collapse

Autor Tópico: Estratégia e material  (Lida 18154 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #30 em: 19:04 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Boas ,
Não faço ideia João Duarte, aqui também são raras, assim como apareçem por vezes no mesmo dia desapareçem, agora há meses que não vejo uma.
Pode ser que alguém por ai tenha visto onde existem e te possa dizer.
Cumprimentos.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #31 em: 19:37 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa Josy. Tirei aqui algumas informações que me vão ser úteis no meu inicio ao corrico.

Já tens por ai uns bons marafados que lhes dão valentes coças, agora és tu que queres secar a fonte, então e as douradas ? Dizem que não há amor como o primeiro. :hummm:

Cumprimentos. :fixe:
É verdade Josy. Não há amor como o primeiro e não estou a ver peixe nenhum a chegar perto do gosto que me dão as douradas. Espero que um segundo amor nasça, seria bom sinal mas as expectativas não são grandes face á experiência zero que me acompanha. Este fim de semana o vento parece que não vai dar treguas devo ir fazer a primeira investida. O pouco material que tenho vou testar. Mais tarde vou tirar uma foto e postar aqui os 5 ou 6 raglots que tenho para saber das vossas opiniões.

Quanto aos marafados que dão neles, espero que não sequem a fonte. Não tenho confiança com ninguém que faça essa pesca pelo que vou ser um aprendiz de marafado solitário ;)
Nelson Peres
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #32 em: 23:32 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Boas, ai por terras de sua majestade segundo dizem,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
Mais alguns zingarelhos, quais serão os melhores :hummm:
Aceitam-se apostas...



Cumprimentos.

boas

para mim as escolhas das amostras depende sempre do pesqueiro onde vou e da altura do dia/noite e da cor da água sendo assim para mim:os dois pingalins da primeira fila,as cinco primeiras da segunda fila toda a terçeira fila e os ultimos três da esquerda a contar do fim,é a minha escolha.
abraço

Pois não entendi bem existe alguma confusão de filas, ainda assim os primeiros penso que te referes aos Pingalãos, segundo dizem as más linguas os chico-fininhos teriam sido feitos com os pipos de bicicleta e depois vieram os pingalins e os pnigalãos teriam sido feitos com os elásticos de garrote e depois vieram os Pingalãos. Inventei esta agora á pressa dos "Pingalãos" só para se distinguirem dos mais fininhos.

Na fila da direita predomina o branco é sempre uma opção a ter em conta, uns são todos brancos outros com amarelo e um nadinha de preto nas costas etc., não dá para ver na foto e nessa mesma fila temos os transparentes palhetados das auroras em dias claros e não só, sáo um must, essenciais na caixinha.

Depois temos os encarnados, laranjas em várias tonalidades e laranjo-amarelados para os finais de tarde escuros, noite e não só, curiosamente falta ai a cor que acho melhor mas está quase sempre esgotada, ou melhor, mandam vir poucos porque acham que aquilo não presta.

Na fila da esquerda o grupo mais abaixo da foto ligeiramente separados dos outros estão os  normais de utlização regular de dia e muito proveitosos, tanto que do tipo do ultimo mais em baixo nessa fila tenho umas dúzias de diversas cores. Os da foto são de uma caixinha pequena que andam a uso.

Mas para além disto existe outra questão que se refere ao seu tamanho, entre os vários tipos (Cações e pingalins), há que ver em que condições se utilizam uns e outros. Digamos que uns são mais fanfarrões e outros mais discretos.
A questão também se pode pôr noutros termos, porque razão o chico-fininho dá tão bons resultados?

Cumprimentos. :fixe:
 
« Última modificação: 23:36 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 por Josy »
 

Offline Nuno Xavier

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 131
  • Agradecido: 48 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:54 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Estratégia e material
« Responder #33 em: 01:25 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Olá Josy!

Deve haver aí alguma confusão, porque não vejo aí nenhum "Chico Fininho"

Agora vou dormir que é tarde e amanha já tiro umas fotos de uns "Fininhos" que para aqui tenho.

Até já!
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #34 em: 12:04 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
boas

pois....tambem nao vejo por aí chico fininhos,,,,,,,,,
mas para mim de dia os raglous madre pérola ,brancos e transparentes com brilhantes prateados sao quase sempre os titulares a ir a jogo..............
abraço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #35 em: 12:59 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas

pois....tambem nao vejo por aí chico fininhos,,,,,,,,,
mas para mim de dia os raglous madre pérola ,brancos e transparentes com brilhantes prateados sao quase sempre os titulares a ir a jogo..............
abraço
Obrigado pela dica. Já agora o que são Chico Fininhos ?!!
Nelson Peres
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #36 em: 13:47 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Boas,

São os dois últimos da fila da esquerda do grupo em cima, antes do ralgou pequeno madre pérola , não estão com anzol e não se consegue ver bem, tem a ver com a má luminosidade ou contraste da foto, no entanto no texto falo deles mas não disse que os havia lá, por acaso até há.

È mais ou menos isto, existem algumas variantes, consoante o tipo de anzol e não só.



