collapse

Autor Tópico: Escolha de Material Ajuda  (Lida 5327 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline solidm

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 116
    • Ereira, Montemor-o-Velho
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:24 Quinta, 31 de Julho de 2014
Escolha de Material Ajuda
« em: 14:32 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
Boa tarde amigos,

Sei que já devem ter respondido a este tipo de post dezenas de vezes mas de qualquer maneira vou pedir-vos o favor.

Pesco ao Achigã e Lucio Perca há pouco tempo e com uma cana 4x4 generalista velhota que não tem as caracteristicas, no meu entender indicadas,  para este tipo de pesca.

Quero investir numa cana e carreto, de preferência em conjunto, para começar a tirar mais partido deste tipo de pesca. Não quero gastar muito mais de 100 euros nas duas coisas, o que me aconselham?

Costumo adquirir o meu material na Decathlon de Coimbra porque me é mais cómodo e barato.

Desde já um muito obrigado  :D
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #1 em: 15:41 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
Mais comodo poderá ser agora mais barato não é bem assim, não te posso ajudar mas sertamente que vais receber uma grande ajuda do João Pinto se não me estou aenganar no nome.
Escolhe bem e não te precipites.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline nelson sampaio

Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #2 em: 16:14 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
depende um pouco do tipo de pesqueiros
para esse orçamente eu escolhia uma cana de 210 de acçao media e um carreto de tamanho 2000
 

Offline solidm

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 116
    • Ereira, Montemor-o-Velho
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:24 Quinta, 31 de Julho de 2014
Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #3 em: 16:24 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
Obrigado luisfgpinto e nelson sampaio :)

Fico à espera dos conselhos de outros membros como o amigo João Pinto que já tanto me ensinou apenas de ver os seus videos. Se me estou a virar mais para a pesca a predadores a culpa também é dele ehehe.


nelson sampaio costumo pescar em águas com pouca corrente, ocasionalmente é que me desloco a leitos mais rápidos (Mondego, Arunca, Pranto, tudo zona de Coimbra/Montemor o Velho), o conselho será o mesmo?

Abraço!
 

Offline Rui Oliveira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 650
  • Agradecido: 2 vezes
    • Gondomar
    • LUXFISH
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #4 em: 16:47 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
Viva!

De facto o Joao vai ajudar-te melhor que eu, mas uma opiniao a mais nao faz mal nenhum :)

O tamanho do material, depende dos pesqueiros e teu tamanho >:D
Eu tenho um conjunto 2.10m e um carreto 2000.
A gramagem da ponteira, depende das amostras que usas... uma gramagem adequada é essencial.
Amostras entre 3g e 10g?? Cana de 2/10 ou 4/14...

Marcas... ha muita coisa..

Eu tenho um carreto mitchell mag premier 2000 (comprei na decatlon a bom preço..estava em promoçao...)
Cana tenho uma caperlan.. é boa para o que custou mas ando a fazer pesquisas para comprar outra... ainda n decidi... mas estou inclinado para a dawia procast... ainda n sei...

 :D
« Última modificação: 16:49 Sexta, 19 de Setembro de 2014 por Rui Oliveira »
Pescar é muito mais que tirar peixes da água!! ;D
 

Offline solidm

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 116
    • Ereira, Montemor-o-Velho
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:24 Quinta, 31 de Julho de 2014
Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #5 em: 16:57 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
Obrigado pela sabedoria Rui :)

Ouvi falar muito bem desse carreto mas já não encontro esse carreto à venda na página na Decathlon... :(

Uso gramagens entre 3 e 15g, hardbaits e vinis. Ainda não consegui compreender essa escala das canas de 2/10 ou 4/14, podes explicar-me por favor?

Que modelo de cana é que tens? Até gosto de algum material da Caperlan, uso na pesca de feeder.

Abraço!

