collapse

Autor Tópico: Pescar à bóia com cana surfcasting  (Lida 345 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Pescar à bóia com cana surfcasting
« em: 14:37 Quarta, 13 de Setembro de 2023 »
Boas.

A cana que uso, que foi para iniciar, é da decathlon, tem 4.20m e 100-200gr para chumbada.

Acontece que tenho usado também para bóia, enquanto no surfcasting ainda não tive sucesso, à bóia já. Mas a malta fica a olhar para a cana, dá me a sensação que andava ali mal.

Tendo em conta a cana tenho usado bóia de 40gr, uma chumbada de 10gr e no estralho duas chumbadas de 2gr, ou seja com a iscada não devo estar a lançar mais de 60gr.

À partida estou mal... Mas acontece que até tirei peixe.

Sem comprar uma cana, para já, o que me aconselhavam para que podesse continuar a usar esta cana para ambos as modalidades?

Aumentar o peso da bóia para um pião de 70gr por exemplo para chegar mais perto do peso indicado para a cana?

Já agora, segunda à tarde vou ao pontão da Nazaré pescar. Quem quiser aparecer, apareça para trocar umas palavras.

Abraço a todos.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Pescar à bóia com cana surfcasting
« Responder #1 em: 15:13 Quarta, 13 de Setembro de 2023 »
Não é uma cana indicada para tal, é curta, é pesada para o tamanho, é pouco sensível... Não foi concebida para isso, se desenrasca? Sim pode servir mas está longe de ser uma pesca prazerosa.

Em relação ao aumentar o peso dos piões não faz sentido, não vamos pescar mais pesado se não precisarmos, a cana não lança bem piões mais leves porque lá está, não foi feita para isso, mas não deves compensar uma coisa com outra.

Quando era novinho e ainda se podia pescar dentro dos portos de abrigo e por aí, também pescava com uma cana dessas à boia porque não tinha outra, mas nem era preciso lançar, agora para estar em cima dos pés de galo ou nesses molhos a pescar com um pião com uma cana dessas deve ser sofrível.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pescar à bóia com cana surfcasting
« Responder #2 em: 15:23 Quarta, 13 de Setembro de 2023 »
 Companheiro, desde logo a pesca ao fundo (surfcasting ou rockfishing) é feita com uma cana e acção alta para poderes lançar uma chumbada que leve a isca normalmente para longe, requer também um carreto forte, logo pesado, na pesca à bóia é o contrário, cana fina, leve e carreto pequeno, leve o bastante para poderes estar de cana na mão durante horas pois na pesca à bóia tens de trabalhar a bóia de modo a colocar nas zonas que pretendes e fugir à ondulação, se não prende-se tudo nas rochas e lá vai tudo, vais usar também linhas mais finas e pesos infinitamente menores.

 Se podes (consegues) pescar com uma cana de fundo, claro que podes, só que tens todos os contras e nada de vantagens, daí a malta usar canas de bóia, até o tamanho é bem diferente, normalmente usa-se canas de 5, 6, 7 metros e carretos de tamanho minímo, tipo 2500,3000, 4000 mais ou menos.

 Hoje, cada técnica de pesca tem o seu material específico claro que não foi sempre assim, tudo começou de modo mais rudimentar e com o que se tinha ao dispor mas hoje é muito mais a carteira a mandar pois material adequado e bom há em todas as lojas, que também apresentam muitas soluções mais económicas.

 Muito mais te poderia dizer mas para isso teria de saber também em que condições pescas, mar direto, baías, portos marítimos, se é em altura se é rente ao mar, ao fundo é em areal, é em rocha, tens uma cana de 100/200 g, e o carreto, e que linha usas, um sem fim de pormenores que farão toda a diferença em cada situação.

