collapse

Autor Tópico: multifilamento vs Nylon  (Lida 664 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline HazeRush

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Santo tirso
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:22 Domingo, 30 de Julho de 2023
multifilamento vs Nylon
« em: 07:52 Terça, 12 de Dezembro de 2023 »
fiz a troca  da  linha  da mãe, de multi para nylon  e  ao fim de 3 pescas já ando a pensar voltar   para o   multi  novamente,  estou a reparar que os  meus      nós   rebentam mais facilmente que no passado.
Qual o é nó  mais indicado para unir o nylon ao peão fixo ?
Alguem sentiu o mesmo problema ou são coisas da minha cabeça?  :-\
 

Offline Simãovl

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 192
  • Agradecido: 25 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:38 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: multifilamento vs Nylon
« Responder #1 em: 10:54 Terça, 12 de Dezembro de 2023 »
Bom dia
 Tudo depende da espessura do nylon. A resistência ao no do multi é maior.
Qual a espessura do nylon e do multi que usavas?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HazeRush

Offline HazeRush

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Santo tirso
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:22 Domingo, 30 de Julho de 2023
Re: multifilamento vs Nylon
« Responder #2 em: 08:02 Quarta, 13 de Dezembro de 2023 »
multi, usava um da duel, penso que um 0,26
O nylon que tou a usar é um Trabucco Erre Uno 0,30
 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 178
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: multifilamento vs Nylon
« Responder #3 em: 13:00 Quarta, 13 de Dezembro de 2023 »
Por norma uso e prefiro multi no pião ou boia pesada, mas geralmente na casa dos 0.18 ou 0.20 pra o vento não lhe dar tanto.

O multi é muito mais resistente, nos nós e no resto.

Agora se tivesse que usar nylon com pião fixo, apenas dou um nó uni a atar o nylon ao destorcedor do estralho.

O pião travo em cima e em baixo com um ou dois stoppers ou entao nós de travamento feitos com um bocado de nylon mais grosso.

No entanto por exemplo ao carapau usei multi e não gostei, prefiro usar nylon directo.
« Última modificação: 13:04 Quarta, 13 de Dezembro de 2023 por Usersd »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HazeRush

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 160
  • Agradecido: 102 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: multifilamento vs Nylon
« Responder #4 em: 18:06 Quarta, 13 de Dezembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
fiz a troca  da  linha  da mãe, de multi para nylon  e  ao fim de 3 pescas já ando a pensar voltar   para o   multi  novamente,  estou a reparar que os  meus      nós   rebentam mais facilmente que no passado.
Qual o é nó  mais indicado para unir o nylon ao peão fixo ?
Alguem sentiu o mesmo problema ou são coisas da minha cabeça?  :-\

Boa tarde,

Partindo do princípio de que partes a madre (linha da mãe como tú lhe chamas), ou seja acima da boia tipo pião, então só pode ser erro do pescador, ou a fazer o nó ou a usar uma linha "podre".

Em relação ao fio que estás a usar não posso dar opinião porque nunca usei nem conheço, mas uso na madre o Trabucco T-Force Super ISO 0,30 e asseguro-te que se a linha partir não é certamente na madre.
Só um nota e vale o que vale, no catálogo da Trabucco de 2023 não existe nenhuma referência a linha Erre Uno. Na NET existe referência a uma linha Erre Uno da Tubertini
O multifilar Duel também não conheço e nunca usei, mas um multifilar 0,26 para pescar à boia é mesmo um absurdo, mas enfim, também já pesquei com com monofilar 0,60 mas foi para aí à 40 anos e foi na pesca ao fundo e não á boia.

O nó que eu uso para praticamente tudo e também para o pião é o nó Trilene.
Fiz uma pesquisa na NET e selecionei o video Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre que me parece que ilustra bem este tipo de nó.
Também uso frequentemente o nó Uni Knot, principalmente nos anzóis de argola, pois a linha fica com a extremidade para cima ajudando a "enfiar" a isca e ao mesmo tempo a "prender/manter" a isca na linha.

Para concluir, para a pesca com boia tipo pião, se usares o nó Trilene com uma linha 0,30 de qualidade, com o nó bem feito posso te garantir que a linha não parte com muita facilidade.
Se partir então ou o nó está mal feito, ou a linha está nas lonas ou mesmo não presta, mas geralmente é a 1ª opção.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HazeRush

Offline HazeRush

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Santo tirso
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:22 Domingo, 30 de Julho de 2023
Re: multifilamento vs Nylon
« Responder #5 em: 19:21 Quarta, 13 de Dezembro de 2023 »
Desde já tens razão em todos os apontamentos que fizeste.
Efetivamente confundi a marca.
O multi, o ser tão grosso, foi comprado no inicio e pouco sabia de pesca; não que saiba muito mas tb pesco faz mesmo pouco tempo. Iniciei em Julho.
 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 178
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: multifilamento vs Nylon
« Responder #6 em: 23:50 Quarta, 13 de Dezembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Desde já tens razão em todos os apontamentos que fizeste.
Efetivamente confundi a marca.
O multi, o ser tão grosso, foi comprado no inicio e pouco sabia de pesca; não que saiba muito mas tb pesco faz mesmo pouco tempo. Iniciei em Julho.


Atenção, multi mais grosso não é necessariamente mau. Mais grosso tem muito maior resistência a abrasão nas pedras.

Se pescares em pesqueiros mais rasos ou de pouco vento, mais grosso pouca diferença faz, excepto talvez percas alguma distância de lançamento, mas também ganhas na resistência, se for à pedra faz toda a diferença.

