collapse

Autor Tópico: Estratégia e material  (Lida 20463 vezes)

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estratégia e material
« Responder #45 em: 23:24 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Isto por exemplo é que faz o engate rápido

Quando ao resto agarras num corta arame e a fateixa vai fora, depois pode ser assim, 

A hélice não se muda faz parte do zingarelho.

Depois engata-se isso por exemplo á montagem da Azoiana mas pode-se utilizar o zingarelho de outras formas, noutros tipos de montagens.

O destrocedor da Azoiana é para ligar á linha mestra, o chumbo não é lá muito próprio e já levou umas cacetadas nas pedras, o bocadinho de corre no fio dá muito jeito em zonas de rochas em caso de prender , pois o tropedo tem ali um espaço de oscilação que muitas vezes é o suficiente para ajudar a soltar-se.

Cumprimentos.

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #46 em: 00:06 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
boas

afinal andam lá ...os chico fininhos....... ;)

abraço

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #47 em: 08:59 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Azoiana ?! :-\ Não esquecer que sou um leigo na matérial  :D
Nelson Peres

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #48 em: 12:43 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Josy, essa chumbada corre aí uns cm não é verdade ?! Qual é a vantagem ?!

A imagem sobre esta pergunta com o zingarelho de hélice no final é uma Azoiana, são no minimo 2 braças de linha, podem-se fazer com tropedos de diferente peso, de diversos comprimentos e com diversas espessuras de linha.

Cumprimentos.

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #49 em: 14:36 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Obrigado pelo esclarecimento :fixe:
Nelson Peres

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #50 em: 20:01 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 »
Boas,
De volta aos multifilamentos.

Se é um facto que compramos os multifilamentos para os usar, por outro lado certo é que durante o tempo de utilização não podemos esperar que mantenham indefinidamente as suas caracteristicas inalteradas.
Se existe coisa que se sabe é que nada dura para sempre.
Natural será que quando mais uso tiverem mais alterações  se poderão verificar. O roçar nas pedras e na areia, alguns micro filamentos a sair da linha ou menor espessura do fio nalgum segmento seria o mais evidente, mas não só.

A água do mar não é água pura é uma sopa quimica em que as moleculas de água são imensamente preponderantes.
O grau de salinidade da água é apenas um exemplo que prova isso, decerto são conhecidos alguns dos efeitos do cloreto de sódio, senão basta pensar na razão porque depois da pesca muitos passam  as linhas por água doce.

As fibras que compões os multifilares vão por isso sofrendo alterações com o tempo. Já aconteçeu a fios que a principio nada ensopam, passado alguns meses de intensa utilização mostraem um comportamento bem diferente.

Comprados novos há multifilares diferentes, linhas que em novas já ficam algo molhadas e linhas que, pela composição das suas fibras ou pelo seu revestimento exterior, conseguem ver-se mais fácilmente livres das goticulas de água.
Tanto num caso como noutro há a esperar alterações. No caso deste processo ser originado pelo revestimento ou tratamento exterior à medida que, pelo desgaste, ele se vai alterando ou vai sendo removido é espectável assistirmos a comportamentos diferentes do multifilar.

Dir-se-á os que ensopam são pior para lançar.
Completamente de acordo, não passa da constatação empirica de um facto cientifico, uma propriedade causada pelas forças de coesão entre moléculas semelhantes, neste caso da água, que se faz sentir quando o multifilar molhado está enrrolado na bobine do carreto.
Além, disso o fio também se torna mais pesado e mais resistente ao ar comprometendo a aerodinâmica do lançamento.

A conclusão lógica é que um multifilar que ensope é pior para lançar

Se é pior para lançar pode ser melhor para pescar de barco ao fundo com amostras, afunda mais rápidamente e trabalha melhor quando imerso. Tanto melhor quanto mais leve for a amostra e quanto mais em souplesse tiver que ser animada, pois além de vençer melhor a tensão superficial da água, o seu comportamento quando imerso é mais consistente com os movimentos da própria água. Daqui se podem depreender indicios para outras variantes de pesca.

Só por si a questão do ensopar pode definir linhas diferentes, de diferentes qualidades, mas não exctamente de melhor ou menor qualidade.

Cumprimentos.

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #51 em: 11:57 Domingo, 26 de Janeiro de 2014 »
Outros,

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #52 em: 16:35 Domingo, 26 de Janeiro de 2014 »
Afinal os destorcedores alteram ou não o trabalhar dos peixes ?! Mesmo que altere não deve ser nada que o peixe deixe de lá não ir pelo que vejo  8)
Nelson Peres

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #53 em: 19:22 Domingo, 26 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Por norma ponho destorcedor ou no próprio cação ou no clip de engate, nos pingalins não costumo pôr.

