collapse

Autor Tópico: Colecção de grades no spinning  (Lida 443 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline hmarques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:48 Sábado, 14 de Agosto de 2021
Colecção de grades no spinning
« em: 22:48 Quarta, 23 de Agosto de 2023 »
Boa noite malta.


Eu fui pescador de agua doce toda a vida, 99% à inglesa. Não sendo nenhum expert, tenho umas centenas de horas, seguramente, e posso dizer que sempre me deram prazer, mesmo quando não davapeixe. E normlamente achava que aprendia alguma coisa.

Agora, a vida mudou, vivo em Lisboa há uns anos, e sem fazer pelo menos hora e meia de viagem, não há onde pescar.

Fui lendo aqui e ali sobre spinning e agradou-me a ideia por ser mais pratico (iscos e tal).
Vi uns videos no youtube , e comecei a achar que era altura de ir experimentar..


Tinha para ali uma canita de 2,40, fraquita, mas para experimentar, não vejo que seja por ai o problema maior.
Monto um carreto 3000, um multi de 0,18 e fluorcarbono de 0,25.


Compro umas amostrazecas na Decatlhon que mais parecem de água doce, mais uma de salgado.
Junto mais umas que aqui tinha, supostamente para lucio perca e achiga, e vá de experimentar.

Vou 2x ao Tejo , um pontao ali ao pé da Vasco da Gama. Final do dia, na vazante. Ali ao pé , uns 3 ou 4 a pescar ao fundo, e a tirar umas corvinas e bailas lá longe
Eu conseguia lançar alguma distancia, nada como eles, claro, mas ta´mbém não ficava aos pés.

Nem um toque.
Deu para aprender a fazer uns nós melhorzito, para perder uma ou 2 amostras, enfim, tudo normal.
A solução é variar e insistir...

Siga, 3 idas ali a Algés. 2 ultimas horas a descer, 1 a subir. Resultados: nem 1 toque.

Mais uma experiencia ali mais pelo lado do PAsseio maritimo. Não tinha pinta de ir dar nada, e não deu.


Está na altura de mudar. Cova do vapor, 7 da manhã.
Por esta altura, ja comprei mais uma amostra da decathlon (desta vez uma sinking, a outra era meia agua) e uns vinis pequenos, que a cana não ia aguentar muito mais, penso eu.
3 horas. 0 toques. MUITA tainha à superficie, mas nem essas, fosse eu como fosse.


Vou até ao primeiro pontao, lá encontro um sitio a meio do pontão que pareceu jeitoso, sem demasiada pedra. 1 horinha ou 2 ali. Nada.
Almoço, ia para regressar para Lisboa mas enganei-me e fiquei virado para a Costa da Caparica... Lá fui eu mais umas 2 horas, e não vou falar do resultado.


Entretanto, já fui mais 2x ao Tejo, e 2 a Algés.
Rigorosamente nada.


Seja qual for a amostra, seja que recuperação faça, que toques de cana experimente....


Entretanto, comprei 4 amostras mais "reputadas" a um amigo, em principio chegam antes do fim de semana, e 2 do aliexpress, a ver no que dão quando chegarem.


Agora, venho aqui pedir conselhos à malta.
A ideia é comprar uma cana, mais daqui a uns tempos, e ver se o carreto 3000 safa, ou  se invisto num 4000. Mas não acho que o problema seja esse.

Alguem aqui me inidica algum pesqueiro, para a Costa de Caparica, ou linha do Estoril, onde tenha alguma hipotese de sair de lá sem nova grade?