Cumprimentos.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #37 em: 13:58 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Ok. Estão la 2 desses. O destorcedor na ponta não altera o trabalhar do raglout ou pingalim ?! Assim é mais facil que tirar e cortar. Já li atras que a malta corta e muda o peixe até o estralho ter uma tamanho curto, o qual depois mudam !!
Nelson Peres
 

Offline Nuno Xavier

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 131
  • Agradecido: 48 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:54 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Estratégia e material
« Responder #38 em: 14:14 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
EHEH! Realmente estão lá as borrachas, sim senhor. Sem o anzol até pareciam as Louras.
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #39 em: 18:11 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Xavier estar até estavam mas não tinham anzol e nem dava para ver, apenas despejei a caixinha a uso e espalhei-os mais ou menos para tirar a foto. Acima de tudo alguém que não conheça não ia ficar com a ideia de como seria depois de montado. :fixe:

Nelson, acho que altera sim.
Nos pingalins simples, incluindo o chico-fininho, não gosto de utilizar o destrocedor acho que retira o trabalhar próprio que a amostra deve ter.
Nos Pingalões também montagem simples depende de como eles são.
Nos raglous uso sempre um o mais discreto possível.
Nas montagens com zagaia e atrelado também uso sempre destorcedor.

O que leste é o que deve fazer especialmente no caso do chico-fininho pois é a forma da montagem ficar mais discreta e trabalhar melhor.

No entanto a meu ver, como não há bela sem senão, isso tem um custo que é o tempo que se perde a fazer essas coisas, mudar de pingalins para raglous, mudar de cor, incluindo as mudanças que deviam fazer e não se fazem para não se perder tempo, etc...

Pessoalmente quando vou á pesca quero estar á pesca por isso entre uma coisa e outra opto por manter a montagem o mais versátil possível, dai que, se reparares, quase todos os zingarelhos terminam numa argola, até no caso deste chico-fininho da foto.

Longe de mim a comparação, mas na competição é a mesma coisa não andam por lá a fazer nós e mais nós nem montagens, é tirar uma e meter outra, porque linha em seco só apanha ar.

Em caso de dúvida basta lembrarmo-nos dos filmes sobre o trabalhar das amostras no you tube e então vamos ao tira teimas;

Experimenta-se a montagem de um sito elevado para uma superfície de água bem visível. Dão-se umas puxadas desta e daquela forma para vermos, entre outras coisas, se nos parece bem a forma como o zingarelho está a funcionar.

Cumprimentos.
 

Offline MCandeias

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 80
    • Pinhal de Frades
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:31 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #40 em: 19:15 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Eu por norma utilizo o anzol 533E da Mustad para o chico fininho.
« Última modificação: 19:22 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 por MCandeias »
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #41 em: 20:01 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Eu também gosto de ser despachado e não perder muito tempo mas prefiro saber o que estou a fazer. Se o destorcedor faz um trabalhar diferente ao ponto de não capturar ou capturar muito menos devido ao seu trabalhar irregular, então prefiro fazer bem e perder mais tempo. Se também têm sucesso assim, melhor. :-\

Este é um ponto que prefiro não descobrir sozinho. Perderia muito tempo a aprender e retirar-me-ia a motivação de continuar a aposta. Sou um paciente. Dou 10 pescas de grade aos robalos. Depois disso se a seca continuar....Minhas belas douradas :D
Nelson Peres
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #42 em: 20:15 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu também gosto de ser despachado e não perder muito tempo mas prefiro saber o que estou a fazer. Se o destorcedor faz um trabalhar diferente ao ponto de não capturar ou capturar muito menos devido ao seu trabalhar irregular, então prefiro fazer bem e perder mais tempo. Se também têm sucesso assim, melhor. :-\

Este é um ponto que prefiro não descobrir sozinho. Perderia muito tempo a aprender e retirar-me-ia a motivação de continuar a aposta. Sou um paciente. Dou 10 pescas de grade aos robalos. Depois disso se a seca continuar....Minhas belas douradas :D

Pois, mas argola é bem diferente de destorcedor a argola destina-se a mudar rápidamente por engate num pinchavelho minimalista, por exemplo este da Azoiana.



Cumprimentos.
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #43 em: 20:29 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu por norma utilizo o anzol 533E da Mustad para o chico fininho.

È muito frequente o uso de anzóis de patilha e haste direita, apenas se deve ter em atenção o tamanho e formato para não prejudicarem o trabalhar da amostra, mas isso óbviamente que sabes. 

Nesse caso há quem ponha o tal bocadinho de isolamento de fio electrico pelo interior no inicio do pingalim.

São escolhas todas válidas, ainda que em pingalins grandes ou pequenos prefira anzois com aquelas haste tortas.

Cumprimentos :fixe:
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #44 em: 20:36 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Estamos a falar disto certo ?!!!Possibilita o engate rápido. Altera o trabalhar do pimgalim ou do raglout ?!

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Isto utilizo como ?! Direto ou anexado a um pingalim ?!

Josy, essa chumbada corre aí uns cm não é verdade ?! Qual é a vantagem ?!
« Última modificação: 20:39 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 por NelsonP »
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [Hoje às 21:14]

Cabo do Xalavar por jewels [Hoje às 16:15]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [Hoje às 13:29]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]