collapse

Autor Tópico: Elucidem me, por favor.  (Lida 337 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Victor Teixeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 330
  • Agradecido: 38 vezes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 18 de Março de 2015
Elucidem me, por favor.
« em: 22:33 Sexta, 05 de Abril de 2024 »
A minha cana tem de ação até 200g. Qual o máximo de chumbeira que posso utilizar nos lançamentos sem ter um desgosto? 150g, parece vos o mais indicado?
Obrigado.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5099
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Elucidem me, por favor.
« Responder #1 em: 11:56 Sábado, 06 de Abril de 2024 »
Isso depende um bocado da construção da cana mas de um modo geral as canas de acção 100-200g, com um bom lançador, trabalham bem entre 120-135g.

Com 150g não deve partir mas perde muito rendimento.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline Luisuk

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 77
  • Agradecido: 25 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:23 Quinta, 09 de Novembro de 2023
Re: Elucidem me, por favor.
« Responder #2 em: 15:55 Sábado, 06 de Abril de 2024 »
A ação da cana que é a 'curva de teste'; é determina pela potência da cana que é a quantidade de força necessária para dobrar a cana . Se a ação da cana for entre 100-200 gramas é porque o teste do fabricante mostrou que é seguro fazer lancamentos de 200 gramas sem partir.

Mas se a distância do lancamento for mais importante para ti podes usar acima das 100 gramas, tens de levar em consideração o peso do isco que vais usar juntamente com a chumbada de maneira a nao ultrapassares o limite da ação da cana.

No meu caso em particular e falado pessoalmente das minhas canas, tenho usado chumbadas + isco no limite da ação recomendada pelos fabricates ( Dependendo da força das mares ,ventos etc )  e nunca parti nenhuma cana, espero ter ajudado tambem com o meu comentario.

 :com:
« Última modificação: 15:57 Sábado, 06 de Abril de 2024 por Luisuk »
Tom Sawyer and his bamboo fishing rod !!
Happy days.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19642
  • Agradecido: 1168 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Elucidem me, por favor.
« Responder #3 em: 16:40 Sábado, 06 de Abril de 2024 »

 Penso que é um risco usares 150g num lançamento, se a cana só tem como máx. as 200g eu nunca usaria mais de 120 g, mas tudo depende da força que empregues no lançamento, se puxares acho que vai ceder.

 É só a minha opinião ok, deves colher mais opiniões e depois tiras as tuas ilações e também podes começar por baixo no peso e ir aumentando para ver como a cana se comporta.

 Força. :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline lourenco1968

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 118
  • Agradecido: 16 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:10 Sexta, 26 de Fevereiro de 2021
Re: Elucidem me, por favor.
« Responder #4 em: 17:36 Domingo, 07 de Abril de 2024 »
 Eu tenho dua canas híbridas uma de ação 100-200g e uma outra 100-250g as chumbadas que uso é o máximo 125 a 135 não gosto de usar muito peso nas canas e já agora também tenho uma tubular  100-225g mas ainda sem testar mas também vou usar o mesmo peso que nas outras, sei que muita gente diz que as híbridas não lançam bem mas, na minha opinião são canas excelentes.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

Offline Luisuk

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 77
  • Agradecido: 25 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:23 Quinta, 09 de Novembro de 2023
Re: Elucidem me, por favor.
« Responder #5 em: 18:47 Domingo, 07 de Abril de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Penso que é um risco usares 150g num lançamento, se a cana só tem como máx. as 200g eu nunca usaria mais de 120 g, mas tudo depende da força que empregues no lançamento, se puxares acho que vai ceder.

 É só a minha opinião ok, deves colher mais opiniões e depois tiras as tuas ilações e também podes começar por baixo no peso e ir aumentando para ver como a cana se comporta.

 Força. :fixe:

Em relação ao teu comentário, na realidade a força que se emprega no lançamento é realmente muito importante,  até que na maioria dos casos se usarmos a força toda dos nos braços e mais a do corpo para fazer um lançamento, se calhar ficávamos com metade da cana nas mãos, mas há uma coisa que também é verdade.

Muitos pescadores tem a ideia só da chumbada e não se lembram de mais nada, uma cana com uma ação 100-200g  se usares uma chumbada de 120g mais um bom pedaço de choco no anzol de baixo e metade de uma sardinha no anzol de cima, mais destorcedores e o peso dos anzóis que também conta,  talvez tenhas 200g ou mais nesse lançamento, e só se esta a usar uma chumbada se 120g

Muitos pescadores sentem que a cana é frágil nos lançamentos , mas esquecem-se que tem 100g adicionais em isco, destrocedores e anzois, e na realidade eles estão a usar o limite máximo da ação da cana e ficam com uma idea de que a cana nao aguenta uma chumbada de 200g, porque o que lhes vem a memória e so a chumbada ..

Tom Sawyer and his bamboo fishing rod !!
Happy days.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira

 

* Tópicos Recentes

Okuma por Psiconauta [Hoje às 13:42]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre estralho. por Antonio.Silva [10:28 Terça, 30 de Abril de 2024]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]