collapse

Autor Tópico: Linhas apropriadas para LRF  (Lida 5797 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tiago.rafael.988

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
    • Paredes
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:19 Sexta, 01 de Agosto de 2014
Linhas apropriadas para LRF
« em: 17:59 Sábado, 02 de Agosto de 2014 »
Boas Gostava de saber quais as linhas mais indicadas para LRF e que aqui na minha zona o povo esta muito curto em relaçao a esse tipo de pesca  >:D
Pesca e vida! :)
 

Offline nelson sampaio

Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #1 em: 18:13 Sábado, 02 de Agosto de 2014 »
o mais usado é multifilamento (0.10) apesar de haver quem usa fluorcarbono entre 0.16 e 0.20
 

Offline João Pinto

Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #2 em: 18:37 Sábado, 02 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
fluorcarbono entre 0.16 e 0.20
Isso é a baixada, para se lançar pesos na ordem das 2g deverá ser nano na ordem dos 0.10 ou multi na ordem dos 0.10, uso nano porque na altura não havia multi abaixo dos 40Euros e este custa uns 20Euros, neste momento está disponível da Savage Gear 0.10 multi na ordem dos 15 euros de venda ao publico
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #3 em: 13:11 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
fluorcarbono entre 0.16 e 0.20
Isso é a baixada, para se lançar pesos na ordem das 2g deverá ser nano na ordem dos 0.10 ou multi na ordem dos 0.10, uso nano porque na altura não havia multi abaixo dos 40Euros e este custa uns 20Euros, neste momento está disponível da Savage Gear 0.10 multi na ordem dos 15 euros de venda ao publico


Temos de fazer 1 picanso de lançamentos com a mesmo coisa nas 2 canas a ver quem lança mais longe a ver se o teu 0.10 realmente lança mais longe que o meu 0.18 =P
 

Offline João Pinto

Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #4 em: 13:22 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
fluorcarbono entre 0.16 e 0.20
Isso é a baixada, para se lançar pesos na ordem das 2g deverá ser nano na ordem dos 0.10 ou multi na ordem dos 0.10, uso nano porque na altura não havia multi abaixo dos 40Euros e este custa uns 20Euros, neste momento está disponível da Savage Gear 0.10 multi na ordem dos 15 euros de venda ao publico


Temos de fazer 1 picanso de lançamentos com a mesmo coisa nas 2 canas a ver quem lança mais longe a ver se o teu 0.10 realmente lança mais longe que o meu 0.18 =P
Não é ciência alguma, se pegares em 2g e tentares lançar com essa cana vais ficar com o cabeçote á frente dos pés.

Fios mais finos lançam sempre mais independentemente da técnica ou da cana.

da mesma maneira que uma cana com um Cw baixo, tipo 2-10 por exemplo a lançar algo na ordem dos 5g lança muitissimo mais que uma de 10-25g por exemplo, é por isso que quando vês pescadores no barco a pescar achigãs vês carradas de canas, não é porque gostem de gastar dinheiro, é porque efectivamente cada técnica exige uma cana próprio, a ponto de se usar canas especificas apenas para uma técnica e mais, existem canas especificas para um tipo de amostra apenas.

Boas pescas
 

Offline nelson sampaio

Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #5 em: 15:55 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
também tenho a mesma ideia do Rafael
para mim o multi é mais sensível mas não acho que lance mais
 

Offline João Pinto

Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #6 em: 15:59 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
também tenho a mesma ideia do Rafael
para mim o multi é mais sensível mas não acho que lance mais
Não tem a ver com sensibilidade, a diferença entre multi e mono é na elasticidade, tem a ver com o diametro de linhas, um 0.10 é quase metade de um 0.18 logo lança sempre mais, imagina que pegas numa cana com o mesmo carreto, um 0.20 e um 0.40 com o mesmo peso, qual lançará mais?
 

