collapse

Autor Tópico: Cana de Spinning  (Lida 306 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João G. Ferreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 17
  • Agradecido: 3 vezes
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:51 Domingo, 06 de Agosto de 2023
Cana de Spinning
« em: 23:13 Terça, 22 de Agosto de 2023 »
Boa noite companheiros!
Esta dúvida é mesmo de novato e pode soar descabida para os mais experientes.
Sei que se pode praticar Spinning tanto no mar como em águas doces. A minha questão é se existem canas adequadas à pratica desta modalidade em ambas as vertentes.
Atualmente estou a morar em Serpa, mas vou várias vezes ao Algarve e à Costa Alentejana durante o ano, pelo que queria adquirir uma cana para a prática de Spinning tanto no mar como em rio/barragem.
Desde já Obrigado pela paciência e se esta dúvida for muito parva sintam-se à vontade para me corrigir! Quero mesmo aprender o máximo de pesca com os veteranos  ;D
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cana de Spinning
« Responder #1 em: 09:38 Quarta, 23 de Agosto de 2023 »
Viva

Na MINHA opinião existem canas que desenrasquem nos 2 sitios... que tenham o mesmo desempenho não.
Sei que procuramos muito a polivalência por diversos motivos, mas até na água doce existem canas para diferentes técnicas e tipos de amostras...

Água doce - aconselho CW 7-21g, comprimento 2,13m
Água salgada - CW 10 - 45g ou 20 - 60g, comprimento 2,70m até 3,30m

Até o multi-filar deve ser de diametros diferentes...

Aposta no que vais praticar mais... e depois desenrascas-te com isso inicialmente na água doce ;) ... usando amostras mais ou menos pesadas.
Afonso
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João G. Ferreira

Online duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5094
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Cana de Spinning
« Responder #2 em: 10:19 Quarta, 23 de Agosto de 2023 »
Eu acho que as canas de spinning teoricamente devem dar para mar ou águas interiores (rio).

O problema é nos tamanhos. Para o rio, normalmente, quer-se canas mais pequenas do que no mar. No rio usa-se canas de 1.80m a 2.20m e no mar usa-se 2.70m a 3.30m.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João G. Ferreira

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Cana de Spinning
« Responder #3 em: 12:17 Quarta, 23 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite companheiros!
Esta dúvida é mesmo de novato e pode soar descabida para os mais experientes.
Sei que se pode praticar Spinning tanto no mar como em águas doces. A minha questão é se existem canas adequadas à pratica desta modalidade em ambas as vertentes.
Atualmente estou a morar em Serpa, mas vou várias vezes ao Algarve e à Costa Alentejana durante o ano, pelo que queria adquirir uma cana para a prática de Spinning tanto no mar como em rio/barragem.
Desde já Obrigado pela paciência e se esta dúvida for muito parva sintam-se à vontade para me corrigir! Quero mesmo aprender o máximo de pesca com os veteranos  ;D


Viva,


Não é uma dúvida nada descabida, pelo contrário. Sim, há canas que se podem adaptar tanto para spinning em água salgada / salobra como para spinning em água doce. Embora num contexto de água salgada, cada vez mais marcas apostam em modelos versáteis nas suas gamas. Falo especialmente das marcas japonesas visto que o spinning que eles praticam lá ao Lateolabrax japonicus e ao Lateolabrax latus é feito muitas vezes em zonas de transição de rio para mar.

Dou um exemplo de uma dessas canas: durante muito tempo usei uma Apia Foojin'R Art Magic 88MLX (268cm, potência ML, acção regular/rápida, CW 7-35), que embora fosse uma cana específica para robalo em zonas de estuário, foz ou praia (primavera/verão), também a utilizei muito em águas interiores (Alqueva). Uma cana destas especificações implica uma escolha mais criteriosa do pesqueiro... se for para pescar em águas marítimas e salobras, obviamente que não é cana para pescar com mares brutos, nem em locais onde é difícil tirar o peixe da água, mas, por exemplo, para a costa algarvia (especialmente o Sotavento) acho que se adapta bem, já na costa SW não vai dar para todos os locais (especialmente de Milfontes para baixo), mas em alguns locais de Milfontes para cima (especialmente a partir de Sines) e até à Comporta também se adapta bem (nunca esquecendo o estado do mar). Em águas interiores, se for uma zona com algum espaço de manobra (barragens, margens sem demasiadas árvores baixas, etc), também se adapta bem.

Presumo que queiras fazer spinning aos robalos e bailas, por isso convém não esquecer que, salvo casos muito específicos, a grande maioria das capturas é feita perto da costa, logo não é preciso um canhão (canas que muitas vezes são mais canas de light shore jigging do que outra coisa qualquer... bem, a não ser que queiras pescar no inverno, aí já precisas de algo mais específico).

Obviamente que a acção e a potência variam com o gosto de cada um, mas em termos de dimensão eu diria para considerares canas 8'6'', 8'7'', 8'8'' e 9'0'' (259cm a 274cm).


Cumps.,
Filipe


P.S.: Fun fact, no Guadiana, a captura de um robalo legítimo mais a montante foi registada no Pulo do Lobo ;)

"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pereirajp, João G. Ferreira

Offline João G. Ferreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 17
  • Agradecido: 3 vezes
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:51 Domingo, 06 de Agosto de 2023
Re: Cana de Spinning
« Responder #4 em: 15:14 Quarta, 23 de Agosto de 2023 »
Muito Obrigado pelas respostas! Acabei por adquiri uma Shakespeare Ugly Stik GX2 7ft!
 

 

* Tópicos Recentes

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]