collapse

Autor Tópico: Estou a comprar um barco. Dúvida no registo. Português ou Polaco?  (Lida 911 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline tchavei

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:34 Terça, 15 de Agosto de 2023
Estou a comprar um barco. Dúvida no registo. Português ou Polaco?
« em: 01:54 Terça, 15 de Agosto de 2023 »
Viva

Tenho um barco há coisa de 22 anos. Devido a um problema no motor, decidi que não valia a pena a reparação (motor novo num barco velho, meh) e decidi comprar um barco novo.

O barco já está quase pronto para a entrega só que agora surgiu a questão do registo...

Registar como português ou como polaco?

Claro que as empresas que fazem os registos polacos só apresentam vantagens e prometem isenção numa data de coisas mas muitas delas não consigo confirmar.

Honestamente, a única razão que estou sequer a pensar nisto é que das únicas duas vezes que contactei com a polícia marítima em 22 anos foi para me chatearem a cabeça sobre a marca da bússola e da outra vez que não deveria segurar-me a um cais comercial no meio de uma tempestade. Deveria ir fundear para o meio do canal e rezar para não morrer.

Enfim, não quero lavar roupa suja.

Registando o barco sob pavilhão polaco, existe a vantagem da ausência das inspeções, conformidades das palamentas (que pretendo seguir na mesma à risca) mas também relativamente ao IUC e potencialmente relativamente à taxa de farolagem (primeira dúvida. É mesmo assim? Não me importo de pagá-la. Se for a pagar, são os mesmos 8€ e tal ou mais?). Quanto aos limites de navegação é mesmo como dizem? Não que me queira aventurar para fora dos limites mas voltar para o Porto de abrigo 10m depois do por do sol deixava de ser uma infração para alguém com carta de marinheiro não? Isto se se aplicarem as regras polacas à embarcação.

Tenho andado a ler muita coisa e existe muita confusão em relação a barcos nacionais versus barcos da união europeia versus barcos estrangeiros de países terceiros.

Alguém conseguiria esclarecer um pouco, por favor?

Obrigado

T

 

Online Ricardo Pepino

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4779
  • Agradecido: 443 vezes
    • Samora Correia / Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: Estou a comprar um barco. Dúvida no registo. Português ou Polaco?
« Responder #1 em: 08:36 Terça, 15 de Agosto de 2023 »
Bom dia companheiro,

O ano passado adquiri um barco novo em Portugal e registei o em pavilhão polaco.
Fui tudo muito rápido e sem problemas!
Existem quem diga que não é necessário pagar a taxa de farolagem mas para isso tem que provar que a embarcação sai de Portugal e pelo valor em causa, eu pago e está feito!
Estou extremamente satisfeito com a opção em todos os sentidos, alguns já enumerados por si, e repetirei se necessário.

Se quiser posso facultar lhe o contacto da empresa que me tratou do processo.

Tudo a correr bem!
Cumprimentos,
Ricardo Pepino
 

Offline tchavei

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:34 Terça, 15 de Agosto de 2023
Re: Estou a comprar um barco. Dúvida no registo. Português ou Polaco?
« Responder #2 em: 13:41 Terça, 15 de Agosto de 2023 »
Olá!

Muito grato pela resposta e informações.

Eu também não me importo de pagar a pintura das bóias e tal, afinal até as uso não é?

A questão é que já vi muita coisa sobre essa parte. Por exemplo, aqueles serviços que oferecem "isenção" do pagamento da taxa de farolagem, no fundo estão é a oferecer um serviço de impugnação das multas baseado num conjunto de leis (que eles lá saberão quais são). Por outro lado, em 22 anos só fui abordado duas vezes pelas autoridades para mostrar a documentação. Não sei se vale a pena pagar o extra para essa "isenção".

Por outro lado, também já vi comentários no FB sobre uns a pagarem 70€ por cada 6 meses (como barco não nacional) e outros a pagarem 8.5€ por ano. E ainda outros a comentarem que nessas situações ainda metem as finanças ao barulho (IUC devido). Uma confusão completa. Posso saber quanto pagas de taxa de farolagem? A capitania não levantou problemas?

Eu irei proceder ao registo polaco de qualquer forma. Só pelo facto de não ter que colar/grafitar o nome da embarcação nos coletes já vale a pena 😂

Espero é que as autoridades não passem a ter mais "interesse" em fiscalizar este tipo de embarcações não nacionais.
 

Online Ricardo Pepino

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4779
  • Agradecido: 443 vezes
    • Samora Correia / Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: Estou a comprar um barco. Dúvida no registo. Português ou Polaco?
« Responder #3 em: 14:35 Terça, 15 de Agosto de 2023 »
Boa tarde!

Sim, pago a taxa de farolagem por uma questão de princípios e prefiro não ter problemas por um valor simbólico em detrimento da felicidade que eu e a minha família temos ao utilizar o barco!

O valor da taxa de farolagem tenho que ver nos documentos pois não me lembro de momento….

A Capitania não levantou qualquer problema e até me questionou em que classe queria registar o barco!

Também optei por não pagar mais esse extra pela isenção de taxa de farolagem.

Logo já consigo dizer o valor que paguei de taxa de farolagem.

Nunca fui abordado e quando viram o nome Gdansk no barco, olharam para o lado… 🤣🤣🤣

Cumprimentos,
Ricardo Pepino
 

Offline tchavei

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:34 Terça, 15 de Agosto de 2023
Re: Estou a comprar um barco. Dúvida no registo. Português ou Polaco?
« Responder #4 em: 14:41 Terça, 15 de Agosto de 2023 »
Espero que olhem para o lado comigo também 😂

Obrigado pelas dicas

Abraços

T
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]