collapse

Autor Tópico: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting  (Lida 890 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 11 vezes
  • Quem peixe procura, peixe acha
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« em: 10:41 Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 »
Ora boas, tenho andado com um pequeno grande dilema no que toca ao lançamento.
Comecei a pescar no surfcasting à cerca de um ano na zona da Figueira da Foz e por aí adiante. Infelizmente comecei sozinho nesta modalidade e dei muita cabeçada até mais ou menos compreender o básico. Agora um ano depois sinto que já percebo um pouco mais disto, e lá vou enganando uns peixes mas pronto, tudo de uma forma muito amadora.

De momento moro no sul e vou fazendo a minha pesca por Setúbal, geralmente ou na Mitrena ou no Outão. Numa das primeiras idas ao Outão apercebi-me ao ver outro pessoal, que lançavam muitos mais metros e exerciam muito mais força no lançamento do que eu. Ora ao tentar imitar o que vi, o lançamento foi drasticamente melhor, único problema é que estava a pescar com mono 0.4 enfiado numa bobine de surf que deve levar a volta de 250m de 0.2, devia ter a volta de 60m de linha na bobine, e a cada lançamento lá ia a linha toda. Dito isto, decidi arranjar uma solução, ou comprar umas bobinas mais fundas, que para a marca em questão não são muito comuns, ou arranjar uma linha mais fina que aguentasse fundos rochosos. Optei pela segunda opção, comprei um multifilamento 0.18 8x da Vega e voltei ao mesmo sítio.

Aqui começa a surgir o meu problema, primeiro comecei por fazer montagem direta num destorcedor na ponta do multifilamento, chumbada por volta dos 100-130. E sempre que exercia um pouco mais força no laçamento, PAHH, um som de um chicotada enorme e lá se partia tudo no fim do multifilamento.
Com isto optei por atar 15 metros de monofilamento 0.4 ao multifilamento, o que me permitiu fazer lançamentos decentes sem partir. Achei que estava tudo bem, até que ontem voltei ao Outão (já não ia para aqueles lados a algum tempo, tenho me ficado mais pelas praias onde pesco com 0.22 com chicote cónico). Voltei ao outão, meti a bobine do multifilar com o chicote de 15metros na ponta e lá me meti a pescar. Até que o colega do lado me disse que estava a perder muitos metros no lançamento que aquilo não podia ser assim, mostrou-me que também pescava com multifilar e que só utilizava um pequeno chicote de 1.5metros mono 0.5. Mostrou-me como lançava e fez-me a montagem na minha cana. Primeiro lançamento fiz um pouco a medo, nada se partiu e ganhei muitos mais metros no lançamento, mesmo assim nada comparado com o colega. Segundo lançamento exerço um pouco mais de força e PAHH outra vez, lá se foi a montagem, partiu na zona do nó. Pessoal que estava lá tentou perceber o que era, uns disseram-me que a linha devia ser de má qualidade, outros que a cana era muita dura...Enfim não sei ao certo.

Resumindo, naquela cana (yuki A1 tubular) com o multifilar, tenho medo de lançar. Basta exercer um pouco mais força e pronto lá se vai a gerigonça toda.
Talvez seja um pouco vago, mas alguém consegue-me aconselhar ou indicar o que se possa estar a passar? Sempre que vou à pesca isto anda-me a dar um bocado cabo da cabeça. Já ando a pensar em comprar umas bobines fundas e pescar com 0.4 pra não ter chatices, será da cana? Do fio? Da habilidade do pescador? É que quando digo lançar com um pouco mais força, acho que mesmo assim nao se compara aos lançamentos que vejo muitas pessoas fazer, que a ponteira da cana até faz um som de chicotada no vento.

Agradecido pela ajuda e desculpem lá o texto grande, boas pescarias  :boss:
 

Offline Psiconauta

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 132
  • Agradecido: 55 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:03 Quinta, 18 de Novembro de 2021
Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #1 em: 11:06 Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 »
Bom dia João, vamos por partes:

1º algo se passa com esse multifilar para não aguentar com 100/130gr, e para pescares nas rochas não será o fio mais indicado, mas se lhe meteres um chicote 0,40 de boa qualidade ou 0,45/0,50 com +/- 10 mts. de forma a que tenhas o mono com mais de 3 voltas na bobine quando vais lançar verás que todos os problemas que relatas ficam resolvidos.
2º Antes de cada lançamento deves confirmar se a alça do carreto está aberta e o drag fechado mas mais importante que o fio não se encontra enrolado na ponteira ou noutro lado qualquer.
3º praticares os lançamentos na praia para melhorares o desempenho do mesmo, existem várias técnicas que podes investigar online, e certamente encontraras uma ou duas com que te sentirás confortável e que poderás aperfeiçoar.
4º não desanimes que logo logo vais ver que encontras o teu ritmo/técnica.