Só podia postar aqui nos totós, não é? :)


Obrigado pelas opiniões

 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Colecção de grades no spinning
« Responder #1 em: 23:25 Quarta, 23 de Agosto de 2023 »
Boas. É tudo muito subjectivo. Foste a sítios que dão peixe... Sim a cana é relativamente curta... Em pontões com um peixe bom não vai ser fácil.
Acho melhor começares por tentar dominar os conceitos de um ou dois locais e não andares aos saltos.
O carreto qual é?
A cana creio que 3 metros podem ser equilibrados para as tuas necessidades.
AMOSTRAS é não comprares à toa.
3 ou 4 jerks, 3 ou 4 vinis e 3 ou 4 zagaias, tudo isto nas cores certas e vais certamente acabar com as grades.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Colecção de grades no spinning
« Responder #2 em: 23:51 Quarta, 23 de Agosto de 2023 »
A cana é curta, o carreto tamanho 4000 ou 5000 será o ideal, fio multi 0.18mm,shock leader nunca menos que 0.40mm, isto se o alvo forem os robalos. Atenção uma cana com uma acção que permita lançar amostras com pesos até às 30/40gr ou até um pouco mais, aí vai depender do gosto, da zona onde vai pescar etc. As amostras há um número infinito delas, para início apostaria nuns vinis, situação bem mais económica.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline hmarques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:48 Sábado, 14 de Agosto de 2021
Re: Colecção de grades no spinning
« Responder #3 em: 19:42 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
 -- Update  --
+1 grade em Algés, anoitecer com maré a terminar de encher;
+1 grade na Cova do Vapor, amanhecer, comecei cerca de 2 horas após começar a encher
+1 grade, no Guincho, ultimas 2 horas a vazar

Pelo menos, a consistencia é total :)


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas. É tudo muito subjectivo. Foste a sítios que dão peixe... Sim a cana é relativamente curta... Em pontões com um peixe bom não vai ser fácil.
Acho melhor começares por tentar dominar os conceitos de um ou dois locais e não andares aos saltos.
O carreto qual é?
A cana creio que 3 metros podem ser equilibrados para as tuas necessidades.
AMOSTRAS é não comprares à toa.
3 ou 4 jerks, 3 ou 4 vinis e 3 ou 4 zagaias, tudo isto nas cores certas e vais certamente acabar com as grades.


Concordo, a cana é curta, e no Guincho isso foi bastante evidente. Penso comprar uma de 2.74, e queria uma cana não muito dura, senão acho que não dá gozo, a não ser que seja um peixe muito valente - daqules que saem um por ano, ou por vida!
Queria ficar-me por acção 10-35gr, 10-40gr, por exemplo. Se calhar não me safo com amostras tão leves, mas lá está, se for para coisas muito pesadas, acho que lá se vai o gozo todo, para a maioria dos peixes! A ideia é fazer spinning ligeiro, mas se so há resultados com amostras grandes e canas brutas, tou lixado!


O carreto é um Mitchell Mach 3 XT. Já tirou umas carpas acima de 2kg, mas agora anda nesta vida das grades, e não tenho tido problemas nenhuns por aí - também, falta peixe que ponha à prova... O carreto será a 2ª fase de investimento.

Estou de acordo quanto a focar-me num sitio ou 2. Precisava era que algum desse resultado, por minimo que fosse! Pelo menos, começava a tirar conclusões.

Sobre as amostras, tenho andado a ler os tópicos, e acho que terei que investir nalgumas das que são valores seguros, mas sim, é ir devagar!


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A cana é curta, o carreto tamanho 4000 ou 5000 será o ideal, fio multi 0.18mm,shock leader nunca menos que 0.40mm, isto se o alvo forem os robalos. Atenção uma cana com uma acção que permita lançar amostras com pesos até às 30/40gr ou até um pouco mais, aí vai depender do gosto, da zona onde vai pescar etc. As amostras há um número infinito delas, para início apostaria nuns vinis, situação bem mais económica.

Efectivamente, a minha ideia era as amostras entre 10 e 30 ou 35gr...
Será que não tenho como ter resultados, sem ir para material mais pesado?



