collapse

Autor Tópico: safias e choupas  (Lida 659 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
safias e choupas
« em: 19:45 Segunda, 26 de Setembro de 2022 »
cabo espichel a semana passada a 30 metros de fundo

eramos 4 a bordo e toda a gente tirou carradas disto,safias e choupas

pena não ter dado ao menos uns besugos,mas é a vida

fundeamos duas vezes e duas vezes levantamos ferro,só á 3ª é que acertamos com o pesqueiro

a cana e o carreto que usei nem sei que marca eram foram emprestados mas funcionaram

e pronto foi um dia bem passado se bem que o peixe podia ter sido mais diversificado,ás tantas já se tornava aborrecido.
« Última modificação: 19:52 Segunda, 26 de Setembro de 2022 por jomartes »
 

Offline Ernesto Lima

Re: safias e choupas
« Responder #1 em: 11:39 Terça, 27 de Setembro de 2022 »
Bom dia Jomartes

A pescaria foi boa, embora o peixe, como referiu, tenha sido pouco diversificado.

Pessoalmente, quando estou num pesqueiro em que entra muito peixe desse tipo e até estão a comer bem, costuma ser um indicativo de que lá andam outros, maiores e de mais qualidade, só que, se estavam a pescar com iscos e montagens tipo "pica-pica", os peixes maiores e de melhor qualidade, como Pargos, Douradas, Sargos e etc., podem andar por ali mas tendem a não se interessarem pelo tipo e tamanho das iscadas, já se estas forem maiores e doutro tipo que lhes interesse, aproximam-se e correm com o peixe miúdo, verificando-se, normalmente, paragens nos ataques destes, antecedendo ataques doutro tipo, mais seco e mais profundo.
Normalmente, à chumbadinha, ou ao fundo, com estralhos mais compridos e iscas tipo Sardinha, Caranguejo, Camarão inteiro com casca, filetes de cavala fresca e anzóis um pouco maiores, podemos ter outras hipóteses.

Com o acima referido não estou a dizer que foi o que aconteceu, nem que se atuasse doutra forma outros exemplares apareceriam, mas penso que seria talvez uma boa ideia ter experimentado, caso tivesse sido possível. Na volta poderia ter tido alguma(s) surpresa(s).

Não entenda o que escrevi como uma crítica, antes como uma opinião baseada em acontecimentos anteriores.

Muitas vezes começo com sardinha para atrair peixe desse tipo e, quando começa a aparecer e a roubar muito, mudo para iscadas maiores de sardinha e / ou isco com iscas mais rijas, usando estralhos maiores (80/100cm) e anzóis 4/0 e 6/0 para conseguirem suportar o tamanho das iscadas. Também o uso da chumbadinha, com 10 / 30g, iscada com o caranguejo partido ou inteiro e com o camarão com casca, costumam resultar para peixe maior, quando se verificam essas invasões de peixe do género que capturou. Por vezes a diferença é do dia para a noite.

E olhe que, nesta altura e nessas profundidades, será muito provável que os tais peixes maiores apareçam.

Quero ainda deixar claro que a presente intervenção foi essencialmente feita atendendo aos seus apontamentos sobre a pouca diversificação e a, em determinado momento, ter-se até tornado uma pesca meio chata.

Para todos os efeitos, parabéns pela pescaria, e ficam as dicas.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 11:51 Terça, 27 de Setembro de 2022 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, JoaoSantos, kalvas, Peko, ricardo03, zero07

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: safias e choupas
« Responder #2 em: 12:47 Terça, 27 de Setembro de 2022 »
Bom dia mestre

sim começamos ao pica pica,mas a certa altura 2 dos participantes mudaram para isca maior,sardinha quase inteira á chumbadinha.Ainda sentiram um esticanço ou 2 mas acabaram por não ter sucesso.

um deles ( bastante batido) estreou a  Vega Mytica e ficou bastante bem impressionado,o carreto nem sei qual era mas tinha custado á volta de 800€...malta com dinheiro que ainda deram 20 paus de gorjeta ao mestre,facto devido talvez a terem a MT só para eles.

eu fui como marinheiro para ajudar o mestre que é amigo,e só desta vez que aquilo não é vida para mim.
 cana e carreto emprestados e ainda safei umas choupas,mas á chumbadinha e iscar caranguejo e afins não pesco nada.A minha praia é embarcada linha de mão chocos lulas e polvos.

Mas sim gostava de saber pescar pesca "grossa" mas o barco onde costumo ir ao choco é classe 5 não dá para grandes aventuras e dar 60€ para ir de MT está fora de questão

cumprimentose e obrigado pelas dicas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: safias e choupas
« Responder #3 em: 13:08 Terça, 27 de Setembro de 2022 »
Acabou por ser divertido, apesar de pouco diversificado. Obrigado pela partilha. A intervenção do Ernesto foi muito enriquecedora👍
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima, zero07

 

* Tópicos Recentes

Dúvida sobre estralho. por Rider [Hoje às 11:32]

Cana de bóia para mulher por WilsonQuasepescador [Hoje às 02:15]

? acção rápida mas progressiva ? por Madragoa66 [Hoje às 00:30]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]