collapse

Autor Tópico: Portaria  (Lida 2015 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline manuel

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Agradecido: 26 vezes
    • charneca
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:37 Terça, 31 de Dezembro de 2013
Re: Portaria
« Responder #30 em: 13:39 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
Filipe, uma das situações que esteve no ar, foi aquele novo grupo se juntar a associação existente mas parece que foi só confusões, bocas, acusações. Também me chegaram a dizer que não havia entendido entre as partes. A verdade é que esse tal grupo não durou nadinha, foi só show off.
Compreendo o que dizes, mas qual seria solução?
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria
« Responder #31 em: 13:53 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Filipe, uma das situações que esteve no ar, foi aquele novo grupo se juntar a associação existente mas parece que foi só confusões, bocas, acusações. Também me chegaram a dizer que não havia entendido entre as partes. A verdade é que esse tal grupo não durou nadinha, foi só show off.
Compreendo o que dizes, mas qual seria solução?

Já escrevi qual seria a solução ( para a minha forma de ver claro)... Esquecerem egos, interesses, agarrarem se ao que é ou devia ser comum a todos e trabalhar em prol disso.
Esquecer acusações, não entrar em linguagem ordinária...

Não tenho pachorra nenhuma para politiquices, perder tempo com isso esquece! Também não aponto o dedo a ninguém de forma directa.
Acredito que perderam na altura uma boa hipótese de se fazer algo positivo, mas lá vieram ao de cima outras porcarias. Enfim. As pessoas que comigo conviveram, sabem a minha opinião sobre tudo o que se passou e o que não devia ter acontecido. Se não puserem nunca de lado cenas que em nada nos levam a bom porto, não vejo grande futuro para nada.

Deixa ver... Deixem as leis sair e logo se vê o que surge.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Portaria
« Responder #32 em: 14:54 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
a melhor forma de resolver quanto a mim é, tal qual como foi com as gasolineiras na altura em que tivemos que ficar obrigatoriamente em casa durante duas semanas e praticamente ninguém foi colocar combustível no carro e que passado uns dias a industria petrolífera começou a miar  porque os euros deixaram de entrar
se deixarmos de pagar as licenças durante uns tempos como forma de protesto e tocarmos onde mais doí que é os bolsos ou cofres onde esse dinheiro entra talvez haja impacto e mudança, mas para isso teria que haver a tal união que não existe e a meu ver nunca existirá pelos diversos motivos que todos sabemos ou conhecemos...
Abraço
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Portaria
« Responder #33 em: 14:56 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O futuro da pesca lúdica parece-me muito semelhante ao que é a atualidade da caça ou para lá caminha.

Sempre foi à grande e à francesa (não só nas espécies que se mata em caça mas no total desleixo com o meio ambiente que leva as mesmas a morrerem) não se pôs mão quando se devia, e passou-se para fiscalização apertadíssima, em que o objetivo muitas vezes é mesmo a caça à multa.
A caça continua a ser cada vez mais escassa, e para se poder caçar alguma coisa que se veja é preciso ser animais de aviário e que muitas vezes serve apenas para encher os bolsos de alguns.
Os defesos existem, e ainda assim já não é suficiente porque já foram tarde de mais, com todos os outros fatores à mistura que contribuem para que as espécies não conseguiam repor as perdas.
Quem quer transgredir fá-lo na mesma, muda de espécie como o filipe bem falou, as licenças tenho para mim que vão começar a subir e as condições vão sendo as mesmas, e o dinheiro não se sabe bem em que é usado.
E todo um sem fim de coisas que poderia estar a enumerar aqui, acho que era necessário fazer alguma coisa, mas o que vai ser feito como disse parece-me o mesmo que foi feito com a caça, gera-se um negócio, proíbe-se um monte coisas passa-se a pagar e bem, o dinheiro é usado sabe-se lá onde as condições vão ser exatamente as mesmas e o declínio das espécies vai continuar.

Espero estar enganado e desculpa por estar a fazer esta comparação com a caça, mas comecei a caçar à pouco tempo e nunca imaginei que fosse o que é, e temo que a pesca lúdica venha a ser exatamente o mesmo. Estes estudos parecem-me realmente importantes se for com o verdadeiro objetivo de preservar, mas como em tudo há sempre alguém que vai pegar nisto e ver aqui um boa oportunidade de "negócio".