 

Offline tiagones

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1079
  • Agradecido: 2 vezes
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #6 em: 17:08 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
A escala que estás a falar é o peso das amostras que deves utilizar na cana, peso mínimo e peso máximo. Podes usar gramages diferentes só que não tiras rendimento da cana. 
Costumo pescar na tua zona e também me iniciei agora.
« Última modificação: 17:21 Sexta, 19 de Setembro de 2014 por tiagones »
Boas :fishcool:   
 

Offline João Pinto

Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #7 em: 19:20 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
43939   Okuma Trio-30 Red Core FD RC-30 4+1bb   - 77Euros +- pvp
Savage Gear MPP Vertical 6' 183cm 10-30g - 1sec - 72Euros +-

Depois tens 15% de desconto


Se vais pescar ao LP e Achigã precisas de conseguir lançar grubs para os LP e cranks para os achigãs, precisas ainda de ter poder suficiente para ferrar um senko na boca de um achigã, este conjunto dá perfeitamente, apesar de ser menos cómodo teres uma cana com uma secção é bem melhor.

Acho que ficas bem servido, mas nunca testei este carreto, de qualquer das maneiras tenho 4 modelos de trios e nunca me deram chatice
« Última modificação: 19:23 Sexta, 19 de Setembro de 2014 por João Pinto »
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #8 em: 20:07 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado pela sabedoria Rui :)

Ouvi falar muito bem desse carreto mas já não encontro esse carreto à venda na página na Decathlon... :(

Uso gramagens entre 3 e 15g, hardbaits e vinis. Ainda não consegui compreender essa escala das canas de 2/10 ou 4/14, podes explicar-me por favor?

Que modelo de cana é que tens? Até gosto de algum material da Caperlan, uso na pesca de feeder.

Abraço!




isso do 2/10 e 4/14 é o peso das coisas que deves atirar com as canas.
no meu entender uma 10-30 que foi a minha 1a cana é mais "todo terreno" e ainda consegues pegar em bons peixes a peso com uma cana dessas uma 2-15 como a que tenho agora consegues lançar mais longe(pode aumentar o numero de ferragens)e aumentas o tempo de luta com o peixe(que é o melhor da pesca para mim)porque a cana como se verga mais facilmente,é mais sensível,não podes ter a embraiagem tão fechada,tens de trabalhar mais o peixe,não convém é andares a pegar em peixe a peso com ela,até 20cm podes pegar á vontade mais não convém que pode correr mal,no caso de lúcio podes pegar neles um pouco maiores que são mais leves,mas se tiveres 1 pequeno camaroeiro ou lip grip que possas usar é melhor.

Para maior comodidade aconselho a teres atenção ao peso do material porque certamente vais fazer centenas de lançamentos a cada saída para a pesca e ao fim do dia algumas gramas de faz diferença...
 

Offline pedro seabra

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 287
    • Lisboa / Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:58 Terça, 01 de Julho de 2014
Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #9 em: 20:21 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
Como ando sempre entre lisboa e porto, também me apercebi de outra coisa...

Adequa o material ao tamanho do peixe!
Quando vou para o Alentejo uso muito mais a cana de casting ou uma de spinning para amostras entre 10-25gr.

Quando vou para o norte, com menos achigas, mais pequenos e mais escaldados, tenho usado uma para 3-10 gr da michell....

Isto porque no norte uso consistentemente amostras mais leves....

Quanto as canas, e para começar, investe numa gama média e tenta aproveitar as promoções! Há uns meses vi a minha cana da michell de 3-10gr na Decathlon com um excelente desconto! Carreto, aconselho 1000 ou 2000.

Depois, aposta é num bom multi, que dura uns anos e ajuda mto no lançamento, cravar a amostra, etc!
 

Offline pedro seabra

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 287
    • Lisboa / Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:58 Terça, 01 de Julho de 2014
Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #10 em: 20:25 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
Só mais uma coisa:

Muitas vezes eles não põem as promoções no site! Mais vale ires lá!
 

