collapse

Autor Tópico: A alegria de pescar  (Lida 3333 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
A alegria de pescar
« em: 15:29 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Boas.

Depois de algum tempo de jejum, eis que fui fazer uma pesca apeada, no molhe Sul, na Figueira da Foz, isto ocorreu no dia 25AGO2013, com o despertar às 06H30.

Pequeno-almoço tomado, agarro no saco, na cana, tiro a minhoca do frigorífico e às 07H00, pois estou mesmo ao lado ali do mar, já estava a pescar.

Cana é uma Barros Pilado de 7 metros, carreto um Shimano Stradic 4000 FB, como fio monofilamento 0,25 mm, a marca já não sei e os estralhos 0,22 mm fluorcarbono da Sasame e anzóis nº. 3 da mesma marca.

Depois de procurá-los longe, perto, na esquerda e na direita, lá encontrei um sargo, depois outro, mais tarde outro e depois parou.

Mas os pescadores começaram a aparecer do lado esquerdo do meio companheiro de pesca e ao meu lado direito posicionaram-se três pescadores, que deduzo tratar-se de pai, filho, (que aparentava ter entre 12 e 14 anos de idade) e amigo destes.

Existia ondulação, que era forte de vez em quando e o vento fazia sentir, apesar de não ser forte, estava a fazer estragos, aos meus vizinhos, que perderam inúmero material, ora pai, ora filho.

Mesmo pescando com boia fixa, ferrei uma boa solha.

Continuei a minha pesca até que entraram os robalos, ferrei um, depois outro, outro ainda e eis que vejo pai e filho a ficarem sem mais duas boias.

O pai inicia de novo a pesca e o jovem, sentou-se numa pedra, encolheu as pernas, sobre os joelhos, colocou os braços em cima destes e assentou o rosto triste.

Minutos volvidos ele continuava na mesma posição, sem pescar e de rosto fechado, deduzi então que já não tinham mais boias e o eleito para ficar sem pescar tinha sido o jovem, pelo que lhe mandei uma assobiadela, ele olhou e acenei-lhe, chamando-o.

Ele através de sinaléctica perguntou se era para ele, ao que com a cabeça, respondi afirmativamente.

Lá desceu as pedras, até onde me encontrava e perguntei-lhe como se chamava, e com que boia estava a pescar, obtendo como resposta ser o João e estar com uma boia de 20 gramas.

Dei-lhe uma boia e aqui voltou a alegria de pescar, pois o seu rosto mudou de feições, tendo ele subido as pedras rapidamente e correu sobre o molhe em direcção ao local onde estava o pai.

Momentos depois vejo-o, novamente a correr em cima do molhe, ao que o questionei sobre o que se estava a passar, ele disse não ter os pedaços de plástico que seguram a boia e que eu não tinha dado, pois nunca os trago nas boias.

Disse então ao João para ir buscar a cana e a boia, que eu próprio lhe prepararia o material.

Lá foi ele novamente a correr, para um lado e para o outro, chegou ao pé de mim num ápice, pelo que comecei a passar o fio pelos passadores, da cana, depois dei-lhe algumas dicas, nomeadamente, que ele tinha de ter a cana na vertical, pois o fio que tinha no bobine do carreto, era muito grosso, acima do 0,35 mm e com o arco que fazia, dado o peso, ia constantemente agarrar-se às pedras/mexilhão, assim evitaria perder mais material, mas tinha de estar atento, mostrei-lhe a diferença entre o fio do meu carreto e do dele, notando-se à vista desarmada a diferença.

Disse-lhe que ia preparar a cana como estava a minha, (ver outro tópico neste local), depois da boia montada, chumbo, destrocedor, oliva, estralho em fluorcarbono e anzol, que empatei e lhe exemplifiquei, pois não o sabia fazer, dei-lhe a cana e disse-lhe que o queria ver a ferrar um peixe.

O João lá subiu as pedras e dirigiu-se para junto dos seus, começando de novo a pescar.

Ainda fiz mais dois robalos, sendo o resultado das capturas de três sargos, uma solha e cinco robalos.

Por volta das 11H30, eu e o meu companheiro demos por terminada a pesca e acabei por não ver se o João acabou ou não por capturar algum peixe, mas a alegria de pescar, estava bem patenteada, quando lhe mandei uma nova assobiadela e fazendo-lhe o sinal de fixe e de despedida, tendo ele respondido do mesmo modo, mas com um grande sorriso estampado no rosto, que a mim me encheu de orgulho de ver uma cara feliz de estar a pescar.