Se não pensarem a pesca de forma inteligente sim. Será algo do género. Não direi igual porque ao contrário dos terrenos, o mar não dá para se controlar de forma igual. É só irresponsabilidade e interesses, não conseguem ao menos tentar fazer as coisas bem. Desilude me obviamente ver a forma como tudo é gerado e gerido.

Formem pessoas.
Pensem de uma maneira coerente o que devem fazer, e talvez ainda se consiga evitar alguns problemas futuros.

O teu exemplo da caça tem a sua lógica principalmente na prova em como só as proibições por si não resolvem. Não podem fazer as coisas sem nexo e fora de tempo.
Existem espécies que felizmente existem em abundância, outras ainda com boas quantidades.

Algo que defendo é para algumas espécies pensarem em subir bastante as medidas mínimas.
Em casos de peixes como a Corvina, que atinge tamanhos grandes, porque não ser por número de exemplares.
Em vez de matarem várias das pequenas, as pessoas tentarem levar por exemplo 3 como limite. Talvez ajudasse a se limitar matanças e se procurasse capturas melhores  de peixes adultos... Entretanto os pequenos criavam e reproduziam. São meras ideias, mas algo deve ser feito.

Seria a meu ver a melhor forma de tentar proteger as espécies, teriam de fazer estudos a sério para tentar perceber as quantidades, e serem coisas revistas regularmente.
E inclusive ser parada a pesca de certas espécies se fosse preciso durante um ano ou dois, claro está para todos.

É aguardar e ver no que vai dar, mas certamente vai deixar muita gente indignada e revoltada. É o que é.
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Portaria
« Responder #34 em: 15:08 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
a melhor forma de resolver quanto a mim é, tal qual como foi com as gasolineiras na altura em que tivemos que ficar obrigatoriamente em casa durante duas semanas e praticamente ninguém foi colocar combustível no carro e que passado uns dias a industria petrolífera começou a miar  porque os euros deixaram de entrar
se deixarmos de pagar as licenças durante uns tempos como forma de protesto e tocarmos onde mais doí que é os bolsos ou cofres onde esse dinheiro entra talvez haja impacto e mudança, mas para isso teria que haver a tal união que não existe e a meu ver nunca existirá pelos diversos motivos que todos sabemos ou conhecemos...

Acho que é melhor para a DGRM que a malta deixe de pagar as licenças, porque o valor das multas é muito superior ao valor da licença...
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline cmov

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 10 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:49 Quarta, 20 de Outubro de 2021
Re: Portaria
« Responder #35 em: 15:20 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
z de matarem várias das pequenas, as pessoas tentarem levar por exemplo 3 como limite. Talvez ajudasse a se limitar matanças e se procurasse capturas melhores  de peixes adultos... Entretanto os pequenos criavam e reproduziam. São meras ideias, m

Boas!

Só queria deixar aqui o exemplo do que esta a acontecer um pouco por toda a europa com algumas especies.
Deixo o exemplo da Irelanda:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Nem vou falar no 36cm porque já está farto de ser comentado aqui pelo forum...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria
« Responder #36 em: 15:28 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
z de matarem várias das pequenas, as pessoas tentarem levar por exemplo 3 como limite. Talvez ajudasse a se limitar matanças e se procurasse capturas melhores  de peixes adultos... Entretanto os pequenos criavam e reproduziam. São meras ideias, m

Boas!

Só queria deixar aqui o exemplo do que esta a acontecer um pouco por toda a europa com algumas especies.
Deixo o exemplo da Irelanda:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Nem vou falar no 36cm porque já está farto de ser comentado aqui pelo forum...


Sabes que não vejo esses exemplos como positivos, mas como a prova da falta de capacidade de quem gere a área para tomar medidas em tempo certo. O que se passa em alguns países é a prova de que algo falhou. A proibição é a prova da falta de capacidade em gerir.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Portaria
« Responder #37 em: 15:39 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
a melhor forma de resolver quanto a mim é, tal qual como foi com as gasolineiras na altura em que tivemos que ficar obrigatoriamente em casa durante duas semanas e praticamente ninguém foi colocar combustível no carro e que passado uns dias a industria petrolífera começou a miar  porque os euros deixaram de entrar
se deixarmos de pagar as licenças durante uns tempos como forma de protesto e tocarmos onde mais doí que é os bolsos ou cofres onde esse dinheiro entra talvez haja impacto e mudança, mas para isso teria que haver a tal união que não existe e a meu ver nunca existirá pelos diversos motivos que todos sabemos ou conhecemos...

