collapse

Autor Tópico: Engodo  (Lida 354 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pedro Gonçalves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 128
  • Agradecido: 9 vezes
    • Costa alentejana
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:23 Quinta, 03 de Janeiro de 2019
Engodo
« em: 09:26 Sábado, 05 de Agosto de 2023 »
Boas pessoal, amanhã devo ir fazer uma pesca com engodo. Como é que vocês fazem o engodo de sardinha? Tiram a pele, a cabeça, vai inteira...?
Vou preparar o engodo antes de ir á pesca e vou moer com um berbequim com o ferro de misturar tinta, cola...
 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 160
  • Agradecido: 102 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Engodo
« Responder #1 em: 11:03 Sábado, 05 de Agosto de 2023 »
Bom dia,

Sei que é um assunto polémico e que cada um faz como sabe/quer e já sei de antemão que haverá quem diga que está tudo errado.
Na verdade, a maior parte das vezes nem utilizo engodo. Prefiro atirar beliscos do isco que estiver a usar a usar engodo, mas isto sou eu que não gosto de ter o carro a cheirar a "pesca".
Quando faço engodo, faco-o sempre no local onde vou pescar.
No meu caso, uso a sardinha inteira, fresca de preferência mas se não houver ou for muito caro como é o caso a congelada também serve.
Lavo as sardinhas com água do mar e só tiro as escamas antes de as moer.
Se for para pescar sargos faço a papa fina (muito bem moída). Se pensar que também posso apanhar robalos deixo a papa mais grossa (com bocados grandes de sardinha). Se for para uma desportiva tipo taínha/carapau/salema, etc misturo um pouco de óleo de sardinha e pão, para que algum do engodo fique à superficie/meia água.
Se o mar estiver a correr muito e o pesqueiro for fundo custumo por calhaus pequenos na massa (pedras tipo gravilha com cerca de 5 mm a 1 cm) ou mesmo areia. É importante que sejam apanhados onde fores pescar.
Se o pesqueiro for raso ou pouco fundo (1 metro ou 2 metros) não misturo nada.

Esta é a minha "técnica" e sei que resulta (quando apanho peixe  ;D ;D ;D ;D ;D), espero ter ajudado.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FilipePC, scarreira, Ruiacc, João G. Ferreira

Offline Pedro Gonçalves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 128
  • Agradecido: 9 vezes
    • Costa alentejana
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:23 Quinta, 03 de Janeiro de 2019
Re: Engodo
« Responder #2 em: 18:54 Sábado, 05 de Agosto de 2023 »
Obrigado companheiro. Muitas vezes também faço o engodo no pesqueiro e mais ou menos da mesma forma. Pedra é que nunca misturei
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Engodo
« Responder #3 em: 22:51 Sábado, 05 de Agosto de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia,

Sei que é um assunto polémico e que cada um faz como sabe/quer e já sei de antemão que haverá quem diga que está tudo errado.
Na verdade, a maior parte das vezes nem utilizo engodo. Prefiro atirar beliscos do isco que estiver a usar a usar engodo, mas isto sou eu que não gosto de ter o carro a cheirar a "pesca".
Quando faço engodo, faco-o sempre no local onde vou pescar.
No meu caso, uso a sardinha inteira, fresca de preferência mas se não houver ou for muito caro como é o caso a congelada também serve.
Lavo as sardinhas com água do mar e só tiro as escamas antes de as moer.
Se for para pescar sargos faço a papa fina (muito bem moída). Se pensar que também posso apanhar robalos deixo a papa mais grossa (com bocados grandes de sardinha). Se for para uma desportiva tipo taínha/carapau/salema, etc misturo um pouco de óleo de sardinha e pão, para que algum do engodo fique à superficie/meia água.
Se o mar estiver a correr muito e o pesqueiro for fundo custumo por calhaus pequenos na massa (pedras tipo gravilha com cerca de 5 mm a 1 cm) ou mesmo areia. É importante que sejam apanhados onde fores pescar.
Se o pesqueiro for raso ou pouco fundo (1 metro ou 2 metros) não misturo nada.

Esta é a minha "técnica" e sei que resulta (quando apanho peixe  ;D ;D ;D ;D ;D), espero ter ajudado.



É uma boa partilha. Dá sempre jeito para quem necessita de fazer e não tem experiência.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Pedro Gonçalves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 128
  • Agradecido: 9 vezes
    • Costa alentejana
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:23 Quinta, 03 de Janeiro de 2019
Re: Engodo
« Responder #4 em: 03:57 Domingo, 06 de Agosto de 2023 »
Concordo, mesmo para quem tem experiência muitas vezes há algo diferente do que conhecemos
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]