collapse

Autor Tópico: Ajuda carreto surfcasting com orçamento predefinido  (Lida 2671 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline buldog

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 102
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:14 Quinta, 24 de Julho de 2014
Ajuda carreto surfcasting com orçamento predefinido
« em: 15:31 Terça, 12 de Agosto de 2014 »
Ola,

Como alguns já se aperceberam no Post sobre canas, acabei de adquirir duas novas canas de surfcasting, uma yuki maseraty e uma barros XK. A escolha das mesma já foi uma dor de cabeça e como não poderia deixar de ser, surge outra dor de cabeça!

Estou comprador de dois carretos de preferência novos para essas duas canas, mas como no mundo das canas, o mundo dos carretos está repleto de boas máquinas e de forma a minimizar os danos de uma escolha menos acertada, recorro aos mais experientes do forum sobre a matéria.

Os carretos não são para competição e de facto o surfcasting é como alguns já leram, uma pesca alternativa, quando o mar não deixa pesca de barco, dai ser mais nos periodos de inverno, concentrados nos fins de semanas, férias e folgas (já me deixei da pesca à noite). Contudo gosto de ter algum material que me garante fiabilidade, suavidade e que se encaixe com as canas e que não penaliza na hora de lançar.

Já tenho um orçamento estabelecido e esse vão se aperceber dele  quando falar das minhas opções.
Para facilitar no que toca ao perceber o que já conheço em termos de carretos de surfcasting, porque são os que tenho por enquanto em casa, passo a citar:

Em casa moram : 1 - ultegra 10000 XSA, 1 - Biomaster 8000 XSA, 2 - Power aero XT II, 1- Power aero fliegen FD e 1- Ultegra 10000 XSC. Só tenho experiências desses.

Sendo assim as minhas modalidades/opções são:

Mod 1:
Comprar dois daiwa tournament entoh 5000 QDA (2014) e sobra €€€ para outras coisas tipo bobines.

Mod 2:
Comprar um daiwa tournament ISO 5000 para a maseraty e um entoh 5000 QDA para a XK e sobre menos €€

Mod 3:
Comprar dois aero technium 10000 XSB e não sobra €€€

Mod 4:
Comprar um bull'seye ou Aero technium 10000 XSC para a maseraty e o que resta de dinheiro comprar algo mais em conta tipo windcast, xsc ou outro para a Barros

Mod 5:
Passar o PA fliegen FD que tenho na SAT BX para a maseraty e comprar dois outros carretos mais em conta para a XK e a SAT BX que entretanto ficou desarmada.

Aceito todas as sugestões e conselhos dos mais sabedores, porque de facto como referi não sou profissional, não vou competir e não é a minha pesca de eleição para já, mas gosto de material com alguma qualidade.

Já agora se me poderem esclarecer sobre as diferenças de rendimento em termos de lançamentos entre estas modalidades, se os facto de uns pesarem mais 70/80g nota-se bastante?? atençaõ que pesco geralmente, iscas grandes/pesdas, chumbadas entre 140e 180g e fio 0,25/26 sempre para cima.

Obrigado
 

Offline pantao

Re: Ajuda carreto surfcasting com orçamento predefinido
« Responder #1 em: 19:08 Terça, 12 de Agosto de 2014 »
Vais querer andar de maseraty com motor de citroen 2 cv?
Eu emparelhei a minha com o basiair e aquilo não lança, pareçe um canhão a cuspir 150 grs.
Deves estar a pensar pescar longe pelas canas que adquiriste.
Da minha experiencia o basiair lança mais que o aero, talvez devido a bobine mais alta.
Isto pesca de dia, pk se for de noite esquece qualquer xsc serve na boa. Eu noto que tiro senhoras nesta altura do ano com pessoas ao meu lado sem tirarem nada, precisamente por chegar mais longe.
A nivel de preço qualidade os aero são mt bons e qualquer cana que tens fica mt bem servida com eles.
Tb confesso que a compra inteligente que fiz este ano foi o shimano 14000 xtb, 200 e poucos euros, vem com 3 bobines, enchimentos 3500,6000,8000,1000 para cada bobine, botao de drag com 2 afinações, e não é preciso mais para tirar bom peixe.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11224
  • Agradecido: 1642 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda carreto surfcasting com orçamento predefinido
« Responder #2 em: 22:59 Terça, 12 de Agosto de 2014 »
Acima de tudo eu acredito no equilibrio dos conjuntos para facilitar o lançamento. Não acho que uma cana de 800 gr. esteja bem com um carreto de 400, nem vice versa. Não tendo que ser ela por ela, uma boa relação peso/equilibrio acho que é o ideal. Quando levo canas acima das 600 gramas ( caso de alguma antares ou a SAT), prefiro tê-las com os AT xt ou xsb. Embora sinta um pouco mais de peso, sinto me confortável.
Nas canas mais leves prefiro usar carretos um pouco mais leves, como os bull eye. A leveza conta obviamente, desde que te preencha as necessidades das tuas pescas. Nem sempre acho que alguns de vós façam boas escolhas, e isso reflete-se em perdas de rendimento e material avariado ou partido.
Nessa escolha um pouco atabalhoada eu acho que deves encontrar um equilibrio. A vantagem de teres dois carretos iguais é muita e julgo poder fazer sentir-se em acção de pesca. Se não há dinheiro para dois baisairs ou dois AT, porque não dois bull´s eyes dos novos que fazem muito bem o serviço, e sobra te dinheiro para as bobines extras e linha. Em performance não perdes nada para os topos de gama, pelo menos para mim que tenho esses carretos e que não o sinto.

Potência/ força/ alguma leveza... Epa são bons carretos a um preço acessível.
Outra hipotese são os negócios em 2ª mão, principalmente em Espanha, mas... Há sempre o risco.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline buldog

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 102
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:14 Quinta, 24 de Julho de 2014
Re: Ajuda carreto surfcasting com orçamento predefinido
« Responder #3 em: 21:44 Sexta, 12 de Setembro de 2014 »
Assunto resolvido ja vem a caminho dois bull lol.

Obrigado
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11224
  • Agradecido: 1642 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda carreto surfcasting com orçamento predefinido
« Responder #4 em: 15:46 Terça, 16 de Setembro de 2014 »
Boa compra, grandes máquinas.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline buldog

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 102
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:14 Quinta, 24 de Julho de 2014
Re: Ajuda carreto surfcasting com orçamento predefinido
« Responder #5 em: 18:44 Terça, 16 de Setembro de 2014 »
Obrigado Filipe,   ;) ;)

 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Ajuda carreto surfcasting com orçamento predefinido
« Responder #6 em: 11:13 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
Parabéns , boas pescas  :fixe: :fixe: :fixe:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

 

* Tópicos Recentes

Dúvida sobre estralho. por Rider [Hoje às 11:32]

Cana de bóia para mulher por WilsonQuasepescador [Hoje às 02:15]

? acção rápida mas progressiva ? por Madragoa66 [Hoje às 00:30]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]