collapse

Autor Tópico: concurso de pesca (é normal) ??  (Lida 794 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3306
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
concurso de pesca (é normal) ??
« em: 20:40 Sábado, 08 de Outubro de 2022 »
Boas

hoje fui fazer uma caminhada junto há zona ribeirinha da foz do rio Tejo, tinha estado a decorrer um concurso de pesca á boia onde desde paniers a mangas havia de tudo um pouco, estive por ali um pouco a observar e  fiquei um pouco intrigado quando vejo a maioria dos pescadores atirarem o peixe já morto ao mar, atraindo bandos de gaivotas

a minha pergunta é se é normal apanhar o dito peixe em que  parte dele nem medida legal tinha, deixá-lo morrer e atirá-lo há água novamente??

das espécies que pude observar desde a Tainhas, peixe Agulha, bogas, sarguetas e pequenos peixes rei havia de tudo um pouco
 
« Última modificação: 20:43 Sábado, 08 de Outubro de 2022 por ze carlos »
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3306
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: concurso de pesca (é normal) ??
« Responder #1 em: 21:08 Sábado, 08 de Outubro de 2022 »
após breve pesquisa encontrei o dito concurso no calendario da federação
Abraço
 

Offline Xenas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 81
  • Agradecido: 21 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Quinta, 12 de Novembro de 2020
Re: concurso de pesca (é normal) ??
« Responder #2 em: 01:03 Domingo, 09 de Outubro de 2022 »
Competição... Só o nome diz tudo e define quem participa...

Matam a belo prazer, para depois poderem andar a medir pilinhas, para dizerem que são os melhores da rua deles, á custa dos peixes que de seguida são atirados á água, já sem vida...

O que vistes acontece muitas vezes... (Mas calma que já alguém virá dizer que não é prática abitual)

E depois ainda têm o descaramento de dizer que é desporto! ... E que são campeões e os maiores do mundo... Muita falta de autoestima, precisam de se evidenciar de qualquer forma e a qualquer custo, para se sentirem importantes...

Desculpem lá qualquer coisinha, mas não consigo ser politicamente correto e muito menos fazer parte da carneirada!

« Última modificação: 01:10 Domingo, 09 de Outubro de 2022 por Xenas »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cafunfo, ze carlos

Offline Ricardo Pepino

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4768
  • Agradecido: 442 vezes
    • Samora Correia / Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Sexta, 31 de Julho de 2020
Re: concurso de pesca (é normal) ??
« Responder #3 em: 08:09 Domingo, 09 de Outubro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

hoje fui fazer uma caminhada junto há zona ribeirinha da foz do rio Tejo, tinha estado a decorrer um concurso de pesca á boia onde desde paniers a mangas havia de tudo um pouco, estive por ali um pouco a observar e  fiquei um pouco intrigado quando vejo a maioria dos pescadores atirarem o peixe já morto ao mar, atraindo bandos de gaivotas

a minha pergunta é se é normal apanhar o dito peixe em que  parte dele nem medida legal tinha, deixá-lo morrer e atirá-lo há água novamente??

das espécies que pude observar desde a Tainhas, peixe Agulha, bogas, sarguetas e pequenos peixes rei havia de tudo um pouco
 

Boas,

Pratiquei pesca de competição em água doce durante alguns anos e sim, era essa a forma de retenção dos peixes para serem pesados após o término da prova. Independentemente da medida dos peixes, eram todos retidos numa manga ( como refere ). Mas felizmente nunca tive nenhum óbito!!! Agora no que respeita a espécies de água salgada... pois... não acredito que consigam resistir vivos retidos numa manga. Para evitar esses óbitos, após cada captura ( de cada pescador ) o peixe tinha que ser pesado e devolvido à água... Mas isso ia obrigar a um número elevado de pessoas ou seja alguém da Federação ( ou da organização da prova em causa ), um por cada pesqueiro.
Cumprimentos,
Ricardo Pepino
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3306
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: concurso de pesca (é normal) ??
« Responder #4 em: 11:13 Domingo, 09 de Outubro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

