collapse

Autor Tópico: multifilamento pesca á boia?  (Lida 771 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3306
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
multifilamento pesca á boia?
« em: 19:34 Segunda, 03 de Julho de 2023 »
boas

é viável a utilização de linha multifilar na modalidade de pesca á boia em pesqueiros ao nível do mar ou um pouco mais altos?

pergunto porque comprei uma cana de boia de 4m para me entreter aqui pela zona ribeirinha do Tejo o carreto que a tenciono casar a cana  é um daiwa 3000 LT que tenho usado em spinning ligeiro e está cheio com multifilamento 0,16 a minha ideia era usar assim com uma ponta de fluor carbono de cerca de 1m de comprimento

 :hummm: :hummm:
Abraço
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: multifilamento pesca á boia?
« Responder #1 em: 20:41 Segunda, 03 de Julho de 2023 »
Eu colocaria uns metros de nylon até mesmo para o isco ficar mais natural.
Eu experimentei e até acontecer a primeira prisao foi um espectáculo  ::) ;D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3306
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: multifilamento pesca á boia?
« Responder #2 em: 21:02 Segunda, 03 de Julho de 2023 »
Quando. Prendeu partiu por onde?
Estavas a pescar só com multifilamento sem um terminal em Nilon ou fluorcarbono?
« Última modificação: 21:04 Segunda, 03 de Julho de 2023 por ze carlos »
Abraço
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: multifilamento pesca á boia?
« Responder #3 em: 21:10 Segunda, 03 de Julho de 2023 »
Eu penso que se não houver pedras daquelas mariscadas que agarrem a linha com as ondas e o vento deve dar.

O multifilamento se toca nessas pedras fica logo agarrado, parece que tem iman.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3306
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: multifilamento pesca á boia?
« Responder #4 em: 21:21 Segunda, 03 de Julho de 2023 »
é para pescar aqui pela zona da linha rente ao mar ou em pouca altura nas pedras dos circuitos pedonais poucas ou nenhumas pedras dessas tem a não ser no fundo em caso de prisão parte sempre pelo nó de união ou no empate do anzol ou seja no Nilon ou fluorcarbono no fundo é uma montagem de spinning adaptado á boia  :D
Abraço
 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 178
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: multifilamento pesca á boia?
« Responder #5 em: 01:59 Terça, 04 de Julho de 2023 »
Pesquei uns bons meses à boia com o mesmo carreto e multifilar 0.16 da daiwa.

É praticável,  no entanto, já não o faço porque na minha opinião não é ideal em certas situações.

A primeira razão é obviamente a pedra como o resto da malta referiu. O multifilar, se vai à pedra tem tendência a agarrar. Se for pedra com superfície afiada, ou cheia de mexilhão/cracas, corta com facilidade.

No entanto, na minha opinião o maior problema com o multifilar é o facto do o mesmo ensopar e assentar em cima da água.
E especialmente em pesqueiros mais ao nível do mar, pelo menos na minha experiência, quando o multi assenta em cima da água ao ferrar faz atrito, o que diminui significativamente a velocidade e eficácia da ferragem. O nylon nunca me deu esse problema.

Também desconfio que na pesca em altura, a elasticidade do nylon amortece um pouco o peso do peixe na subida e resulta em menos peixe a cair lá em baixo. É um factor maior para peixes com bocas frágeis tipo carapau, ainda assim um factor.

Por isso na minha opinião,  sim podes e consegues pescar com multi e um estralho de nylon ou fluor.

Mas é mais eficaz e confortável pescar com nylon directo ou nylon com estralho nylon/fluor.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: multifilamento pesca á boia?
« Responder #6 em: 06:33 Terça, 04 de Julho de 2023 »
Uso um bom fluocoated no carreto, para certas situações não gosto do multi nesse tipo de pesca.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3306
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: multifilamento pesca á boia?
« Responder #7 em: 21:27 Terça, 04 de Julho de 2023 »
boas

fui hoje experimentar e funciona pelo menos nos sitios em que pretendo fazer esta pesca

alcorrazes há muitos
 vi  petinga ou peixe rei não consegui verificar o que era, mas passam em cardumes grandes
Abraço
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: multifilamento pesca á boia?
« Responder #8 em: 10:18 Quarta, 05 de Julho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas

é viável a utilização de linha multifilar na modalidade de pesca á boia em pesqueiros ao nível do mar ou um pouco mais altos?

pergunto porque comprei uma cana de boia de 4m para me entreter aqui pela zona ribeirinha do Tejo o carreto que a tenciono casar a cana  é um daiwa 3000 LT que tenho usado em spinning ligeiro e está cheio com multifilamento 0,16 a minha ideia era usar assim com uma ponta de fluor carbono de cerca de 1m de comprimento

 :hummm: :hummm:


Sem qualquer margem de duvidas, essa questão, ao uso de multifilamento, só merece adaptação pela tua parte, e um carreto com um ratio com nunca menos de 5.5, para assim poder safar com mais facilidade da pedra. Pesco dentro da Ria de Aveiro, e pescar com mono, só me serviu de lição por uma vez, depois disso, sempre multi: muito mais sensibilidade e rapidez na ferragem, porque a elasticidade, simplesmente não existe.
Relativamente ao tamanho dos estralhos que ligam o anzol, vão aparecer-te muitas situações, que te vão fazer mudar de tamanhos. Sim, já pesquei com estralhos de 5/6m em bóias de correr.
A pesca nunca foi, nem nunca será uma ciência exata, por este motivo, numa jornada de pesca, quando existe a difilcudade de sentir peixe, temos que meter mãos à obra, e ir variando alguma coisa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3306
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: multifilamento pesca á boia?
« Responder #9 em: 14:08 Quarta, 05 de Julho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas

é viável a utilização de linha multifilar na modalidade de pesca á boia em pesqueiros ao nível do mar ou um pouco mais altos?

pergunto porque comprei uma cana de boia de 4m para me entreter aqui pela zona ribeirinha do Tejo o carreto que a tenciono casar a cana  é um daiwa 3000 LT que tenho usado em spinning ligeiro e está cheio com multifilamento 0,16 a minha ideia era usar assim com uma ponta de fluor carbono de cerca de 1m de comprimento

 :hummm: :hummm:


Sem qualquer margem de duvidas, essa questão, ao uso de multifilamento, só merece adaptação pela tua parte, e um carreto com um ratio com nunca menos de 5.5, para assim poder safar com mais facilidade da pedra. Pesco dentro da Ria de Aveiro, e pescar com mono, só me serviu de lição por uma vez, depois disso, sempre multi: muito mais sensibilidade e rapidez na ferragem, porque a elasticidade, simplesmente não existe.
Relativamente ao tamanho dos estralhos que ligam o anzol, vão aparecer-te muitas situações, que te vão fazer mudar de tamanhos. Sim, já pesquei com estralhos de 5/6m em bóias de correr.
A pesca nunca foi, nem nunca será uma ciência exata, por este motivo, numa jornada de pesca, quando existe a difilcudade de sentir peixe, temos que meter mãos à obra, e ir variando alguma coisa.

Exatamente
Quis experimentar assim porque á muitos anos atrás fazia pesca embarcada quando começou a aparecer o fio entrançado de 4 linhas , inicialmente não me dava muito bem com aquilo porque até o bater da chumbada no fundo me parecia toque de peixe era ver o pessoal constantemente manda para baixo puxa para cima 🤪 depois de adaptado ninguém queria outra coisa por causa da sua sensibilidade por falta de elasticidade
Adaptado a esta pesca que pretendo para já vejo vários benefícios a ferragem e só apanhei peixes do tamanho de 1 dedo foi mais fácil de apanhar do que retirar o anzol para os deitar á água como a linha não tem memória mantém se mais tensa principalmente depois de molhada o que faz com o lançamento seja mais preciso a boia que utilizei foi uma boia tipo peão fixo de 10gr
Abraço
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: multifilamento pesca á boia?
« Responder #10 em: 17:19 Quarta, 05 de Julho de 2023 »
Só pesco ao pião ao sargo, na Galiza principalmente e, meia dúzia de vezes no molhe norte de Aveiro.
Das dezenas de pescadores que conheço que também fazem esta pesca, não me recordo de ter visto um único que não use multifilamento.
Na minha opinião, tal como já foi referido, permite ter mais sensibilidade ao toque, ferrar mais rápido e, muito útil com a famosa nortada, pescar muito mais fino, logo menos resistência ao vento.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fabilx, ze carlos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3306
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: multifilamento pesca á boia?
« Responder #11 em: 19:07 Quarta, 05 de Julho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Só pesco ao pião ao sargo, na Galiza principalmente e, meia dúzia de vezes no molhe norte de Aveiro.
Das dezenas de pescadores que conheço que também fazem esta pesca, não me recordo de ter visto um único que não use multifilamento.
Na minha opinião, tal como já foi referido, permite ter mais sensibilidade ao toque, ferrar mais rápido e, muito útil com a famosa nortada, pescar muito mais fino, logo menos resistência ao vento.

eu uso 0,16, ontem esteve um bocado de vento um pouco acima dos 20 km hora e não incomodou minimamente, nem a boia desatou a correr empurrada pelo vento
« Última modificação: 19:09 Quarta, 05 de Julho de 2023 por ze carlos »
Abraço
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19610
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: multifilamento pesca á boia?
« Responder #12 em: 15:44 Domingo, 09 de Julho de 2023 »

 Também acho que deves usar o multifilamento, é só uma questão de adaptação para quem não está habituado.

 É mais seguro e tem uma ferragem bem mais rápida.

  Força. :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3306
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: multifilamento pesca á boia?
« Responder #13 em: 20:18 Domingo, 09 de Julho de 2023 »
 :fixe:
Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]