Para mim, não há dúvida, há muito tinha dado como adquirido que na pesca a regra é que tudo altera, habituei-me a conviver com isso e a constatar que a pesca é mais interessante e desafiante que à primeira vista se poderia supor.

Todos os pescadores já passaram por situações de, estar no mesmo pesqueiro com um companheiro a fazer sucessivas capturas enquanto o outro não consegue fazer nem uma, ou fá-la por mero acaso. A diferença por vezes é mínima e relativa a um ou outro pormenor a que não tínhamos atribuído importância nenhuma.
É uma atitude que pode diferenciar um pescador experiente de outro menos experiente.

O destorcedor altera, claro que altera, por vezes um chumbinho de 2 gramas, um fio mais fino ou uma cor diferente pode fazer toda a diferença em certas pescas.

Outras vezes estas pequenas alterações são desprezáveis, o peixe está de feição, come de qualquer maneira e tanto dá assim como assado mas, confundir uma coisa com outra é puro engano.

Deixo aqui parte de um texto já anteriormente posto pelo companheiro Zé Maria como forma ilustrar esta questão. Nunca é demais reler.

"8 de Maio de 2010

Por vezes nem a veterania é sinal de certezas ou infaliveis retoricas sobre o que quer que seja na arte da pesca. Nesta situação o que eu geralmente fazia (quando ferravam mal) cortava-lhe a ponta da borracha, ou encurtava o estralho apenas com dois metros...Ou endireitava a borracha (o anzol curvo tornava-o direito) ou dava ao casco na manivela rapidez e eficiencia. Estes pequenos truques ajudavam a ferrar o peixe. E ..mesmo assim os robalos ainda nos surpreendem....Há quinze dias assistiu-se a algo insólito...Mestre Zé Maria, meu mestre de antigamente e amigo, em agua como uma pia, ao lado de outro veterano de igual calibre arrematava gordos e grandes robalos de noite ..com uma zagaia acopolada a uma borracha ...Mestre Zé ao lado no sistema normal(pingalim, boiao de agua e estralho tamanho da cana, (4,5m)) nem um...Durante a noite mudou para o mesmo sistema e fez 30 ou 40 kgs de robalos.. Jamais se tinha pescado á zagaia de noite com mar tão manso..Por vezes uma pequena diferença faz a diferença. Em 1998 eu e Mestre Zé em equipa talvez tenhamos pescado em apeado á borracha uma das maiores caçadas de robalos da nossa zona.Durante uma semana cobramos juntos entre os 100/150 kgs no mesmo pesqueiro, mas com o peixe aos pés o primeiro a levar o arco cheio ao carro no primeiro dia fui eu...Mestre Zé esperou que retornasse e com o arco ainda vazio, cigarro na ponta da boca quase queimando os labios , lentamente deslizou o olhar penetrante de matador e caçador furtivo de anos de experiencia e acutilante frieza sem encher a alma de nada a não ser eficácia e rentabilidade..me perguntou; .."António estás a usar calibragem??!!(2 grs de chumbo fendido junto á borracha..) Sim..Mestre ..!!porque?- Ok, vou já mudar...Rapidamente encheu o arco, e esfrangalha-mos o enorme cardume, em silencio como máquinas besuntadas de oleo, saliva, besum do peixe, sangue e escamas...
A razao de tão enorme quantidade de robalos??? A explosões subterraneas da monoboia para acostagem dos superpetroleiros em construção a duas tres milhas
provocou a fuga do peixe para terra...

Parabéns pelos peixes e não desanime se demorar mais algum tempo a tirar mais alguns...Um corricador puro é um artista, não é um holograma.. 
Cumprimentos
António Simões(pescador de robalos aposentado"

Cumprimentos.

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #54 em: 23:16 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Boas,

Uma boa cana é intemporal,

Curiosamente hoje deparei numa loja com uma cana excelente de corrico ligeiro - médio para a nossa costa digamos que seria de de corrico médio pesado. È uma cana para homens que aguenta trabalhos forçados em zonas rochosas difíceis e que nunca se nega a nada.

A marca é quase desconhecida na nossa praça, moldada aos compromissos comerciais que me levam a inúmeras vezes a questionar se me não me estarão a confundir com certa espécie ao constantemente tentarem impingir umas palas catalogadas de óculos.
Pokkee fabrica varas há meio século e, neste caso, acertou em cheio, não será uma vara fácil, é uma cana simultaneamente para pescador e desportista.

Uma cana absolutamente confiável para azoiana ou zagaia em zonas difíceis rochosas muito aprazível de pescar mas que exige boa condição física.

Para quem como eu vê constantemente gastarem cerca de 50 a  100 euros em varas que não sem nem carne nem peixe sem fazerem a mínima ideia do que estão a comprar, esta cana de 3.30 m marcada por 40 euros é uma autêntica pechincha.