Offline nelson sampaio

Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #7 em: 16:10 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
se as linhas forem ambas mono ou multi fara muita diferença mas entre um mono e um multi acho que não sera tanta diferença
sera um teste que terei de fazer
 

Offline João Pinto

Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #8 em: 16:43 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
se as linhas forem ambas mono ou multi fara muita diferença mas entre um mono e um multi acho que não sera tanta diferença
sera um teste que terei de fazer
No meu inspira tenho um 0.20 mono e na outra bobine um nano 0.10, com a mesma amostra e mesma cana tenho uma diferença de lançamento na ordem dos 50%, não é algo "parecido", é uma diferença gigantesca.
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #9 em: 17:06 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
se as linhas forem ambas mono ou multi fara muita diferença mas entre um mono e um multi acho que não sera tanta diferença
sera um teste que terei de fazer
No meu inspira tenho um 0.20 mono e na outra bobine um nano 0.10, com a mesma amostra e mesma cana tenho uma diferença de lançamento na ordem dos 50%, não é algo "parecido", é uma diferença gigantesca.

esse nano é aquele que é com micro fibras por dentro e depois forrado a fluocarbono?

É que experimentei multifilamento 0.12 e agora tenho o fluo de 0.18 e parece-me a mesma coisa,mas se o teu fio é suave como o fluo por fora e bem mais fino tem que lançar mais longe ai nao tenho duvidas ;)
 

Offline João Pinto

Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #10 em: 19:25 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
Tens que ter em atenção a qualidade do multi, existe multi de 5Euros e existe multi de 50Euros, o Power Pro por exemplo é muito duradouro mas não é nem de perto nem de longe do mais suave, um multi Daiwa Tournment 8 custa-te 40Euros, um savage de 4 custa os tais 15Euros enquanto um 9 custa 40Euros e estou a falar de apenas 100-135m, não sei ao certo o diâmetro de linha mono que usa o Tavares, ele poderá confirmar mas lado a lado com a mesma amostra eu travessava o braço onde ele faz os vídeos e tinha que parar  o fio enquanto ele ficava a pouco mais de metade, claro que a acção da cana também interessa mas tudo interessa, desde a libertação de linha do carreto, ao diâmetro de linha á acção da cana
 

Offline joao.pereira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 429
  • Agradecido: 10 vezes
    • ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:36 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #11 em: 19:51 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
então o que será melhor?

um nanofil 0,10 ou um braid 0,10?

no caso do nanofil deixa de ser necessário chicote?

encomendei o mitchell mag premier, que vem com o spiderwire stealth 0,12. será melhor comprar um 0,10 ou mesmo 0,08?
 

Offline João Pinto

Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #12 em: 19:57 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
estou a usar nanofil e gosto, mas ainda vou testar o novo da Savage, mesmo com nano uso chicote.

Um abraço
 

Offline pedro seabra

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 287
    • Lisboa / Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:58 Terça, 01 de Julho de 2014
Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #13 em: 20:54 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »


Comprei um sufix 0.10 performance fuse, com oferta de uma tesoura e tudo, por 9€ em promoção!  ;D

só tem o problema de ser laranja fluorescente! (vou ter de por um chicote mais comprido!) lol - dizem que é para ver melhor os toques... ???

Comprei no mesmo sitio onde deves ter comprado o mitchell mag premier, que vem com o spiderwire stealth 0,12! (também trouxe um!) - em comparação, o fio da spiderwire parece bem melhor..... mas ainda não tive oportunidade de os molhar....

 

Offline nelson sampaio

Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #14 em: 21:41 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »

No meu inspira tenho um 0.20 mono e na outra bobine um nano 0.10, com a mesma amostra e mesma cana tenho uma diferença de lançamento na ordem dos 50%, não é algo "parecido", é uma diferença gigantesca.
[/quote]

assim sendo é mesmo um enorme diferença
 

 

* Tópicos Recentes

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [00:23 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]