Acho que é melhor para a DGRM que a malta deixe de pagar as licenças, porque o valor das multas é muito superior ao valor da licença...

se não há quem fiscalize como vão passar a multa?
a falta de fiscalização a meu ver é um dos problemas para que tenhamos chegado ao ponto em que estamos pelos diversos motivos, talvez até porque para haver quem fiscalize tem que haver dinheiro para pagar a quem o faça seja gnr ou outra entidade qualquer
Abraço
 

Offline cmov

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 10 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:49 Quarta, 20 de Outubro de 2021
Re: Portaria
« Responder #38 em: 16:22 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
z de matarem várias das pequenas, as pessoas tentarem levar por exemplo 3 como limite. Talvez ajudasse a se limitar matanças e se procurasse capturas melhores  de peixes adultos... Entretanto os pequenos criavam e reproduziam. São meras ideias, m

Boas!

Só queria deixar aqui o exemplo do que esta a acontecer um pouco por toda a europa com algumas especies.
Deixo o exemplo da Irelanda:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Nem vou falar no 36cm porque já está farto de ser comentado aqui pelo forum...


Sabes que não vejo esses exemplos como positivos, mas como a prova da falta de capacidade de quem gere a área para tomar medidas em tempo certo. O que se passa em alguns países é a prova de que algo falhou. A proibição é a prova da falta de capacidade em gerir.


De acordo. Evidentemente que quando tens de adoptar medidas restritivas, significa que algo falhou. O ideal seria nunca ser necessário ter de aplicar restrições, mas pior que isso seria assumir e perceber o problema e nao fazer nada para corrigir.

 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria
« Responder #39 em: 16:55 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
z de matarem várias das pequenas, as pessoas tentarem levar por exemplo 3 como limite. Talvez ajudasse a se limitar matanças e se procurasse capturas melhores  de peixes adultos... Entretanto os pequenos criavam e reproduziam. São meras ideias, m

Boas!

Só queria deixar aqui o exemplo do que esta a acontecer um pouco por toda a europa com algumas especies.
Deixo o exemplo da Irelanda:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Nem vou falar no 36cm porque já está farto de ser comentado aqui pelo forum...


Sabes que não vejo esses exemplos como positivos, mas como a prova da falta de capacidade de quem gere a área para tomar medidas em tempo certo. O que se passa em alguns países é a prova de que algo falhou. A proibição é a prova da falta de capacidade em gerir.


De acordo. Evidentemente que quando tens de adoptar medidas restritivas, significa que algo falhou. O ideal seria nunca ser necessário ter de aplicar restrições, mas pior que isso seria assumir e perceber o problema e nao fazer nada para corrigir.


Concordo que não havendo nada a fazer se deve actuar. Mas em Portugal em muitas espécies há sim. Se actuarem com tempo pode se evitar mais proibições.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Portaria
« Responder #40 em: 17:10 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
eis um bom exemplo daquilo que é a pesca ludica e provavelmente na qual se baseia esta portaria

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

os comentários são no mínimo hilariantes, mas são uma boa percentagem da realidade que temos

nota- alguns conteúdos podem ferir suscetibilidades
« Última modificação: 17:12 Sexta, 16 de Junho de 2023 por ze carlos »
Abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria
« Responder #41 em: 17:27 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
Sim são a realidade.
No face já não vou praticamente a grupos e postar nem pensar. Aprende se 0, constrói se 0, é só pessoal estúpido (falo de cenas ligadas a pesca) Não tenho paciência. Quando vejo que se devia evoluir e verifico que os fóruns de pesca foram quase todos substituidos por essas porcarias percebo o quanto estamos a andar ao contrário. Este fórum com os defeitos que possa ter é um oásis no deserto.
Aqui ao menos trocas impressões, evitamos grandes confusões... Enfim.

Como sei o que é ser moderador, até tenho pena dos moderadores desses grupos! É impossível controlar tanta gente sem um pingo de educação.

