collapse

Autor Tópico: O Início da Pesca  (Lida 487 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline RubenCosta08

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
  • O mais recente pescador..
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:36 Segunda, 20 de Março de 2023
O Início da Pesca
« em: 10:05 Segunda, 20 de Março de 2023 »
Boas a todos, mais uma vez.

Criei agora a cerca de uns minutos conta no fórum para poder abrir um tópico que me ajude a mim.
Tive a rondar muitos tópicos e são muito relativos em relação as minhas duvidas.
Desde já vou deixar o meu pedido de desculpas devido ao facto de não ter muito jeito para estas coisas de foruns e pela minha falta de conhecimento que vou acabar por exprimir nas minhas duvidas.

Bem basicamente surgiu em conversa entre amigos em irmos a pesca. Entretanto cheguei-me a frente e pedi a quem percebia se me poderia arranjar uma canita e um materialzito para iniciar. Algo básico que obviamente não afetasse o material do mesmo e nem fizesse falta.

--

Em termos de material, neste momento, tenho em posse uma cana SeaCoast 350 (penso que seja da decathlon), dois fios de pesca (1x sem logotipo, 1x Ocean Power de 0,35mm - 11,200kg), uns quantos anzóis sem medidas fixas (um punhado de anzóis, uns maiores que os outros), uns destorcedores , umas chumbadas de tamanhos aleatórios e 2x carretos (Penso que 1x seja um SP_50 com 3x rolamentos e o outro um de LR_70 com 1x rolamento).

E pronto, resumidamente a ideia seria ir para o Ginjal, Trafaria entres essas zonas (as zonas com mais aderência á pesca aqui). E gostava de obter umas informações a cerca do material necessário para estas zonas e os tamanhos de chumbadas, anzóis e etc... E ser realmente o material que tenho e é suficiente para estas zonas.

P.S - Também aceito dicas acerca de pesca dos mais informados e acerca de material que devo levar que me fará falta no processo.

Um bem haja a todos e muito obrigado ;)
Aprender não ocupa espaço..
 

Offline Zagaia

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 156
  • Agradecido: 100 vezes
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: O Início da Pesca
« Responder #1 em: 11:31 Segunda, 20 de Março de 2023 »
Bom dia e bem vindo,

Tudo o que apresentaste é muito vago no que respeita ao tipo de pesca que pretendes praticar.
Aconselho-te a falares com essa pessoa que "percebe" de pesca, que te possa levar com ele à pesca com ele afim de te ajudar, pois é a praticar que se aprende e pelo menos no principio é sempre bom ter pessoas com mais experiência por perto.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: O Início da Pesca
« Responder #2 em: 11:33 Segunda, 20 de Março de 2023 »
Não basta ter uma cana, fio, carreto, anzois, etc..
O melhor mesmo é ires com alguém que tenha mais experiencia 1, 2 e 3 vezes antes de te aventurares sozinho.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline RubenCosta08

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
  • O mais recente pescador..
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:36 Segunda, 20 de Março de 2023
Re: O Início da Pesca
« Responder #3 em: 09:01 Quarta, 22 de Março de 2023 »
Bom dia, peço imensa desculpa a demora a responder a este topico mas estive fora e não me foi possivel passar por cá.


Desde já agradeço imenso as respostas e concordo plenamente com vocês. São dados muito relativos e as dúvidas são muitas. Mas gostava de obter aqui uma resposta, se possível. Não sei se alguém é de Almada e se costuma ir a pesca junto ao pilar. Gostava de saber se fazem pesca ao fundo ou á boia. E agregada a esta pergunta vem a seguinte, se neste caso for á boia, gostava de saber se há alguma maneira de perceber qual o melhor peso da bóia.

Isto porque fui comprar algum material que achei necessário e quando cheguei ás boias fiquei com essa dúvida pois havia de 6g/8g/10g..

De qualquer das maneira este Domingo vou então experimentar e ver se bate alguma coisita. Depois entretanto conto-vos como correu!!

Um grande abraço e cumprimentos a todos !
Ruben Costa
Aprender não ocupa espaço..
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: O Início da Pesca
« Responder #4 em: 10:16 Quarta, 22 de Março de 2023 »
Inserir Citação (seleção)
Isto porque fui comprar algum material que achei necessário e quando cheguei ás boias fiquei com essa dúvida pois havia de 6g/8g/10g..

O peso e formato da boia depende de várias coisas:
- Tipo de material ( principalmente a cana )
- Estado do mar
- Tempo ( principalmente o vento )
- Tipo de pesca e peixe alvo
- Pesqueiro ( alto/baixo, lançamento mais longe/perto )
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline RubenCosta08

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
  • O mais recente pescador..
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:36 Segunda, 20 de Março de 2023
Re: O Início da Pesca
« Responder #5 em: 16:28 Quarta, 22 de Março de 2023 »
Esclarecido ! Muito obrigado :)
Aprender não ocupa espaço..
 

Offline AndréCosta

Re: O Início da Pesca
« Responder #6 em: 19:30 Quarta, 22 de Março de 2023 »
Boas Rúben. Aqui na zona de Almada no ginjal ou trafaria incluindo costa. Tens os pontões que são fixes para iniciar a pesca à boia. No ginjal a partir do último pontão onde começa a fazer curva a corrente é menos e aquilo também não é profundo. Dá para aprender e cometer mais erros a bóia tipo lançamentos etc visto que estas numa muralha ao contrário dos pontões da costa /trafaria. Também podes pescar a chumbadinha em qualquer dos sítios. Para começar treinar uns lançamentos perder material 😅 qualquer dos sítios são bons. Quanto a bóia escolhe um dia com pouco vento. Espero ter ajudado. Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Pedido de informações por Ricardo Pepino [21:44 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Bruno87 [20:43 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por ze carlos [17:53 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [09:46 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]