collapse

Autor Tópico: Dúvidas Surfcasting  (Lida 367 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline djmartins

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:47 Sexta, 04 de Novembro de 2022
Dúvidas Surfcasting
« em: 01:54 Sábado, 05 de Novembro de 2022 »
Boa noite pessoal,

Sou novato no surfcasting e enquanto leio algumas coisas na internet surgiram algumas duvidas sobre montagens.

Passo a apresentar:
  • Clip + Destorcedor na chumbada - Por que motivo utilizam clip + destorcedor para ligar a linha de montagem à chumbada? Não seria mais simples ligar um destorcedor de clip incorporado?
  • Chumbada fixa VS chumbada móvel - Vejo que a maioria dos estralhos consiste num chicote onde vão 1 ou 2 anzois ligados destorcedores livres e com chumbada fixa. Sei que existe também um tipo de montagem
       em que a chumbada anda livre. Por que motivo a malta prefere a primeira opção? Causa mais enleios? Ou simplesmente é mais indicada para Douradas enquanto que a primeira
       montagem é mais genérica?
  • Anzois - Normalmente utilizo anzoll com patilha. No entanto o nó de empate faz com que sobre uma ponta de linha pra baixo o que dificulta a isca de minhoca. Sei que de argola este problema é mitigado. A minha questão é, posso utilizar anzol de argola para todo o tipo de isco ou existe situações em que patilha é melhor? Eu sempre usei patilha até hoje porque tenho receio que a argola do anzol seja mais uma coisa para enlear a linha.
  • Chumbadas com vareta - Comecei recentemente a utilizar este tipo de chumbada mas não sinto que tenha aumentado a distancia de lançamento. Acredito que seja porque a minha cana não é indicada para surfcasting (3,90m e carrete fino com linha 0.40).

Sei que a lista é extensa e algumas perguntas podem parecer demasiado óbvias. Perdoem-me a nabice  :P

PS: Peço desde já desculpa se já alguém fez estas perguntas anteriormente. Se souberem qual o post basta partilharem o link ;)
 

Offline inc.pt