hoje fui fazer uma caminhada junto há zona ribeirinha da foz do rio Tejo, tinha estado a decorrer um concurso de pesca á boia onde desde paniers a mangas havia de tudo um pouco, estive por ali um pouco a observar e  fiquei um pouco intrigado quando vejo a maioria dos pescadores atirarem o peixe já morto ao mar, atraindo bandos de gaivotas

a minha pergunta é se é normal apanhar o dito peixe em que  parte dele nem medida legal tinha, deixá-lo morrer e atirá-lo há água novamente??

das espécies que pude observar desde a Tainhas, peixe Agulha, bogas, sarguetas e pequenos peixes rei havia de tudo um pouco
 

Boas,

Pratiquei pesca de competição em água doce durante alguns anos e sim, era essa a forma de retenção dos peixes para serem pesados após o término da prova. Independentemente da medida dos peixes, eram todos retidos numa manga ( como refere ). Mas felizmente nunca tive nenhum óbito!!! Agora no que respeita a espécies de água salgada... pois... não acredito que consigam resistir vivos retidos numa manga. Para evitar esses óbitos, após cada captura ( de cada pescador ) o peixe tinha que ser pesado e devolvido à água... Mas isso ia obrigar a um número elevado de pessoas ou seja alguém da Federação ( ou da organização da prova em causa ), um por cada pesqueiro.

boas

nesse caso o uso das mangas é desnecessário e inútil, mais valia a utilização de simples baldes ou recipientes, por um lado facilitava a pesagem por outro tornar-se-ia mais facil no fim fazer a sua doação a qualquer instituição necessitada mais que não fosse para fazerem uma caldeirada

quanto ao não terem medida mínima, parece-me ser um caso de aplicação de leis que neste caso não é igual para todos, por outro lado leva-me a questionar até a medida de anzois usados na pratica da dita competição pois para apanharem peixes tão pequenos que é o caso do peixe rei os anzois provavelmente são do mais pequeno que existe

tambem fiquei com a sensação que não tem a haver muito com a pratica do desporto pesca mas sim com o simples facto de matar só por matar sem qualquer objectivo não fazendo assim qualquer tipo de sentido

por ultimo, como pelo tipo de roupa usado por alguns dos intervenientes deu-me a entender que alguns representam marcas de material de pesca, coisa que para as marcas representadas no minimo o que se pode dizer é que não ficam muito bem na fotografia ao serem associadas a uma pratica que em nada dignifica o conceito de pesca desportiva, assim sendo tenho um certo orgulho de ser um simples pescador LUDICO
« Última modificação: 11:22 Domingo, 09 de Outubro de 2022 por ze carlos »
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Pepino

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: concurso de pesca (é normal) ??
« Responder #5 em: 12:18 Domingo, 09 de Outubro de 2022 »
Mandar fora comida quando tantos passam necessidades é no mínimo inconsciente  :o
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 73 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: concurso de pesca (é normal) ??
« Responder #6 em: 19:29 Domingo, 09 de Outubro de 2022 »
Boas tardes ,
Pela experiência que  tenho da competição  de surfcasting em que fiz algumas provas  , os pesqueiros são sorteado entre os atletas que estão identificados e agrupados por setores , cada setor tem um fiscal que a vai passando pelos pescadores e quem tem peixe é feito a medição  e descrito numa tabela que o atleta assina à frente e assim sucessivamente durante as 4 horas da prova .

Em relação ao peixe capturado  é retido num balde ou saco bakkan  com água (vivo ou morto) porque se embuchar pode morrer e após a respetiva verificação por parte do fiscal o atleta decide se liberta ou não o peixe porque pode ficar com ele.

