collapse

Autor Tópico: Conjunto para lançar mais longe  (Lida 1209 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Alex_seabass

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:00 Terça, 21 de Junho de 2022
Conjunto para lançar mais longe
« em: 09:54 Terça, 21 de Junho de 2022 »
Bom dia,

Sou iniciante não só no spinning mas na pesca em geral, nunca apanhei nenhum peixe contudo não desisto.

Comprei conjunto de cana Shimano FXXT21ML 2.1m 7-21g e carreto da Shimano FX 2500 e linha mono. Pesquei no rio e nada. Pesquei na ria e nada. Então vi neste forum a recomendar a ir a praia para os robalos. Quando cheguei deparei me que as amostras  não chegavam a ultrapassar a zona de arrebentação...

Pelo que fui pesquisar e reparei que recomendam ter uma cana maior, no mínimo 2.7m com amostras mais pesadas. Fui então e comprei a Shimano FXXT270H de 2.7m 20-50g. Para já mantive o carreto e a linha. Comprei amostras de 35g e 40g. Reparei que esta cana é mais grossa e mais dura.
Fui até a praia para a testar... deparei me que com esta ainda é pior.. As amostras parece que caem aos meus pés mesmo sendo mais pesadas (pelo menos é a sensação que eu tenho).

Já sei que o carreto tem que ser maior para esta cana, contudo, isso influencia o qual longe vou lançar?
Também sei que devo mudar de linha para uma multifilamento e mais fina mas não quero dar outro passo para o lado errado e gastar desnecessariamente...

A minha questão é: é o equipamento que não presta ou sou eu que não sei lançar? Quando vejo no Youtube o pessoal parece que lança 1 kilometro facil e as minhas amostras parece que em vez de andar para frente, chegam a 20m e andam para tras...
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto para lançar mais longe
« Responder #1 em: 10:33 Terça, 21 de Junho de 2022 »
Assim á 1ª vista, acho que tens que treinar melhor os lançamentos.
Pode existir factores que dificultam a distancia de lançamento, como o vento, técnica, linha, carreto...
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alex_seabass

Offline ricardo03

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 115
  • Agradecido: 42 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:18 Quarta, 19 de Outubro de 2016
Re: Conjunto para lançar mais longe
« Responder #2 em: 11:33 Terça, 21 de Junho de 2022 »
Boas,

Como mencionado, ir treinando os lançamentos ajuda bastante.

Mas linha mono, diria que ai é algo que está a prejudicar bastante o lançamento, que diâmetro de linha está a usar?

Cumps.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alex_seabass

Offline Alex_seabass

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:00 Terça, 21 de Junho de 2022
Re: Conjunto para lançar mais longe
« Responder #3 em: 11:46 Terça, 21 de Junho de 2022 »
Os lançamentos com a cana mais pequena e amostra mais leve parece ir mais longe... Vou treinar mais!

A linha é mono de 0.26mm, veio em conjunto. Penso em adquirir uma de 0.16 / 0.18mm multi para ver se melhora o lançamento.
Quanto ao carreto, FX 2500 é suficiente? Isso influencia a distancia ou é só para ter mais ou menos linha para além do drag?

Desde já, obrigado a todos que respoderam!
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Conjunto para lançar mais longe
« Responder #4 em: 19:54 Terça, 21 de Junho de 2022 »
Eu ao pricipio de praticar spinning tb era aos achigãs com amostras leves,qd passei a praticar no mar devo dizer q de inicio tinha medo de lançar estas amostras mais pesadas com genica ::)
Nao conheço a cana mas pelo cw dela parece que as amostras que usa tb possam nao tirar o melhor rendimento,talvez na casa das 25,30g seja o ideal nao querendo com isto dizer pa ir comprar outras.
O carreto é muito pequeno acho e com mono penso que será mais isso que trava o lançamento
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alex_seabass

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Conjunto para lançar mais longe
« Responder #5 em: 11:26 Quarta, 22 de Junho de 2022 »
Indo por partes...

O carreto é muito pequeno pelo menos para já. Digo para já, porque muita gente, incluindo eu próprio, com o passar do tempo começa aa sentir-se mais à vontade com material mais ligeiro.
Embora tenha começado com cana de 3m 20-50 e carreto 4000 com multi 0.18, hoje em dia e se as condições o permitem (mar calmo, pouco ou nenhum vento) uso canas entre 2.4m e 2.7 com carretos 3000 com multi geralmente entre o 0.10 e 0.14. Apenas uso canas e carretos maiores se o mar o justificar.

