collapse

Autor Tópico: Umas dicas dentro de um relato achigã|Lúcioperca Aguieira  (Lida 1373 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PFDF

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 6 vezes
    • Mortágua
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:13 Terça, 30 de Novembro de 2021
Umas dicas dentro de um relato achigã|Lúcioperca Aguieira
« em: 11:04 Terça, 13 de Setembro de 2022 »
Olá, já pesquei de todas as formas em água doce, salgada (spining) sou um zero mas o rei das "grades" :)
Neste momento apenas pesco ao achigã e lúcioperca (agueira). Comecei a ler, ver vídeos e falar com colegas para não iniciar totalmente ás escuras. Fui e fui e fui até compreender melhor quais os materiais, sítios e formas de pescar mais eficazes... e este ano 2022 tem sido um sucesso.
Não podemos dizer que isto é o melhor porque dependendo da altura do ano, zona, água, clima etc etc as opções tem que ser diferentes (A partir de meados de agosto tive de mudar o local onde os encontrava porque eles (luciopercas) mudaram-se ligeiramente para mais longe e fundo).
Pesco com cana spining 2.1m 5-21g carreto 2000, fio 4x 0.16 com 0.25 flurocarbono no final e essencialmente com vinis 95% das vezes e 5% com rígidas. Sucesso com Zoom chineses etc 0g de peso até no máximo 5g.
Poderei aqui dizer tudo e mais alguma coisa que não significa que lá vão e tenham todos sucesso, e porquê!!!! Exemplo: O meu pai tem ido muitas das vezes comigo e apenas num único dia tirou dois achigãs, todos os outros dias gradou, pesca comigo nos mesmos sítios, com o meu material etc... apenas existe uma diferença que é a que encontro para tal diferença de resultados, a forma como recolhe o fio e dá animação, apenas e só isso tem feito com que se tire ou não, e tenho tirado muito exemplar (Janeiro até agora).
Com isto tudo:
A cana, carreto, amostras, onde pesca, como pesca etc etc tem algum peso mas não é tudo.
Para teres sucesso (capturas) tens que praticar e "perder" horas/dias/... perder material, experimentar tudo e mais alguma coisa, para obteres mais conhecimento, até eliminares tudo o que não resulta e ficares apenas com o que te faz ter sucesso...
Mas nunca penses que já sabes tudo porque todos os dias vais aprendendo algo mais... cada pescaria (com ou sem peixe) é uma aula, está atento aos mais ínfimos pormenores e verás que os resultados vão melhorando de dia para dia e é isso que faz a maior diferença 8) ou não  >:D
Esta é apenas e só a minha opinião  :o
Boas pescarias a todos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo1212

Offline PFDF

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 6 vezes
    • Mortágua
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:13 Terça, 30 de Novembro de 2021
Re: Umas dicas dentro de um relato achigã|Lúcioperca Aguieira
« Responder #1 em: 11:07 Terça, 13 de Setembro de 2022 »
Por favor coloquem no sitio certo, porque acho que coloquei mais uma vez no sitio errado :(
 

Offline pgcruz

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 50
  • Agradecido: 4 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:10 Domingo, 06 de Fevereiro de 2022
Re: Umas dicas dentro de um relato achigã|Lúcioperca Aguieira
« Responder #2 em: 16:40 Sexta, 30 de Setembro de 2022 »
Bom relato amigo

Não morando aí, costumo ir bastantes vezes para a zona de Tábua onde tenho casa. E é nessa zona do Mondego que a pouco tempo me iniciei aos achigã e aos luciopercas.

Infelizmente não dá para praticar tantas vezes como gostava, mas pronto.

Só por curiosidade...quais as melhores zonas na barragem, para se ter algum sucesso? É que efectivamente praí não vou muitas vezes. Estive apenas uma vez atras do restaurante Lampreia, mas até foi a Carpa.

Obrigado e boas pescarias.
 

Offline PFDF

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 6 vezes
    • Mortágua
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:13 Terça, 30 de Novembro de 2021
Re: Umas dicas dentro de um relato achigã|Lúcioperca Aguieira
« Responder #3 em: 17:11 Segunda, 10 de Outubro de 2022 »
Em quase todo o lado tem saído peixe.
Pesquei na margem entre o Valongo (Mortágua) e Almacinha (Mortágua).
Agora tenho ido para a parte do rio Criz margem de Mortágua.
Atenção que agora os lúcios estão mais pelo fundo e inativos, é preciso mais trabalho de animação mais suaves e lentos com "borrachas/vinil".
Quanto aos achigãs as amostras rigidas tem sido mais eficazes nesta altura do ano.
Boas pescarias
 

Offline pgcruz

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 50
  • Agradecido: 4 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:10 Domingo, 06 de Fevereiro de 2022
Re: Umas dicas dentro de um relato achigã|Lúcioperca Aguieira
« Responder #4 em: 14:35 Terça, 11 de Outubro de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em quase todo o lado tem saído peixe.
Pesquei na margem entre o Valongo (Mortágua) e Almacinha (Mortágua).
Agora tenho ido para a parte do rio Criz margem de Mortágua.
Atenção que agora os lúcios estão mais pelo fundo e inativos, é preciso mais trabalho de animação mais suaves e lentos com "borrachas/vinil".
Quanto aos achigãs as amostras rigidas tem sido mais eficazes nesta altura do ano.
Boas pescarias

Pois efectivamente para essas zonas nunca fui. Mas é capaz de ser melhor, do que para a zona onde eu tenho ido. Principalmente a nivel de perca de material...onde tenho ido, perco muitas amostras ao fundo, nas pedras e nas construções antigas que estão submersas. Tenho de experimentar ir para essa zona um dia.

Já agora, quais são os meses do ano em que os Lucios estão mais activos? Deduzo que seja nos meses mais quentes.
Há alguma altura do ano, em que não valha a pena andar a eles?

Obrigado e boas pescarias.
 

Offline PFDF

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 26
  • Agradecido: 6 vezes
    • Mortágua
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:13 Terça, 30 de Novembro de 2021
Re: Umas dicas dentro de um relato achigã|Lúcioperca Aguieira
« Responder #5 em: 12:03 Quarta, 12 de Outubro de 2022 »
Por agora está a ficar mais complicado.
Por experiência tem sido: Maio bom, Junho muito bom e Julho bom. Tem sido os meses em que tenho mais sucesso.
Quanto a perda de material é normal, para alem das pedras a madeira lá continua de pedra e cal dentro de água em todos estes anos. Factores que contribuem para uma grande perda de material, penso que ninguém se escapa a grandes gastos.
Para maiores pescarias implica maiores riscos a correr :)
Boas pescarias...
 

 

* Tópicos Recentes

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]