collapse

Autor Tópico: Motor auxiliar  (Lida 648 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3292
  • Agradecido: 383 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Motor auxiliar
« em: 21:15 Domingo, 09 de Outubro de 2022 »
Boas a todos. Estou a pensar comprar um motor auxiliar em caso um dia precise nunca se sabe. Uma pessoa tem um Honda 2.3cv mas nao tem documentos e disse-me que com esta potencia nao precisa ser registado. Achei estranho. Por isso pergunto se nao será um problema depois. Outra pergunta é se com esta potencia nao será muito pequeno, pois nao quero adicionar muito peso na popa do barco. Barco Fibramar 4.20m e com honda 20cv. Alguem tem informaçao.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Motor auxiliar
« Responder #1 em: 10:57 Segunda, 10 de Outubro de 2022 »
Bom dia Rui.

Sobre as questões que levanta, acho que o melhor é falar com a DGRM ou com a Capitania, no entanto, da consulta que fiz ao Decreto Lei 93/2018 de 13 de Novembro, no ponto 1, do artigo 16.º refere o seguinte:

Artigo 16.º
Utilização de embarcações sem registo prévio
1 - As ER auxiliares de comprimento igual ou inferior a 2,5 m e potência igual ou inferior a 4,5 kW não estão sujeitas a qualquer registo, vistoria, inspeção, verificação ou pagamento de taxa.


Tendo em conta o acima referido, a sua embarcação não se enquadra, nem pelas dimensões, nem pela motorização, pelo que deverá ter em conta o seguinte:

- Seja qual for o motor auxiliar que lá coloque, a potência deste somará à potência já existente, e se for superior a 25HP, passará a pagar IUC.

Atendendo ao acima referido acho que terá de averbar o novo motor auxiliar ao livrete da embarcação e, portanto, se este não tiver documentos, é capaz de estar a comprar uma dor de cabeça.

Não tenho a certeza do que acima referi, mas, antes de, supostamente, comprar a dor cabeça, sugiro vivamente que se informe melhor junto dos organismos que acima referi.

Quanto à potência ser suficiente, como auxiliar e com bom tempo, parece-me que sim. No entanto, atendendo a que o FIBRAMAR 4,20 (casco pescador), para o tamanho é relativamente pesado, e ainda, que o mar da Ericeira é muito "malandro", um 5HP não seria desajustado e não excederia a potência que o fará pagar IUC.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 10:59 Segunda, 10 de Outubro de 2022 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rui salmonete

Offline rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3292
  • Agradecido: 383 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: Motor auxiliar
« Responder #2 em: 15:13 Segunda, 10 de Outubro de 2022 »
Grande mestre Ernesto. Muito obrigado pela resposta. Foi o que pensava e tinha medo de comprar uma dor de cabeça. Vou comprar um 5cv documentos em ordem e assim nao fico preocupado. Depois na Capitania se faz a anexaçao e nova vistoria concerteza. Um abraço e mais uma vez um muito obrigado. Já agora peço mais uma vez que me trate por Rui e por tu. De certeza me fará sentir melhor.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Ernesto Lima

Re: Motor auxiliar
« Responder #3 em: 16:13 Segunda, 10 de Outubro de 2022 »
Boa tarde Rui.

Não tens que agradecer, é com todo o gosto que apoio no que puder.

Gosto muito do tratamento por tu. É mesmo como gosto de lidar com toda a gente e também me sentirei bem melhor, mas..., se continuares com o tratamento de "Grande mestre Ernesto", "Mestre Ernesto" ou outra qualquer deferência do género, volto ao tratamento por você de imediato. >:D

Forte abraço.

Ernesto
« Última modificação: 16:19 Segunda, 10 de Outubro de 2022 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Peko

Offline rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3292
  • Agradecido: 383 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: Motor auxiliar
« Responder #4 em: 15:54 Terça, 11 de Outubro de 2022 »
Grande amigo. Um dia vou a Sines para fazermos uma pescaria juntos. Claro combinando previamente e havendo disponibilidade. Já lá estive e ao lado do Makaira que um outro amigo disse ser teu.  Neste momento estou em Roterdao na doca seca e só desembarco para meados de Novembro mas no verao seguinte passo desde Julho a fim de Setembro em ferias e já nao penso em mais nada. Um grande abraço.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Ernesto Lima

Re: Motor auxiliar
« Responder #5 em: 10:54 Quarta, 12 de Outubro de 2022 »
Ok Rui.

É de facto o Makaira, com os seus 20 anitos de pescarias e dormidas.

Quando vieres, diz qualquer coisa.

Forte abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [Hoje às 22:14]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]