collapse

Autor Tópico: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )  (Lida 1537 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« em: 10:00 Segunda, 29 de Agosto de 2022 »
Este tópico destina-se a esclarecer esta maneira " do Oeste" de pescar aos carapaus

Toda a malta costuma pescar aos carapaus em pontões e pesqueiros de pedra, sendo frequente os ajuntamentos e o pescar ombro a ombro, bem como infelizmente as "lixeiras" nesses espaços e os atritos entre pescadores.
Com a pandemia, eu e mais malta abandonei por opção esses espaços, começando a pescar essencialmente nos areais , onde apesar das capturas serem por norma inferiores , o " descanso" é muito superior , havendo ainda a possibilidade de aparecerem "espécies" mais nobres.

Para pescar a boia na praia ( no meu caso , essencialmente na praia de st cruz ), são necessárias condições muito especiais, pois o mar tem de estar muito manso , apenas fazer aquela ondinha que espraia no areal de maneira suave, para os que consultam o IPMA , a potencia da onda tem de ser inferior a 3 KW/m , sendo idealmente inferior a 2 KW/m.
Esta é a 1ª lição , acima de 3/3,5 KW esqueçam ,....não há condições pra pescar e vamos estar a noite toda com a boia a ser arrastada na rebentação .
No windguru estaremos a falar de ondulação abaixo de 1mt ( ideal 0,5 ou 0,6), periodo de 8/9 ou menos e de preferencia com pouco ou nenhum vento .

Outra coisa , precisamos de praias com declives acentuados , e de um fundão (agueiro) onde iremos meter engodo ( entre 4 a 6 kgs), engodo esse bem esmagado mas onde iremos juntar areia em vez de agua , queremos um engodo que afunde e se mantenha o mais junto a "terra" e que demore a dissipar . A nossa ideia é meter os nossos amigos carapaus a comer mesmo na rebentação , mesmo quase fora de água ( quem diz carapaus , diz bailas, robalotes, pregados e solhas ,etc,etc) . De notar que devemos começar a engodar no inicio da enchente , sendo que por norma só temos condições de pesca a partir da meia maré .

Chamo a atenção que o que estou a relatar é valido para praias deste tipo de perfil , normais na costa Oeste ( st cruz, praia azul , st Rita, porto novo, porto dinheiro , areal , valmitão , peralta, etc,etc ) . Por exemplo nas praias de Peniche ( supertubos ou do norte ) de perfil baixo não será possivel efectuar esta pesca .

Quanto ao material , cana de 5 mts , boias de 6 a 8 grs ( podendo ser inferior ao superior consoante as condições ( mar/vento )), ESPETOS pois as telescópicas e a areia da praia não se dão nada bem , migador e concha de engodo e o respectivo balde , anzois brancos entre o nº 4 e o 10 e ir ajustando a altura da boia consoante as capturas.

Como vantagens deste tipo de pesca temos :
- Maior descanso e menos atritos entre pescadores
- possibilidade de capturas mais nobres ( bailas e robalos) em dias em que os nossos amigos carapaus "falhem"

Desvantagens deste tipo de pesca :
- Maiores quantidades de sardinha para engodo
- Menores capturas ( uma pesca com 40 exemplares já é uma excelente pesca)
- Muito mais cansativa, andar uma noite inteira para trás e para a frente "rebenta" com um gajo
- Muito mais cuidado com materiais ( canas e carretos) , bem como a utilização de botas para evitar ter os pés "molhados"

Neste verão que passou , fiz 5 vezes esta pesca , todas as noites fiz encostar o peixe, na noite "pior" fiz 20 carapaus , na melhor "80" , sendo que parei de pescar as 5.00h pois o cansaço já era enorme .....

Como ultimas notas , iscos utilizados ( camarão / sardinha/ boga / peito de frango / ameijoa branca ) , marés mortas tem normalmente melhores condições , águas mais quentes e lusas proporcionam "normalmente" melhores resultados e devemos sempre escolher o pesqueiro na maré vazia ( preferencialmente de dia ) , pois a escolha do pesqueiro é nesta pesca 60% do seu sucesso.

Aproveito para pedir ao Amigo Soares que complete o tópico com algo que me tenha esquecido , tentei aqui condensar esta maneira " diferente" de pescar a boia, muito utilizada em varias praias do Oeste .

Tudo o relatado , é perfeitamente utilizavel pescando a chumbadinha com 2 anzois , estralhos de 50 cm´s de fluorocarbono rijo , iscadas de sardinha e lançamentos de 10/15 mts ......e aí a situação muda um pouco , iremos capturar mais bailas e robalos ,.....e uns carapaus lá pelo meio.