p.s: pesco na praia com mono fino e chicote de 15 mts. de multi 0,20 8x e com 150gr em OTG nunca parti mas antes usava 0,40 mono e partia muito por isso digo que algo se passa com o teu multi pois deveria aguentar com o peso que lhe pões.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #2 em: 11:08 Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 »
Boas

Para o Outão não necessitas de um chicote cónico de 15 mts ( até porque são caros e ficam lá muitos ) mas de 1,5 mt parece-me manifestamente pouco  , o chicote terá de ter seguramente 2 comprimentos de cana , para uma cana de 4,20mt , seguramente 8 mts de chicote 0,40 ou até superior até 0,50.

A função do chicote ( cónico ou não ) é possibilitar um lançamento vigoroso, sendo que em caso de prisão é normal partir no nó de união entre a linha fina e o chicote , logo é bem provável ter de fazer vários ao longo da jornada.

Já em praias de areia , o chicote cónico é o mais usado pois beneficia e muito o nosso lançamento e não é vulgar haver tanta perda , tendo apenas o cuidado de não deixar arear ( enterrar demasiado a chumbada com a acção da ondulação )

Espero ter ajudado , um abraço
Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #3 em: 11:11 Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 »
Partindo do principio que o lançamento é bem feito ( asa de cesto aberta, nada de fio enrolado, etc...) acho que o problema está na linha do chicote.
Em primeiro acho 1,5 mts muito pouco, e depois a qualidade da linha não é a melhor, não pode ser uma linha muito elástica.
Há uns anos usei uma linha um pouco elástica, e ao 3/4 lançamento partia, e era um 0.47.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 11 vezes
  • Quem peixe procura, peixe acha
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #4 em: 11:22 Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 »
Boas, obrigado pelas respostas.
Não sei se isto há uma forma mais fácil de responder, mas vou tentar aqui nesta msg.

Respondendo ao que disseste Psiconauta, eu de facto com um chicote de 0.4 mono com mais ou menos 10 metros não tenho problemas a lançar, é o que tenho utilizado, mas ontem ao terem me dito que devia encurtar para um metro e pouco para ganhar mais metros no lançamento e não ter nós a roçar nos passadores deixou-me a pensar e ao experimentar trouxe-me o problema do fio partir. Quanto ao lançar, tenho sempre muito cuidado com a alça aberta, drag bem fechado, luva para não cortar o dedo no multi, confirmar se não está enrolado na ponteira ou outro lado qualquer. Quanto às técnicas, ja experimentei várias e a que me adapto melhor é lançar por cima da cabeça, sinto que lanço mais longe e com mais precisão. Quanto ao último ponto, muito obrigado pela força  :D felizmente se tivesse de desanimar já tinha desanimado há mais tempo atras, tinha dito que comecei a pescar no surfcasting há cerca de um ano mas enganei-me, comecei há cerca de dois, e durante um ano a pescar 2/3 vezes por semana na figueira da foz, posso dizer seguramente que durante esse ano não apanhei absolutamente nada. Agora felizmente trago quase sempre qualquer coisa para casa, mais que não seja umas cervejitas e umas sandes na barriga  :o grande abraço!

Boas Trindade, quanto ao chicote eu cónico só uso em fundos da areia com o mono de 0.22. Com o multi tenho feito um chicote mas é de um bocado de monofilamento 0.4 normal. Obrigadíssimo pela ajuda!

 

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 11 vezes
  • Quem peixe procura, peixe acha
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #5 em: 11:25 Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Partindo do principio que o lançamento é bem feito ( asa de cesto aberta, nada de fio enrolado, etc...) acho que o problema está na linha do chicote.
Em primeiro acho 1,5 mts muito pouco, e depois a qualidade da linha não é a melhor, não pode ser uma linha muito elástica.
Há uns anos usei uma linha um pouco elástica, e ao 3/4 lançamento partia, e era um 0.47.


Boas Rider, pois realmente com base nas outras duas respostas, na tua e no que me disseram ontem na pesca. Começo a ficar convencido que algo se passa com a linha. Na altura recomendaram-me aquela, até foi pessoal que ali pescava, mas o que sinto é mesmo isso, chumbadas pra cima de 100gr com ligeiramente mais força parte logo.
Chatice mesmo, comprei na altura do Verão, Vega 8x 300m, ficou-me a volta de 20 euros.

Enfim, obrigadíssimo  ;D
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #6 em: 11:34 Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 »
Outra coisa, se pescas com multi, o nó de união não pode ser qualquer um.
Qual o nó de união que utilizas?
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 11 vezes
  • Quem peixe procura, peixe acha
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #7 em: 11:45 Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Outra coisa, se pescas com multi, o nó de união não pode ser qualquer um.
Qual o nó de união que utilizas?

