collapse

Autor Tópico: Estralhos  (Lida 1546 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pedroventura96

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 69
  • Agradecido: 2 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:31 Segunda, 16 de Junho de 2014
Estralhos
« em: 15:23 Segunda, 21 de Julho de 2014 »
Viva ! Onde vocês colocam os vossos estralhos ou tensos como quiserem chamar :D
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Estralhos
« Responder #1 em: 15:35 Segunda, 21 de Julho de 2014 »
Nas montagens.
Há quem tenha porta estralhos, p.e. uns enroladores numerados em que tens de colocar e retirar os estralhos por ordem numérica, mas é muito raro ver quem use. No fundo até é mais rápido colocar um estralho e empatar um anzol do que o tempo que demora a preparar isso em casa e depois no pesqueiro ir buscá-los ao panier.
A malta da embarcada já dá algum uso a estralhos empatados previamente, mas também o espaço e a mobilidade nas embarcações não se equiparam ao surfcasting, nem a extensão dos estralhos.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline joseafonso

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 467
  • Agradecido: 68 vezes
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estralhos
« Responder #2 em: 17:11 Segunda, 21 de Julho de 2014 »
Os poucos que levo empatados costumo levar assim:



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No fundo até é mais rápido colocar um estralho e empatar um anzol do que o tempo que demora a preparar isso em casa e depois no pesqueiro ir buscá-los ao panier.

Quero meças  >:D :-[

Ab
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Estralhos
« Responder #3 em: 17:16 Segunda, 21 de Julho de 2014 »
Eu não sendo profissional da coisa, pela experiência que tenho para surfcasting lúdico vou dizer como faço:
Tenho a mala com as tais bolachas esponjosas (enrroladores), com as madres já com cross ou outros assessórios onde prende os estralhos previamente na medida certa, sejam colados ou com nós, depois em cada enrolador tenho um auto-colante com a medida dessa madre (1,2m / 1,8m / 2m / etc) e a medida entre cross da mesma (50cm / 70cm/ etc) e o tipo de fio usado na mesma (0,40 F "fluocarbono" ou FC "Fluo coated" ou nylon), assim ao olhar para a bolacha sei +- a medida dos estralhos da mesma e quantos são o tipo de fio e medida antes de a desenrolar.

Normalmente uso só assim metendo os estralhos nas madres no local de pesca pois cada mar é um mar e muitas vezes queremos uma madre de 2 anzois em 0,45 mas os estralhos queremos de 0,25 e não de 0,30, se já tivermos os estralhos na madre temos de estar a tirar e mudar....neste caso vamos perder mais tempo e até estragar muito material, fazendo da forma que faço não preciso de ter 4 ou 5 enroladores com madres iguais só mudando os estralhos e/ou anzois.

Ainda assim há pesqueiros e pescas onde meto previamente os anzois nas madres já levando tudo pronto, isso acontece quando já conheço a zona e sei como vai estando o mar tendo em conta as condições meteo que vi previamente e segundo algum colega que foi nessa altura ao pesqueiro e viu como estava, assim poupo tempo e faço na bancada com mais calma e paciência não estragando nada pois já sei que vai ser assim que vou começar....aproveitando melhor o que mais vale para mim "o tempo a pescar junto ao mar e com amigos".

Se estivesse em competição e tendo em conta que neste caso o "tempo" vale muito, já levava muito mais madres nos enroladores com anzois prontos a pescar e teria muitos mais enroladores com madres feitas, e para que isto aconteça há que conhecer o mar, a melhor coisa é o que o pescador sempre que possível, ter um caderno de apontamentos com as condições da terra e do mar naquele dia de pesca e escrever como se portava o mar e que montagens/anzóis/zona quente melhor funcionaram, desta forma após alguns apontamentos e dias de pesca temos um bloco que podemos consultar e saber (ainda que com alguma margem de erro típica desta nossa modalidade) que naquele pesqueiro para determinadas condições as madres que podemos já levar com anzois são as XX e XY o resto vamos adaptando conforme a pesca nos ditar.  O0
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estralhos
« Responder #4 em: 18:58 Segunda, 21 de Julho de 2014 »
Eu uso este acessório

  [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Empato uns quantos anzóis de vários tamanhos e de diferentes fios mas não identifico nem por cores nem escrevo nada que os identifique. O olho é que identifica :) :fixe: :fixe:
Nelson Peres
 

Offline joseafonso

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 467
  • Agradecido: 68 vezes
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Estralhos
« Responder #5 em: 17:33 Terça, 22 de Julho de 2014 »
Neste tópico também há mais informação sobre o assunto
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ab
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"
 

 

* Tópicos Recentes

Dúvida sobre estralho. por ffgsoares [Hoje às 15:15]

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 14:22]

? acção rápida mas progressiva ? por FilipePC [Hoje às 14:22]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]