Resta-me desejar umas boas noites junto ao mar a malta ( esta semana há boas condições ) , que boa P **** não se deseja a ninguém ;D ;D ;D ;D ;D
« Última modificação: 10:02 Segunda, 29 de Agosto de 2022 por Trindade, Motivo: acrescentar informação »
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #1 em: 10:06 Segunda, 29 de Agosto de 2022 »
Boas Trindade,

Obrigado pela partilha, qualquer dia junto-me a vocês para fazer uma pesca dessas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trindade, LMiguel

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #2 em: 10:09 Segunda, 29 de Agosto de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Trindade,

Obrigado pela partilha, qualquer dia junto-me a vocês para fazer uma pesca dessas.

Temos de combinar , ainda quero ver se faço uma ou duas pescas destas este ano , haja condições .

Grande abraço e parabéns pelas "madames"
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline _marcelo_

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 106
  • Agradecido: 34 vezes
    • Loures - Vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:35 Terça, 20 de Abril de 2021
Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #3 em: 10:18 Terça, 30 de Agosto de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como ultimas notas , iscos utilizados ( camarão / sardinha/ boga / peito de frango / ameijoa branca ) , marés mortas tem normalmente melhores condições , águas mais quentes e lusas proporcionam "normalmente" melhores resultados e devemos sempre escolher o pesqueiro na maré vazia ( preferencialmente de dia ) , pois a escolha do pesqueiro é nesta pesca 60% do seu sucesso.

Aproveito para pedir ao Amigo Soares que complete o tópico com algo que me tenha esquecido , tentei aqui condensar esta maneira " diferente" de pescar a boia, muito utilizada em varias praias do Oeste .

Tudo o relatado , é perfeitamente utilizavel pescando a chumbadinha com 2 anzois , estralhos de 50 cm´s de fluorocarbono rijo , iscadas de sardinha e lançamentos de 10/15 mts ......e aí a situação muda um pouco , iremos capturar mais bailas e robalos ,.....e uns carapaus lá pelo meio.


Obrigado pela partilha! Conteúdo de enorme valor!

Boas pescas!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trindade

Offline pedrosa1975

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 972
  • Agradecido: 137 vezes
  • Eu bem tento....
    • Castelo Neiva - Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:57 Segunda, 31 de Maio de 2021
Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #4 em: 12:33 Terça, 30 de Agosto de 2022 »
Isto sim Sr. trindade tem valor, partilha de experiência e conhecimento, depois deixar cada um interpretar à sua maneira e aos seus pesqueiros habituais. Eu no que me diz respeito absorvo como uma esponja e tento pôr em pratica, se calhar muitas das vezes tenho excesso de informação e pouco tempo (dá trapalhada 95% das vezes), um grande bem haja a todos que partilham informação, obrigado!
Contemplar as águas, ter paciência na espera, saber o momento exato de puxar o anzol: eis a minha verdadeira meditação.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trindade

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #5 em: 13:05 Terça, 30 de Agosto de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como ultimas notas , iscos utilizados ( camarão / sardinha/ boga / peito de frango / ameijoa branca ) , marés mortas tem normalmente melhores condições , águas mais quentes e lusas proporcionam "normalmente" melhores resultados e devemos sempre escolher o pesqueiro na maré vazia ( preferencialmente de dia ) , pois a escolha do pesqueiro é nesta pesca 60% do seu sucesso.

Aproveito para pedir ao Amigo Soares que complete o tópico com algo que me tenha esquecido , tentei aqui condensar esta maneira " diferente" de pescar a boia, muito utilizada em varias praias do Oeste .

Tudo o relatado , é perfeitamente utilizavel pescando a chumbadinha com 2 anzois , estralhos de 50 cm´s de fluorocarbono rijo , iscadas de sardinha e lançamentos de 10/15 mts ......e aí a situação muda um pouco , iremos capturar mais bailas e robalos ,.....e uns carapaus lá pelo meio.


Obrigado pela partilha! Conteúdo de enorme valor!

Boas pescas!

As dicas destinam-se a ajudar e elucidar a malta que estranha o pescar a boia no meio da praia , quando digo que apanho os carapaus no meio da praia , a malta estranha e muitos pensam que os estou a enganar !!!!

