collapse

Autor Tópico: A minha 1ª Jornada  (Lida 498 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jmnsilva

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 62
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:27 Quinta, 22 de Junho de 2023
A minha 1ª Jornada
« em: 19:41 Sexta, 21 de Julho de 2023 »
Olá a todos

Finalmente chegou o dia de ir a primeira vez pescar. Como não conheço ninguem aqui na zona de Aveiro aventurei-me sozinho.
Cheguei ao local e começo a fazer a montagem. Preparo-me para fazer o lançamento e reparo que me esqueci de por uma olivete junto ao anzol. Nada de grave, refiz o estralho, isquei e toca a fazer o lançamento. Até aqui tudo bem, a boia cai na agua e a linha continuou a sair do carreto que quando fechei a alça do carreto já tinha um emaranhado de fio.
Após alguns minutos la consegui por a coisa normal. Vou para fazer  o 2º lançamento e acontece o mesmo, desta vez ja fui mais rapido a fechar a alça do carreto mas ainda assim saiu algum fio e nos lançamento seguintes continuava sempre a sair fio a mais.

Ao fim de 3h dei por fim a minha jornada.

Tive alguns toques mas não consegui ferrar o peixe, um escaldão nos braços, disse adeus a uma boia porque o nó do destorcedor cedeu, mas sai de lá com um sorriso na cara e pronto para regressar.

Em relação ao fio continuar a sair do carreto no lançamento, sera que sou eu que não estou a fazer o lançamento da maneira mais correcta ou sera que coloquei mal o fio no carreto. Quando enchi o carreto coloquei a bobine na posição vertical e pus o nylon a passar no meio de um livro para criar alguma tensão.

Obrigado
Daiwa Emblem Surf Type-R KW 33 423 AF / Shimano Ultegra 14000XSE
Daiwa Liberty Surf 33 420AF / Shimano Ultegra 14000XSE
 

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: A minha 1ª Jornada
« Responder #1 em: 01:17 Sábado, 22 de Julho de 2023 »
Boas, quanto ao fio continuar a sair do carreto tem vários fatores, não estar devidamente apertado, ser de um diâmetro alto (0,40 ou mais) ou, e estou mais inclinado para este, o vento.
Perder material é o mais normal.
Quando comecei a pescar aos sargos na primeira vez perdi e estraguei 4 ou 5 bóias. Só perdeste uma já não é mau.
De resto é ir praticando e usufruindo.
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 189
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: A minha 1ª Jornada
« Responder #2 em: 01:45 Sábado, 22 de Julho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá a todos

Finalmente chegou o dia de ir a primeira vez pescar. Como não conheço ninguem aqui na zona de Aveiro aventurei-me sozinho.
Cheguei ao local e começo a fazer a montagem. Preparo-me para fazer o lançamento e reparo que me esqueci de por uma olivete junto ao anzol. Nada de grave, refiz o estralho, isquei e toca a fazer o lançamento. Até aqui tudo bem, a boia cai na agua e a linha continuou a sair do carreto que quando fechei a alça do carreto já tinha um emaranhado de fio.
Após alguns minutos la consegui por a coisa normal. Vou para fazer  o 2º lançamento e acontece o mesmo, desta vez ja fui mais rapido a fechar a alça do carreto mas ainda assim saiu algum fio e nos lançamento seguintes continuava sempre a sair fio a mais.

Ao fim de 3h dei por fim a minha jornada.

Tive alguns toques mas não consegui ferrar o peixe, um escaldão nos braços, disse adeus a uma boia porque o nó do destorcedor cedeu, mas sai de lá com um sorriso na cara e pronto para regressar.

Em relação ao fio continuar a sair do carreto no lançamento, sera que sou eu que não estou a fazer o lançamento da maneira mais correcta ou sera que coloquei mal o fio no carreto. Quando enchi o carreto coloquei a bobine na posição vertical e pus o nylon a passar no meio de um livro para criar alguma tensão.

Obrigado



manda uma foto do carreto, nao terás demasiado cheio?
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline Paulo Fachadas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 17 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:18 Sexta, 14 de Dezembro de 2018
Re: A minha 1ª Jornada
« Responder #3 em: 13:32 Sábado, 22 de Julho de 2023 »
Eu meto sempre a boia no fio do carreto e depois o destrocedor, do destrocedor para baixo sai o estralho em fio mais fino, se houver alguma prisão perco só o estralho com o anzol e a boia vem para cima, se quiser subir ou descer o estralho vou ajustando a boia no fio do carreto, a chumbada vou adaptando se quiser a bater no anzol deixo a correr no estralho caso contrário fica entre a boia e o destrocedor no fio do carreto! Normalmente tendo a chumbada no fio do carreto se meto uma oliva pequena a bater no anzol ao lançar faz tipo hélice e enrola tudo, então ou meto o chumbo no estralho ou no fio do carreto nunca nos 2 lados! Não é uma pesca que tenha grande experiência mas foi assim que me adaptei! Quanto a cabeleira no carreto como os colegas referiram a mim parece que ou tens o carreto muito cheio ou fio muito fino ou as 2 coisas! Espero ter ajudado em alguma coisa!
Surfcasting:
Shimano Ultegra Surf 450BXG-G - Daiwa Windcast Z5000
Shimano Super Aero Technium 450BX-H - Tubertini KARMA 1000
Boia/chumbadinha: Barros Maestro 5M - Tubertini Drex 6000
Buldo/borracha: Barros Robaliza 3.9M - Tubertini AP Power Yellow 6000
Barco: Barros Aventura Boat 300
 

Offline jmnsilva

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 62
  • Agradecido: 12 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:27 Quinta, 22 de Junho de 2023
Re: A minha 1ª Jornada
« Responder #4 em: 21:06 Domingo, 23 de Julho de 2023 »
Aqui fica a foto do carreto. Está com linha 0.30

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A montagem na linha do carreto tinha um travão e uma missanga seguido da boia de 35gr, depois um chumbo de 25gr um missanga e um destorcedor. No outro lado do destorcedor tinha o estralho com fluorcarbono e uma pequena olivete de 4gr e o anzol.
Quando disse que cedeu no nó do destorcedor foi quando cedeu a ponta do fio do carreto notava-se que era la que tinha sido dado o nó porque o fio estava todo marcado. De certeza que foi mal feito. 
Daiwa Emblem Surf Type-R KW 33 423 AF / Shimano Ultegra 14000XSE
Daiwa Liberty Surf 33 420AF / Shimano Ultegra 14000XSE
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A minha 1ª Jornada
« Responder #5 em: 16:00 Segunda, 24 de Julho de 2023 »
Acho que têm mesmo a ver com o lançamento.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: A minha 1ª Jornada
« Responder #6 em: 16:29 Segunda, 24 de Julho de 2023 »
Assim que a boia cai na agua é fechar a asa de cesto, e verificar se há alguma laçada de fio que tenha ficado fora da bobine para quando começar a esticar o fio não fiquem voltas fora da bobine.

Isso vem da prática, é normal que não corra tudo bem ao inicio. O carreto não parece estar cheio de mais, e como disse o rider muito provavelmente tem a ver com a forma como é feito o lançamento. 
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]