collapse

Autor Tópico: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.  (Lida 742 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 11 vezes
  • Quem peixe procura, peixe acha
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« em: 10:06 Terça, 04 de Abril de 2023 »
Boas,
Quando não estou à pesca gosto de aprender sobre a mesma, ler artigos, posts no forum, ver vídeos de outros a praticar a mesma, etc...
E de tempos a tempos lá me aparece artigos ou videos dos companheiros da outra margem a pescar com montagens que me deixam intrigado.
Basicamente pelo que compreendi a maior parte das montagens desse pessoal, consistem no uso de nós no lugar de rotores e destorcedores (nós estilo dropper loop, nó em T) e em estralhos extremamente grossos e curtos, muitas vezes com grandes flutuadores fluorescentes junto aos anzóis. Por vezes estralhos de 15cm ou menos, basicamente o dropper loop e o anzol inserido no mesmo.
Chumbadas estilo garra e canas com menos de 3m, muitas vezes acompanhadas por carretos estilo baitcaster.
Ora isto deixa-me sempre um pouco perplexo, porque a ideia que tenho de montagens, é o uso de estralhos com no minimo 1 ou duas braçadas, feitos em fluorcarbono, uso de rotores, destorcedores, missangas e outros apetrechos que permitam o não enlear e um trabalhar mais suave da nossa pesca...canas maiores pra maiores lançamentos e elevar a linha, carretos estilo spinning com bobines de maior diâmetro pra mais saída da mesma...
Enfim dito isto, o que é que se passa do outro lado do oceano? Algum motivo por a pesca ser tão diferente da nossa? Alguém com mais experiência directa que me possa elucidar?
Isto não passa de curiosidade mas é algo que de tempo a tempo ao ver estes vídeos ponho-me a pensar e como sou curioso gostava de compreender um pouco melhor.
Agradecido!
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 191
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« Responder #1 em: 11:43 Terça, 04 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
Quando não estou à pesca gosto de aprender sobre a mesma, ler artigos, posts no forum, ver vídeos de outros a praticar a mesma, etc...
E de tempos a tempos lá me aparece artigos ou videos dos companheiros da outra margem a pescar com montagens que me deixam intrigado.
Basicamente pelo que compreendi a maior parte das montagens desse pessoal, consistem no uso de nós no lugar de rotores e destorcedores (nós estilo dropper loop, nó em T) e em estralhos extremamente grossos e curtos, muitas vezes com grandes flutuadores fluorescentes junto aos anzóis. Por vezes estralhos de 15cm ou menos, basicamente o dropper loop e o anzol inserido no mesmo.
Chumbadas estilo garra e canas com menos de 3m, muitas vezes acompanhadas por carretos estilo baitcaster.
Ora isto deixa-me sempre um pouco perplexo, porque a ideia que tenho de montagens, é o uso de estralhos com no minimo 1 ou duas braçadas, feitos em fluorcarbono, uso de rotores, destorcedores, missangas e outros apetrechos que permitam o não enlear e um trabalhar mais suave da nossa pesca...canas maiores pra maiores lançamentos e elevar a linha, carretos estilo spinning com bobines de maior diâmetro pra mais saída da mesma...
Enfim dito isto, o que é que se passa do outro lado do oceano? Algum motivo por a pesca ser tão diferente da nossa? Alguém com mais experiência directa que me possa elucidar?
Isto não passa de curiosidade mas é algo que de tempo a tempo ao ver estes vídeos ponho-me a pensar e como sou curioso gostava de compreender um pouco melhor.
Agradecido!


Isto é um tópico que eu procurava já  há algum tempo. Eu acho que esse tipo de montagens são para peixes específicos que eles têm lá mas que aqui são incomuns ou não existem. Caso do Pompano, ou Pampo (acho eu). em que eles fazem 3 estralhos curtinhos, com flutuadores amarelos ou alaranjados, para imitar as pulgas da areia.

Na Verdade já experimentei fazer esta montagem, sem colocar flutuadores, de facto não enleia nada nada, mas também é facto que não apanhei nada xd.Outra coisa que ainda não experimentei mas que me deixa curioso, é que eles adoram iscar tainha, e, tendo oportunidade, hei de experimentar aqui. Se alguém já experimentou que dê ai um feedback
Bom tópico, vou seguir atentamente
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 191
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« Responder #2 em: 11:48 Terça, 04 de Abril de 2023 »
Ainda acrescento mais uma. Eles lá usam Circle Hooks, anzóis autoferrantes, coisa que aqui nunca vi nem vender. já alguem experimentou aqui em PT?
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« Responder #3 em: 11:59 Terça, 04 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ainda acrescento mais uma. Eles lá usam Circle Hooks, anzóis autoferrantes, coisa que aqui nunca vi nem vender. já alguem experimentou aqui em PT?

