collapse

Autor Tópico: Relação peso pessoal vs peso chumbo  (Lida 12123 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Relação peso pessoal vs peso chumbo
« em: 17:37 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Esta e uma modalidade na qual tenho pouca experiencia, mas já acompanhei dezenas de vezes colegas meus para lhes dar apoio, visto que mergulhar foram poucas, no entanto fica a ideia mais simples no mergulho.

Cada kg. deve ser para 10 kg. pessoais.
Ou seja um homem de 80 kg. deve levar 8 kg. de chumbo a cintura, mas isto não é uma ciencia exacta. Apesar disso, isto é mais ou menos certo.

O mergulho que fiz foi em baixa profundidade, onde notei, porque mergulhei com menos peso do que o meu corporal, que a necessidade do chumbo para me colar ao fundo, visto que andava a caçar polvos e chocos, era imensa. Tornei a tentar com mais peso, e foi diferente. Consegui mergulhar melhor e aguentar mais no fundo.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Hugo joão

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Loulé
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:25 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Relação peso pessoal vs peso chumbo
« Responder #1 em: 22:36 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Por norma anda perto disso pelo menos para os fatos 5mm. Para os de 7mm por acaso não tenho a certeza. 
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Relação peso pessoal vs peso chumbo
« Responder #2 em: 22:43 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esta e uma modalidade na qual tenho pouca experiencia, mas já acompanhei dezenas de vezes colegas meus para lhes dar apoio, visto que mergulhar foram poucas, no entanto fica a ideia mais simples no mergulho.

Cada kg. deve ser para 10 kg. pessoais.
Ou seja um homem de 80 kg. deve levar 8 kg. de chumbo a cintura, mas isto não é uma ciencia exacta. Apesar disso, isto é mais ou menos certo.

O mergulho que fiz foi em baixa profundidade, onde notei, porque mergulhei com menos peso do que o meu corporal, que a necessidade do chumbo para me colar ao fundo, visto que andava a caçar polvos e chocos, era imensa. Tornei a tentar com mais peso, e foi diferente. Consegui mergulhar melhor e aguentar mais no fundo.

Boas Filipe
Está tudo correto, mas tens de usar mais 1 kg para o fato de neoprene ou borracha que tem flutuação positiva ou seja um homem de 80 kgs deverá levar 8 kgs de chumbo mais 1 kg para o fato senão será muito difícil de mergulhar e manter uma flutuabilidade neutra dentro de água.
Abraço boas pescas
 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Relação peso pessoal vs peso chumbo
« Responder #3 em: 00:40 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
Boas!!

Apesar da regra dos 10% estar mais ou menos correta, há vários factores a ter em consideração. Como já foi dito, o tipo, grossura e material do fato têm uma grande influência, mas uma que raramente se liga é a própria constituição física da pessoa. Ou seja, há pessoas que por terem uma densidade óssea maior são mais negativos. Outros por terem mais massa muscular. Tudo isto influencia a quantidade de lastro a usar.
No entanto, existe uma maneira simples de se regular, ao certo, a quantidade de lastro a usar:

Começa-se por usar 10% (+1kg). Ou seja, alguem com 70kg de peso, põe no cinto 8kg de lastro. Entrando na água (num sítio sem pé) e sem dar às barbatanas e mantendo-se uma posição vertical, deve ficar, com o ar a meio pulmão com a água pela máscara. Inspirando, deve subir um pouco e expirando completamente deve afundar. Caso alguma destas não se verifique, adiciona-se mais 1kg caso não se desca com os pulmões vazios. O contrário deve-se fazer, retirar 1 kg, se não se conseguir manter a água pela máscara a meio pulmão ou caso se inspire, não haja uma ligeira subida.

Cump's
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Relação peso pessoal vs peso chumbo
« Responder #4 em: 00:24 Quarta, 29 de Janeiro de 2014 »

 Eu usava sempre em média 8 kg de lastro, pesava entre sessenta e tal, setenta kg.

 Fazia alguma diferença conforme o fato, mesmo dentro dos 5mm cada fato dependendo do seu formato, calças e casaco, por vezes o formato também dá mais ou menos flutuabilidade (havia calças sem peitilho ou com peitilho).

 Boas pescarias  :fixe:
 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Relação peso pessoal vs peso chumbo
« Responder #5 em: 10:16 Quarta, 29 de Janeiro de 2014 »
8 kg!!! Saudades!! :)

Quando fazia apneia e era mais leve (já há uns anos largos), também usava 8kg, mas tive de ir subindo até aos 10kg...
Actualmente com 1,90m e 90Kg, para mergulho com escafandro e com fato seco e macacão térmico uso 14kg, quando mergulho só com 1 garrafa. Á medida que uso mais garrafas, vou retirando lastro do cinto. hehehe

Cump's
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Relação peso pessoal vs peso chumbo
« Responder #6 em: 14:25 Sábado, 23 de Agosto de 2014 »
1 Kiko para o fato e depois cada 10 Milos do teu corpo juntas mais 1 Kiko de chumbo
 

Offline caseblock

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 228
  • Agradecido: 5 vezes
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Relação peso pessoal vs peso chumbo
« Responder #7 em: 20:00 Sábado, 23 de Agosto de 2014 »
Boas, tudo o que foi dito e verdade, sao mts o factores a influenciar o lastro ideal. Essa regra dos 10% + 1 funciona mt bem para quem mergulha a pouca profundidade (- de 10mts), quem mergulha mais fundo nao tem nessecidade de tanto lastro (pq mais vale ir leve para baixo do que pesado para cima ;D)...Penso que nesta fase inicial o ideal sera a flutuabilidade neutra aos 10 mts, mas isso tera de ser vc mesmo a descobrir o lastro ideal...