Quanto aos tamanhos dos peixes na competição não há medidas mínimas , agora não estou por dentro como se procede a classificação dos peixes na competição de boia , se é só no final ou se tem o mesmo procedimento da pesca ao fundo .
José L. Guerreiro

team surfcasting
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline emaalm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 33 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
Re: concurso de pesca (é normal) ??
« Responder #7 em: 20:56 Domingo, 09 de Outubro de 2022 »
Boas,

Efetivamente as competições de pesca é uma situação que no minimo a mim me faz muita confusão. Eu nunca entrei em nenhuma por isso mesmo... porque não concordo em nada com o que se lá se passa. Ora, se eu apanho um peixe com 1 cm abaixo de medida e o retenho, nem que seja para eu me alimentar, sou multado e bem. Mas se estiver numa competição posso reter o que quiser, mesmo que não dê para comer.

E os lixos na praia? Ando eu preocupado a não deixar 1cm de linha em cima da areia e a apanhar o lixo dos outros... mas numa competição é ver anzois (sim anzois vistos com os meus proprios olhos e nem comento sequer o tamanho), linhas, bolas de esferovite, etc etc espalhado pelo areal.

Mas sim... no final a culpa será sempre dos mesmos... os lúdicos claro... os ludicos que vivem a pesca como ninguém a vive... os ludicos que normalmente preferem oferecer o que apanham a amigos ou fazer uma almoçarada, do que ganhar dinheiro com isso... ainda hoje me ofereceram 100 eur por 5 polvos com cerca de 2kg cada. O que eu fiz? Ofereci 3 e fiquei com os outros 2.

Mas enfim... é o que temos!!! É uma guerra que nunca será ganha enquanto a mesma regra existe e não existe consoante dá jeito no momento.

Abraço a todos

Emanuel
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: concurso de pesca (é normal) ??
« Responder #8 em: 16:04 Domingo, 23 de Outubro de 2022 »
Nem sempre temos a mesma opinião, mas creio que comentar o que por vezes não se conhece, nem sempre saem os comentários mais produtivos.
Por vezes não é bem como se tem ideia.

Já pratiquei pesca federada de águas interiores e tudo é regulado e previsto.
Não creio que sejam impostas só porque sim.
Se há falhas, claro que sim, mas temos de olhar para o geral.

Quem nunca viu, o pescador ludico, com o baldinho cheio de medalhas sem medida a dizer que é para o gato?

Vejam os dois lados.

O pescador lúdico tem obrigações, cumpre se quiser...  obrigação moral se assim entenderem
O pescador desportivo tem obrigações e tem de as cumprir sob obrigatoriedade das regras a que é imposto ... obrigação legal

O pescador desportivo apenas cumpre o que lhe é imposto...

E gostava que alguém visse os pesqueiros depois dos concursos acabarem... 

Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AndréCosta

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3306
  • Agradecido: 395 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: concurso de pesca (é normal) ??
« Responder #9 em: 18:30 Domingo, 23 de Outubro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nem sempre temos a mesma opinião, mas creio que comentar o que por vezes não se conhece, nem sempre saem os comentários mais produtivos.
Por vezes não é bem como se tem ideia.

Já pratiquei pesca federada de águas interiores e tudo é regulado e previsto.
Não creio que sejam impostas só porque sim.
Se há falhas, claro que sim, mas temos de olhar para o geral.

Quem nunca viu, o pescador ludico, com o baldinho cheio de medalhas sem medida a dizer que é para o gato?

Vejam os dois lados.

O pescador lúdico tem obrigações, cumpre se quiser...  obrigação moral se assim entenderem
O pescador desportivo tem obrigações e tem de as cumprir sob obrigatoriedade das regras a que é imposto ... obrigação legal

O pescador desportivo apenas cumpre o que lhe é imposto...

E gostava que alguém visse os pesqueiros depois dos concursos acabarem...

boas Kalvas

uma ou outra garrafita de plástico um outro papel de embrulhar isco, nada demais...

Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 22:31]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [Hoje às 19:18]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 17:52]

Robalo de Primavera por Zagaia [Hoje às 16:48]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [Hoje às 14:35]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [Hoje às 08:19]