collapse

Autor Tópico: Chumbadinha embarcada  (Lida 329 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PedroCosta

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 32
  • Agradecido: 1 vezes
    • Tavira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Domingo, 28 de Outubro de 2018
Chumbadinha embarcada
« em: 20:59 Quinta, 04 de Janeiro de 2024 »
Boa tarde a todos e um bom ano 2024 :)

Recentemente comecei a dedicar me um pouco mais à pesca embarcada, nomeadamente à tecnica chamada de chumbadinha. Confesso que os resultados têm sido excelentes(sendo q no primeiro dia fui presenteado com uma semea de 3,5kg e outro de 1,7kg) e estou a ficar um bocadinho viciado nesta pesca (já não bastavam todas as outras  ;D)

Uso material semelhante ao que usava no pica-pica (diversos), um carreto daiwa 4000, uma cana barros aventura boat de 3m e multi 0,18 com um chicote de 0, 37 ou 0,45 ou o que o mar pedir nesse dia.

Pedia a quem tivesse experiência nesta técnica se me podia dar algumas dicas:

- o que procurar numa cana para usar especificamente neste pesca? Alguma recomendação em particular?
- qual a ponteira a usar?? Mais sensível e mole para melhor marcação? Mais rija para melhor ferragem?
- alguma dica ou truque que queiram partilhar?

Muito obrigado a todos  pela atenção
 

Offline PedroCosta

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 32
  • Agradecido: 1 vezes
    • Tavira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Domingo, 28 de Outubro de 2018
Re: Chumbadinha embarcada
« Responder #1 em: 14:07 Sexta, 05 de Janeiro de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde a todos e um bom ano 2024 :)

Recentemente comecei a dedicar me um pouco mais à pesca embarcada, nomeadamente à tecnica chamada de chumbadinha. Confesso que os resultados têm sido excelentes(sendo q no primeiro dia fui presenteado com uma semea de 3,5kg e outro de 1,7kg) e estou a ficar um bocadinho viciado nesta pesca (já não bastavam todas as outras  ;D)

Uso material semelhante ao que usava no pica-pica (diversos), um carreto daiwa 4000, uma cana barros aventura boat de 3m e multi 0,18 com um chicote de 0, 37 ou 0,45 ou o que o mar pedir nesse dia.

Pedia a quem tivesse experiência nesta técnica se me podia dar algumas dicas:

- o que procurar numa cana para usar especificamente neste pesca? Alguma recomendação em particular?
- qual a ponteira a usar?? Mais sensível e mole para melhor marcação? Mais rija para melhor ferragem?
- alguma dica ou truque que queiram partilhar?

Muito obrigado a todos  pela atenção

Já agora usam chumbadinha com cores ou isso já é complicar demais?

Mais uma vez obrigado a quem puder ajudar
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha embarcada
« Responder #2 em: 14:46 Sexta, 05 de Janeiro de 2024 »
Boas,

A pesca da chumbadinha é muito cativante mas ao mesmo tempo desafiante, tanto pela selectividade do peixe como na obrigação da nossa adaptação às condições do pesqueiro e do mar em cada momento de pesca.

Muito resumidamente, o objetivo da chumbadinha é pescar o mais leve possível mas garantindo sempre que a isca chega ao fundo, pelo que, o desafio principal é esse mesmo, escolher a chumbadinha mais leve possível mas que garanta isso.

É importante haver alguma aguagem para a pesca não ficar na vertical e a isca derivar no fundo do mar de uma forma natural.
Por outro lado, demasiada aguagem e a isca fica a flutuar, o que não funciona bem.
A cor da chumbadinha, penso que seja como em tudo na pesca, é mais para apanhar o pescador que o peixe...  ::)

Eu pesco com uma cana de ponteiras (genetic pro) mas procuro sempre usar as ponteiras mais fortes, são canas muito sensíveis mas potentes e rápidas q.b., não vais perder nenhum toque mas isso também te permite melhor perceber quais os toques que interessam, quando começas a conhecer as manhas do peixe e da própria cana.
Há quem use canas de spininng e também se safam bem, talvez por não conseguirem perceber bem todos os toques, têm tendência a ferrar peixes grandes  :P  ;D

A ferragem tem de ser bruta, confiança no anzol e linhas é muito importante.
Carreto robusto com drag bem regulado à capacidade das linhas que se está a usar.

Nunca pesquei de barco no algarve mas é bem conhecida a fama dos grandes pargos capatões que podem aparecer, pelo que, recomendo que uses material adequado, um carreto 4000 com linhas finas pode ficar "curto" para uma grande surpresa...  :-\

Tenta ser pro-ativo e adaptar-te à situação.
Se a isca chega ao fundo e não começares de imediato a sentir pequenos toques, confirma se há atividade no pesqueiro com outros que estejam a pescar ao fundo, algo pode não estar a ser bem feito ou a isca não está no fundo.

Boa continuação :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline PedroCosta

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 32
  • Agradecido: 1 vezes
    • Tavira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Domingo, 28 de Outubro de 2018
Re: Chumbadinha embarcada
« Responder #3 em: 09:41 Sábado, 06 de Janeiro de 2024 »
Bom dia.

Muito obrigado pela resposta.

Não poderia estar mais de acordo com tudo o que foi dito.. Sem dúvida é uma pesca desafiante onde temos de estar constantemente a adaptar nos às situações. O Algarve é zona de muitos pargos, sendo que até agora a maioria das minhas capturas de bom porte sao pargos. O capatao ainda há de sair 💪

Ainda assim fiquei com algumas dúvidas relativamente à cana e às ponteiras.. Eu só conheço a genetic pro de nome pelo que não consigo identificar o tipo de cana q é. Penso que seja semi parabólica mas não tnho a certeza.

Quanto às ponteiras eu tb tnho optado sempre pela mais rija, mas tb sei q há quem use ponteiras de carbono. Justifica se a troca?

Bom fim de semana 👍
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha embarcada
« Responder #4 em: 12:55 Sábado, 06 de Janeiro de 2024 »
A diferença das ponteiras de carbono para as de fibra é a transmissão das vibrações.
Na ponteira de fibra as vibrações são absorvidas e passam pouco para a cana, logo a deteção dos toques tem de ser mais visual.
Na ponteira de carbono as vibrações dos toques são transmitidas para o blank da cana e podem ser melhor sentidas na mão (algumas canas até têm uma interrupção da pega na zona do porta carretos para que possamos ter 1 dedo a sentir o blank).
Em contrapartida, as de carbono podem partir mais facilmente nestas pescas verticais, um pequeno descuido a embarcar o peixe e a ponteira vai a vida!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]