collapse

Autor Tópico: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe  (Lida 1321 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Mac77

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Benavente
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Segunda, 28 de Agosto de 2023
Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« em: 12:48 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
Bom Dia

Que fio aconselham para pesca ao fundo em molhe.

O ano passado no sitio para onde vou o mar estava calmo e não me pareceu que tenha muita pedra.

Obrigado desde já.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #1 em: 13:14 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
A questão é se necessitas elevar o peixe ou não. Se tiveres que içar tens que pescar directo. Gastando pouco... E é bom, tens o Legend Surf em 35 ou 40.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Mac77

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Benavente
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Segunda, 28 de Agosto de 2023
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #2 em: 14:59 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
Obrigado desde já.

Não é necessário içar muito do sitio onde vou, é um pontão e consegue-se pescar quase ao nivel da água.

O ano passado no mesmo sitio estava muito gente à pesca e não vi tirarem peixes muito grandes, uns robalotes e pouco mais.

 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 160
  • Agradecido: 102 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #3 em: 16:34 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado desde já.

Não é necessário içar muito do sitio onde vou, é um pontão e consegue-se pescar quase ao nivel da água.

O ano passado no mesmo sitio estava muito gente à pesca e não vi tirarem peixes muito grandes, uns robalotes e pouco mais.



Boa tarde,

Posso estar errado mas parece-me que vais de férias, ou pelo menos, para um sítio onde habitualmente não pescas.

Se for esse o caso e com as características que indicas (pesqueiro raso, fundo de areia e pescado de baixo peso) não precisas de um fio xpto para pesca de surfcasting pura e dura.

Eu optaria por uma linha com bastante elasticidade e resistência para tirar um peixe, mesmo que seja quileiro, sem estar preocupado com a linha, mas que não me custe uma “fortuna”.

Na pesca ao sentir, ou se preferires à chumbadinha ou mesmo rockfishing, uso uma linha da Decathlon que é muito barata mas que nunca me deixou ficar mal, visto que nunca perdi peixe devido a o fio ter partido, e que quando prende dá muito trabalho para partir.

Junto o link Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

As bobines são de 250 metros
O preço indicado é 4,20 €
Eu uso o 0,30 mm com uma resistência de 6,51 kg

Se quiseres podes utilizar uma baixada de 0,35 mm ou 0,40 mas eu uso como montagem apenas o fio 0,30 mm com uma chumbada redonda furada, máximo 40 gramas, um destorcedor 27 kg e um estralho de fluorcarbono 0,25 mm ou 0,20 mm e um anzol 2 ou 4.

Eu utilizo o amarelo mas podes optar pelo cinzento Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

As bobines são de 250 metros
O preço indicado é 5 €
O 0,30 mm tem uma resistência de 7 kg
 

Offline Mac77

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Benavente
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Segunda, 28 de Agosto de 2023
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #4 em: 17:03 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
Muito obrigado pela resposta.

Sim, é na Ilha do Farol e pesquei lá só no ano passado.

Em Julho pesquei nos olhos de água com muita rocha e usei 0,20 Multi 4x da Decathlon com estralho 0,28 mas prendeu muito.

O ano passado só pesquei à boia na ilha do farol e só tirei peixe pequeno.

Já vi o da Decathlon mas já não mandam antes do fim de semana e eu não tenho hipótese de ir a nenhuma loja física.

Vi este Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Algum feed-back?



« Última modificação: 17:07 Segunda, 28 de Agosto de 2023 por mariofernandes »
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #5 em: 17:37 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muito obrigado pela resposta.

Sim, é na Ilha do Farol e pesquei lá só no ano passado.

Em Julho pesquei nos olhos de água com muita rocha e usei 0,20 Multi 4x da Decathlon com estralho 0,28 mas prendeu muito.

O ano passado só pesquei à boia na ilha do farol e só tirei peixe pequeno.

Já vi o da Decathlon mas já não mandam antes do fim de semana e eu não tenho hipótese de ir a nenhuma loja física.

Vi este Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Algum feed-back?





