collapse

Autor Tópico: Enchimento Bobine  (Lida 521 vezes)

g0ta e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jmnsilva

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 62
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:27 Quinta, 22 de Junho de 2023
Enchimento Bobine
« em: 16:17 Domingo, 20 de Agosto de 2023 »
Olá a todos

Estou agora a iniciar-me na modalidade e estou na duvida como encher a bobine do carreto. Segundo as informações do fabricante a bobine tem uma capacidade de 400m de 0.40mm e optei para começar uma linha 0.25. Se eu encher a bobine toda com este fio 0.25mm devo colocar la mais de 500m na mesma.

A minha duvida é se devo optar por colocar tipo 250m de uma linha mais grossa e barata e o resto da bobine encher com o 0.25mm ou se devo encher a bobine toda com o 0.25mm.

Qual a vossa opinião?

Daiwa Emblem Surf Type-R KW 33 423 AF / Shimano Ultegra 14000XSE
Daiwa Liberty Surf 33 420AF / Shimano Ultegra 14000XSE
 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 161
  • Agradecido: 103 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Enchimento Bobine
« Responder #1 em: 17:24 Domingo, 20 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá a todos

Estou agora a iniciar-me na modalidade e estou na duvida como encher a bobine do carreto. Segundo as informações do fabricante a bobine tem uma capacidade de 400m de 0.40mm e optei para começar uma linha 0.25. Se eu encher a bobine toda com este fio 0.25mm devo colocar la mais de 500m na mesma.

A minha duvida é se devo optar por colocar tipo 250m de uma linha mais grossa e barata e o resto da bobine encher com o 0.25mm ou se devo encher a bobine toda com o 0.25mm.

Qual a vossa opinião?





[/quote]

Boa tarde,

Primeiro seria interessante saber qual a modalidade a que te vais dedicar e o tipo de linha que vais utilizar (monofilamento/multifilamento).
Pela capacidade do carreto deduzo que te estejas a referir a surfcasting, mas é só uma dedução.
De qualquer forma a questão que colocas não tem nada a ver com a modalidade a que te vais dedicar, nem tão pouco com o tipo de linha que vais utilizar mas sim como poupar uns "cobres" no enchimento de um carreto.
À partida será lógico dizer que faz todo o sentido primeiro "encher" parte do carreto com uma linha "mais grossa e barata" de forma a poupar os tais "cobres" que a vida custa a todos.
Até porque se o carreto tem a capacidade para 400 metros de fio 0.40 mm, leva na "boa" 600/700 metros de 0.25, e essa é uma quantidade de fio que nunca vais utilizar nas tuas jornadas de pesca.
Dizem os "expert" do surcasting que a quantidade de fio a utilizar num carreto é de cerca 300/350 metros para um lançamento de 150/200 metros e 100/150 metros para trabalhar o peixe. Mas isso são marcas que só alguns, muito poucos, conseguem atingir com um lançamento. O mais comum são lançamentos entre 70/150 metros, o que 250/300 metros de fio no carreto é "suficiente".
A dificuldade é acertar com o que consegues lançar, serás um pescador de lances de 100 ou 200 metros ou mais?
Qual a quantidade de fio "grosso" que deves utilizar para preencher a bobine?
O diâmetro do fio 0,25 mm é suficiente para que se tolere algumas "aselhices" no lance e na recuperação da linha, mas tens a experiência necessária para fazer lançamentos muito longos sem partir a linha.
Vais usar baixadas cónicas, linhas de maior diâmetro como baixada ou vais pescar direto?
Costumas encher o carreto até à borda da bobine, ultrapassas o limite da bobine ou deixas alguns milímetros abaixo do rebordo da bobine?
São tudo questões que terás de ser tu a resolver.
Concluindo, se deves usar linha "mais grossa e barata" para preencher a bobine, a mim não me choca porque eu também faço o mesmo, tanto para o surfcasting como para as outras modalidades de pesca. Dá é muito trabalho e às vezes é por tentativa e erro.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jmnsilva

