collapse

Autor Tópico: peixe e moluscos produzido em aquicultura  (Lida 1265 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 189
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: peixe e moluscos produzido em aquicultura
« Responder #15 em: 23:30 Quarta, 28 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
maior parte dos juvenis que são comprados pelas empresas de aquacultura são de origem francesa, grega, etc.. É preciso haver estudos genéticos de base.
É preciso é saber para onde vai o dinheiro das licenças, porque para fiscalização, melhoramento dos acessos, estudos, etc.. não é de cer


Vinha referir o RIAS....Não é só vir para os fóruns paguejar sem antes nos informarmos.



comentario desnecessario?
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 189
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: peixe e moluscos produzido em aquicultura
« Responder #16 em: 23:56 Quarta, 28 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Este assunto é inteiramente, gostava de ver alguém da área a explicar. A verdade é que em documentaeios sobre animais ao longo dos anos fui absorvendo algumas explicações, sendo que a luta pela sobrevivência e6a capacidade de se alimentar é quase sempre a dificuldade de um animal de cativeiro que se solta...


os peixes no geral são animais de adaptação muito rápida. Muito diferente de outros animais (especialmente se comparados a mamiferos) que simplesmente se soltem. Acredito que neste momento na nossa costa não existam mais peixes por uma simples razão - pesca excessiva. E esta é a realidade da coisa. Ceifando toneladas diariamente é bem normal que a fauna esteja como esteja. E quanto maior este "inbalance", mais brechas abre a que novas especies venham, e isto é um ciclo vicioso que vai continuar sempre, enquanto se mexer no mar à escala que se está a mexer. Não foi alimento propriamente dito que diminuiu...  Quando falo de alimento, falo de fitoplancton - zooplancton, pequenos crustaceos e inverterbrados.   Que sirva de exemplo a tainha, será que existem menos que há 50 anos? Eu nao sei, nessa altura eu ainda nao era nascido, quanto mais pescar, mas dá-mpelo menos a ideia que continua igualmente abundante... e será que até não houve um aumento da população desta mesma especie? Dado que os peixes que a predam têm sido constantemente ceifados?

Produção de peixe em larga escala em aquicultura... Acho que existe aqui uma oportunidade excelente para fazer o bem onde se fez o mal. Desde que se faça bem feito

Despejo aqui um bocado do meu pensamento, é só uma maneira de ver as coisas, bem haja!
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: peixe e moluscos produzido em aquicultura
« Responder #17 em: 13:51 Quinta, 29 de Junho de 2023 »
Gostei. Não tenho conhecimento ao nível científico para saber destes processos, mas seria muito importante poder libertar peixe para podermos melhorar a qtd de pescado.

Agora, claro que tudo tem custos, eu entendo isso, mas o que fazem com o dinheiro das licenças? Usem no bem.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline pedrosiva

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 99
  • Agradecido: 17 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:38 Sábado, 26 de Agosto de 2017
Re: peixe e moluscos produzido em aquicultura
« Responder #18 em: 14:53 Quinta, 29 de Junho de 2023 »
Boa tarde a todos, não sendo eu da área,  tenho em casa uma bióloga marinha, pelo que falamos a inserção de peixe de aquacultura no mar é limitado legalmente, em Portugal praticamente não existem maternidades, os juvenis são quase todos importados, por vezes de países que não cumprem as normas europeias.
Apesar das dezenas de biólogos no desemprego as explorações têm praticamente pessoal que nem fala o Português e praticamente explorado,  existindo com o meu conhecimento mortalidade de mesmo muitas toneladas de peixe.
Cumprimentos
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 189
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: peixe e moluscos produzido em aquicultura
« Responder #19 em: 02:56 Sexta, 30 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Gostei. Não tenho conhecimento ao nível científico para saber destes processos, mas seria muito importante poder libertar peixe para podermos melhorar a qtd de pescado.

Agora, claro que tudo tem custos, eu entendo isso, mas o que fazem com o dinheiro das licenças? Usem no bem.

Ora ai está outro ponto muito engraçado.

Ja pensaram no que acontecesse se daqui a 5 anos houvesse o triplo do pescado no mar? A que preço se venderia o peixe cultivado? E quantos euros a menos ganhava essa malta? É como digo éfalta de vontade, nao só na falta de vontade de fazer por causa dos custos, mas também por causa dos custos.......... tudo bem que o fim de uma empresa é o lucro (até está no codigo comercial)....  voltamos à conversa de sempre, o guito das licencas vai para onde ? Qual é o fim do nosso estado?
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

 

* Tópicos Recentes

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]