Para terminar o pai através de sinaléctica também agradeceu, mas eu sempre que me aperceba, troco uma boia por um rosto feliz.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Pesqueiro Alto

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 39
  • Agradecido: 3 vezes
    • Açores
    • Pesqueiro Alto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:52 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A alegria de pescar
« Responder #1 em: 19:53 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Muito bom e um excelente exemplo de cidadania e de camaradagem, neste caso para um jovem pescador.
Por tudo isto o meu reconhecimento e vou dar um mérito  :fixe:
Pesqueiro Alto
 

Offline Pesqueiro Alto

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 39
  • Agradecido: 3 vezes
    • Açores
    • Pesqueiro Alto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:52 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A alegria de pescar
« Responder #2 em: 20:21 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Citação de: Braga
Cana é uma Barros Pilado de 7 metros, carreto um Shimano Stradic 4000 FB
Também tenho um Stradic. Comprei-o há pouco tempo.
É o CI4 3000F, que utilizo na Power X, de 5m, da Hiro  :fixe:
Pesqueiro Alto
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A alegria de pescar
« Responder #3 em: 23:11 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
As atitudes grandes surgem sempre de pessoas Grandes. Espetáculo. Obrigado pela partilha ;)
Nelson Peres
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: A alegria de pescar
« Responder #4 em: 22:57 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Tenho sentido uma grande entreajuda entre camaradas da pesca... quer seja nos pesqueiros virtuais ou reais.

"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A alegria de pescar
« Responder #5 em: 01:43 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Bonita acção.
O que vindo de ti não me espanta.
Mais uma vez a marcar pontos.
Não sabes ser de outra maneira.

Um abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: A alegria de pescar
« Responder #6 em: 16:40 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Enorme gesto de gentileza por tua parte Braga, um abraço :fixe:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Gaviao

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 28
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:36 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A alegria de pescar
« Responder #7 em: 14:44 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Boas pessoal

Pois infelizmente essa camaradagem não existe em todo o lado, a minha zona de pesca é Foz do Arelho, Peniche, Baleal e salvo raras excepções vou até mais a norte.

Em Peniche quando se apanha os penicheiros à pesca está tudo estragado, são uns invejosos, ciumentos e mal educados.

Se puderem apanham os lugares todos só para eles, chegando ao ponto de marcarem lugares com latas vazias.
Já presenciei discussões por causa deste tipo de marcação de lugares, e até já estiveram para chamar a Policia Marítima.

Não consigo perceber o porquê desta ganância, será por causa deles fazerem negócio do peixe que apanham?

Mas também já apanhei penicheiros simpáticos e que até ensinam como fazer os aparelhos para pescar, os locais e quando não dá peixe.
 
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A alegria de pescar
« Responder #8 em: 22:52 Sábado, 11 de Janeiro de 2014 »
Boas

Pessoal o meu obrigado pelas vossas palavras.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Tubaralho (Nuno)

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 551
  • Agradecido: 6 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Segunda, 21 de Abril de 2014
Re: A alegria de pescar
« Responder #9 em: 16:37 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
Bonita acção do Sr. Braga, eu que sou novo e muito curioso (mas não chato) em saber mais sobre a pesca às vezes levamos com o desprezo e arrogância de certos "camaradas" de pesca, que nos deixam de boca aberta, parecem que teem medo que lhes roubemos alguma coisa. Estas boas acções que continuem a ser feitas por todos os utilizadores do Pesqueiro, hoje eles amanhã nós..
Cumprimentos.
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A alegria de pescar
« Responder #10 em: 18:34 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
Boas

Caro Nuno Barbosa antes de mais quero comunicar-te, que o senhor está no Céu e como tal dispenso esse tratamento.

Existe em todas os profissões e como não podia deixar de ser também no nosso passatempo a pesca, aqueles que pensam que são insubstituiveis, que só eles é que sabem, que os segredos são para levar para a terra, etc..., eu não, ajudo no que posso e sei, mas muito mais em acção de pesca, que propriamente aqui, porque exemplifico, mostro, empresto, dou dicas e até algum material, contudo existe muito pessoal que é prestável e ajuda.

Para terminar os meus agradecimentos pelas palavras.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A alegria de pescar
« Responder #11 em: 19:24 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
Estão em fase de extinção mas ainda existe pessoas com coração para ajudar a quem precisa, sem esperar por qualquer tipo de retorno , ás vezes, um simples sorriso  vale mais do que qualquer valor monetário ou material. Uma nobre ação que evidencia o tipo de pessoa que és , para ti, o meu mais profundo bem haja e que continues a ser a alegria de pescar de muitos meninos.
« Última modificação: 19:28 Quarta, 23 de Abril de 2014 por ruisargo, Motivo: erros »
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A alegria de pescar
« Responder #12 em: 01:24 Quinta, 24 de Abril de 2014 »
Boas

Ó Rui obrigado pelas palavras, mas ainda existe muito pessoal com esta forma de estar e de pensar.

Preciso de tempo para escrever um outro relato, deste mês.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Bruno Pereira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 136
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:43 Segunda, 14 de Abril de 2014
Re: A alegria de pescar
« Responder #13 em: 09:51 Quinta, 24 de Abril de 2014 »
Braga, nunca é demais saudar atitudes como essas. Num mundo em que constantemente somos inundados por noticias e atitudes que às vezes nos fazem pensar que a humanidade está perdida, são pequenos gestos como estes que nos fazem pensar que ainda há pessoas com valores e que se preocupam com os outros. Acredito que o rapaz certamente vai contar muitas vezes esta historia aos amigos.
Ainda sou daqueles que acredita que as boas atitudes acabam por gerar boas atitudes nos outros.


Um abraço.
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A alegria de pescar
« Responder #14 em: 12:59 Quinta, 24 de Abril de 2014 »
boas

gostei muito de ler,bom relato.

abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]