Offline jmnsilva

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 62
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:27 Quinta, 22 de Junho de 2023
Re: Enchimento Bobine
« Responder #2 em: 18:23 Domingo, 20 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Boa tarde,

Primeiro seria interessante saber qual a modalidade a que te vais dedicar e o tipo de linha que vais utilizar (monofilamento/multifilamento).
Pela capacidade do carreto deduzo que te estejas a referir a surfcasting, mas é só uma dedução.
De qualquer forma a questão que colocas não tem nada a ver com a modalidade a que te vais dedicar, nem tão pouco com o tipo de linha que vais utilizar mas sim como poupar uns "cobres" no enchimento de um carreto.
À partida será lógico dizer que faz todo o sentido primeiro "encher" parte do carreto com uma linha "mais grossa e barata" de forma a poupar os tais "cobres" que a vida custa a todos.
Até porque se o carreto tem a capacidade para 400 metros de fio 0.40 mm, leva na "boa" 600/700 metros de 0.25, e essa é uma quantidade de fio que nunca vais utilizar nas tuas jornadas de pesca.
Dizem os "expert" do surcasting que a quantidade de fio a utilizar num carreto é de cerca 300/350 metros para um lançamento de 150/200 metros e 100/150 metros para trabalhar o peixe. Mas isso são marcas que só alguns, muito poucos, conseguem atingir com um lançamento. O mais comum são lançamentos entre 70/150 metros, o que 250/300 metros de fio no carreto é "suficiente".
A dificuldade é acertar com o que consegues lançar, serás um pescador de lances de 100 ou 200 metros ou mais?
Qual a quantidade de fio "grosso" que deves utilizar para preencher a bobine?
O diâmetro do fio 0,25 mm é suficiente para que se tolere algumas "aselhices" no lance e na recuperação da linha, mas tens a experiência necessária para fazer lançamentos muito longos sem partir a linha.
Vais usar baixadas cónicas, linhas de maior diâmetro como baixada ou vais pescar direto?
Costumas encher o carreto até à borda da bobine, ultrapassas o limite da bobine ou deixas alguns milímetros abaixo do rebordo da bobine?
São tudo questões que terás de ser tu a resolver.
Concluindo, se deves usar linha "mais grossa e barata" para preencher a bobine, a mim não me choca porque eu também faço o mesmo, tanto para o surfcasting como para as outras modalidades de pesca. Dá é muito trabalho e às vezes é por tentativa e erro.


A modalidade tal como deduziste e bem é o surfcasting.

Obrigado pela ajuda
Daiwa Emblem Surf Type-R KW 33 423 AF / Shimano Ultegra 14000XSE
Daiwa Liberty Surf 33 420AF / Shimano Ultegra 14000XSE
 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 161
  • Agradecido: 103 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Enchimento Bobine
« Responder #3 em: 18:45 Domingo, 20 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A modalidade tal como deduziste e bem é o surfcasting.

Obrigado pela ajuda


Vê este vídeo (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) com o qual eu que de uma forma geral concordo e sigo os mesmos princípios, exceto o facto de ele encher o carreto para além do limite da bobine.
Ele até confirma que se o peixe depois de ferrado se aproximar da costa em vez de se afastar, tem ali um problema que pode causar "cabeleira", eu acrescento que se por acaso o peixe ao ferrar se soltar e arrastar a linha ou se o mar estiver de enxio e te arrastar a chumbada para a costa, quando dás por ela tens a linha no veio do carreto e como é natural montes de trabalho (retirar a bobine, enrolar o fio à mão (que nunca fica como deve de ser), tornar a colocar a bobine, rezar para que entretanto não vá nenhum peixe ao isco, etc, etc)
Eu costumo deixar a linha um pouco abaixo da borda da bobine, cerca de 1 mm/1,5 mm, já incluindo a baixada cónica, e mesmo assim, sempre que a linha está folgada prendo o fio entre os dedos de forma a criar atrito para que o fio ao enrolar não fique folgado. Mesmo assim, de vez em quando, lá está a linha no veio do carreto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jmnsilva

Offline jmnsilva

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 62
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:27 Quinta, 22 de Junho de 2023
Re: Enchimento Bobine
« Responder #4 em: 20:23 Domingo, 20 de Agosto de 2023 »
Ainda não tinha visto esse video.