Offline solidm

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 116
    • Ereira, Montemor-o-Velho
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:24 Quinta, 31 de Julho de 2014
Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #11 em: 21:02 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
Obrigado tiagones, João Pinto, Rafael Sá e pedro seabra :)

tiagones: tens ido à pesca aqui na zona? como tem corrido? já experimentaste por baixo da ponte velha da ereira como tinhamos falado?

Rafael Sá: agrada-me ter uma cana mais sensível mas provavelmente é cedo de mais para tal, pois posso ter um azar qualquer, o que achas? as canas mais sensiveis são de fácil adaptação?

João Pinto: Tive a dar uma espreitadela ao material na net e agrada-me, mas também me agrada a ideia de ter uma cana o mais sensível possível, não aconselha este tipo de canas a um principiante nesta pesca? Qual é a maneira mais fácil de comprar esse material? Há alguma loja em PT que revenda? Site de loja? O que me aconselha?

pedro seabra: eu de momento estou perto da Figueira da Foz por isso tenho aqui os de tamanho médio ehehe :)
O que quer dizer com um bom multi? carreto multi? Peço desculpa mas ainda não estou bem por dentro dos termos técnicos.

Abraço a todos
 

Offline tiagones

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1079
  • Agradecido: 2 vezes
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #12 em: 21:21 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
Tenho pescado pela zona perto de formoselha. Mas dava-me jeito pescar mais pela Ereia porque assim não gastava tanta gota. Depois que me dizeste fui lá uma vez tipo 100m depois da bombagem.
Boas :fishcool:   
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #13 em: 21:30 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado tiagones, João Pinto, Rafael Sá e pedro seabra :)

tiagones: tens ido à pesca aqui na zona? como tem corrido? já experimentaste por baixo da ponte velha da ereira como tinhamos falado?

Rafael Sá: agrada-me ter uma cana mais sensível mas provavelmente é cedo de mais para tal, pois posso ter um azar qualquer, o que achas? as canas mais sensiveis são de fácil adaptação?

João Pinto: Tive a dar uma espreitadela ao material na net e agrada-me, mas também me agrada a ideia de ter uma cana o mais sensível possível, não aconselha este tipo de canas a um principiante nesta pesca? Qual é a maneira mais fácil de comprar esse material? Há alguma loja em PT que revenda? Site de loja? O que me aconselha?

pedro seabra: eu de momento estou perto da Figueira da Foz por isso tenho aqui os de tamanho médio ehehe :)
O que quer dizer com um bom multi? carreto multi? Peço desculpa mas ainda não estou bem por dentro dos termos técnicos.

Abraço a todos


Eu peguei a 1ª vez numa cana em março e usei pela 1ª vez a cana mais leve no final do mes passado.
A unica diferença é que uma pesa muito menos que a outra,e tens de ter o carreto um pouco mais aberto na cana mais leve e não podes pegar num peixe com a cana,não é preciso nenhuma adaptação é só ter estas coisas em mente.Agora tens de ver se onde pescas precisas de atirar mais longe senao fica com uma 10-30 ou similar,dos sitios aí que pesquei só na lagoa da vela e no mondego a que precisas de mais distancia....

Multi é fio multifilamento,baixo diametro e muita força são as carecteristicas,convem é usar 1 lider na ponta,se te inicias-te na pesca á pouco não aconselho este tipo de fio já,é caro e podes estragar ou perder varios metros com asneiras que sao normais no inicio.
 

Offline tiagones

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1079
  • Agradecido: 2 vezes
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Escolha de Material Ajuda
« Responder #14 em: 21:44 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
Resumidamente ao usares multi usas diâmetros mais pequenos o que te faz ganhar maiores distâncias nos lançamentos.
Até agora não tenho usado muito o multi em água doce, no carreto tenho 0,25 que aguenta até 8kg. Tem bastante qualidade e 120m a 6€, e é fluorcoated por isso tem um bocado de invisibilidade. Estou a falar da yuki invisible.
« Última modificação: 21:52 Sexta, 19 de Setembro de 2014 por tiagones »
Boas :fishcool:   
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]