No que diz respeito a pesos, quando digo que passo para canas e carretos maiores, não quer dizer que pesque mais pesado. Até pode acontecer o contrário. Isto porque podes ter uma amostra que embora tenha 20gr, a sua qualidade seja tal que tenha melhor lançamento do que uma amostra de 30gr.
Outro fator é que com canas e fios adequados, podes não ver grande diferença entre a distância a pescar com amostras de 15gr ou de 25gr.
O carreto também vai influenciar claro. Sendo maior vai ter maior saída de fio. embora tenhas que ter atenção para manter o conjunto equilibrado, não vale meter um carreto 10000 numa cana de spinning  ;D ;D ;D.

Na minha opinião, e isto é algo pessoal, é preciso diferenciar duas coisas. Mas com exemplo prático explico melhor. Pedes opinião a alguém que te diz "Epah, o melhor é mesmo uma cana de 3m no minimo, e carreto 5000, amostras no minimo 30gr, porque o mar bate muito".
Isso pode não te servir porque simplesmente podes optar por nem pescar com mares grandes. Eu por exemplo, nas praias que frequento na zona onde vivo, não pesco com mais de 2m, simplesmente porque têm grandes quebra-côcos e dias para pescar há muitos e não sou grande nadador. Tenho uma cana de 320 para mares grandes (os tais 2m, o "grande" e o "pequeno" são coisas muito relativas na pesca), que é uma 10-45 porque na praia pesco com rigidas de 30gr no máximo.
Se vou ao Algarve e como por lá pesco sozinho, uso uma barros stout striker de 330 20-60, com carreto 4500, multi 0.23 e leader 0.50, mas lá está, pesco sozinho por aquelas bandas, e por isso ando com material mais "da guerra" para compensar a parte em que opto por não arriscar. O peixe tem que sair levantado pela cana ou pegando no multi à mão. Uma pesca que pouco tem a ver com a que faço onde vivo e por isso o equipamento é outro.

Por fim a técnica, vê em alguns videos como o pessoal lança. Começa a aprimorar a técnica e depois logo imprimes mais força para ganhar uns metros. Um lançamento com equipamento e técnica afinadinhos, e vais ver que um lançamento mesmo no relax, é muito bom. Depois é uma questão de começares a puxar mais nos lançamentos.
« Última modificação: 11:34 Quarta, 22 de Junho de 2022 por gmarques »
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alex_seabass

Offline Alex_seabass

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:00 Terça, 21 de Junho de 2022
Re: Conjunto para lançar mais longe
« Responder #6 em: 11:42 Quarta, 22 de Junho de 2022 »
Desde já, mais uma vez a todos os que responderam! Os vosso conselhos são importantes para mim!

Vou meter um carreto melhor e um pouco maior, mudar para uma linha multi de 0.18 para já. E começar a treinar os lançamentos.
Pelo que vi no Youtube, a minha "tecnica de lançamento" era errada... Outra questão é saber quando largar o dedo que está na linha no momento certo...

Quanto as amostras tenho estas: (não sei se posso por os links aqui, se não eu removo):

- Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
- Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
- Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Sabem se são adequadas? Ou será que há alguma melhor?
Tenho ido para areia, sem pedras...
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Conjunto para lançar mais longe
« Responder #7 em: 14:46 Quarta, 22 de Junho de 2022 »
Os jigs do 1º link são bons para quando queres distância que uma rigida/vinil não consegue. Eu também uso quando andam por exemplo as cavalas no pesqueiro para poupar os vinis.
Os poppers do 3º link, para dias de verão e águas calmas se o peixe anda a atacar na superfície.
As amostras do 2º link nunca usei.

A questão do fio e carreto influencia muito o vôo das amostras. Deve ser a amostra a mandar no fio e não ao contrário.
Na prática se a amostra não consegue levar o fio vai começar a não ir tão certinha. Podes ter uma amostra que com 0.16 a sair de uma carreto 4000 vai direitinha que nem um fuso e se a lanças num 2500 com um mono 0.26 começa a ser travada por estes e já não vai tão direita, o que a fará alcançar menos distância.

Quanto ao tirar o dedo no momento certo, quando lanças, é algo que virá com o tempo. Uma coisa é certa, no spinning o que não faltam é oportunidades para praticar lançamentos  ;D ;D ;D
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alex_seabass

Offline Alex_seabass

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:00 Terça, 21 de Junho de 2022
Re: Conjunto para lançar mais longe
« Responder #8 em: 21:55 Quarta, 22 de Junho de 2022 »
Mais uma vez obrigado pela resposta!

