collapse

Autor Tópico: Material vs montagem dúvidas no resultado em acção de pesca  (Lida 1162 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Material vs montagem dúvidas no resultado em acção de pesca
« em: 11:20 Segunda, 18 de Abril de 2022 »
Olá a todos este fim de semana perdi muito material durante uma jornada de surfcasting na praia da vigia e na praia do Magoito.
Então eu na madre tenho daiwa nylon line shorecast 0.26, shockleader tenho Shimano 0.26/0.57, no estranho usei flúor carbono de 0.23 e 0.30 utilizei chumbadas entre 120 até 150gr de bico de pato e outras de pirâmide todas com aste
Na primeira saída, na praia da vigia, faço um teste com uma chumbada de 100gr para ver a corrente e se tem Rocha ao arrastar pelo fundo, tudo ok não me apercebi de aparentemente existir rochas toca a meter chumbadas de bico de pato de 120  e lancei, ora passado alguns minutos e como a minha cana não é nada de especial em termos de sinal, começo a enrolar e nada a cana vergada e passado uns segundos vejo a cana a aliviar e então apercebi que fica solto a montagem tiro fora de água, analiso os fios nem sinais  de desgaste por causa de pedra. Toca lançar outra vez com isco trocado, consigo tirar uma safia, reponho o isco e lanço para a.mesma zona e a partir desta altura começa o pesadelo, cada vez  que tento retirar a montagem para verificar o isco ou se a montagem está enrolada, nunca mais consegui retirar nada rebentou sempre e só vinha a linha madre, deixava a linha em tensão para ver se saía da areia mas rebentou sempre.
A minha questão é:
 será a linha madre que será fraca ou com defeito que não consiga aguentar a tensão até desenterrar da areia?
Não acredito que seja do nó ( pode ser mas tenho dúvidas) pk estiquei até a madre deixar de ter elasticidade, quando chega a esse momento via que não soltava acabava por esticar mais um pouco e rebentava
o que se deve fazer para evitar que a chumbada fique enterrada na areia, algum truque?
Com isto perdi bastante material, e se calhar com algum erro simples que não estou a ver qual foi...
Alguém pode dar umas dicas em algum detalhe por mais simples que possa ajudar a não perder tanto material
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Material vs montagem dúvidas no resultado em acção de pesca
« Responder #1 em: 12:55 Segunda, 18 de Abril de 2022 »
Existe algumas coisas que podes fazer quando a chumbada esta a assorear (arear, como preferires)
Deixar a cana na horizontal e a linha em tensão, dando uns pequenos toques na linha (como se tivesses a tocar guitarra)
Diminuir o peso da chumbada
Ao fim de 1/2 minutos da chumbada na água, dar 2 ou 3 maniveladas no carreto para a chumbada não ter tempo para enterrar por completo

Não acredito que seja defeito da linha... Se conseguires perceber se ela parte pelo nó do chicote significa que o ponto mais fraco é o nó, o que é normal... Se não partir pelo nó, pode ser a linha que está enfraquecida

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: scarreira

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Material vs montagem dúvidas no resultado em acção de pesca
« Responder #2 em: 14:25 Segunda, 18 de Abril de 2022 »
A maré estava a descer e/ou a encher?

Bem podem ser várias coisas. Uma delas a assorear, outra ficar preso em alguma coisa ( rocha, rede, lixo, etc.. ), em qualquer destes casos não deves forçar a cana, deves puxar o fio á mão.

Por vezes acontece casos desses. Já não me recordava da ultima vez que tinha perdido material, talvez 3/4 anos, e nas minhas duas ultimas saídas perdi material por 4 vezes. Umas partiu pelo nó, e outras na madre.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Material vs montagem dúvidas no resultado em acção de pesca
« Responder #3 em: 15:28 Segunda, 18 de Abril de 2022 »
Na 1a jornada foi na 6a à tarde foi a descer, a outra foi logo no sábado meio da manhã estava a subir
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Material vs montagem dúvidas no resultado em acção de pesca
« Responder #4 em: 15:48 Segunda, 18 de Abril de 2022 »
O que pode ter acontecido é que quando começaste a pescar não existia nada que prende-se, mas com a descida/ subida da maré o local para onde lanças deixa de ser o mesmo, e aí já poderá existir alguma coisa que prenda as pescas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: scarreira

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Material vs montagem dúvidas no resultado em acção de pesca
« Responder #5 em: 15:52 Segunda, 18 de Abril de 2022 »
 Quando o mar está com corrente no fundo e a chumbada começa a arear é complicado, a solução mais prática é estar atento e ir aliviando a pesca em curto espaço de tempo (uma, duas maniveladas) e deixa ficar, tens de sentir sempre a chumbada solta, depois é fazer o mesmo daí a 3/5 minutos, ou então muda-te um pouco para o lado 20/30 metros, se for possível, por vezes basta uma pequena mudança do sítio onde cai a chumbada para tudo mudar.

 No entanto quando está a arear no geral é complicado, as areias estão sempre em movimento e tapam logo o material, com chumbadas de haste depois de esticar a linha e sentir preso, deves andar para o lado um bocado e depois tentas puxar por vezes a haste faz de alavanca e arranca a chumbada, mas é sempre lixado, noite assim estraga a pesca, o melhor mesmo é mudar mais pró lado um bocado e fazer nova tentativa, por vezes estamos num agueiro e a chumbada enterra-se logo, há muita movimentação de areia no fundo.