A linha Cinnetic Skyline é excelente.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Ricardo Pepino

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4782
  • Agradecido: 443 vezes
    • Samora Correia / Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #6 em: 20:33 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muito obrigado pela resposta.

Sim, é na Ilha do Farol e pesquei lá só no ano passado.

Em Julho pesquei nos olhos de água com muita rocha e usei 0,20 Multi 4x da Decathlon com estralho 0,28 mas prendeu muito.

O ano passado só pesquei à boia na ilha do farol e só tirei peixe pequeno.

Já vi o da Decathlon mas já não mandam antes do fim de semana e eu não tenho hipótese de ir a nenhuma loja física.

Vi este Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Algum feed-back?





Boas companheiro,

O ano passado estive lá duas semanas e para surfcasting ( na praia para o mar ) sem stress, mas para pesca no pontão, só se for a boia pois aquilo é um cemitério de material!
« Última modificação: 20:36 Segunda, 28 de Agosto de 2023 por Ricardo Pepino »
Cumprimentos,
Ricardo Pepino
 

Offline Ricardo Pepino

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4782
  • Agradecido: 443 vezes
    • Samora Correia / Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #7 em: 20:37 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
E aí segue o conselho do Filipe no que respeita à linha ( custo/qualidade ). 👍
Cumprimentos,
Ricardo Pepino
 

Offline Mac77

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Benavente
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Segunda, 28 de Agosto de 2023
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #8 em: 09:40 Terça, 29 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas companheiro,

O ano passado estive lá duas semanas e para surfcasting ( na praia para o mar ) sem stress, mas para pesca no pontão, só se for a boia pois aquilo é um cemitério de material!

No pontão pescaste para o lado da praia ou para o lado do mar? Fiquei com a ideia que não tinha muita pedra para o lado do mar.

Eu só pesquei à boia mas só deu peixe pequeno.

Já agora como fizeste com o isco? Aquilo não tem lojas de pesca a não ser em olhão e não me está a apetecer andar a apanhar o barco para ir ao isco, estou a pensar levar casulo congelado e sardinha congelada.

Um abraço
 

Offline Psiconauta

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 56 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:03 Quinta, 18 de Novembro de 2021
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #9 em: 10:58 Terça, 29 de Agosto de 2023 »
Bom dia,

Não sei como está agora a Ilha do Farol no que à pesca diz respeito mas à uns 25 anos atrás fui lá algumas vezes de férias e cheguei a sair de Lisboa um sábado para apanhar o ultimo barco de Olhão para fazer a noite num pesqueiro que dava bons robalos e voltar no domingo.
Do molhe para o lado do mar tinha pouca pedra e pouco peixe, fundo ou boia, para lado da ria às vezes saiam uns sargos jeitosos mas onde saiam uns robalos bons era durante a noite na rampa dos socorros a náufragos, saindo do barco à chegada fica do lado direito uma casota com rampa à frente e dessa rampa lançando para as dez onze horas uns 30 ou 40 metros para o canal fiz grandes tecas de robalo de bom porte com casulo.
 

Offline matgaiato

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 50
  • Agradecido: 5 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:54 Terça, 11 de Abril de 2023
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #10 em: 22:00 Quarta, 17 de Janeiro de 2024 »
no fim e bom velar um chalavar nao va aparecer um tarolo dos grandes e o fio nao aguenta
 

Offline Mac77

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Benavente
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Segunda, 28 de Agosto de 2023
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #11 em: 17:39 Quarta, 13 de Março de 2024 »
Boa Tarde

Desculpem não ter vindo aqui atualizar mais cedo mas enganei-me bastante nas condições de pesca.

Do lado do mar foi tudo tranquilo mas havia pouco peixe e sendo assim viramos para o lado da ria. Aí foi o caos.

Estava lá malta mais experiente e tirou uns bons peixes mas para nós foi mesmo um cemitério de material.

A zona é muito rochosa sem ondulação e com correntes fortes, ainda por cima anda por lá também peixe muito pequeno.

