collapse

Autor Tópico: Dúvidas Surfcasting  (Lida 367 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline djmartins

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:47 Sexta, 04 de Novembro de 2022
Dúvidas Surfcasting
« em: 01:54 Sábado, 05 de Novembro de 2022 »
Boa noite pessoal,

Sou novato no surfcasting e enquanto leio algumas coisas na internet surgiram algumas duvidas sobre montagens.

Passo a apresentar:
  • Clip + Destorcedor na chumbada - Por que motivo utilizam clip + destorcedor para ligar a linha de montagem à chumbada? Não seria mais simples ligar um destorcedor de clip incorporado?
  • Chumbada fixa VS chumbada móvel - Vejo que a maioria dos estralhos consiste num chicote onde vão 1 ou 2 anzois ligados destorcedores livres e com chumbada fixa. Sei que existe também um tipo de montagem
       em que a chumbada anda livre. Por que motivo a malta prefere a primeira opção? Causa mais enleios? Ou simplesmente é mais indicada para Douradas enquanto que a primeira
       montagem é mais genérica?
  • Anzois - Normalmente utilizo anzoll com patilha. No entanto o nó de empate faz com que sobre uma ponta de linha pra baixo o que dificulta a isca de minhoca. Sei que de argola este problema é mitigado. A minha questão é, posso utilizar anzol de argola para todo o tipo de isco ou existe situações em que patilha é melhor? Eu sempre usei patilha até hoje porque tenho receio que a argola do anzol seja mais uma coisa para enlear a linha.
  • Chumbadas com vareta - Comecei recentemente a utilizar este tipo de chumbada mas não sinto que tenha aumentado a distancia de lançamento. Acredito que seja porque a minha cana não é indicada para surfcasting (3,90m e carrete fino com linha 0.40).

Sei que a lista é extensa e algumas perguntas podem parecer demasiado óbvias. Perdoem-me a nabice  :P

PS: Peço desde já desculpa se já alguém fez estas perguntas anteriormente. Se souberem qual o post basta partilharem o link ;)
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 358
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Dúvidas Surfcasting
« Responder #1 em: 09:14 Sábado, 05 de Novembro de 2022 »
boas,

Vou dizer o que uso:

chumbada fixa com destorcedor na própria haste. Nao perdes lançamento e em caso de assoriamento é mais facil, pois a haste faz alavancagem.

Anzois uso de argola, penso que de forma geral é uma questao de gosto. o unico cuidado que tenho é deixar a ponta do nó virado para trás. Ajuda a nao ferir anelídeos.

Nao uso montagens á parte, faco a montagem no próprio chicote

Nao sei se percebi bem, mas se tens uma cana de surfcasting de 3.9 é curta, no minimo 4.2
 
« Última modificação: 09:16 Sábado, 05 de Novembro de 2022 por inc.pt »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19657
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Dúvidas Surfcasting
« Responder #2 em: 15:33 Sábado, 05 de Novembro de 2022 »

 A primeira questão, o que uso, coloco os estralhos, ou estralho no chicote e na ponta do chicote um clip, que vai segurar a chumbada de haste e com destorcedor incorporado.

 Segunda, quase sempre uso chumbada fixa, às vezes e não só para as douradas uso chumbada de correr, aí a chumbada é posta no chicote  depois leva uma pérola de borracha e ata-se um destorcedor onde se vai atar o estralho do anzol, se um peixe ferrar vai puxar só a linha pois a chumbada está livre só pendurada pela argola, ok.

 Terceira, uso anzóis de patilha e de argola, claro que para anelídeos é sempre melhor usar anzóis de argola e finos para não rasgar a minhoca.

 Quarta, em surfcasting sempre chumbadas de haste e com destorcedor, ou incorporado na haste ou no clip, não há comparações no desempenho. quanto ao lançamento, ao usares linha de 0.40 não podes pedir distância, é grossa demais para o efeito, (devias usar entre 0.18 e 0.25 o máximo com chicote, daí o falar-se de chicote, com 0.40 ninguém precisa de chicote) para além da cana poder não ser própria para lançamentos longos e o carreto sem ser de bobine larga e de perfil baixo nunca tirarás proveito para atingir distâncias maiores.

 Força aí  :fixe:
 

 

* Tópicos Recentes

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por duas [Hoje às 15:04]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [Hoje às 14:30]

Identificação peixe rio por Zagaia [Hoje às 11:58]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [Hoje às 08:54]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por Rider [17:13 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]