Tenho um video no meu FB , feito em directo as 3 da manhã , onde se pode ver o resultado desta pesca ,.....numa noite em que fui "obrigado" a ir a pesca sozinho, se alguém o quiser ver que me mande mp que eu mando link
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #6 em: 13:09 Terça, 30 de Agosto de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isto sim Sr. trindade tem valor, partilha de experiência e conhecimento, depois deixar cada um interpretar à sua maneira e aos seus pesqueiros habituais. Eu no que me diz respeito absorvo como uma esponja e tento pôr em pratica, se calhar muitas das vezes tenho excesso de informação e pouco tempo (dá trapalhada 95% das vezes), um grande bem haja a todos que partilham informação, obrigado!

Amigo Pedrosa, a partilha ( e hesitei em fazê-lo) , destina-se a ajudar os mais inexperientes e todos aqueles que duvidam que seja possível pescar a boia na praia. Sempre que dizia que apanhava carapaus na praia , eu bem via a cara de desconfiança , 95% dos pescadores pensa que é treta !!!!

Aqui do forum , se calhar há meia duzia de pescadores que praticam esta pesca "oestina" , sendo o amigo Soares o meu companheiro favorito destas noites de actividade "frenética",.....ehehehehhe
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #7 em: 15:03 Terça, 30 de Agosto de 2022 »

 Tudo dito é Trindade, mais pormenor, menos pormenor, está lá tudo, agora cada um tem as suas técnicas/manias :fixe: para fazer as pescas, isto no que relaciona ao material, por exemplo cana mínimo 5 m, linhas; quanto mais finas melhor, eu na madre uso o máx, 0.22, no estralho, vai do 0.18 ao 0.20, raramente mudo disto, a linha madre é fina (ando a usar um 0.21 agora) mas é sempre bom, a aguagem faz menos força, o vento pega menos, tudo ajuda, até pelo facto de usarmos bóias pequenas o vento arrasta com facilidade.

 Fiquem bem  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trindade, mab79

Offline AndréCosta

Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #8 em: 16:29 Terça, 30 de Agosto de 2022 »
É isso mesmo que os companheiros têm dito é uma pesca que já fiz em praia com fundo misto e saiu uns bons peixes. Tem é de ter as condições certas. Mar calmo pouco vento e de preferência a encher.
 

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #9 em: 16:58 Terça, 30 de Agosto de 2022 »
É disto que este cantinho é feito:Partilha.
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #10 em: 10:03 Quarta, 31 de Agosto de 2022 »
Obrigado pela partilha Trindade!
És mestre nesta pesca!
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 73 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #11 em: 11:06 Quarta, 31 de Agosto de 2022 »
Boas , em praia faço a pesca ao carapau com as canas de surfcasting ao fundo com as montagens da competição , madres com 2 metros c/ 2 estralhos com 1,80m e flutuadores .

Ainda este mês na costa norte de Sines houve alturas que era a correr de uma cana para a outra , iscadas de sardinha só a tapar o anzol, era fatal  ;)

José L. Guerreiro

team surfcasting
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #12 em: 13:42 Segunda, 05 de Junho de 2023 »
Boa tarde

Apeteceu-me desenterrar este tópico,....nem sei porquê ???;D ;D ;D ;D ;D

Aproveitem , até amanhã ( dia 6 de junho ) há boas condições !!!!
Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas

Offline Paulo Fachadas

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 17 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:18 Sexta, 14 de Dezembro de 2018
Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #13 em: 19:20 Segunda, 05 de Junho de 2023 »
Trindade, achas que é um bom sítio para fazer a pesca?

Gosto da pesca ao carapau mas prefiro a tranquilidade da praia sozinho que estar no meio de confusões onde não há civismo!

Ando bastante tentado a fazer essa pesca na praia!
Surfcasting:
Shimano Ultegra Surf 450BXG-G - Daiwa Windcast Z5000
Shimano Super Aero Technium 450BX-H - Tubertini KARMA 1000
Boia/chumbadinha: Barros Maestro 5M - Tubertini Drex 6000
Buldo/borracha: Barros Robaliza 3.9M - Tubertini AP Power Yellow 6000
Barco: Barros Aventura Boat 300
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao carapau ( no meio da Praia )
« Responder #14 em: 06:43 Terça, 06 de Junho de 2023 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Trindade, achas que é um bom sítio para fazer a pesca?

Gosto da pesca ao carapau mas prefiro a tranquilidade da praia sozinho que estar no meio de confusões onde não há civismo!

Ando bastante tentado a fazer essa pesca na praia!


Bom dia, olhando pra foto parecem-me reunidas todas as condiçoes, é nesse tipo de prsqueiro que faço esta pesca.

Eu iris experimentar de certeza absolluta, depois partilha o resultado sff.

Eu na sexta fiz 37 e no sábado 56........ 😁😁😁😁😁😁
Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo Fachadas

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [Hoje às 22:14]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]