Os circle hooks não têm o propósito de ser autoferrantes, mas sim impedir que o peixe embuche, ficando quase sempre preso pelo canto da boca facilitando a libertação.
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 191
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« Responder #4 em: 12:07 Terça, 04 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ainda acrescento mais uma. Eles lá usam Circle Hooks, anzóis autoferrantes, coisa que aqui nunca vi nem vender. já alguem experimentou aqui em PT?

Os circle hooks não têm o propósito de ser autoferrantes, mas sim impedir que o peixe embuche, ficando quase sempre preso pelo canto da boca facilitando a libertação.

sim,tenho noção disso, mas são anzóis que não necessitam do tal puxão, dai lhes chamar autoferrantes
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 11 vezes
  • Quem peixe procura, peixe acha
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Re: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« Responder #5 em: 13:51 Terça, 04 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
Quando não estou à pesca gosto de aprender sobre a mesma, ler artigos, posts no forum, ver vídeos de outros a praticar a mesma, etc...
E de tempos a tempos lá me aparece artigos ou videos dos companheiros da outra margem a pescar com montagens que me deixam intrigado.
Basicamente pelo que compreendi a maior parte das montagens desse pessoal, consistem no uso de nós no lugar de rotores e destorcedores (nós estilo dropper loop, nó em T) e em estralhos extremamente grossos e curtos, muitas vezes com grandes flutuadores fluorescentes junto aos anzóis. Por vezes estralhos de 15cm ou menos, basicamente o dropper loop e o anzol inserido no mesmo.
Chumbadas estilo garra e canas com menos de 3m, muitas vezes acompanhadas por carretos estilo baitcaster.
Ora isto deixa-me sempre um pouco perplexo, porque a ideia que tenho de montagens, é o uso de estralhos com no minimo 1 ou duas braçadas, feitos em fluorcarbono, uso de rotores, destorcedores, missangas e outros apetrechos que permitam o não enlear e um trabalhar mais suave da nossa pesca...canas maiores pra maiores lançamentos e elevar a linha, carretos estilo spinning com bobines de maior diâmetro pra mais saída da mesma...
Enfim dito isto, o que é que se passa do outro lado do oceano? Algum motivo por a pesca ser tão diferente da nossa? Alguém com mais experiência directa que me possa elucidar?
Isto não passa de curiosidade mas é algo que de tempo a tempo ao ver estes vídeos ponho-me a pensar e como sou curioso gostava de compreender um pouco melhor.
Agradecido!


Isto é um tópico que eu procurava já  há algum tempo. Eu acho que esse tipo de montagens são para peixes específicos que eles têm lá mas que aqui são incomuns ou não existem. Caso do Pompano, ou Pampo (acho eu). em que eles fazem 3 estralhos curtinhos, com flutuadores amarelos ou alaranjados, para imitar as pulgas da areia.

Na Verdade já experimentei fazer esta montagem, sem colocar flutuadores, de facto não enleia nada nada, mas também é facto que não apanhei nada xd.Outra coisa que ainda não experimentei mas que me deixa curioso, é que eles adoram iscar tainha, e, tendo oportunidade, hei de experimentar aqui. Se alguém já experimentou que dê ai um feedback
Bom tópico, vou seguir atentamente


Essa é outra, tambem tenho reparado que eles tendem mais a pescar com iscadas de peixe, bogas, tainhas e afins
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« Responder #6 em: 14:11 Terça, 04 de Abril de 2023 »
Cá tb se pesca com estralhos pequenos.. já vi vários vídeos no youtube de malta em Portugal que no máximo usa estralhos de 40cm.
Em Itália pesca às douradas em estuário com feeder e asticot.
Nos açores pesca-se aos sargos com frango e aqui no continente não..

Na pesca não existem certezas e esta versatilidade no meu ponto de vista é bastante interessante!  😉
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: WilsonQuasepescador, joaoisaacp

Offline Ernesto Lima

Re: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« Responder #7 em: 14:59 Terça, 04 de Abril de 2023 »
Boa tarde a todos.

Este tópico é bem interessante.

Não entendo nada de pesca de costa, seja a partir da areia, seja a partir de rocha, mas o interessante deste tópico é realçar a necessidade de fazer diferente, diversificar olhando o que se pretende pescar, e direcionar as ações de pesca, as iscas, as montagens, os materiais, entre outros fatores, para determinados exemplares. Até procurar outros pesqueiros para além daqueles onde todos pescam, muitas vezes só porque alguém lhes disse que eram os melhores, ou simplesmente porque sim.

Este tópico, para além disso, pode levar o Pessoal a pensar "fora da caixa", coisa que, pessoalmente, na pesca que faço, há muito tempo fui fazendo, fugindo às frases feitas do tipo: "..., hoje não há peixe"; "..., o peixe não comer comer"; "..., o peixe de tal só à profundidade tal, nesta época do ano"; "..., no sítio tal, só a isca tal é que apanha peixe"; e, tantas outras que, na minha opinião, auto limitam os pescadores que as proferem, assim como tendem também a limitar os pescadores que as ouvem, caso achem que os que as proferem são os "campeões lá do sítio".