Cumps
 

Offline Camarum

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 276
  • Agradecido: 2 vezes
  • Pela boca morre o peixe...
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:50 Domingo, 16 de Março de 2014
Re: Relação peso pessoal vs peso chumbo
« Responder #8 em: 02:18 Domingo, 24 de Agosto de 2014 »
topico interessante, já aprendi mais uma coisa!

já agora onde posso aprender a fazer mergulho aqui em Gaia ou Porto?

 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Relação peso pessoal vs peso chumbo
« Responder #9 em: 15:15 Sábado, 13 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
já agora onde posso aprender a fazer mergulho aqui em Gaia ou Porto?

Ha muitas escolas aqui no Porto.  Basta pesquisares na net. Não te vou dar opinião sobre nenhuma, porque faço parte da equipa de uma delas, portanto não o devo fazer.

Cump's
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Relação peso pessoal vs peso chumbo
« Responder #10 em: 15:59 Quarta, 10 de Dezembro de 2014 »
Essa formula é demasiado genérica e pode dar maus resultados, alguns deles até traumáticos.

A chave para a obtenção de uma boa flutuabilidade passa por ter em conta o peso do mergulhador e de todo o seu equipamento. A espessura do fato que se usa por exemplo... é factor a ter em conta.

Para quem começa o melhor será mesmo entrar em água pouco funda, e adicionar ou retirar lastro até ficar neutro à superfície com água pela mascara. Se quiserem aumentar ainda mais o nível de segurança, expirem o ar dos pulmões para garantir que a flutuabilidade do fato que usam é suficiente para manter o corpo à superfície. Depois de alguns mergulhos o conforto começa a aparecer e  aí já se pode brincar mais com o peso. Em caso de acidente pode salvar a vida. Atenção também ao posicionamento dos pesos. Eu pessoalmente faço a apneia sem o snorkle na boca. Para mim é então interessante ficar de barriga para cima à superfície. Os meus pesos ficam bem poscionados nas costas da minha cintura.

E mais não sei :))


 

Offline Psiconauta

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 55 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:03 Quinta, 18 de Novembro de 2021
Re: Relação peso pessoal vs peso chumbo
« Responder #11 em: 15:15 Terça, 26 de Setembro de 2023 »
Sei que é um tópico antigo mas não completamente satisfeito com as respostas que li vou dar a minha achega.

Já não faço caça submarina à muitos anos mas esta info que vos passo continua válida:

Mergulhos pouco profundos (até 5 mts) - Devemos estar calibrados para como já foi dito ficarmos com a cabeça fora de agua com os pulmões vazios.

Mergulhos profundos (7/12mts) - devemos estar calibrados para passarmos de positivo a negativo e vice/versa a partir dos 7mts

Mergulhos muito profundos (+ de 15/20mts) - devemos estar calibrados para os 12/15 mts.

Explicação: O grande perigo na caça submarina é a sincope ou perda de consciência provocada por anoxia (baixos níveis de oxigénio no sangue que levam ao desmaio) e é importante estar calibrado para que a cabeça fique fora de agua.

Pouco profundos - a cabeça deve ficar fora de agua para continuarmos a respirar ar caso percamos os sentidos

Profundos e muito profundos - com a diminuição da pressão na subida o ar dos pulmões fica menos denso diminuindo o nº de moléculas de O2 em contato com os alvéolos pulmonares e é nos últimos metros da subida (a maioria das sincopes dá-se entre os 7mts e a superfície) que se dão as sincopes, logo é importante estar positivo para que em caso de perda de consciência venhamos para a superfície diminuindo o risco de afogamento e aumentando as hipóteses de socorro.

A força extra que se despende para descer é compensada pela menos força que é feita para subir onde é realmente importante, só interessa estar negativo junto ao fundo onde se caça.

Na caça submarina a poupança de energia/esforço/oxigénio são fundamentais, o pato bem feito vence os primeiros metros e depois é usar o peso a nosso favor, dar à barbatana até ao patamar de flutuabilidade e cair a partir dai sem esforço e aproveitando para escolher o local a caçar e inversamente arrancar do fundo até ao dito patamar à barbatana e depois flutuar até a superfície com pouco esforço.

Para mergulhos profundos ou muito profundos podemos optar pelo peso variável, usar uma poita de boia de 4/5 kilos que se leva a descer e se larga no fundo e depois se puxa da superfície para o próximo mergulho o ideal é estar calibrado para a passagem de positivo/negativo acontecer 2/3 metros da profundidade que se está a caçar........Para baixo todos os santos ajudam e para cima só um e é coxo!

A diferença entre perder a consciência e cair para o fundo ou vir para a superfície é fácil de perceber.
« Última modificação: 15:17 Terça, 26 de Setembro de 2023 por Psiconauta »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FilipePC, RicardoD

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]