collapse

Autor Tópico: Perguntas de um iniciante de praias.  (Lida 795 vezes)

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Domingo, 22 de Outubro de 2023
Perguntas de um iniciante de praias.
« em: 16:43 Sábado, 02 de Novembro de 2024 »
Mais um post com perguntas chatas de principiantes , peço desculpa desde já  ;D

Sempre pesquei á boia , tanto em agua doce como ultimamente em mar mas queria aventurar-me no surfcasting isto porque parece-me um tipo de pesca bonito e do mais relaxante que há , porque se gradar como acontece muitas vezes ao menos estou a ouvir o mar e sossegado durante umas horas :)

Portanto lá comprei uma canita e um carreto , ainda me faltam algumas coisas que tratarei a seu tempo , mas queria desde já fazer algumas questões.

Primeiro é se como sou iniciante nesta pesca se devo usar fio grosso (pelo o que pesquisei aconselham 0.30/035) e fazer a montagem direta no fio do carreto ou devo fazer o “normal” que é fio mais fino e com chicote?

Depois já andei a ver montagem simples de se fazer e notei que por vezes se põe a chumbada no fim outras vezes a meio da montagem , deduzo que com a chumbada no fim seja mais para quando se quer o isco levantado do fundo e com chumbada a meio com o isco a trabalhar no fundo ?
Podiam-me esclarecer sff e já agora quando utilizam uma e outra.

Se puderem agradecia também que me indicassem algumas praias de acesso facil e sem muita pedra na zona de Lisboa e arredores.

Obrigado e bom fim de semana a todos !

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Perguntas de um iniciante de praias.
« Responder #1 em: 15:41 Domingo, 03 de Novembro de 2024 »

Para começar, o fio (espessura) não há uma norma, cada um pesca como quer, depois mais ao pormenor, se pescares com 0.30 ou 0.35 terás de colocar sempre o chicote, porque essa espessura de linha não aguenta um lançamento com uma chumbada aí de 130 g, só uma boa linha de 0.40 te irá aguentar um lançamento e mesmo assim se for bem puxado vai partir, que resta, pescar com segurança, (e isto quanto a mim ok) uma linha de 0.25 e chicote 0.25/0.55, pescas bem aguenta falhas e dá para começar.

Depois, a chumbada é sempre a última peça que tens na ponta da linha, seja montagem separada, seja montagem feita no chicote, pessoalmente uso a montagem direta no chicote, é mais prático e evita o uso de acessórios em exagero.

Sem te mostrar em imagens é difícil explicar-te esta questão de, montagens, quantas há e como são no seu aspecto e uso, portanto vou aconselhar-te ver um post que está aqui por cima na página, "Montagens de um Herege por João Martins, não há nada que te explique melhor e mais claro que uma vista de olhos neste post.

Espero ter ajudado e manda sempre. :fixe:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PP, rui.lva, De_55

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Domingo, 22 de Outubro de 2023
Re: Perguntas de um iniciante de praias.
« Responder #2 em: 19:55 Domingo, 03 de Novembro de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Para começar, o fio (espessura) não há uma norma, cada um pesca como quer, depois mais ao pormenor, se pescares com 0.30 ou 0.35 terás de colocar sempre o chicote, porque essa espessura de linha não aguenta um lançamento com uma chumbada aí de 130 g, só uma boa linha de 0.40 te irá aguentar um lançamento e mesmo assim se for bem puxado vai partir, que resta, pescar com segurança, (e isto quanto a mim ok) uma linha de 0.25 e chicote 0.25/0.55, pescas bem aguenta falhas e dá para começar.

Depois, a chumbada é sempre a última peça que tens na ponta da linha, seja montagem separada, seja montagem feita no chicote, pessoalmente uso a montagem direta no chicote, é mais prático e evita o uso de acessórios em exagero.

Sem te mostrar em imagens é difícil explicar-te esta questão de, montagens, quantas há e como são no seu aspecto e uso, portanto vou aconselhar-te ver um post que está aqui por cima na página, "Montagens de um Herege por João Martins, não há nada que te explique melhor e mais claro que uma vista de olhos neste post.

Espero ter ajudado e manda sempre. :fixe:

Obrigado , ajudaste sim !

Pois a ideia de pescar com fio mais grosso para mim seria pescar direto sem chicote porque pensava que aguentava mas sendo que tenho de usar chicote prefiro então usar linhas mais finas.

Vou passar então nesse post para ver as montagens 👍🏻

* Tópicos Recentes

Spinning Ericeia por Trindade [Hoje às 15:53]

Lojas online...diferenças significativas. por João Pinto [Hoje às 14:07]

Robalos não se atiravam a nenhuma amostra por carlosfishcarlos [Hoje às 10:27]

PESCA EM PRAIA SELVAGEM | Perto de Lisboa por Zagaia [18:23 Terça, 24 de Março de 2026]

Cana de 6 metros para substituir Alvidrar X24 de 5 metros? por rui.lva [18:01 Terça, 24 de Março de 2026]

linhas, shock leaders e estralhos por ffgsoares [16:53 Segunda, 23 de Março de 2026]

Setup Surfcasting iniciante, 1 ou 2 canas? por rui.lva [19:10 Sexta, 20 de Março de 2026]

VEGA LEGEND MARKER por manuel [14:40 Sexta, 20 de Março de 2026]

Onde treinar por carlosfishcarlos [07:57 Sexta, 20 de Março de 2026]

Uma forma diferente e interessante de iscar... por ricky3 [16:40 Quinta, 19 de Março de 2026]