« Última modificação: 17:30 Sexta, 16 de Junho de 2023 por FilipePC »
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3307
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Portaria
« Responder #42 em: 17:42 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
Filipe mediante este exemplo que é apenas um entre alguns para não estar a generalizar, acho que seria bom começar pela formação dada por algum departamento criado para esse fim através da dgrm ou icnf por exemplo, tal qual como não se deve conduzir sem se estar habilitado para tal também não se deveria ter acesso há licença de pesca sem se estar habilitado é mais ou menos como dar a licença de uso e porte de arma a qualquer pessoa sem se saber se a pessoa reúne  as condições para tal, alguns dirão á mas nesse caso a maioria recorreria á ilegalidade, ok pois muito bem faça-se como no caso do cinto de segurança nos automóveis, quando passou a ser obrigatório todos refilaram e o estado acabou por arrecadar uma data de dinheiro em multas de quem foi renitente á ideia e nos quais me incluo, como me foram ao bolso 2 ou 3 vezes a ideia entranhou-se e hoje em dia o acto de colocar o cinto passou a ser um acto reflexo e normalíssimo   
infelizmente á coisas que só através de repressão é que passam á regra o que é típico do ser Umano  :D
Abraço
 

Offline AndreMatos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 93 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Quarta, 26 de Novembro de 2014
Re: Portaria
« Responder #43 em: 17:52 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
A pesca sempre foi um tema complexo devido ao contexto em que está inserida.

Ordenados baixos; uma atividade que quando praticada com algum saber tem potencial para gerar dinheiro/comida e a falta de fiscalização que existe ....

São condicionantes que reunidas está o prato feito para quem quer comer...

Este defeso é IMPORTANTE, tem de existir e será benéfico para a pesca. Agora se vai resultar??? Julgo que não..

Não temos os meios suficientes para fazer a fiscalização devida, quando chegar à altura da desova vai ser a mesma coisa de todos os anos, meixoeiras, redes colocadas a escassos metros das praias , e as lotas a abarrotar de robalo a ser vendido a 3€/kg carregado de ovas.... E agora pergunto-vos: o pescador ludico vai ficar de fora a ver???
Dúvido...

Enquanto o retorno for maior que a despesa será sempre compensatório...

Parece-me que quem tratou dos dados após os inquéritos não está ligado ao mundo da pesca, o que é uma pena, porque muitos destes dados foram claramente para gozo e deviam ser removido da equação. E isto também se aplica ao ministério das pescas, no dia em que escolherem uma pessoa com conhecimento de mar e que tenhas intenções de melhorar os mares Portugueses, boas medidas podem ser tomadas. Ou pelo menos, melhor ponderadas...
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Portaria
« Responder #44 em: 18:04 Sexta, 16 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Filipe mediante este exemplo que é apenas um entre alguns para não estar a generalizar, acho que seria bom começar pela formação dada por algum departamento criado para esse fim através da dgrm ou icnf por exemplo, tal qual como não se deve conduzir sem se estar habilitado para tal também não se deveria ter acesso há licença de pesca sem se estar habilitado é mais ou menos como dar a licença de uso e porte de arma a qualquer pessoa sem se saber se a pessoa reúne  as condições para tal, alguns dirão á mas nesse caso a maioria recorreria á ilegalidade, ok pois muito bem faça-se como no caso do cinto de segurança nos automóveis, quando passou a ser obrigatório todos refilaram e o estado acabou por arrecadar uma data de dinheiro em multas de quem foi renitente á ideia e nos quais me incluo, como me foram ao bolso 2 ou 3 vezes a ideia entranhou-se e hoje em dia o acto de colocar o cinto passou a ser um acto reflexo e normalíssimo   
infelizmente á coisas que só através de repressão é que passam á regra o que é típico do ser Umano  :D


O uso e porte de arma não é comparável mas sim a carta de caçador, e posso desde já dizer-lhe que em parte concordo com isso mas vale o vale, poderia ser importante para no mínimo as pessoas ficarem a saber as leis e conhecerem as espécies em teoria, mas como em tudo quem quer fazer mal faz, e quem quer estar legal faz por isso, e por se informar.

Ainda à uns tempos foi aqui falado que a dgrm poderia tentar na altura de tirar licença enviar um email, ou uma coisa qualquer como as informações mais importantes leis e espécies, uma coisa automática. Já era um principio
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]