collapse

Autor Tópico: Montagens, estralhos, dúvidas...  (Lida 970 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline shipowerPT

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 29
  • Agradecido: 8 vezes
    • Praia da Tocha
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:55 Terça, 18 de Junho de 2019
Montagens, estralhos, dúvidas...
« em: 15:55 Segunda, 08 de Agosto de 2022 »
Boas pessoal!
Começo por colocar uma questão que me tem colocado algumas dúvidas, pois o sua resposta é unânime, pelo menos no meu grupo de amigos, porém não há uma justificação válida (a meu ver até agora) para a coisa:

Tenho malta que me diz que de dia pesca com um anzol, e de noite pesca com dois, mas tirando provavelmente o facto de ser mais prático, teoricamente em contrapartida teremos menos probabilidade de apanhar peixe, pois com dois anzóis temos mais probabilidade do que apenas com um.   (isto usando apenas os pressupostos da matemática  ;D)

Qual a vossa opinião em relação a isto??



Depois a segunda questão, usando uma montagem em que vamos meter um estralho com dois anzóis, imaginem que numa madre de 1m, que quero um estralho de 20cms e um de 50cms...
Há alguma boa prática ou alguma teoria/realidade que nos diga que o estralho mais curto deve ser colocado em cima e o mais comprido em baixo?
Há alguma lógica por trás da sua aplicação?


Obrigado desde já pelas vossas preciosas dicas
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Montagens, estralhos, dúvidas...
« Responder #1 em: 07:36 Terça, 09 de Agosto de 2022 »
Boas,

A meu ver a resposta deverá ser "depende"..

Se o pesqueiro ou espécie alvo necessitar de um estralho bastante grande isso impossibilita à partida a utilização de 2 anzois .. Eu pessoalmente sempre fui TEAM 1 anzol  :hahaha:

Nada como testar cada pesqueiro, muitas vezes também uso o anzol a sair cerca de 40cm acima da chumbada (uso destrocedor em T) e com bons resultados, também impossibilita o 2º anzol.

Algo que ja vi usar foi a rabeira em que trabalham os 2 anzois no mesmo estralho mas a mim só me deu enleios ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: shipowerPT

Offline shipowerPT

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 29
  • Agradecido: 8 vezes
    • Praia da Tocha
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:55 Terça, 18 de Junho de 2019
Re: Montagens, estralhos, dúvidas...
« Responder #2 em: 08:24 Terça, 09 de Agosto de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

A meu ver a resposta deverá ser "depende"..

Se o pesqueiro ou espécie alvo necessitar de um estralho bastante grande isso impossibilita à partida a utilização de 2 anzois .. Eu pessoalmente sempre fui TEAM 1 anzol  :hahaha:

Nada como testar cada pesqueiro, muitas vezes também uso o anzol a sair cerca de 40cm acima da chumbada (uso destrocedor em T) e com bons resultados, também impossibilita o 2º anzol.

Algo que ja vi usar foi a rabeira em que trabalham os 2 anzois no mesmo estralho mas a mim só me deu enleios ...


Humm… muito bem, faz sentido (e nunca tinha pensado nisso a fundo), do querer ter um estralho maior por algum motivo e logo por aí ter o segundo anzol vai fazer enliar tudo….
Eu por acaso era team 2 Anzois, pelas ideias erradas que tinha acima 😂 mas então acho que vou passar a usar um.

Só uma dúvida numa frase que aí dizes “…se o pesqueiro ou espécie alvo necessitar de um estralho bastante grande…”
Isto ainda não consigo perceber… por exemplo, para o robalo, qual a diferença que faz ter um estralho de 20 ou 50cms? A diferença não é trabalhar mais atrás ou mais longe?
Ou a isca tem tendência a flutuar, e trabalhando com 20cms sobe menos que trabalhando a 50cms (o que nos vai permitir por exemplo estar a pescar a meia altura do que rente ao fundo)???
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 358
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Montagens, estralhos, dúvidas...
« Responder #3 em: 10:10 Terça, 09 de Agosto de 2022 »
Para o robalo na minha opinião nao necessita de estralhos muito grandes, só o posso considerar pelo trabalhar mais natural da isca.