Eu como geralmente pesco em altura e esta zona é sempre de ventania, prefiro usar mais fino para não fazer tanto balão.
 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 160
  • Agradecido: 102 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: multifilamento vs Nylon
« Responder #7 em: 12:19 Quinta, 14 de Dezembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Desde já tens razão em todos os apontamentos que fizeste.
Efetivamente confundi a marca.
O multi, o ser tão grosso, foi comprado no inicio e pouco sabia de pesca; não que saiba muito mas tb pesco faz mesmo pouco tempo. Iniciei em Julho.


Bom dia,

O meu comentário não foi uma critica, apenas e como sempre apenas a minha opinião baseada na minha experiência de pesca há cerca de 55/60 anos.
Na pesca ao pião eu uso sempre um pião de correr, pois possibilita uma maior versatilidade na profundura que queres pescar e ajuda a acompanhar a maré.
Nunca uso pião já calibrado pois o chumbo ao bater nas rochas geralmente corta o fio e lá se vai pião, a montagem e por vezes o peixe.
A linha madre que uso neste momento para a pesca ao pião e para a pesca à chumbadinha é a Trabucco T-Force Super ISO 0,30 mm. Não é cara, cerca de 7 € para 150 metros ou 13 € para 300 metros. A embalagem diz que a linha suporta 11,940 kg mas ainda não testei.
Posso-te assegurar que quando a linha encosta à pedra, sinto a pedra a "raspar" a linha toda mas habitualmente não parte embora fique toda desfiada e a necessitar de ser trocada. A vantagem é que habitualmente fico com o peixe em vez de partir a linha.
Como estralho uso a Seaguar ACE 100% fluorcarbono nas medidas 0,165 mm, 0,185 mm e 0,205 mm. É carote, 17 € por 50 metros, mas compensa.
Como já referi não é uma montagem mágica que nunca parte mas é a que eu uso e até agora a melhor que já usei. E já usei de tudo, desde linhas do chinês até a linhas a custar 50 € a cada 100 metros nas variáveis monofilamento nylon, fluorcarbono, fluorcoating e multifilamento 4x, 8x e 12x.

Se gostas mesmo de multifilar que não parta e muito resistente à abrasão então o melhor que já usei foi o Daiwa Saltiga 12 Braid EX de 0,18 mm, mas prepara cerca de 90 € para 300 metros.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HazeRush

Offline HazeRush

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Santo tirso
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:22 Domingo, 30 de Julho de 2023
Re: multifilamento vs Nylon
« Responder #8 em: 18:43 Quinta, 14 de Dezembro de 2023 »
Quase certo que  é falha minha no nó, e que se escapava com o multifilamento, agora evidencia-se no nylon.
Eu errei na marca, até porque são tantas marcas que uma pessoa até fica trocado. Eu vou ter em conta depois se voltar ao multifilamento. Até nem vejo que seja preciso ir para esses patamares, visto que o multifilamento só por si já é bastante forte.

A nivel de estralho, não me vejo a baixar muito dos 0,28 para já. Normalmente pesco no molhe norte e não convém baixar mto porque é preciso contar que ele vá dar cabeçadas nas pedras até fazer mola ao vir para cima.
Estou a usar o da Berkley's Trilene e entretanto acabando a bobine vou experimentar o Seaguard, baixar um pouco a ver se pesco com confiança.



 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 178
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: multifilamento vs Nylon
« Responder #9 em: 11:11 Sexta, 15 de Dezembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quase certo que  é falha minha no nó, e que se escapava com o multifilamento, agora evidencia-se no nylon.
Eu errei na marca, até porque são tantas marcas que uma pessoa até fica trocado. Eu vou ter em conta depois se voltar ao multifilamento. Até nem vejo que seja preciso ir para esses patamares, visto que o multifilamento só por si já é bastante forte.

A nivel de estralho, não me vejo a baixar muito dos 0,28 para já. Normalmente pesco no molhe norte e não convém baixar mto porque é preciso contar que ele vá dar cabeçadas nas pedras até fazer mola ao vir para cima.
Estou a usar o da Berkley's Trilene e entretanto acabando a bobine vou experimentar o Seaguard, baixar um pouco a ver se pesco com confiança.





Um amigo meu comprou uma bobine do trilene porque não havia o estralhle ficámos desapontados
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quase certo que  é falha minha no nó, e que se escapava com o multifilamento, agora evidencia-se no nylon.
Eu errei na marca, até porque são tantas marcas que uma pessoa até fica trocado. Eu vou ter em conta depois se voltar ao multifilamento. Até nem vejo que seja preciso ir para esses patamares, visto que o multifilamento só por si já é bastante forte.

A nivel de estralho, não me vejo a baixar muito dos 0,28 para já. Normalmente pesco no molhe norte e não convém baixar mto porque é preciso contar que ele vá dar cabeçadas nas pedras até fazer mola ao vir para cima.
Estou a usar o da Berkley's Trilene e entretanto acabando a bobine vou experimentar o Seaguard, baixar um pouco a ver se pesco com confiança.





Por acaso, um amigo meu comprou uma bobine do trilene há uns tempos porque não havia o que ele costuma usar normalmente (trabucco XPS fluor, que eu uso e gosto) e ficámos desapontados, partia com muita facilidade para o diâmetro.

Partia com tanta facilidade que até desconfiamos se seria defeito do próprio lote, mas nunca chegámos a testar com mais bobines para confirmar.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]