Obrigado pelas respostas

 
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Colecção de grades no spinning
« Responder #4 em: 20:34 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
Poderás ter, até porque no verão o peixe geralmente ataca amostras mais pequenas. Se pescas mais em zonas de areia é procurar passantes afundantes, que lançam longe e também são muito efectivos. Uma das características que  procuro quase sempre nas amostras é o bom lançamento. Manias.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Colecção de grades no spinning
« Responder #5 em: 20:43 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Efectivamente, a minha ideia era as amostras entre 10 e 30 ou 35gr...
Será que não tenho como ter resultados, sem ir para material mais pesado?

Acho que o material mais pesado tem mais a ver com o tamanho do mar. Com o mar maior tens que usar mais peso.

Também com vento podes precisar de mais peso.

Penso que os pesos que estás a usar são bons para o verão. Se não desistiires vais ver que no inverno vais necessitar de material mais pesado.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Colecção de grades no spinning
« Responder #6 em: 21:26 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
Boas

cuidado ao pescar em Algés, é uma zona com alguns pontos onde a pesca é proibida embora a policia a maior parte das vezes não diga nada mas depende do policia

sou da Amadora e também pesco pela zona da linha
Abraço
 

Offline hmarques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:48 Sábado, 14 de Agosto de 2021
Re: Colecção de grades no spinning
« Responder #7 em: 22:04 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Poderás ter, até porque no verão o peixe geralmente ataca amostras mais pequenas. Se pescas mais em zonas de areia é procurar passantes afundantes, que lançam longe e também são muito efectivos. Uma das características que  procuro quase sempre nas amostras é o bom lançamento. Manias.



Para a cana "de brincar" que estou a usar, até consigo lançar razoavelmente umas minnow de 148mm, 23g que tenho.
E sinto-as a trabalhar decentemente, penso eu.


Há uma outra mais pesadota que tenho, claramente a cana não a consegue fazer trabalhar quase nada.
Esta minnow há-de ter mais oportunidade quando comprar cana nova.




Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Efectivamente, a minha ideia era as amostras entre 10 e 30 ou 35gr...
Será que não tenho como ter resultados, sem ir para material mais pesado?

Acho que o material mais pesado tem mais a ver com o tamanho do mar. Com o mar maior tens que usar mais peso.

Também com vento podes precisar de mais peso.

Penso que os pesos que estás a usar são bons para o verão. Se não desistiires vais ver que no inverno vais necessitar de material mais pesado.


Sim, ontem fui ao Guincho, e percebi que já era outro campeonato, sem dúvida!
Ali, as amostras de 23g andavam praticamente ao sabor da vaga, trabalhá-las era quase treta.





Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

cuidado ao pescar em Algés, é uma zona com alguns pontos onde a pesca é proibida embora a policia a maior parte das vezes não diga nada mas depende do policia

sou da Amadora e também pesco pela zona da linha

Oh Zé Carlos, também já outros pescadores (a pescarem também) me disseram que volta e meia a policia vai lá dizer que é proibido, mas manda a malta embora, pelos vistos é pacífico.
Mas comentei com outros e dizem que ali não é proibido.
Até já fui à procura do edital, sempre queria saber se é proibido ou não, mas não encontrei nada que confirme ou desminta
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Colecção de grades no spinning
« Responder #8 em: 22:50 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
já vi o edital e o mapa, mas não consigo encontrar

mas resumindo desde o restaurante mexicano até á torre vts não podes, assim que acabe o pontão que está ao pé da torre vts na praia do dafundo já podes, por trás do restaurante mexicano para dentro da doca podes pescar lá dentro desde que o portão esteja aberto (tem o horario de abertura colocado na parede do portão) mas só podes pescar para lá das bocas de esgoto que lá a desaguar penso que as aguas já saiam tratadas, eu não pesco ai
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Colecção de grades no spinning
« Responder #9 em: 23:09 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
na zona azul podes pescar, na zona entre os pontos vermelhos não
Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]