Fomos fazendo algumas perguntas mas a malta abria pouco o jogo , no vosso caso e para pescar ao fundo que material escolhiam entre cana/fio/carreto/ estralho , etc?.

Obrigado

 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #12 em: 20:25 Quarta, 13 de Março de 2024 »
Caro Mário,

Aí no lado da ria pescam quando a maré está a parar (últimas da vazante e primeiras da enchente e vice-versa). Uma chumbada de correr de 80/90 gramas e um caranguejo verde rijo fazem milagres. Elas já estão aí a encostar!! E as anchovas tbm  ;) ;)
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline Mac77

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
    • Benavente
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Segunda, 28 de Agosto de 2023
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #13 em: 15:11 Quinta, 14 de Março de 2024 »
Foi essa a minha ideia mas nem levava chumbadas com tanto peso nem cana para isso, levei:
- Baros Brisa 42 Telecast (brincaram comigo, nem sentia os toques, ainda tirei 2 ou 3 sargos bons que devem ter marrado no isco)
- Baros molhe leste 5005, levei mesmo para a Boia mas em setembro com aquelas correntes não funcionou, ainda tentei usar ao chumbo mas tive medo de abusar no peso das chumbadas e tendo em conta a sensibilidade da cana sentia tudo o que mexia.

Não levei chumbadas com +60 e com estas canas foi mesmo enterrar material.

Fui observando e percebi as chumbadas redondas ou de gota e o carangueijo mas...

A nivel de material que cana é recomendada, fios e anzois?
 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 160
  • Agradecido: 102 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe
« Responder #14 em: 17:20 Quinta, 14 de Março de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Foi essa a minha ideia mas nem levava chumbadas com tanto peso nem cana para isso, levei:
- Baros Brisa 42 Telecast (brincaram comigo, nem sentia os toques, ainda tirei 2 ou 3 sargos bons que devem ter marrado no isco)
- Baros molhe leste 5005, levei mesmo para a Boia mas em setembro com aquelas correntes não funcionou, ainda tentei usar ao chumbo mas tive medo de abusar no peso das chumbadas e tendo em conta a sensibilidade da cana sentia tudo o que mexia.

Não levei chumbadas com +60 e com estas canas foi mesmo enterrar material.

Fui observando e percebi as chumbadas redondas ou de gota e o carangueijo mas...

A nivel de material que cana é recomendada, fios e anzois?

Com as especificações que indicam (chumbadas 80/90 gr e caranguejo verde rijo como isco) parece-me que estejam a falar de pesca ao sentir (rockfishing) e não de pesca à boia como me parece que foi o equipamento que tu levas-te. A Barros Molhe Leste, que eu uso para a pesca ao carapau por ser pesca ligeira, mas nada adequada a esses pesos. A Barros Brisa Tele Cast, nunca usei, mas podia ser adequada para esse tipo de pesca, visto ser indicada para pesca ao fundo para mar e estuários, mas talvez forte de mais, visto que a ação da cana vai até aos 200 gr o que em termos de sensibilidade não ajuda nada na pesca ao sentir.
Sei que muitos vão dizer que é completamente inadequado, mas para pesca ao sentir, uso as chamadas canas para buldo que me garantem poder de lançamento, sensibilidade de toque e capacidade imbatível de içamento de exemplares pesados.
No meu caso uso as Team Daiwa Seabass, 3 elementos, nas versões de 4,20 m e 4,50 m, com ação de 50-150 gr e acho-as imbatíveis para pesca ao sentir, seja qual for a altitude a que pesque. Estas canas já não estão disponíveis, tendo sido substituídas pelas Grandwave Bulle.
Em termos de linha uso a Trabucco T-Force Super ISO 0,30 mm, imbatível para pescas com muita rocha, cracas, mexilhão, lapas, etc, esgarça mas não parte, um espetáculo de linha que me levou a mudar todas as linhas que tinha nos carretos de pesca rockfishing.
Em termos de anzois, como nunca pesquei nesse local não sei o tipo e dimensão de peixe que ai sai, mas em geral costumo utilizar anzois tipo Chinú 1/0 a 4.

 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]