Atendendo ao acima referido, por exemplo, em setúbal, há uns anos atrás, ninguém pescava às Douradas no rio com longueirão inteiro, só a minhoca, o casulo e os rabos de ganso capturavam Douradas, já em França assim se pescava há largos anos. Vejam só os anos que se perderam sem pescar Douradas maiores, só porque ninguém queria pescar "fora da caixa"; e tantos outros exemplos por esse país fora.

No sentido de complementar o que penso sobre o assunto, deixo-vos dois artigos que em tempos escrevi, talvez sirvam:

1. Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
2. Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Por tudo isto, só temos de pensar que, quando não capturamos, a culpa é nossa, muito simplesmente porque não conseguimos encontrar o melhor local, ou, por desconhecimento, não diversificámos o suficiente as técnicas, os materiais e as iscas em uso e sei lá mais o quê!?
Se não formos capazes de assumir a culpa de não ter conseguido, nunca vamos tentar melhorar, estudando o assunto, identificando erros, modificando, insistindo e assim continuando.

Outros, muitos exemplos, se poderiam aqui referir, talvez até desse um livro bem jeitoso e até com algum humor.

Espero ter contribuído para o que me pareceu poder ser o assunto mais sumarento do tópico - A nossa dificuldade em sair da zona de conforto, ou "as certezas dos campeões do sítio" - Muitos destes últimos, tão cheios do seu conhecimento, que durante algum tempo me induziram em erro..., até que, relativamente cedo, comecei a olhar para o lado quando falavam e respondendo por monólogos, enquanto ia pescando "fora da caixa". Quanto a resultados..., não têm sido nada maus e assim continuo nos dias que correm, assumindo sempre que, se não capturo a culpa é só minha, sem desculpas que considero bacocas.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 15:05 Terça, 04 de Abril de 2023 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, pereirajp, WilsonQuasepescador, Paulo Matos Silva, joaoisaacp

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 191
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« Responder #8 em: 22:26 Terça, 04 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cá tb se pesca com estralhos pequenos.. já vi vários vídeos no youtube de malta em Portugal que no máximo usa estralhos de 40cm.
Em Itália pesca às douradas em estuário com feeder e asticot.
Nos açores pesca-se aos sargos com frango e aqui no continente não..

Na pesca não existem certezas e esta versatilidade no meu ponto de vista é bastante interessante!  😉



Sem duvida, este fim de semana vai ser de laboratório, que ficou o bixinho de experimentar de novo
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 11 vezes
  • Quem peixe procura, peixe acha
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Re: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« Responder #9 em: 10:12 Quarta, 05 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em Itália pesca às douradas em estuário com feeder e asticot.
Interessante, não tinha mesmo ideia. Depois de uma breve pesquisa no youtube até encontrei este vídeo de um italiano a pesca com feeder e asticot.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo Matos Silva

Online MMagalhães

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 19 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:31 Quinta, 08 de Abril de 2021
Re: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« Responder #10 em: 22:08 Quarta, 05 de Abril de 2023 »
Video interessante
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 191
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« Responder #11 em: 22:41 Quarta, 05 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em Itália pesca às douradas em estuário com feeder e asticot.
Interessante, não tinha mesmo ideia. Depois de uma breve pesquisa no youtube até encontrei este vídeo de um italiano a pesca com feeder e asticot.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

e eu com o feeder em casa a apanhar pó xddd
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 

Offline WilsonQuasepescador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 191
  • Agradecido: 44 vezes
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
Re: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« Responder #12 em: 00:51 Quinta, 06 de Abril de 2023 »
Desculpem-me o spam no topico.

esta noite andava nas pesquisas e acabei por encontrar um site/artigo engraçado, e uma montagem semelhante.

Pode ser que seja interessante a quem não conheça, deixo aqui o link

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 11 vezes
  • Quem peixe procura, peixe acha
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Re: Montagens Surfcasting estilo E.U.A.
« Responder #13 em: 14:22 Quinta, 06 de Abril de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Desculpem-me o spam no topico.

esta noite andava nas pesquisas e acabei por encontrar um site/artigo engraçado, e uma montagem semelhante.

Pode ser que seja interessante a quem não conheça, deixo aqui o link

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Obrigado pela partilha Wilson, esse site também mostra alguns pesqueiros e tem tópicos bastante interessantes. Se tiveres curiosidade o Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre também é muito bom.
 

 

* Tópicos Recentes

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [Hoje às 19:56]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por plainas [Hoje às 17:41]

Finalmente tempo para lá ir por Rider [Hoje às 17:13]

baitcasting por g0ta [Hoje às 13:17]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [Hoje às 11:28]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]