collapse

Autor Tópico: Comparativo de carretos em lançamento  (Lida 3460 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Comparativo de carretos em lançamento
« em: 23:49 Terça, 16 de Setembro de 2014 »
Um teste engraçado.

Não estava à espera do resultado.

 Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #1 em: 08:45 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Interessante este teste. :fixe:
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #2 em: 10:25 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
eu vi sem som, conclui-se que é tudo a mesma coisa não é? :P
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Saturno

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 3 vezes
    • Margem sul do Tejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:49 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #3 em: 12:45 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Sempre me disseram que os carretos de bobines altas e menos fundas, os denominados de carretos surfcasting lançavam mais, bem aldrabado que fui, lol.
Cumps.
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #4 em: 13:04 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Nestas distâncias de lançamento não me admira o resultado do teste.

Resta saber como seria com a linha já com algum uso e depois de ter passado algumas vezes pelos rodízios.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #5 em: 13:09 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sempre me disseram que os carretos de bobines altas e menos fundas, os denominados de carretos surfcasting lançavam mais, bem aldrabado que fui, lol.

tem logica que assim seja porque como a "cabeça " da bobine é menos funda o atrito com a mesma é menor !
 

Offline Remador70

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 724
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:16 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #6 em: 13:11 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Interessante e surpreendente quando se liam tantas certezas contrárias a estas...
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #7 em: 13:44 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
A % da distância a mais seria interessante saber.

Uma coisa é certa já vis os daiwa topo de gama a desbobinar e não tem nada a ver sequer com ultegras nem nada...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline pantao

Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #8 em: 13:51 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Todos nós já vimos pelo menos em imagens como são as bobines de fio de cozer industrial. Bobines cónicas e mais largas em baixo, por alguma razão não as fazem de outra forma. Vai contra todas as leis da física existir mais atrito e conseguir-se mais distancia. Como disse o Pedras enquanto a linha não ganha "vicios" até que a diferença pode não ser mt grande, mas com o tempo bobine alta trará um melhor desempenho quer pelo enrolar mais espaçado quer pela saida da linha.
Eu utilizo mts vezes o shimano twinpower 5000 sw e é tudo menos carreto de surfcasting, mas lança mt bem. bobine plana e baixa, enquanto a linha esta nova é bom e dá um gozo enorme rebocar um bom peixe com ele.
 

Offline nelson sampaio

Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #9 em: 14:11 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
É um comparativo interessante e que ainda da para estudar muito
quem sabe fazer um estudo com linha nova e com linha com algum uso para saber se mantem as mesmas diferenças
 

Offline Saturno

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 3 vezes
    • Margem sul do Tejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:49 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #10 em: 14:19 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sempre me disseram que os carretos de bobines altas e menos fundas, os denominados de carretos surfcasting lançavam mais, bem aldrabado que fui, lol.

tem logica que assim seja porque como a "cabeça " da bobine é menos funda o atrito com a mesma é menor !

Concordo com a teoria, esperava era na pratica ver uma diferença de 15, talvez 20 metros, não estas diferenças ridiculas.
Cumps.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #11 em: 14:32 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Para esses lançamentos "curtos" é normal que a diferença não se note muito.
As coisas devem mudar de figura para lançamentos mais longos.  Parece-me que a influência da força de resistência da linha não é proporcionalmente linear, mas relação ao quadrado ou cubo da mesma (não estive a fazer as contas), o que faz que se note muito mais quanto mais longe se lance.

Explicando de forma simples essa história de proporcionalidades: Se um carro de 100cv dá 200km/h não quer dizer que um carro de 200cv chega aos 400km/h, precisamente porque a relação não é linear.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #12 em: 11:32 Quinta, 18 de Setembro de 2014 »
Para mim, que sou ainda um iniciado e ainda tenho dúvidas neste mar de produtos de pesca, acho que este teste, não muito rigoroso, dá para provar 2 coisas:
  • Que a qualidade do carreto não está na sua capacidade de lançamento mas sim noutras características como força, suavidade, durabilidade
  • Que na altura de uma compra dar prioridade nos euros para as canas, essas sim têm grande influência na capacidade de lançamento

Abraço
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #13 em: 11:56 Quinta, 18 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para mim, que sou ainda um iniciado e ainda tenho dúvidas neste mar de produtos de pesca, acho que este teste, não muito rigoroso, dá para provar 2 coisas:
  • Que a qualidade do carreto não está na sua capacidade de lançamento mas sim noutras características como força, suavidade, durabilidade
  • Que na altura de uma compra dar prioridade nos euros para as canas, essas sim têm grande influência na capacidade de lançamento

Abraço

eu tb não percebo nada mas concordo com isso.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Comparativo de carretos em lançamento
« Responder #14 em: 12:27 Quinta, 18 de Setembro de 2014 »
Pessoalmente, acho (mas isto sou eu) este teste uma grande tanga, como dizem os mais novos.....grande LOOOOL ainda mais uma loja como a leader que até tem uns videos engraçados meter uma coisa destas dá a entender que até não estão a ser 100% sinceros com os clientes.

E penso que não deve ser levado em conta pelos mais "novos" que buscam informação neste nosso estimado espaço.

Primeiro que tudo e antes de mais....um carreto quando é escolhido/comprado longitude de lançamento é só um factor a ter em conta, existem muitos mais,...qualidade, durabilidade, enrolamento, rolamentos, peso, confiança, drag,....

Acho que quase todos os carretos mandam os mesmos 30m mais coisa menos coisa porque são mandados!!!
A diferença que a inovação faz nos carretos e por isso é que já não pescamos com Sagarras (este a lançar o mesmo que um Daiwa QD...LOOOL) é no lançamento natural onde se imprime tensão na cana para "cuspir" o chumbo, e sim é correto quando se diz que devemos ter em atenção a cana pois a mesma tem uma influencia superior ao carreto no lançamento, é impossível fazer a mesma distancia num lançamento com um carreto de surfcasting de topo, e um carreto estilo sagarra, sem querer tirar o excelente valor que os mesmo tiveram a inovação já os ultrapassou há muito.
Todos os outros podiam fazer distancias semelhantes notando-se obviamente a qualidade dos melhores no limite, agora a diferença no enrolamento e na bobine a soltar fio num teste aceitável tiraria sempre vários metros em distancia ao sagarra, penso que inclusão desse carreto neste teste e os valores idênticos do mesmo em relação aos outros mostra que esse não é um teste a ter em conta.
Se a inovação e o desenvolvimento não tivessem efeitos práticos (por vezes pouco evidentes) ainda andávamos a pescar com canas da índia e na melhor das hipóteses com carretos Sofi.
 
....já não falo das dores na espinha do senhor depois de tentar "amanhar-se" com aquela geringonça para lançar 2 canas, valeu pelo esforço.
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [Hoje às 21:42]

Daiwa ou VEGA por g0ta [Hoje às 20:22]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 18:55]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [Hoje às 16:28]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [Hoje às 14:30]

Identificação peixe rio por Zagaia [Hoje às 11:58]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [Hoje às 08:54]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]