Já experimentei dois, infelizmente com a mesma sorte. Albright e duplo universal
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #8 em: 13:39 Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 »
Considerando que não há falha técnica nenhuma a mim parece-me que o chicote 0,40mm é pouco para a força exercida. Talvez agora consigas puxar mais pelo lançamento e o fio já não aguenta. O chicote de 1.5mt acho demasiado curto no surfcasting, nunca usei menos que 9/10 metros. Ou melhoras a qualidade do 0.40mm, ou aumentada o diâmetro.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #9 em: 13:58 Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 »
"Com isto optei por atar 15 metros de monofilamento 0.4 ao multifilamento, o que me permitiu fazer lançamentos decentes sem partir."

Não inventes tens aqui a resposta.

No entanto parece-me que esse multi já teve melhores dias, se é que os teve.

Por vez pesco direto com multi 0,16, do chinês, com 130gr e não parte.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp

Offline rafsantos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 121
  • Agradecido: 17 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:18 Quarta, 03 de Outubro de 2018
Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #10 em: 14:55 Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 »
Esse fio da Vega é um bocado manhoso, tenho essa medida na minha cana de corrico e por duas vezes já parti a lançar, é certo que passando na pedra ele fica logo fragilizado mas não justifica partir com uma chumbada de 80gr.
Troca de multifilamento, opta por um daiwa ou Shimano na medida 0.18/0.20.
 

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 11 vezes
  • Quem peixe procura, peixe acha
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #11 em: 16:39 Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esse fio da Vega é um bocado manhoso, tenho essa medida na minha cana de corrico e por duas vezes já parti a lançar, é certo que passando na pedra ele fica logo fragilizado mas não justifica partir com uma chumbada de 80gr.
Troca de multifilamento, opta por um daiwa ou Shimano na medida 0.18/0.20.

Começo mesmo a crer que talvez o problema seja o fio, que até agora isto nunca me tinha acontecido, só quando uso aquela bobine do multifilamento.
Acho que se calhar vou comprar um segundo carreto que estou a precisar para a minha segunda cana, e aproveito compro da mesma marca que o meu anterior para as bobines serem compatíveis, e mando vir a versão bobines fundas.
Assim fico com 3 bobines de Surf do meu primeiro, mais duas Deep. Dá-me para as linhas finas que uso em fundos de areias e dá-me para usar mais grossas nestas zonas de rocha. Também acho que depois de experimentar o multi, fiquei a gostar mais do mono. Grande abraço!
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #12 em: 10:57 Terça, 28 de Fevereiro de 2023 »
Boas

mas a linha começa a partir só depois de começares a pescar ( tipo depois de 1 ou 2 Lançamentos) ?
é que o Outão tem zonas complicadas e a linha sofre muito alí, se a linha não for boa ou grossa não vai aguentar  muitos lançamentos.

Tenta testar o carreto noutra cana e faz uns lances , ou tenta outro carreto . vai fazendo testes a ver o que te esta a causar os problemas , e acima de tudo , nao te deixes levar por isso .. afinal isso faz parte da Pesca
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaoisaacp

Offline joaoisaacp

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 11 vezes
  • Quem peixe procura, peixe acha
    • Vendas Novas
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:13 Sábado, 08 de Janeiro de 2022
Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #13 em: 15:17 Terça, 28 de Fevereiro de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

mas a linha começa a partir só depois de começares a pescar ( tipo depois de 1 ou 2 Lançamentos) ?
é que o Outão tem zonas complicadas e a linha sofre muito alí, se a linha não for boa ou grossa não vai aguentar  muitos lançamentos.

Tenta testar o carreto noutra cana e faz uns lances , ou tenta outro carreto . vai fazendo testes a ver o que te esta a causar os problemas , e acima de tudo , nao te deixes levar por isso .. afinal isso faz parte da Pesca

Ora boas, a linha parte ao lançar desde o primeiro momento que a usei. Já a meti numa cana mais flexível, e o resultado foi o mesmo. Uso uma 0.35 noutra cana e não tenho qualquer problema ao fazer lançamentos com força usando a mesma gramagem que uso nesta, 130gr. Acho que tudo indica que é mesmo a qualidade da linha.

Grande abraço!
 

Offline AndréCosta

Re: Porque se parte a linha? Dilema no lançamento surfcasting
« Responder #14 em: 17:51 Terça, 28 de Fevereiro de 2023 »
Boas a linha parte por onde? União com chicote? Destorcedor da chumbada? Multi? Se não consiguires perceber tenta marcar a linha com alguma tinta.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 17:52]

Robalo de Primavera por Zagaia [Hoje às 16:48]

Seria um bodiao, arco íris? por ffgsoares [Hoje às 15:10]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [Hoje às 14:35]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [Hoje às 08:19]