Linha: Linha principal: Multifilamento (braid) 8 fios
Diâmetro: 0,12–0,15 mm
Resistência: 7–11 kg
Leader: Fluorocarbono 0,30–0,33 mm
Resistência: 4,5–5,5 kg

(Como atras referido, para poppers retirar leader de fluoro)
Estes conjuntos já rondam um investimento perto dos 800 euros. O que é, como já referi consideravelmente alto, mas como tenho certeza que vão ser usados com regularidade, e por norma prefiro comprar algo que use durante mais tempo, estou disposto a investir.
Quanto ao pescador: começou ha relativamente pouco tempo mas já lhe ganhou o gosto e iniciou-se com um conjunto de spinning completamente desiquilibrado, o qual já tem noção das inúmeras limitações....contudo já tirou uns peixinhos, um dos quais com mais de 1kg e ficou viciado (tudo devolvido, que há muito robalo no pingo doce, mas nada contra com quem mete alguns na grelha)

E pronto. Gostava de saber o que acham, obviamente há sempre questoes de gosto pessoal que estão envolvidas, mas sinto que em muitos casos este tipo de discussões se tornam demasiado densas para quem não tem ainda estofo técnico na área, e por essa razão, e não me levem a mal, peço para serem o mais objectivos possivel nas sugestões/correções/avaliações. 

Como é obvio, já li bastante material aqui no grupo, youtube, e outros foruns, mas tbm usei a "inteligência artificial" para me ajudar a montar estes dois conjuntos....

Obrigado e boas pescarias :)

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto duas canas pesca achiga - opiniões
« Responder #1 em: 14:16 Quinta, 26 de Junho de 2025 »
Boas, vamos esperar que algué que tenha esses modelos te ajude. Eu daí só conheço bem o Stradic.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CotaFilipe

Offline CotaFilipe

• Boga
  • *
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:54 Quarta, 11 de Junho de 2025
« Responder #2 em: 14:31 Quinta, 26 de Junho de 2025 »
Obrigado Filipe,

Será complicado encontrar alguém com estes exactos conjuntos. Claro que se houver, melhor.
A minha dúvida prende-se mais com a lógica das especificações dos conjuntos. Ou seja se fazem sentido para a pesca ao achiga, de margem ou em pato (que provavelmente irei adquirir). Em lago e/ou barragem. E se são conjuntos polivalentes, claro que terão sempre limitações. 

Continuo a pesquisar, a pedir opinioes.... em foruns internacionais sugeriram-me algumas alterações ao nivel das canas. Que me parece fazerem sentido.

Neste momento estou inclinado para o seguinte:

🎯 Casting:

Cana: Major Craft Basspara BXC-70H (7’0” / 2,13 m, Heavy, ação rápida)
Tinha considerado inicialmente a versão Extra Heavy (BXC-70X), mas após vários conselhos percebi que seria demasiado para a maioria das situações. A Heavy parece mais equilibrada para jigs, Texas, frogs, topwaters pesados e spinnerbaits até cerca de 3/4 oz (~21 g).

🎯 Spinning:

Cana: Major Craft Basspara BXS-70M (7’0” / 2,13 m, Medium, ação rápida)
Inicialmente estava a pensar numa Medium Light, mas como só vou ter uma cana de spinning, optei pela Medium por ser mais versátil. Ainda consigo fazer finesse com ela (desde que não seja ultra leve), mas também dá para jerkbaits, crankbaits e topwaters leves, desde 1/8 oz (~3,5 g) para cima.

Ambas são de uma peça (one-piece), que é o que pretendo manter por motivos de ação e sensibilidade.

Se tiverem mais sugestões ou comentários, são muito bem-vindos!

Obrigado

Offline nelson sampaio

« Responder #3 em: 22:10 Quinta, 26 de Junho de 2025 »
na minha opinião, a pesca ao achigã é onde existem mais opções.
creio que esses conjuntos serão muito bons mas o mais importante é que seja adequada a zona onde pescas
para mim qualquer um desse é muito bom.
Como disseste não será facil encontrar alguem com os mesmos conjuntos

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CotaFilipe

* Tópicos Recentes

pergunta sobre registro de caiaque por RicardoD [Hoje às 17:15]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por Tigre750 [Hoje às 11:23]

Anchova monstro o meu novo recorde pessoal por A Machado [Hoje às 11:06]

Cana surfcasting 4.50 por Tiago costa [Hoje às 11:05]

Robaletes numa embarcação por danigo123 [21:06 Domingo, 05 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por R Mendes [18:42 Domingo, 05 de Outubro de 2025]

Cana Boia Tupertini 6 m por Palacius [21:53 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Cana Hibrida por Palacius [20:35 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Aprende a fazer nós para unir multifilamento ao flourcarbono e clips por Ricardo Pepino [09:27 Quarta, 01 de Outubro de 2025]

Carta nautica portugal para garmin por Bino [17:40 Terça, 30 de Setembro de 2025]