A formula não é fácil de encontrar, uma cana que ferre bem mas que tenha a souplesse necessária para aguentar as investidas do peixe sem lhe rasgar a boca ao mesmo tempo que permita que sejamos nós a conduzir o bicho pelo caminho necessário á sua recolha e ainda com potência suficiente para levantar um peixe bom e pô-lo em seco.

A minha igual mas de 3.60 m foi-me oferecida a estrear há mais de uma dezena de anos por um amigo e melhor pescador que conheço e com quem privo habitualmente, toda de origem conservo-a cuidada como uma cana de referência, tal como algumas saudosas Hiro, ferramentas imprescindíveis quando era dado o alerta que os robalos se tinham aproximado.

Foi e continua a ser pau para toda a obra desde azoiana, jagaia e mesmo corrico embarcado, tomara eu que todas as outras viessem a capturar metade do que esta já capturou.

Numa época em que este fórum global apelidado de mundo cada vez mais parece a feira do consumismo, qualquer caminho alternativo é uma lufada de ar fresco.

Cumprimentos.

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #55 em: 12:56 Terça, 04 de Março de 2014 »
Boas,

Uma boa cana é intemporal,

Curiosamente hoje deparei numa loja com uma cana excelente de corrico ligeiro - médio para a nossa costa digamos que seria de de corrico médio pesado. È uma cana para homens que aguenta trabalhos forçados em zonas rochosas difíceis e que nunca se nega a nada.

A marca é quase desconhecida na nossa praça, moldada aos compromissos comerciais que me levam a inúmeras vezes a questionar se me não me estarão a confundir com certa espécie ao constantemente tentarem impingir umas palas catalogadas de óculos.
Pokkee fabrica varas há meio século e, neste caso, acertou em cheio, não será uma vara fácil, é uma cana simultaneamente para pescador e desportista.

Uma cana absolutamente confiável para azoiana ou zagaia em zonas difíceis rochosas muito aprazível de pescar mas que exige boa condição física.

Para quem como eu vê constantemente gastarem cerca de 50 a  100 euros em varas que não sem nem carne nem peixe sem fazerem a mínima ideia do que estão a comprar, esta cana de 3.30 m marcada por 40 euros é uma autêntica pechincha.

A formula não é fácil de encontrar, uma cana que ferre bem mas que tenha a souplesse necessária para aguentar as investidas do peixe sem lhe rasgar a boca ao mesmo tempo que permita que sejamos nós a conduzir o bicho pelo caminho necessário á sua recolha e ainda com potência suficiente para levantar um peixe bom e pô-lo em seco.

A minha igual mas de 3.60 m foi-me oferecida a estrear há mais de uma dezena de anos por um amigo e melhor pescador que conheço e com quem privo habitualmente, toda de origem conservo-a cuidada como uma cana de referência, tal como algumas saudosas Hiro, ferramentas imprescindíveis quando era dado o alerta que os robalos se tinham aproximado.

Foi e continua a ser pau para toda a obra desde azoiana, jagaia e mesmo corrico embarcado, tomara eu que todas as outras viessem a capturar metade do que esta já capturou.

Numa época em que este fórum global apelidado de mundo cada vez mais parece a feira do consumismo, qualquer caminho alternativo é uma lufada de ar fresco.

Cumprimentos.

boas

já conheçia essa marca por um amigo que já leva ele tambem muitos anos nas costas gostei de ler o artigo e por vezes tbm penso ao ler artigos como este se valerá dar tanto euro por material quando por vezes existe material bom e barato mas lá está quem nao sabe é como quem nao vê e o marketing sabe isso muito bem.obrigado pela partilha.

abraço

Offline tiagones

• Marlin
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #56 em: 13:45 Quarta, 05 de Março de 2014 »
Boas
Um amigo deu-me uns raglou com 14cm e uns anzóis das mustad muito porreiros  :D    alguém costuma pescar com raglou deste tamanho? Pelo que tenho visto normalmente usam-se só de 10,5 ou 12cm
Boas :fishcool:   

Offline pjc

• Marlin
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #57 em: 16:10 Quarta, 05 de Março de 2014 »
Por aqui os mais usados são os de 5,5 cm, brancos com brilhantes.
O mal do mundo são os €€€€€

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #58 em: 20:48 Quarta, 05 de Março de 2014 »
Boas
Um amigo deu-me uns raglou com 14cm e uns anzóis das mustad muito porreiros  :D    alguém costuma pescar com raglou deste tamanho? Pelo que tenho visto normalmente usam-se só de 10,5 ou 12cm

boas

podes usá los no tejo e pode ser que enganes alguma corvina....... ;)

abraço

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #59 em: 23:38 Quarta, 05 de Março de 2014 »
Companheiro 10, 12 ou 14 é preciso é que isso vá para a agua e olha que nesta altura as surpresas aparecem  ;D ;D
"born to fish forced to work"

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]