collapse

Autor Tópico: Daiwa Liberty ou Vega Squaddra  (Lida 1067 vezes)

Offline CarlosF

• Boga
  • *
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:02 Sexta, 31 de Dezembro de 2021
Daiwa Liberty ou Vega Squaddra
« em: 21:55 Sexta, 14 de Março de 2025 »
Bom dia,

Quero comprar uma nova cana para surfcasting mas estou indeciso entre estas duas, com alguma preferência pela Daiwa Liberty.

Pelo que tenho lido parecem canas muito semelhantes.
Já estive com a Liberty na mão e gostei dela. Claro que não é um topo de gama mas para o preço pareceu-me bem.

Será para pescar sobretudo na margem sul (fonte da telha, lagoa de Albufeira, meco…).

Estou a considerar a versão híbrida em detrimento da tubular, tamanho 420.

Alguém conhece qualquer uma ou ambas as canas que queira dar uma opinião?

Obrigado e bons lances

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Daiwa Liberty ou Vega Squaddra
« Responder #1 em: 03:46 Sábado, 15 de Março de 2025 »
Boas. Tens muitas opiniões sobre o tema aqui no fórum é pesquisares. Prefiro a Squadra porque para além de ser mais pesqueira vem de uma marca que por norma trabalha melhor a assistência. Mas ambas têm qualidade.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline CarlosF

• Boga
  • *
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 12:48 Sábado, 15 de Março de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas. Tens muitas opiniões sobre o tema aqui no fórum é pesquisares. Prefiro a Squadra porque para além de ser mais pesqueira vem de uma marca que por norma trabalha melhor a assistência. Mas ambas têm qualidade.

Obrigado pelo feedback.
O que queres dizer com “ser mais pesqueira”?

Abraço

Offline CarlosF

• Boga
  • *
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 10:25 Domingo, 23 de Março de 2025 »
Acabei por comprar uma Daiwa Emblem Type-R híbrida de 4.20.

É da gama acima à da Liberty, gostei bastante dela na mão, tem um blank mais fino e é mais leve.
Apesar de ser mais fina o CW é semelhante ao da Liberty: 100-225g.

Agora falta a prova dos 9 que é levá-la à pesca :)

Abraços

Offline madeira

• Boga
  • *
    • Caxias
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:47 Terça, 10 de Dezembro de 2024
« Responder #4 em: 12:24 Quarta, 23 de Abril de 2025 »
Já há muito tempo que verifico que a conicidade das varas de pesca em vindo a diminuir. Pessoalmente ainda prefiro ter o terceiro elemento com uma secção de, por exemplo, 23mm ou mesmo mais, e consequentemente com um porta carretos de maior diâmetro. Acho que facilita nos lançamentos. Agarra-se melhor. Vou dar um exemplo que não tem nada a ver com pesca, mas vocês devem compreender. No antigamente o aro dos volantes dos carros tinham um aro fino. Eram uma porcaria. Não me davam jeitinho nenhum. Quando comprei o meu 1º carro, em 1973, ao fim de pouco tempo troquei o volante por um com um aro bem mais grosso e com bastante qualidade (era um MOMO). A melhoria foi enorme.
Agora vejo algumas marcas a realçar as varas muito finas dos seus modelos. Vocês compreendem e gostam desta tendência ?

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 16:18 Quarta, 23 de Abril de 2025 »
Já há muito tempo que verifico que a conicidade das varas de pesca em vindo a diminuir. Pessoalmente ainda prefiro ter o terceiro elemento com uma secção de, por exemplo, 23mm ou mesmo mais, e consequentemente com um porta carretos de maior diâmetro. Acho que facilita nos lançamentos. Agarra-se melhor. Vou dar um exemplo que não tem nada a ver com pesca, mas vocês devem compreender. No antigamente o aro dos volantes dos carros tinham um aro fino. Eram uma porcaria. Não me davam jeitinho nenhum. Quando comprei o meu 1º carro, em 1973, ao fim de pouco tempo troquei o volante por um com um aro bem mais grosso e com bastante qualidade (era um MOMO). A melhoria foi enorme.
Agora vejo algumas marcas a realçar as varas muito finas dos seus modelos. Vocês compreendem e gostam desta tendência ?

Eu prefiro as canas mais finas. Acho que são mais fáceis para agarrar e também são mais aerodinâmicas.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #6 em: 16:41 Quarta, 23 de Abril de 2025 »
Também prefiro mais finas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 15:11 Quinta, 24 de Abril de 2025 »

Também estou de acordo, também prefiro mais finas, até porque uso a fita protectora no cabo e isso acaba por tornar o cabo mais grosso aí 2 a 3 mm.

Acho que são gostos e "hábitos" que cada um melhor se adapta.

:fixe:

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 20:21 Quinta, 24 de Abril de 2025 »

Eu prefiro as canas mais finas. Acho que são mais fáceis para agarrar e também são mais aerodinâmicas.

Gosto delas finas q.b.
As demasiado finas não são o meu gosto. Prefiro entre os 21 e 24 e isso é fino. Aquelas de 19 mm. Não me adapto tão bem.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline Vareiro

« Responder #9 em: 22:40 Sexta, 25 de Abril de 2025 »
Boas,  tenho 2 type-r de 4.50M, uma hibrida e a mais recente em tubular, ambas são excelentes e pesqueiras, porque costumam marcar bem e tiram muito peixe.

Offline CarlosF

• Boga
  • *
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 23:53 Sexta, 25 de Abril de 2025 »
Na altura experimentei a Liberty e depois a Emblem, gostei mais da Emblem precisamente porque era mais fina e consequentemente mais leve.
No entanto tenho outras canas com blank um pouco mais grosso e também não é por isso que não se lançam 🙂

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Victor Teixeira [Hoje às 09:51]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]