 Força, vai pescando que vais aprendendo com o que vês e com algum companheiro que te possa ajudar lá no local, isso é fundamental.  :fixe:
 

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Pescar à bóia com cana surfcasting
« Responder #3 em: 15:56 Quarta, 13 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Companheiro, desde logo a pesca ao fundo (surfcasting ou rockfishing) é feita com uma cana e acção alta para poderes lançar uma chumbada que leve a isca normalmente para longe, requer também um carreto forte, logo pesado, na pesca à bóia é o contrário, cana fina, leve e carreto pequeno, leve o bastante para poderes estar de cana na mão durante horas pois na pesca à bóia tens de trabalhar a bóia de modo a colocar nas zonas que pretendes e fugir à ondulação, se não prende-se tudo nas rochas e lá vai tudo, vais usar também linhas mais finas e pesos infinitamente menores.

 Se podes (consegues) pescar com uma cana de fundo, claro que podes, só que tens todos os contras e nada de vantagens, daí a malta usar canas de bóia, até o tamanho é bem diferente, normalmente usa-se canas de 5, 6, 7 metros e carretos de tamanho minímo, tipo 2500,3000, 4000 mais ou menos.

 Hoje, cada técnica de pesca tem o seu material específico claro que não foi sempre assim, tudo começou de modo mais rudimentar e com o que se tinha ao dispor mas hoje é muito mais a carteira a mandar pois material adequado e bom há em todas as lojas, que também apresentam muitas soluções mais económicas.

 Muito mais te poderia dizer mas para isso teria de saber também em que condições pescas, mar direto, baías, portos marítimos, se é em altura se é rente ao mar, ao fundo é em areal, é em rocha, tens uma cana de 100/200 g, e o carreto, e que linha usas, um sem fim de pormenores que farão toda a diferença em cada situação.

 Força, vai pescando que vais aprendendo com o que vês e com algum companheiro que te possa ajudar lá no local, isso é fundamental.  :fixe:


Obrigado desde já.


Normalmente pesco sozinho vou aprendendo convosco e com os meus erros.

Costumo, quando vou a bóia, pescar em pontões (zona nazare ou supertubos) ou varandas de Peniche.

Para bóia tenho usado linha 0.30 do carreto, 0.23 fluorocarbono para o estralho (que estou a fazer em torno de 2m).

Para o surfcasting estou a usar a mesma 0.30 do carreto e para o estralho 0.35 fluorocarbono.

Pesco sempre entre a Nazaré e Peniche.
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Pescar à bóia com cana surfcasting
« Responder #4 em: 16:44 Quarta, 13 de Setembro de 2023 »
Tenta arranjar uma solução para a bóia, aparecem coisas boas online, mesmo em segunda mão, e faz uma diferença enorme. Meter uma cana de fundo à "bóia", so estava a ver os peões, lá para as 60/80gr, de outra maneira, vais ter mesmo muita dificuldade.
 

Offline TheDrunkenSailor

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 59
  • Agradecido: 6 vezes
  • A pescar na zona oeste, de Peniche à Nazaré.
    • Benedita - Zona Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quarta, 23 de Agosto de 2023
Re: Pescar à bóia com cana surfcasting
« Responder #5 em: 18:37 Quarta, 13 de Setembro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenta arranjar uma solução para a bóia, aparecem coisas boas online, mesmo em segunda mão, e faz uma diferença enorme. Meter uma cana de fundo à "bóia", so estava a ver os peões, lá para as 60/80gr, de outra maneira, vais ter mesmo muita dificuldade.

Pois tenho andando com piões pesados e com alguma chumbada leve para conseguir lançar... Vou averiguar na net, não queria comprar mais nada para já porque a Maria fica a picar-me a cabeça de tanta coisa eu comprei e pouco peixe que trouxe 😂😂
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pescar à bóia com cana surfcasting
« Responder #6 em: 10:03 Quinta, 14 de Setembro de 2023 »
São coisas muito diferentes. Tudo é diferente, cana, carreto, linhas, pesos, etc...
É como fazer rali no carro de formula 1 ou BTT com uma bicicleta de estrada...
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]