 Força aí na coisa. :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: scarreira

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Material vs montagem dúvidas no resultado em acção de pesca
« Responder #6 em: 16:31 Segunda, 18 de Abril de 2022 »
A minha convicção é enterrada pk estava acompanhado, o meu colega estava a pescar ao fundo mas com fio multifilar e conseguiu salvar sempre as montagens e estava a ter o mesmo problema de dificuldade em começar a recuperar...
Já percebi a melhor coisa e tentar mais uma ou duas vezes se o problema persistir é ir para casa para não ter.mais prejuízo... Só em chumbadas e shockleader ganhei bem o dia... Enfim é inexperiência... As lojas agradecem...
Obrigado a todos pela ajuda/experiência
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Material vs montagem dúvidas no resultado em acção de pesca
« Responder #7 em: 12:22 Terça, 19 de Abril de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A minha convicção é enterrada pk estava acompanhado, o meu colega estava a pescar ao fundo mas com fio multifilar e conseguiu salvar sempre as montagens e estava a ter o mesmo problema de dificuldade em começar a recuperar...
Já percebi a melhor coisa e tentar mais uma ou duas vezes se o problema persistir é ir para casa para não ter.mais prejuízo... Só em chumbadas e shockleader ganhei bem o dia... Enfim é inexperiência... As lojas agradecem...
Obrigado a todos pela ajuda/experiência

É normal com multifilamento conseguir salvar as montagens, o fio é muito mais resistente. Mas do que me tenho apercebido, os "prós do surfcasting" não têm por habito usar multi. Nunca usei, não posso falar da minha experiencia com esse fio.

Quando está a assorear muito não é fácil de pescar, normalmente o melhor é aguardar por uma altura da maré diferente da atual ou mudar de sitio.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: scarreira

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Material vs montagem dúvidas no resultado em acção de pesca
« Responder #8 em: 12:30 Terça, 19 de Abril de 2022 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A minha convicção é enterrada pk estava acompanhado, o meu colega estava a pescar ao fundo mas com fio multifilar e conseguiu salvar sempre as montagens e estava a ter o mesmo problema de dificuldade em começar a recuperar...
Já percebi a melhor coisa e tentar mais uma ou duas vezes se o problema persistir é ir para casa para não ter.mais prejuízo... Só em chumbadas e shockleader ganhei bem o dia... Enfim é inexperiência... As lojas agradecem...
Obrigado a todos pela ajuda/experiência

Perder material quando se está a aprender faz parte, custa, mas faz parte, é para aprender.

Sobre o multifilar, já usei e não gostei... O mar está sempre a pegar no fio, fica "ensopado", não tem elasticidade, o que pode levar a perder peixe quando estamos à procura dos troféus... Só uso mono desde do 0.18 ao 0.25, dependendo do local onde estou.

Tal como já te aconselharam, locais a assorear são de evitar, normalmente significa que há muita areia a movimentar-se e o peixe também não gosta de areia em suspensão em excesso.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: scarreira

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Material vs montagem dúvidas no resultado em acção de pesca
« Responder #9 em: 14:46 Terça, 19 de Abril de 2022 »

 Amigo Carreira, isso não é para desanimar, imprevistos acontecem invariavelmente a todos, como pescas com 0.26 na madre eu diria que nem é caso para ter dificuldades em desassorear a chumbada, costumo usar linha 0.20 geralmente e quando está a arear se usar 0.22 a coisa muda de figura, portanto com 0.26 a linha tem obrigação de aguentar e bem, faz assim, revê essa linha, vê como está junto à zona do nó de ligação ao schok, pode estar ressequida e partir fácil, se necessário muda de linha na bobine do carreto, um 0.26 tem obrigação de aguentar muita força, revê isso tudo, refaz o nó (corta um bocado (meio metro em cada ) ao schok e à linha e volta a atar) e faz nova tentativa na zona que isso pode mudar e, até as condições do mar mudam e tudo volta à normalidade.

 Muita força  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: scarreira

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Material vs montagem dúvidas no resultado em acção de pesca
« Responder #10 em: 19:25 Terça, 19 de Abril de 2022 »
Da próxima vez, é mudar de local ou ir embora para não ser muito o prejuízo :-[

O multifilar para mim, só uso no corrico, mas como o meu colega estava a usar acabámos por fazer essa comparação, naquele momento foi mais vantajoso pelo material que não perdeu...

( A título de curiosidade eu com o meu nylon consigo
 130 passos largos e com multifilar so consegui 105 passos, no final fizemos o teste de lançamento só a trocar o carreto com a mesma cana )
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Material vs montagem dúvidas no resultado em acção de pesca
« Responder #11 em: 10:01 Quarta, 20 de Abril de 2022 »
Inserir Citação (seleção)
O multifilar para mim, só uso no corrico, mas como o meu colega estava a usar acabámos por fazer essa comparação, naquele momento foi mais vantajoso pelo material que não perdeu...

Se estivesses a pescar no local que ele estava possivelmente não perderias material...
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]