Pode-me dar um ou dois exemplos de amostras que funcionam para si?

Pois, lançamentos não falatrão  ;D
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Conjunto para lançar mais longe
« Responder #9 em: 01:04 Quinta, 23 de Junho de 2022 »
Eu gosto muito de pescar com vinis, pois é das amostras que acho mais versáteis. No entanto entre vinis, rigidas e jigs, são as que lançam menos. Mas alcançam muitas vezes onde o peixe anda que é o que interessa.

Stickbaits/Pintails/Slugs: Got Stryper Rubber Stick Eel, Game On Big Occhi, Ra'is Spotter, Lunker City Slug-Go, Savage Gear Sandeel Slug, HTO Labrax Snax, Keitech Shad Impact.
Swimbaits: Fiiish Black Minnow, Keitech Easy Shiner, Evobass Sabre, Savage Gear Sandeel, .

Rigidas: Spanish Lures Mesias, IMA Sasuke, IMA Yoichi, Duo Bay Ruf Manic, Ima Skimmer, Xorus Patchinko, Barros Macua, Storm Seabass Minnow.

Deixo uma foto, mas atenção que são vinis que tenho para pescas em pesqueiros onde o vinil pode descer 12/15m e por isso levam mais peso do que habitualmente uso.

 
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alex_seabass

Offline Alex_seabass

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:00 Terça, 21 de Junho de 2022
Re: Conjunto para lançar mais longe
« Responder #10 em: 08:50 Quinta, 23 de Junho de 2022 »
Brutal! Obrigado pela informação e pelo seu tempo!

Por fim, como prende as suas amostras? Diretamente na linha ou usa um clipe ou outra tecnica?
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Conjunto para lançar mais longe
« Responder #11 em: 09:39 Quinta, 23 de Junho de 2022 »
Com clip sem destorcedor.

Há quem use com destorcedor, eu prefiro não usar. As amostras estando tudo como deve ser não devem provocar a torção do fio. Se reparo que o fio está torcido é porque algo errado se está a passar e tento corrigir. O destorcedor só vai permitir que o "errado" continue a acontecer sem que se dá por isso. É claro que poderá haver quem ache que uma amostra vir a rodopiar não faz mal, eu prefiro que não venha.

Além de que é mais um ponto para dar problema. Usasse eu só uma amostra e nem o clip punha, usava nó direto, mas a troca de amostras para ser algo simples e rápido obriga a usar.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alex_seabass

Offline xcelsior

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 220
  • Agradecido: 136 vezes
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: Conjunto para lançar mais longe
« Responder #12 em: 10:19 Quinta, 23 de Junho de 2022 »
Viva,


Já cheguei atrasado à festa e o gmarques já disse praticamente o que havia para dizer  :)

Deixo apenas umas notas sobre o lançamento:

1 - sugiro uma olhadela ao canal de Youtube da Yamaga Blanks ou da Shimano TV (JP), não por causa do material em si, mas apenas para observar como é que eles fazem o lançamento. Para mim, em termos de técnica, ninguém bate os japoneses:
- Yamaga Blanks - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre -> Por exemplo: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
- Shimano TV JP Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre -> Por exemplo Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

2 - uma coisa que aprendi com o tempo e também com o pescar à pluma foi: quanto mais "rija" for a cana, quanto mais rápida for a acção da mesma, mais curta é a janela para um lançamento óptimo. Uma cana com uma acção regular perdoa mais os "erros" de timing que se fazem ao início. Mas isto não é nada que não se melhore com treino  ;)


Ab.,
Filipe

 
"I am haunted by waters." - Norman Maclean, A River Runs Through It
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alex_seabass

Offline Alex_seabass

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:00 Terça, 21 de Junho de 2022
Re: Conjunto para lançar mais longe
« Responder #13 em: 11:05 Quinta, 23 de Junho de 2022 »
Pessoal, um enorme obrigado! Tenho aqui muito material para estudar, trocar o carreto, meter linha adequada, comprar uma ou outra amostra e... ir ao peixe treinar e quem sabe, tirar algum  ;D

Daqui a uns tempos espero vir aqui, actualizar o progresso!

Um grande abraço!
 

 

* Tópicos Recentes

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]