Ja deu para ficar com a ideia da quantidade de linha que devo ter na bobine.

Já fiz mais ou menos as contas e pelo que vi aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre consigo ao meter o redutor 10000 de bobine cerca de 230m de um 0.35mm e 300m de um 0.25mm e ainda devo ficar com espaço para o shockleader e margem na bobine.

Em ultimo caso tenho de fazer o processo mais trabalhoso (começar por meter 300m de 0.25mm e depois a linha 0.35mm) e depois fazer o processo inverso.

Mais uma vez obrigado pela ajuda disponibilizada
Daiwa Emblem Surf Type-R KW 33 423 AF / Shimano Ultegra 14000XSE
Daiwa Liberty Surf 33 420AF / Shimano Ultegra 14000XSE
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zagaia

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5095
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Enchimento Bobine
« Responder #5 em: 09:48 Segunda, 21 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em ultimo caso tenho de fazer o processo mais trabalhoso (começar por meter 300m de 0.25mm e depois a linha 0.35mm) e depois fazer o processo inverso.

Na minha opinião esta é a melhor opção. Ficas com a certeza de que a bobine fica perfeitamente cheia.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Enchimento Bobine
« Responder #6 em: 10:19 Segunda, 21 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em ultimo caso tenho de fazer o processo mais trabalhoso (começar por meter 300m de 0.25mm e depois a linha 0.35mm) e depois fazer o processo inverso.

Na minha opinião esta é a melhor opção. Ficas com a certeza de que a bobine fica perfeitamente cheia.

Tb concordo que esta é a melhor maneira.

Relativamente ao video colocado, acho essas bobines cheias de mais, e poderá dar problemas. É certo que depois de montado o carreto na cana, sempre são menos 6/7 mts.

Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 161
  • Agradecido: 103 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Enchimento Bobine
« Responder #7 em: 10:46 Segunda, 21 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Em ultimo caso tenho de fazer o processo mais trabalhoso (começar por meter 300m de 0.25mm e depois a linha 0.35mm) e depois fazer o processo inverso.


É o meu sistema preferido.
Embora tenha comprado um conta metros da Kali Kunnan, é sempre mais perfeito proceder como acima indicado
 

Offline jmnsilva

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 62
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:27 Quinta, 22 de Junho de 2023
Re: Enchimento Bobine
« Responder #8 em: 16:33 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
Não me parece ter ficado mau.

Levou 250m de 0,35 e mais 300m de 0.25 e ainda falta o shockleader

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Daiwa Emblem Surf Type-R KW 33 423 AF / Shimano Ultegra 14000XSE
Daiwa Liberty Surf 33 420AF / Shimano Ultegra 14000XSE
 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 161
  • Agradecido: 103 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Enchimento Bobine
« Responder #9 em: 16:35 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
A mim parece-me bem  ;D
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Enchimento Bobine
« Responder #10 em: 17:18 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
Está muito bom.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5095
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Enchimento Bobine
« Responder #11 em: 17:30 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »
Perfeito!
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Enchimento Bobine
« Responder #12 em: 19:17 Segunda, 28 de Agosto de 2023 »

 Está ótimo  :fixe:
 

Offline Jose Mario

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 1 vezes
    • Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:24 Terça, 29 de Agosto de 2023
Re: Enchimento Bobine
« Responder #13 em: 21:04 Quinta, 31 de Agosto de 2023 »
Tem aqui este site que metes a capacidade da linha da bobine e depois metes os metros que queres da linha que vais usar e já sabes quanto metros metes de enchimento e depois contas quantas voltas das com a manivela no meu caso cada vez que dou uma volta recolhe 1.04 metros
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre é este o site
 

 

* Tópicos Recentes

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 21:01]

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]