Eu uso a Colmic zero 7 e a 11
Retirado da minha publicação do face...
As minhas duas COLMIC prontas para a próxima saída de surfcasting.
As duas são de 3 sessões e da série K.
São elas, a ZERO 7 WR T-80, e a ZERO 11 WR T-80.
Entre estas duas gerações de canas Colmic, existem alguns anos de diferença, sendo a Zero 11 a mais recente. De facto, a Zero 11 foi lançada este ano.
Ambas são híbridas, de 4,2m com uma acção de 100-250g, com a Zero 7 a pesar 495g e com passadores Fuji Alconite, enquanto a Zero 11 pesa apenas 470g e tem passadores Fuji Torzite.
Ambas têm o acabamento irrepreensível que a Colmic já nos habituou. Sóbrias, mas não passam despercebidas. As cores claras, com o branco predominante no "blank", não ficam desconfortáveis nos quentes dias de verão.
Partilham o que de melhor a Colmic produz em matéria de canas de surfcasting:
. Carbono de módulo elevado ULAF Pro-Force, reforçado por fibras longitudinais que aumentam a carga no lançamento e diminuem as vibrações no retorno da cana.
. Tecnologia WR.
. Duplo enrolamento com suporte extra na zona dos passadores.
. Ponteira híbrida nos 45cm finais.
. A porção final da ponteira é reflectora para melhor visibilidade.
. Suporte do carreto FUJI DPS.
. Disponíveis em 4,2m e 4,5m.
Mas existem diferenças notórias entre estas duas canas:
. A Zero 11 tem um "blank" bem mais fino.
. A Zero 11 tem apenas 7 passadores, contra os 8 da Zero 7.
. A Zero 11 tem uma distribuição dos passadores diferente, com apenas um passador na sessão central, o que faz com que esteja mais afastado do carreto, para uma ainda melhor saída do fio no lançamento.
. Os passadores da Zero 11 têm um diâmetro de passagem do fio de maiores dimensões em relação à Zero 7.
. A Zero 11 apresenta uma sessão central mais longa, com o "blank" e a ponteira, ligeiramente mais curtos para perfazer os 4,2m.
Em relação ao lançamento, se a Zero 7 já era maestrina neste particular, a Zero 11, um pouco mais rígida, mas também com uma carga acumulada superior, permite ganhar mais alguns metros de mar. São ambas técnicas e necessitam de uma boa técnica de lançamento para se obter uma boa carga em qualquer delas. No entanto, mesmo num lançamento básico "por cima da cabeça", e sem apoio da chumbada no chão, fazem facilmente longos lançamentos.
Não cansam, mas não são moles, permitindo facilmente longas jornadas de pesca.
Para mais tarde, fica a comparação entre estas duas canas Colmic, em reacção a uma captura, porque com o tempo que tem estado não tem sido fácil ir à pesca.
Agora que já tenho experiência de capturas com as duas canas, diria que não noto grande diferença entre uma e a outra. Rápidas na resposta, transmitem boa sensação na luta com o peixe, contudo, requerem sempre uma boa regulação do "drag" para não haverem surpresas. Puxam e guiam muito bem.
Talvez a 11 seja mais suave no recolher, devido ao Torzite? Não sei, pode ser só subjectivo.
Até à data de várias que já usei e experimentei, continuo a preferir estas Colmic.