collapse

Autor Tópico: Linhas apropriadas para LRF  (Lida 6793 vezes)

Offline João Pinto

Re: Linhas apropriadas para LRF
« Responder #15 em: 22:02 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

No meu inspira tenho um 0.20 mono e na outra bobine um nano 0.10, com a mesma amostra e mesma cana tenho uma diferença de lançamento na ordem dos 50%, não é algo "parecido", é uma diferença gigantesca.

assim sendo é mesmo um enorme diferença
[/quote]
No evento levo o carreto com as 2 bobines para veres a diferença na mesma cana com a mesma amostra, o 0.20 uso para fazer spining onde não tenho que fazer grandes lançamentos, o de LRF chego a lançar a 60m em jigs de 8g algo que só conseguia com a harmonia de cana, carreto e linha.

Mas a vantagem não se fica por aqui, imagina uma amostra de 5g, com um diametro superior de linha ela ficava a voar com a mais pequena aragem ou corrente, só se consegue contornar isso com diâmetros muito finos

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #16 em: 23:43 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
Comprei um sufix 0.10 performance fuse, com oferta de uma tesoura e tudo, por 9€ em promoção!  ;D
só tem o problema de ser laranja fluorescente! (vou ter de por um chicote mais comprido!) lol - dizem que é para ver melhor os toques... ???
Comprei no mesmo sitio onde deves ter comprado o mitchell mag premier, que vem com o spiderwire stealth 0,12! (também trouxe um!) - em comparação, o fio da spiderwire parece bem melhor..... mas ainda não tive oportunidade de os molhar....

Comprei uma bobine desse suffix e não gostei do fio: é muito rijo para um multi (por causa de ser fused), com pouco peso (2g) fica com a memória da bobine do carreto, é muito espalmado como uma fita em vez de redondinho, e quem lhe mediu o diâmetro estava com os copos, o fio tem pr'ai uns 0,16 ou mais (dificil de precisar por acusa de não ser redondo). Encheu uma bobine com 110m, quando com mono de 0.15 ainda lhe faltava um bocado para encher. Com o uso está a ficar mais macio, mas não há paciencia, aproveita-se a tesoura.
Vai levar reforma (fica para boia ou outra assim), e já  chegou (mas ainda não vi porque tou fora) uma bobine de 0.10 de nanofil  que custou uns 13€.

Offline tiago.rafael.988

• Boga
  • *
    • Paredes
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:19 Sexta, 01 de Agosto de 2014
« Responder #17 em: 23:44 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
Ja li algumas coisas sobre a nanofil e pareceu-me bastante interessante quererem fazer uma linha mais sensível e forte ao mesmo tempo e parece que o conseguiram... realmente existe bastantes coisas a qual nao temos noçao e que por fim pode ditar uma boa pescaria de uma grande grade ;D
Obrigado a todos os que colaboram e estou sempre aberto a este tipo de dicas pois ajudam bastante
Pesca e vida! :)

Offline tiago.rafael.988

• Boga
  • *
    • Paredes
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:19 Sexta, 01 de Agosto de 2014
« Responder #18 em: 23:47 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
Um bem da nanofil e nao criar memoria o que ajudam os nos e o manuseamento da linha, portanto em termos de sensibilidade deve ser excelente
Pesca e vida! :)

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #19 em: 23:58 Segunda, 04 de Agosto de 2014 »
Já uso nanofil há uns anos, mas no corrico/spinning (foi para experimentar). Não é um tipo de linha nova, é um novo processo de fabrico de multi-filamento, que em vez de o entrançar ou fazer fusão dos filamentos depois de entrançados, os filamentos são fundidos quando são feitos, fazendo que a linha seja muito macia mantendo a resistência de um multi de diâmetro equivalente.
Mas para além dos defeitos habituais do multi (nenhuma elasticidade), pode-se acrescentar que é ainda mais difícil de dar bons nós, e com o uso começa a largar um "pelo" no fim (parte da  linha que mais sofre), e de tempos a tempos é preciso tirar um pouco porque começo a ficar com pouca confiança nessa parte.

Mas para mim a forma como corre nos passadores num lançamento compensa bastante.

E quanto ao "nano", é só marketing da moda.

Offline Rafael Sá

• Marlin
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
« Responder #20 em: 00:44 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
Já uso nanofil há uns anos, mas no corrico/spinning (foi para experimentar). Não é um tipo de linha nova, é um novo processo de fabrico de multi-filamento, que em vez de o entrançar ou fazer fusão dos filamentos depois de entrançados, os filamentos são fundidos quando são feitos, fazendo que a linha seja muito macia mantendo a resistência de um multi de diâmetro equivalente.
Mas para além dos defeitos habituais do multi (nenhuma elasticidade), pode-se acrescentar que é ainda mais difícil de dar bons nós, e com o uso começa a largar um "pelo" no fim (parte da  linha que mais sofre), e de tempos a tempos é preciso tirar um pouco porque começo a ficar com pouca confiança nessa parte.

Mas para mim a forma como corre nos passadores num lançamento compensa bastante.

E quanto ao "nano", é só marketing da moda.

e queimar um pouco a ponta do fio para nao desfiar,nao soluciona isso?