Aqui no norte onde o mar é por norma mais forte, raramento uso estralhos acima de 1 metro, e raramente uso espessura do fio abaixo de 0.37.

 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Montagens, estralhos, dúvidas...
« Responder #4 em: 10:31 Terça, 09 de Agosto de 2022 »
Eu não digo que 2 anzois não são eficientes atenção!

Simplesmente eu pesco normalmente com 1 apenas.


Por exemplo na pesca às douradas, se pescar com chumbada de correr está excluída a questão 2 anzois.
Caso pesque as douradas com chumbada fixa terei no minimo um estralho de 1 metro.

Penso que o estralho maior dá mais naturalidade à apresentação da isca e menos probabilidade do peixe sentir logo o peso da chumbada quando poe o isco na boca. Pessoalmente nunca usei 20cm de estralho.
 

Offline Usersd

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 178
  • Agradecido: 40 vezes
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Segunda, 26 de Outubro de 2020
Re: Montagens, estralhos, dúvidas...
« Responder #5 em: 10:59 Terça, 09 de Agosto de 2022 »
Sinceramente para mim, 2 anzóis só em pesca vertical. Pontões fundos, lajes que afundam, etc.

Nas praias 2 anzóis têm a vantagem de ter 2 iscos na mesma zona, mais cheiro, especialmente de noite.

Mas nas águas que eu pesco normalmente já anda sempre um gajo lá em baixo a dar nós quando uso só um estralho, dois é estar mesmo a pedir dores de cabeça  ;D
 

Offline shipowerPT

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 29
  • Agradecido: 8 vezes
    • Praia da Tocha
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:55 Terça, 18 de Junho de 2019
Re: Montagens, estralhos, dúvidas...
« Responder #6 em: 23:28 Terça, 09 de Agosto de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para o robalo na minha opinião nao necessita de estralhos muito grandes, só o posso considerar pelo trabalhar mais natural da isca.

Aqui no norte onde o mar é por norma mais forte, raramento uso estralhos acima de 1 metro, e raramente uso espessura do fio abaixo de 0.37.



Eu sou do centro, praia da tocha/praia de mira, onde o mar se pode considerar forte, e pesco sempre em praia aberta (até à data, ainda estou a aprender o surfcasting pelo que ainda não me deu para ir aprender borracha, etc em molhes).
Por acaso no fio, tenho usado 0,30 na madre da montagem, e nos estralhos uso fluorocarbono 0,26…. 🤔
Eu sei que possivelmente até é fino demais, e que agora no verão até trabalhe bem visto os mares serem mais calmos, mas no inverno ser impraticável pois vai enliar tudo, e aí ter que usar espessuras mais grossas, mas como pesco mais de verão e é o que tenho feito até à data, para já vou continuar com estas espessuras, porém vou testar estralhos com 1m.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Montagens, estralhos, dúvidas...
« Responder #7 em: 16:49 Domingo, 21 de Agosto de 2022 »

 Raramente uso dois anzóis, 90% das vezes só um anzol num estralho 0.38 aí de 2 metros, depois vou encurtando se achar necessário, o mar é que manda,  se penso em meter dois estralhos, não aplico "ciência" nenhuma a não ser o facto de os estralhos não enlearem, como tal,... são estralhos mais curtos e colocados à distancia adequada (normalmente meto os estralhos no chicote travados com stopers, (não uso montagens) ...posto isto, puxo os stopers para cima até aí 2 metros e cá em baixo meto uma urfe no clip da madre e depois penduro a chumbada na urfe, ponho o estralho de cima aí com 70 cm, e em baixo na urfe 1.20/30) .

 Um cuidado a ter quanto a mim, em dois estralhos meter sempre em cima a iscada mais leve e menos volumosa.

 Força  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas

 

* Tópicos Recentes

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]