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #21 em: 02:36 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
Não, porque não é desfiar. É dificil descrever, ganha pelo é ao longo da linha, com aspeto coçado, como acontece com alguns tecidos.

Mas continuo a achar que para certas pescas compensa, e tem outra vantagem que me tinha esquecido de dizer sobre o multi: quando se embrulha em novelo no lançamento, consegue-se desfazer.

Offline Rafael Sá

• Marlin
    • Viseu
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #22 em: 18:36 Terça, 05 de Agosto de 2014 »
Não, porque não é desfiar. É dificil descrever, ganha pelo é ao longo da linha, com aspeto coçado, como acontece com alguns tecidos.

Mas continuo a achar que para certas pescas compensa, e tem outra vantagem que me tinha esquecido de dizer sobre o multi: quando se embrulha em novelo no lançamento, consegue-se desfazer.

ha...esse pelo que dizes deve ser da abrasao...

Offline Rafael Sá

• Marlin
    • Viseu
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #23 em: 23:34 Domingo, 14 de Setembro de 2014 »
quanto ao nanofil vs o fluo 0.18 que usava posso dizer que ganhei cerca de 30% + de distancia

Offline João Pinto

« Responder #24 em: 09:30 Segunda, 15 de Setembro de 2014 »
Tou com o Zé Maria nesta, multi ou nano, nada de outras linhas até porque as canas são tão macias e pesos tão pequenos que preciso de algo que ajude a cravar e com a elasticidade da cana + elasticidade do fio era complicada uma ferragem bem feita

Offline pedro seabra

• Corvina
    • Lisboa / Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:58 Terça, 01 de Julho de 2014
« Responder #25 em: 11:05 Segunda, 15 de Setembro de 2014 »
Boas!

Aproveito o tópico para tirar umas dúvidas.

Comprei na 6a uma cana de Lrf e obviamente fui logo testar! Como só tinha comigo um carreto Mitchell Mag Premier 4000 com linha multi 0,14, foi mesmo com isso!

Resultado, após alguns lançamentos com um cabeçote de 3 gramas, nó na linha! Nunca me tinha acontecido e vou ver se consigo resolver sem cortar....

Agora as perguntas:
- tive o nó por ma técnica de lançamento/ nabiçe em geral?
- tive o nó por ter um fio grosso de mais para o peso do cabeçote? Foi apanhado pelo vento e foi isso que me tramou?
- tive o nó por causa do carreto ser demasiado grande  para o conjunto cana e amostra?
(Carretos grandes trabalham igualmente bem com amostras e fios leves, sendo a diferença só o peso do carreto? Ou é daquele carreto em específico? Nunca me aconteceu com os meus outros carretos - nexave 2500 e exage 1000 - que devem ser da mesma gama.....)

Já agora, encontrei multis 0,1 , 0,08 e 0,06 à venda.... Sendo que a resistência não deve ser um problema, e que tb o vou usar para dropshot num outro conjunto, será o 0,06 o mais indicado?

Offline Rui Oliveira

• Marlin
    • Gondomar
    • LUXFISH
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
« Responder #26 em: 22:29 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
boas...

eu tenho o spiderwire stealth 0,12 e de facto o fio tem bom aspeto, lança bem, é macio...

problema qe não consegui resolver: fazer um "chicote"....

tento unir um mono ou flour - já tentei com os 2 - e não consigo...

depois de dar o nó, se puxar até corto os dedos » está impecavel penso eu... mas.... se der um "esticão" parte!
o multi não está podre nem nada que se pareça, mas quando fica estrangulado com o mono parte por ai....  ???

acho que vou ter de comprar outro multi......  :'(
Pescar é muito mais que tirar peixes da água!! ;D

Offline Synned

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:05 Quinta, 06 de Novembro de 2014
« Responder #27 em: 03:56 Quarta, 26 de Novembro de 2014 »
boas...

eu tenho o spiderwire stealth 0,12 e de facto o fio tem bom aspeto, lança bem, é macio...

problema qe não consegui resolver: fazer um "chicote"....

tento unir um mono ou flour - já tentei com os 2 - e não consigo...

depois de dar o nó, se puxar até corto os dedos » está impecavel penso eu... mas.... se der um "esticão" parte!
o multi não está podre nem nada que se pareça, mas quando fica estrangulado com o mono parte por ai....  ???

acho que vou ter de comprar outro multi......  :'(

Deve ser problema do multi mas pelo sim pelo nao ja experimentaste molhar a linha com saliva enquanto fazes o no? Faco sempre isso para nao aquecer a linha com a forca do no e é raro partir, se nao o fizer esta sempre a partir.

Offline Rui Oliveira

• Marlin
    • Gondomar
    • LUXFISH
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
« Responder #28 em: 09:41 Quarta, 26 de Novembro de 2014 »
Eu faço sempre isso... nao ha saliva que lhe valha...
Pescar é muito mais que tirar peixes da água!! ;D

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #29 em: 10:15 Quarta, 26 de Novembro de 2014 »
Qual o nó que estás a utilizar.
Multi com mono, não poder ser qualquer nó.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

* Tópicos Recentes

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por fsilva09 [22:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [10:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [00:14 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Ajuda iniciação spinning figueira da foz por João Pontes [08:02 Segunda, 20 de Outubro de 2025]